SóProvas


ID
14755
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase em que a concordância está totalmente conforme as prescrições da norma padrão da Língua Portuguesa é:

Alternativas
Comentários
  • a) Sujeito composto--> verbo ser e predicativo deveriam estar no plural.

    c)O verbo 'existir' deveria concorda com 'condições', núcleo do sujeito. (geralmente as bancas utilizam sujeito posposto com esse verbo)

    d)O verbo surgir deveria concorda com o núcleo do sujeito (opiniões)

    e) A locução verbal não está concordando com o núcleo do sujeito 'alicerces'
  • Dicas para concordância do verbo com Sujeito Composto:

    Sujeito composto anteposto ao verbo: verbo concorda no PLURAL

    Sujeito composto posposto ao verbo: verbo concorda no PLURAL ou com o núcleo do sujeito que estiver mais PRÓXIMO.
  • Correta B.b) Os diretores houveram por bem antecipar o anúncio das novas diretrizes, que deveriam passar a ser respeitadas imediatamente em quaisquer que fossem as áreas.           
     a) devem
    c) existem
    d)surjam
    e) podem
  • Lembrar que o verbo 'haver' não é sempre impessoal.
    Uma dica em questões de concordância é, antes de qualquer coisa, ver quem é o SUJEITO do verbo, pois as bancas, principalmente a FCC, gostam de  inverter a ordem e afastar o verbo do seu sujeito, tentando pegar o candidato distraído, como pode ser visto na letra D, em que o verbo vem antes do seu sujeito, e ainda com uma oração intercalada no meio: É possível que surjam opiniões divergentes.
    Friso isso porque é MUITO comum que se confunda numa frase dessas o sujeito com um objeto direto, fazendo a clássica pergunta "surge o quê?" ao verbo. Antes de perguntar qualquer coisa ao verbo, veja qual é o sujeito dele!!
  • Alguém pode me explicar a B


    Os diretores houveram por bem antecipar o anúncio das novas diretrizes, que deveriam passar a ser respeitadas imediatamente em quaisquer que fossem as áreas.


  • B) Os diretores houveram por bem antecipar o anúncio das novas diretrizes, que deveriam passar a ser respeitadas imediatamente em quaisquer que fossem as áreas.

     

     

    Houveram...antecipar  -  O verbo "haver" está como verbo auxiliar de uma locução verbal, portanto ele conjuga conforme o verbo principal("antecipar") se conjugaria.Portanto não é impessoal, não tem sentido de ocorrência, nem existência.

     

    deveriam passar a ser - Só se conjuga o primeiro verbo auxiliar em uma locução verbal, e como o sujeito "que"(pronome relativo) está fazendo referência a "diretrizes", o verbo "deveriam" foi para o plural.

     

    fossem - O verbo de ligação "ser" está concordando com seu sujeito "quaisquer".




    *******OBS********

    A) Deve haver -  O verbo principal da locução verbal é o "haver", seu auxiliar ("deve")se conjuga conforme o principal se conjugaria, no caso o "haver é impessoal, portanto o auxiliar não se conjuga, ficando na 3ª pessoa do singular.

    Na minha opinião o erro da (A) é esse: 

    "A legalidade e a pertinência dos contratos, pelo menos agora, não é (são) mesmo aferíveis..."