SóProvas


ID
1475311
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

            Se as mulheres enfrentam dupla jornada de trabalho, a forma  eficiente de resolver o problema é por meio de mudanças  culturais que tornem os homens mais ativos nos afazeres  domésticos e por meio de boas creches e escolas que deixem as  mães mais tranquilas com o cuidado dos filhos.
           Não parece apropriada a ideia de que um problema de  equidade do mercado de trabalho seja resolvido por uma saída  antecipada deste mesmo mercado, mas, sim, por uma política  efetiva de promoção de igualdade laboral entre homens e  mulheres.
           Alguém pode argumentar que mudanças culturais são difíceis  de concretizar. São, mas não impossíveis. O leitor com mais de 40  anos deve se recordar que muitos consideravam os cintos de
segurança como meros acessórios dos carros e que o cigarro  reinava em propagandas, restaurantes, aviões e salas de aula das  universidades.

Se as mulheres enfrentam dupla jornada de trabalho, a forma eficiente de resolver o problema é por meio de mudanças culturais que tornem os homens mais ativos nos afazeres domésticos e por meio de boas creches e escolas que deixem as mães mais tranquilas com o cuidado dos filhos."
A substituição dos elementos sublinhados por outros de sentido equivalente só não é adequada em

Alternativas
Comentários
  • Marquei letra A porque, da forma que está escrita a frase, substituir "se" por "caso" resultaria em falha de concordância. Se fosse pra desconsiderar concordância, o enunciado deveria ter tido dito isso expressamente. Como não disse, entendi a substituição em questão como errada, por isso marquei A. Mais alguém seguiu esse raciocínio?

  • Teria que haver mudança na forma verbal, para mudar de Se para Caso. O "com" tem sentido de companhia mas substituir não ficaria com coerência a frase. Sinceramente a FGV tem cada questão de português que não há lógica, e a gramática sem sentido como essa questão. e nos continuamos a perder questões mal elaboras..ohhh banca que se acha.

  • Também marquei letra "A" porque entendo que há obrigatoriamente uma mudança no verbo. A questão precisa ser anulada tendo em vista que a letra "E" gera um problema na substituição. Ficaria: em companhia de o cuidado dos filhos.

  • De imediato, a letra A parece errada pela falta de concordância após substituição, mas a Letra E, me pareceu ainda mais errada, sem concordância e muito menos coerência... No final, temos que escolher a alternativa mais errada entre as duas... Mas com certeza essa questão deveria ser anulada pela banca...

  • É simples, a questão fala de sentido e não de concordância gramatical. Sendo assim a "A" está corretíssima. 

  • Achei a questão confusa, errei e ainda não entendi.

  • Também não entendi a questão.

  • Temos quatro elementos sublinhados e somente duas alternativas de equivalência. Essa questão deveria ter sido anulada.

  • Confusa, não entendi


  • Também não entendi a questão.

  • Parece questão de raciocínio lógico.

    No texto temos 5 elementos sublinhados, A questão pede para marcar a que NÃO é adequada, ou seja fica sem sentido

    a)"Se as mulheres..." >>>" Caso as mulheres ..". OK

    b)"...a forma eficiente de resolver..." >>> "...a forma eficiente para resolver..." (ok)

    c)"...resolver o problema é por meio de mudanças..." >>> "...resolver o problema através de mudanças..." (ok)

    d)"...por meio de boas creches e escolas que deixem..".  >>> "...por meio de boas creches além de escolas que deixem..." (ok)

    e)"...mães mais tranquilas com o cuidado dos filhos." >>> "...mães mais tranquilas em companhia de o cuidado dos filhos." (Percebam que fica sem sentido, é é justamente o que pede a questão "A substituição dos elementos sublinhados por outros de sentido equivalente só não é adequada NA LETRA E.

    Não é tão confusa quanto parece!

  • Pra mima mais adequada seria a letra A

  • Questão confusa.

  • Ok, para cada alternativa o primeiro elemento antes do "/" é o termo a substituir no texto e o segundo é o valor com o qual deve ser substituido o valor sublinhado no texto. 

