-
Valor justo de um ativo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
Duas empresas coligadas perdem a característica da independência, importante para definir o valor justo.
-
Valor justo :
*é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado entre partes interessadas
*conhecedoras do negócio e independentes entre si
*com ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
Como as empresas sao coligadas elas perdem a indepencia entre si prejudicando a mensuraçao do valor justo.
-
Pronunciamento Contábil
CPC 46
Definição de valor justo
9. Este Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um
ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre
participantes do mercado na data de mensuração.
Compradores e vendedores do mercado principal (ou mais vantajoso)
para o ativo ou passivo, os quais têm todas as características a seguir:
(a) são independentes entre si, ou seja, não são partes relacionadas,
conforme definido no Pronunciamento CPC 05, embora o preço em
uma transação com partes relacionadas possa ser utilizado como
informação (input) na mensuração do valor justo se a entidade tiver
evidência de que a transação foi realizada em condições de mercado;
http://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/395_CPC_46_rev%2006.pdf
Fé em DEUS! Vamos chegar lá!
-
Gaba: CERTO
Comentários: coligadas não são "independentemente"!
CPC 46 - 24. Valor justo (Valor de mercado) é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçadano mercado principal (ou mais vantajoso) na data de mensuração nas condições atuais de mercado (ou seja, um preço de saída), independentemente de esse preço ser diretamente observável ou estimado utilizando-se outra técnica de avaliação.
Participantes do mercado - Compradores e vendedores do mercado principal (ou mais vantajoso) para o ativo ou passivo, os quais têm todas as características a seguir:
(a)são independentes entre si, ou seja, não são partes relacionadas(empresas coligadas), conforme definido no Pronunciamento CPC 05, embora o preço em uma transação com partes relacionadas possa ser utilizado como informação (input) na mensuração do valor justo se a entidade tiver evidência de que a transação foi realizada em condições de mercado;
(b)são conhecedores, tendo entendimento razoável do ativo ou passivo e da transação com a utilização de todas as informações disponíveis, incluindo informações que possam ser obtidas por meio de esforços usuais e habituais com a devida diligência;
(c)são capazes de realizar transação com o ativo ou passivo;
(d)estão interessados em realizar transação com o ativo ou passivo, ou seja, estão motivados, mas não forçados ou, de outro modo,
-
Ano: 2017
Banca: CESPE
Órgão: TCE-PE
Prova: Auditor de Controle Externo - Auditoria de Contas Públicas
Resolvi certo
Com base nos pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue o item seguinte.
Nas transações entre partes relacionadas, como aquelas que se dão entre coligadas e suas controladoras, não é aplicável a mensuração a valor justo, visto que este equivale ao montante que seria recebido pela venda de um ativo ou ao preço que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada no mercado principal.
Gabarito: ERRADO
Essa questão diz que fica prejudicada a mensuração a valor justo.
Já a questão acima diz que é aplicável.
Alguém saberia me responder?
-
Para matar as dúvidas ai: é basicamente a diferença entre mensurar e usar. O cespe faz tudo zuado msm, mas tem que entrar no jogo.
Essa questão : ''a mensuração fica prejudicada'' isso quer dizer que não dá pra achar o valor justo usando coligadas, pois não é o mercado principal, obviamente não é um mercado sem favorecimentos.
A outra questão: ''não é aplicável'' o fato de eu não poder achar o valor justo usando coligadas não quer dizer que eu não possa usar o valor justo se eu já souber ele através de uma mensuração em mercado principal sem favorecimento.
-
O Pronunciamento Técnico CPC 46 define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
A entidade deve mensurar o valor justo de um ativo ou passivo utilizando as premissas que os participantes do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou o passivo, presumindo-se que os participantes do mercado ajam em seu melhor interesse econômico.
