SóProvas


ID
1472821
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Apesar de tudo, o cidadão comum é o Brasileiro do Ano de 2013. Gente que luta pela existência sem reivindicar medalhas de herói. O ano de 2013 foi um daqueles períodos preciosos em que o homem comum resolveu obrigar todo mundo a ouvir sua voz e tornou-se protagonista. A indignação contra o aumento das passagens e a revolta contra a violência policial foram os estopins. Diferentes gerações assumiram então a condição de manifestantes, exigindo transporte barato, serviços públicos decentes, justiça e direito à livre expressão.
                                                                                                IstoÉ, ano 37, n. 2298, 04 dez. 2013, p. 57. Adaptado.

As manifestações mencionadas no texto, ocorridas em várias capitais brasileiras, se referem ao conjunto de protestos de rua denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra 'C' - Jornadas de Junho .

  • Meu Deus, já tem até nome histórico? Quem denominou? Porque nos jornais nunca vi essa expressão.

  • Muito nada a ver...

  • É jornada de junho gente. Na verdade ficou conhecida como Revolta do Vinagre.

    Mas o aumento das tarifas e tal, podem até conferir: https://pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_no_Brasil_em_2013

  • putz, essa não sabia!

     

  • No ano de 2013 cidadãos brasileiros, em várias cidades, manifestaram-se por conta da oposição à situação de vida que onerava os trabalhadores. Não foi um conjunto de manifestações pacíficas e houve excessos tanto do lado dos manifestantes quanto da polícia. Mas, significou a volta da população às ruas, de forma maciça, o que não acontecia há tempos. 

    Em uma das alternativas está indicado o nome jornalístico que foi dado ao movimento. O material de registro do evento é essencialmente jornalístico . Mas, nas opções são apontados movimentos que demandam estudo de História do Brasil e do Mundo na segunda metade do século XX. Manuais de História da escola básica , como o de Patrícia Braick, ou o de Ronaldo Vainfas são boas referências para estudo.

    A) INCORRETA- No período do regime militar no Brasil, após 1964, houve uma série de manifestações de oposição. Uma delas foi a Passeata dos Cem Mil, que teve como estopim a morte do estudante secundarista Edson de Lima Souto,. O rapaz,  de 18 anos, levou um tiro à queima roupa, dado pelo comandante da tropa da PM, aspirante Aloísio Raposo, quando da invasão ao Calabouço, o restaurante universitário na UFRJ, no Rio de Janeiro. A passeata foi convocada pelo movimento estudantil, tendo amplo apoio da sociedade civil. 

    B) INCORRETA- A mobilização das “Diretas Já" aconteceu no final do regime militar, em demanda de eleições diretas para presidente e , com candidatura de civis. Ela aconteceu entre 1983 e 1984, demonstrando o desgaste do regime. 

    C) CORRETA- O nome “ Jornadas de Junho" foi dado pela mídia ao conjunto de manifestações acontecidas em várias cidades do Brasil, cujo estopim foi a costumeira violência policial e o aumento do preço de passagens de transportes públicos, o que onera e atinge principalmente os trabalhadores. 

    D) INCORRETA- O movimento dos Caras Pintadas aconteceu de forma espontânea no Brasil, pedindo o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, no ano de 1992. Foi um dos maiores movimentos de mobilização da população na história do Brasil. 

    E) INCORRETA- Primavera Árabe, como o nome já diz, aconteceu entre países árabes. Foi uma onda de manifestações que demandavam  democracia e melhores condições de vida. A Primavera Árabe aconteceu em países no norte da África, na península Arábica e no Oriente Médio., no final de 2010 e início de 2011. Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmen, Bahrein, Marrocos e Jordânia foram os principais envolvidos. 

    Gabarito do Professor: Letra C.