SóProvas


ID
1471681
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público federal é obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede, no prazo de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 57. O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede no prazo de 30 (trinta) dias.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm

  • Art. 57. O servidor ficará obrigado a restituir a AJUDA DE CUSTO quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede no prazo de 30  dias.


    Art. 59. O servidor que receber DIÁRIAS  e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5  dias. 


  • ADUDA D3 CUST0= 30

    DIARIA5 = 5

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes à ajuda de custo.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Dispõem os artigos 51 e 57, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia.

    (...)

    Art. 57. O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede no prazo de 30 (trinta) dias."

    Analisando as alternativas

    À luz do que foi explanado, pode-se afirmar que, no caso de o servidor público federal, injustificadamente, não se apresentar na nova sede, no prazo de 30 (trinta) dias, tal servidor público federal é obrigado a restituir a ajuda de custo.

    Gabarito: letra "c".