SóProvas



Questões de Auguste Comte e o positivismo


ID
509251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do positivismo, julgue os itens seguintes.

O positivismo valorizou exageradamente o conhecimento religioso, considerando o mito, a ciência e mesmo a filosofia como formas superadas de experiência humana.

Alternativas
Comentários
  • Resposta ERRADO

    O positivismo valorizava a neutralidade e a objetividade na compreensão da realidade. Para Comte o estágio mais avançado seria dominado pela razão técnico-científica, que superaria o Estado Teológico e o Estado Metafísico.


ID
509254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do positivismo, julgue os itens seguintes.

O mito do especialista estabelece que somente as pessoas tecnicamente qualificadas têm competência e conhecimento científico suficientes para atuarem nos mais diversos setores da vida humana.

Alternativas
Comentários
  • *Mito da tecnocracia ou mito do especialista: O positivismo garante a justificação do poder pela técnica e, mais que isso, do poder dos tecnocratas. O saber derivado da ciência passa a ser considerado o único a ter autoridade: portanto, o poder pertence a quem possui o saber. Cria-se assim o mito do especialista, segundo o qual, apenas certas pessoas têm competência em determinados setores específicos.


ID
509257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do positivismo, julgue os itens seguintes.

O mito do cientificismo exprime a idéia de que o único conhecimento que pode gerar explicações perfeitas para a realidade é o conhecimento científico.

Alternativas
Comentários
  • Exprime a ideia de que o único conhecimento que pode gerar explicações perfeitas para a realidade é o conhecimento científico. Nenhum outro conhecimento é válido. É uma crença de que a ciência possui um poder ilimitado sobre as coisas e os homens, dando-lhes o lugar que muitos costumam dar às religiões, isto é, um conjunto doutrinário de verdades atemporais, absolutas e inquestionáveis.


ID
509260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do positivismo, julgue os itens seguintes.

O mito da tecnocracia baseia-se na idéia de que a palavra definitiva nunca deve ser dada aos técnicos e administradores competentes.

Alternativas
Comentários
  • Mito da tecnocracia ou mito do especialista: O positivismo garante a justificação do poder pela técnica e, mais que isso, do poder dos tecnocratas. O saber derivado da ciência passa a ser considerado o único a ter autoridade: portanto, o poder pertence a quem possui o saber. Cria-se assim o mito do especialista, segundo o qual, apenas certas pessoas têm competência em determinados setores específicos.


ID
509263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do positivismo, julgue os itens seguintes.

O mito do progresso preconiza que o progresso não é um fenômeno linear que conduz ao aperfeiçoamento humano.

Alternativas
Comentários
  • *Mito do progresso: O progresso é inicialmente algo embrionário, cabendo à ação humana transformadora trazer à luz as possibilidades latentes. O progresso é explicado como um fenômeno linear, cuja tendência automática é o aperfeiçoamento humano.

  • GABARITO: Errado

     

     

    Uma das ideias fundamentais, do movimento positivista, seria a ideia do progresso, que pode ser considerada a intuição teórica mais significativa e abrangente do século XIX. A ideia do progresso nasceu no século XVIII com o iluminismo e significava que a humanidade, independentemente de sua vontade ou consciência, estaria sendo “encaminhada”, automaticamente e de forma LINEAR, em direção a um futuro melhor, dirigido pela razão.


    Comte sugeria que só seria possível progredir dentro da ordem. O próprio termo positivismo expressa uma percepção considerada conservadora. Enquanto muitos críticos da sociedade capitalista queriam superá-la. Comte acreditava que o certo seria se submeter à ordem existente. Se as teorias dos outros pensadores eram “negativas”, porque negavam ou combatiam o capitalismo, a teoria comteana procurava afirmar o existente, portanto, era positiva em relação à vida na forma em que estava organizada.

     

    FONTE: http://sociologiadodireitounesp.blogspot.com.br/2011_05_02_archive.html


ID
1196263
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o positivismo, como uma das formas de pensamento social, podemos afirmar que:

I. É a primeira corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto, estabelecer conceitos e definir uma metodologia.

II. Derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.

III. Foi um pensamento predominante na Alemanha no século XIX, nascido principalmente de correntes filosóficas da Ilustração.

IV. Nele, a sociedade foi concebida como organismo constitu ído de partes integradas e coisas que funcionam harmoniosamente, segundo um modelo físico ou mecânico.

