SóProvas


ID
1475776
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

"A sua hipótese fundamental [do positivismo] e de que a sociedade humana é regulada por leis naturais, ou por leis que têm todas as características das leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da ação humana, tal como a lei da gravidade ou do movimento da Terra em torno do Sol. (...) Desse modo, a pressuposição fundamental do positivismo é de que essas leis, que regulam o funcionamento da vida social, econômica e política, são do mesmo tipo que as leis naturais e, portanto, o que reina na sociedade é uma harmonia semelhante à da natureza, uma espécie de harmonia natural."

(LOWI, Michel. Ideologias e Ciencia Social. Sao Paulo: Ed. Cortez, 2006, p. 38.)

Com base nas considerações do autor a respeito do positivismo, assinale V para a conclusão verdadeira e F para a falsa.

( ) Para o positivismo os métodos e procedimentos para conhecer a sociedade são os mesmo que são utilizados para conhecer a natureza.
( ) Para o positivismo a sociedade é regida por leis naturais e a ciência que estuda essas leis naturais da sociedade e do mesmo tipo que a que estuda as leis da Biologia ou da astronomia.
( ) Para o positivismo as ciências da natureza sâo ciências objetivas e explicativas, enquanto as ciências sociais são subjetivas e compreensivas.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Ø O Positivismo, primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, derivou do cientificismo, ou seja, da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana de conhecer a realidade e traduzi-la na forma de leis naturais.

    Ø É a primeira corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto, estabelecer conceitos e definir uma metodologia.

    Ø O pensamento positivista foi inspirado no método de investigação das ciências naturais e postulava que se identificassem, nas relações sociais, as mesmas relações e princípios que os cientistas naturais utilizavam para explicar a vida natural.

    Ø O positivismo é declinado em duas regras elementares: observar os fatos sem emitir qualquer juízo de valor e enunciar leis.

    Ø Uma abordagem positivista na sociologia defende a ideia de que o conhecimento objetivo pode ser produzido por meio da observação, da comparação e da experimentação.

    Ø Derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.

    Ø Em sua acepção mais ampla, o termo positivismo serve para designar toda teoria filosófica ou científica que reivindica para si o puro e simples conhecimento dos fatos ou que pretende apoiar-se em certezas do tipo experimental. Positivismo e comtismo não podem, assim, ser confundidos, ainda que as duas doutrinas estejam evidentemente ligadas.