Leia o texto para responder à   questão.    
No ano de 2014, o Estado de São Paulo vive uma das  maiores crises hídricas de sua história. A fim de elevar o  nível de água de seus reservatórios, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) contratou a empresa ModClima para promover a indução de  chuvas artificiais. A técnica de indução adotada, chamada  de bombardeamento de nuvens ou semeadura ou, ainda,  nucleação artificial, consiste no lançamento em nuvens de  substâncias aglutinadoras que ajudam a formar gotas de  água.   
                                                                                     (http://exame.abril.com.br. Adaptado.)  
 Para a produção de chuva artificial, um avião adaptado  pulveriza gotículas de água no interior das nuvens. As  gotículas pulverizadas servem de pontos de nucleação  do vapor de água contido nas nuvens, aumentando seu  volume e massa, até formarem gotas maiores que, em  condições meteorológicas favoráveis, podem se precipitar  sob a forma de chuva.
Segundo dados da empresa ModClima, dependendo das  condições meteorológicas, com 1 L de água lançada em  determinada nuvem é possível produzir o volume equivalente a 50 caminhões-pipa de água precipitada na forma  de chuva. Sabendo que um caminhão-pipa tem capacidade de 10 m3 , a quantidade de chuva formada a partir de  300 L de água lançada e a força intermolecular envolvida  na formação das gotas de chuva são, respectivamente,