Estão corretas as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • QUAL ERRO DA III?

     

  • o erro da 

     

     

     

     

     

     

     

     

    mao foi predominante no seculo xix

     

     

     

     

  • desculpa...

    tbem preciso sabe qualo erro da III

     

  • O positivismo é uma corrente de pensamento que surgiu em meados do séculos XIX na FRANÇA. A principal ideia era que o conhecimento CIENTÍFICO era único e verdadeiro.
  • O erro da III : Não foi na Alemanha, foi na França

  • B) I, IIE IV.

    I- Correta, pois a partir do positivismo se originou a sociologia.

    II- Correta, pois admitia somente como verdadeiro aquilo que era comprovado cientificamente, por isso surgiu a necessidade da física social.

    III- Errada, pois surgiu na França, local que na época estava passando por intensas transformações advindas da Revolução Francesa e da Revolução Industrial.

    IV- Correta, pois as partes precisam estar interligadas para que haja o funcionamento dessa sociedade.


ID
1199185
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No pensamento social de Comte manifesta-se a influência de seu mestre Saint-Simon. A doutrina de Comte baseou-se na lei dos três estados ou etapas de desenvolvimento intelectual da humanidade. Os três estágios são conhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Teológico: os fenômenos sociais e da natureza seriam explicados enquanto resultados das ações divinas. 

    Metafísico: a busca por explicações recorreria a uma reflexão sobre a essência e o significado abstrato das coisas.

    Positivo: as explicações sobre o mundo natural e social seriam fabricadas através da observação dos fenômenos, da elaboração de hipóteses e da formulação de leis universais.


ID
1235584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere a autores associados ao funcionalismo, uma das principais correntes do pensamento sociológico, e suas teorias, julgue os itens subsequentes.

Segundo Auguste Comte, a filosofia positiva detém uma contribuição fundamental no processo evolutivo da sociedade humana, no entanto, deverá ser superada por alguma forma superior para a organização do conhecimento humano.

Alternativas
Comentários
  • Para ele a sociedade humana passa por três estágios, o teológico, metáfisico e o científico.

  • O positivismo é o ápice.


ID
1475770
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Tanto o projeto de uma ciência capaz de explicar a sociedade, quanto o termo sociologia para designa-la, remontam a Auguste Comte, que, no seu Curso de Filosofia Positiva (1830-42), apresentou uma concepção evolutiva da história e do desenvolvimento intelectual da humanidade, sintetizados na "lei dos três estados".

Assinale a opção que caracteriza corretamente esta lei, na perspectiva comtiana.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    D/ No estado metafísico, os homens sao submetidos a regimes, como o feudal, em que o papado detém o poder espiritual e uma casta militar guerreira, o temporal.

     

    Na verdade, o correto seria o Estado TEOLÓGICO.

  • A base do pensamento de Comte é o que ficou conhecido como “A Lei dos três Estados” que basicamente entende que tudo no mundo desenvolve-se linearmente de um primeiro estado (estágio), para um segundo e depois um terceiro.

    Ele chama o primeiro estado (estágio) de Teológico, onde os seres humanos que se encontram aqui pautam suas vidas por coisas imaginadas, seres mitológicos, deuses e que suas explicações tem raízes mágico-imaginativas, sendo esses seres responsáveis como causas das coisas. Seriam as sociedades autóctones africanas, americanas, sociedades vistas como simples, um exemplo para ele.

    O segundo estado é chamado de Metafísico, aqui nesse estágio os seres humanos já estariam buscando explicações mais racionais sobre o mundo, deixando de lado um pouco as explicações mágico-imaginativas, é basicamente o que fizeram os filósofos gregos e romanos na Antiguidade. Seriam as sociedades europeias, como a inglesa e a francesa do século XVIII um exemplo.

    O terceiro estado chamado de Positivo, nesse estágio os indivíduos já não buscariam entender mais as coisas a partir de causas abstratas, metafísicas nem ligadas a uma divindade, mas entender como as coisas se dão, funcionam, a partir da ciência moderna, da capacidade de análise e observação dos fenômenos. Um exemplo seriam as sociedades europeias industrializadas do século XIX.

  • De forma simples:

    Teológico: Busca-se o entendimento pelo divido (Deus e entidades);

    Metafísico: Busca-se o entendimento pelos fenômenos (naturais ou não);

    Positivo: Busca-se entendimento pelo processo positivista, ou seja, o senso crítico baseado no método científico.