    Depois é só seguir o raciocício do CRISTIANO BEZERRA
  • Há quem entenda que não há equivalência entre as expressões "por meio de" e "através de"; conhecimento a mais, nesse questão, faz até mal! Concordo com as críticas: mal elaborada a questão!

  • É só uma questão de lógica. A única alternativa em que a substituição fica sem sentido é letra E:

    "...mães mais tranquilas em companhia de o cuidado dos filhos."

  • A FGV deveria fazer palavras cruzadas e não concursos.


  • Marquei a "e" por ser a mais esquisita..rsrs, não entendi porr nenhuma da pergunta.

  • não entendi nada..........????

  • Caso as mulheres enfrentam uma jornada de trabalho? isso ta certo não gente.

    E a concordância verbal vai pra onde?
  • Não entendi nada.

  • Gente, na boa, quando vejo uma questão dessas - mal elaborada - chega dá um desânimo. Muito difícil compreender o que eles pedem. Vulgarmente falando: questão esdrúxula. :/

  • Gente,fiquei uns 5 minutos e não entendi 

  • Li todos os comentários, contudo não entendi a questão.
    Gostaria de entender quais os caminhos usados por quem acertou a questão sem chutar. 
  • Adriana a questão quer saber se

    "A substituição dos elementos sublinhados por outros de sentido equivalente só NÃO é adequada em"

    ou seja:

    onde não pode ser substituída a primeira palavra pela a segunda.

    SE pode ser subsistida por CASO

    DE pode ser subsistida por PARA.

    POR MEIO DE pode ser subsistida por ATRAVÉS DE

    E pode ser subsistida por ALÉM DE

    COM não pode ser subsistida por EM COMPANHIA DE

    USEI ESTE RACIOCÍNIO ME "CURIJAM" SE EU ERREI.



  • a) Caso as mulheres enfrentam  --- > Cadê a concordância verbal ? "Caso" não pede verbo no presente do subjuntivo ?

  • Diego, automaticamente se você substituir "se" por "caso" , há necessidade da mudança do verbo. "Caso enfrente" , não há nada de errado  na questão .

  • Pois é, teria que ter a troca do modo do verbo, o que não houve. 

  • Que viagem esta questão!!!!  Confusa!!! 

  • Alternativa A também é incorreta. 

  • Jurava que a letra A era errada, mas é o sentido.!  O sentido de se / caso -ambas são conjunções condicionais;- é o mesmo "se as mulheres enfrentarem problemas" e "caso as mulheres enfrentem problemas".

  • Que questão mal-elaborada... -_-

  • questão furada, pois na alternativa (a) se/caso: ao substituirmos "se" por "caso" deve-se mudar a conjugação do verbo enfrentar.

    Se as mulheres enfrentam...

    Caso as mulheres enfrentem...

  • Por mim só olhei para o através de e já achei errado, mas o Gabarito é letra E.

    A diferença entre as duas expressões é, originalmente, bem clara: a locução "através de" possui significado ligado a movimento físico, indicando a ideia de atravessar. Assim, temos a seguinte frase: "O namorado passou uma flor através da janela". Nesse caso, o emprego da expressão é adequado.

    Já "por meio de" se relaciona à ideia de instrumento, utilizado na execução de determinada ação. Um exemplo correto desse uso é: "Eu enviei o pacote por meio do correio".

    O que ocorre é que, num processo metafórico, as duas expressões acabaram se confundindo. Os elementos linguísticos que denotam movimento físico foram sendo progressivamente empregados para referências ao movimento não físico e, em seguida, para outras referências.

    Assim, a expressão "através de" passou a ser empregada em um leque maior de situações, como em: "Eu conheci meu namorado através da internet", em vez de "eu conheci meu namorado por meio da internet".

    No entanto, vale lembrar que as construções linguísticas que fogem às regras da variedade padrão, embora inteligíveis, não devem ser usadas em contextos formais, como a escola.

    Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/qual-diferenca-meio-quando-usa-los-608082.shtml

  • Consegui responder, mas passei uns 5 minutos para entender o que eles queriam. Questão mal elaborada!

  • CASO AS MULHERES ENFRENTAM???? SINCERAMENTE..........

  • não entendi o comando...

  • A questão é sobre sentidos.

    Em nenhum momento o enunciado pede manutenção da concordância.

    Como três alternativas trazem substituições que acarretam erros de concordância ou pontuação, o importante é ver em qual das opções há mudança de sentido.

  • Concordo com o Victor e foi assim que matei a questão. Não há que se falar em manutenção das formas verbais nem das concordâncias e sim de sentido na substituição. O comando da questão deixa bem claro isso: 

    "A substituição dos elementos sublinhados por outros de sentido equivalente só não é adequada em"

    Substituindo....ficou: 

    "(1) Caso as mulheres enfrentem dupla jornada de trabalho, a forma eficiente (2) para
     resolver o problema é (3) através de mudanças culturais que tornem os homens mais ativos nos afazeres domésticos e por meio de boas creches,(4) além de escolas que deixem as mães mais tranquilas (5) em companhia do cuidado dos filhos." 

    Notem que na troca (5) que é a resposta correta, a ideia das mães ficarem tranquilas com o cuidado dos filhos não se manteve, esse "em companhia de" não tem nada a ver!

    Já errei muita questão da FGV sem entender e comecei a pegar as loucuras da banca. Entendo a revolta porque as vezes é difícil enxergar o raciocínio mas tentem sempre buscar ao máximo entender o erro ao invés de simplesmente dizer que a questão foi mal formulada porque no final das contas temos que entender e entubar algumas dessas loucuras para conquistar nossa aprovação! Vamos aprender a fazer as questões, entrar no jogo e ficar loucos também se for o caso rs, o importante é passar! ;)

  • A letra 'A' não só acarreta erro de concordância bem como de sentido. O "se" tem sentido de "já que" e não de "caso". De qualquer forma na alternativa 'E' a mudança de sentido é muito mais destoante 

  • A questão fala de sentido, não de concordância sendo assim, fazendo as substituições, ficamos entre a A e a E. Como é FGV TODO CUIDADO E ATENÇÃO são poucos para marcar letra A. SE e Caso tem valor condicional, ok. Com na E não tem valor de companhia. Gabarito E

  • Super confusa. Mas o comentário do professor deu conta!


  • Só pode ser a letra E.

    O que acontece é que, de forma alguma, o "com" pode ser substituído por "em companhia de".

                 Eles não possuem sentidos equivalentes.

                                                     "deixem as mães mais tranquilas com o cuidado dos filhos.

                                                      (O 'com' alude ao MODO como as mães cuidam dos filhos)

    Vejam exemplos do valor semântico das preposições:

                    – Iremos à festa com você. COMPANHIA

                    – O resultado do concurso foi aguardado com tamanha ansiedade. MODO

                    – O garoto feriu-se com a faca. INSTRUMENTO

  • As bancas fazem esse tipo de questão absurda porque sabem que, independentemente do erro que elas cometam, sempre haverá concurseiros pra procurar mil e uma teorias e dar um jeito de se adequarem ao gabarito. É impossível que uma questão dessas não tenha sido anulada.

  • Acontece que a locução “através de”, em seu sentido literal, quer dizer “de um lado a outro”, “transpor” “cruzar”:

    • A luz entrava através de uma fresta.
    • Avistei Luísa através da janela.

    Enquanto isso, a locução “por meio de” significa “por intermédio de”:

    • As pessoas mudas comunicam-se por meio de gestos.
    • Soube da notícia por meio de um e-mail.

    Quando alguém diz que “conheceu Maria através de Joana”, por exemplo, pressupõe-se que Joana é translúcida, ou que o interlocutor a atravessou para conhecer Maria. Para evitar este tipo de confusão ainda recomenda-se utilizar “por meio de”, ou “por intermédio de”.

  • o "se" tem valor causal e nao condicional, banca escrota do kralho