No ano de 2013 cidadãos brasileiros, em várias cidades, manifestaram-se por conta da oposição à situação de vida que onerava os trabalhadores. Não foi um conjunto de manifestações pacíficas e houve excessos tanto do lado dos manifestantes quanto da polícia. Mas, significou a volta da população às ruas, de forma maciça, o que não acontecia há tempos.
Em uma das alternativas está indicado o nome jornalístico que foi dado ao movimento. O material de registro do evento é essencialmente jornalístico . Mas, nas opções são apontados movimentos que demandam estudo de História do Brasil e do Mundo na segunda metade do século XX. Manuais de História da escola básica , como o de Patrícia Braick, ou o de Ronaldo Vainfas são boas referências para estudo.
A) INCORRETA- No período do regime militar no Brasil, após 1964, houve uma série de manifestações de oposição. Uma delas foi a Passeata dos Cem Mil, que teve como estopim a morte do estudante secundarista Edson de Lima Souto,. O rapaz, de 18 anos, levou um tiro à queima roupa, dado pelo comandante da tropa da PM, aspirante Aloísio Raposo, quando da invasão ao Calabouço, o restaurante universitário na UFRJ, no Rio de Janeiro. A passeata foi convocada pelo movimento estudantil, tendo amplo apoio da sociedade civil.
B) INCORRETA- A mobilização das “Diretas Já" aconteceu no final do regime militar, em demanda de eleições diretas para presidente e , com candidatura de civis. Ela aconteceu entre 1983 e 1984, demonstrando o desgaste do regime.
C) CORRETA- O nome “ Jornadas de Junho" foi dado pela mídia ao conjunto de manifestações acontecidas em várias cidades do Brasil, cujo estopim foi a costumeira violência policial e o aumento do preço de passagens de transportes públicos, o que onera e atinge principalmente os trabalhadores.
D) INCORRETA- O movimento dos Caras Pintadas aconteceu de forma espontânea no Brasil, pedindo o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, no ano de 1992. Foi um dos maiores movimentos de mobilização da população na história do Brasil.
E) INCORRETA- Primavera Árabe, como o nome já diz, aconteceu entre países árabes. Foi uma onda de manifestações que demandavam democracia e melhores condições de vida. A Primavera Árabe aconteceu em países no norte da África, na península Arábica e no Oriente Médio., no final de 2010 e início de 2011. Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmen, Bahrein, Marrocos e Jordânia foram os principais envolvidos.
Gabarito do Professor: Letra C.