Ou seja, participantes do mercado são compradores e vendedores do mercado principal (ou mais vantajoso) para o ativo ou passivo, os quais têm todas as características a seguir:
(a) são independentes entre si, ou seja, não são partes relacionadas, conforme definido no Pronunciamento CPC 05, embora o preço em uma transação com partes relacionadas possa ser utilizado como informação (input) na mensuração do valor justo se a entidade tiver evidência de que a transação foi realizada em condições de mercado;
(b) são conhecedores, tendo entendimento razoável do ativo ou passivo e da transação com a utilização de todas as informações disponíveis, incluindo informações que possam ser obtidas por meio de esforços usuais e habituais com a devida diligência;
(c) são capazes de realizar transação com o ativo ou passivo;
(d) estão interessados em realizar transação com o ativo ou passivo, ou seja, estão motivados, mas não forçados ou, de outro modo, obrigados a fazê-lo.
Tenha cuidado, portanto! O CESPE considerou correta a afirmativa, o que nos faz concluir que para tal banca a mensuração do valor justo numa transação entre coligadas é prejudicada, muito embora tal informação possa ser utilizada na mensuração do valor justo.
-
Certo
CPC 46
24.Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçadano mercado principal (ou mais vantajoso) na data de mensuração nas condições atuais de mercado (ou seja, um preço de saída), independentemente de esse preço serdiretamente observável ou estimado utilizando-se outra técnica de avaliação.
Participantes do mercado - Compradores e vendedores do mercado principal (ou mais vantajoso) para o ativo ou passivo, os quais têm todas as características a seguir:
(a)são independentes entre si, ou seja, não são partes relacionadas, conforme definido no Pronunciamento CPC 05, embora o preço em uma transação com partes relacionadas possa ser utilizado como informação (input) na mensuração do valor justo se a entidade tiver evidência de que a transação foi realizada em condições de mercado;
(b)são conhecedores, tendo entendimento razoável do ativo ou passivo e da transação com a utilização de todas as informações disponíveis, incluindo informações que possam ser obtidas por meio de esforços usuais e habituais com a devida diligência;
(c)são capazes de realizar transação com o ativo ou passivo;
(d)estão interessados em realizar transação com o ativo ou passivo, ou seja, estão motivados, mas não forçados ou, de outro modo,
-
Valor justo é em outras palavras também é chamado de valor de mercado! Ou seja, se ambas as partes são conhecedoras e tem um certo vínculo, então não podemos falar em valor justo.
realmente é uma casca de banana esta questão.
-
"...são independentes entre si, ou seja, não são partes relacionadas(empresas coligadas), conforme definido no Pronunciamento CPC 05..."
-
Pensei da seguinte forma: Se valor justo é uma transação SEM INFLUÊNCIA, como duas empresas coligadas poderiam realizar essa transação de forma independente? Não tem como
-
Ano: 2017 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-PE Prova: CESPE - 2017 - TCE-PE - Auditor de Controle Externo - Auditoria de Contas Públicas
Nas transações entre partes relacionadas, como aquelas que se dão entre coligadas e suas controladoras, não é aplicável a mensuração a valor justo, visto que este equivale ao montante que seria recebido pela venda de um ativo ou ao preço que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada no mercado principal.Errado!( É aplicável)
Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2015 - FUB - Contador Com relação a avaliação e mensuração de itens patrimoniais, julgue o item que se segue.
Na transação entre duas empresas coligadas, a mensuração do valor justo fica prejudicada.
Certo!( Pode aplicar, mas fica prejudicada)
******************************
CPC 18:
''18. Quando o investimento em coligada e em controlada, ou em empreendimento controlado em conjunto, for mantido direta ou indiretamente por uma entidade que seja uma organização de capital de risco, essa entidade pode adotar a mensuração ao valor justo por meio do resultado para esses investimentos, em consonância com o Pronunciamento Técnico CPC 38.''
----------------------------------------------------------------------------------
É possível aplicar = Sim
Mas se eu aplicar a mensuração fica prejudicada-> Sim.
----------------------------------------------------------------------------------
-
Fala concurseiro!
Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K