    A ESTRELA VAI SER NOSSA!

  • Augusto Comte, fundador da física social, sociologia, com aspirações da ciência, tentou atribuir leis que explicassem a história da humanidade .

    Teleológica é aquela onde o individuo é imaturo, está na infância e, para explicar seu mundo, usa de crenças extraterrenas, sobrenaturais, famosos mitos

    LETRA A

    APMBB


ID
1475776
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

"A sua hipótese fundamental [do positivismo] e de que a sociedade humana é regulada por leis naturais, ou por leis que têm todas as características das leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da ação humana, tal como a lei da gravidade ou do movimento da Terra em torno do Sol. (...) Desse modo, a pressuposição fundamental do positivismo é de que essas leis, que regulam o funcionamento da vida social, econômica e política, são do mesmo tipo que as leis naturais e, portanto, o que reina na sociedade é uma harmonia semelhante à da natureza, uma espécie de harmonia natural."

(LOWI, Michel. Ideologias e Ciencia Social. Sao Paulo: Ed. Cortez, 2006, p. 38.)

Com base nas considerações do autor a respeito do positivismo, assinale V para a conclusão verdadeira e F para a falsa.

( ) Para o positivismo os métodos e procedimentos para conhecer a sociedade são os mesmo que são utilizados para conhecer a natureza.
( ) Para o positivismo a sociedade é regida por leis naturais e a ciência que estuda essas leis naturais da sociedade e do mesmo tipo que a que estuda as leis da Biologia ou da astronomia.
( ) Para o positivismo as ciências da natureza sâo ciências objetivas e explicativas, enquanto as ciências sociais são subjetivas e compreensivas.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Ø O Positivismo, primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, derivou do cientificismo, ou seja, da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana de conhecer a realidade e traduzi-la na forma de leis naturais.

    Ø É a primeira corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto, estabelecer conceitos e definir uma metodologia.

    Ø O pensamento positivista foi inspirado no método de investigação das ciências naturais e postulava que se identificassem, nas relações sociais, as mesmas relações e princípios que os cientistas naturais utilizavam para explicar a vida natural.

    Ø O positivismo é declinado em duas regras elementares: observar os fatos sem emitir qualquer juízo de valor e enunciar leis.

    Ø Uma abordagem positivista na sociologia defende a ideia de que o conhecimento objetivo pode ser produzido por meio da observação, da comparação e da experimentação.

    Ø Derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.

    Ø Em sua acepção mais ampla, o termo positivismo serve para designar toda teoria filosófica ou científica que reivindica para si o puro e simples conhecimento dos fatos ou que pretende apoiar-se em certezas do tipo experimental. Positivismo e comtismo não podem, assim, ser confundidos, ainda que as duas doutrinas estejam evidentemente ligadas.


ID
1537726
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo “darwinismo social” está relacionado ao pensamento:

Alternativas
Comentários
  • Darwinismo social- algumas sociedades e civilizaçoes eram dotadas de valores que as colocavam a frente das demais. Eurocentrismo, Hitler se apossou disso.

    Darwinismo social está relacionado para com a ORDEM E PROGRESSO do POSITIVISMO.

    LETRA C


ID
1623847
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na visão positivista da sociologia de Augusto Comte, a produção de conhecimento sobre a sociedade baseava-se em evidências empíricas tiradas a partir da:

Alternativas
Comentários
  • Eliminam-se as alternativas com "Racionalismo", "Hermenêutica" e "Fenomenologia", pois se tratam de ideias e não de empiria.

  • Empirismo baseia-se na experiemntação,observação e comparação.

  • O Positivismo buscava entender e estudar a sociedade de acordo com os métodos usados na ciências naturais. Dessa forma, para Comte, seria necessário primeiro observar, depois comparar e por fim experimentar.

  • Ø O positivismo é declinado em duas regras elementares: observar os fatos sem emitir qualquer juízo de valor e enunciar leis.

    Ø Uma abordagem positivista na sociologia defende a ideia de que o conhecimento objetivo pode ser produzido por meio da observação, da comparação e da experimentação.

    GABARITO: A!


ID
1623850
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Comte, os esforços humanos para entender o mundo passam através da lei dos três estágios. Estágio teológico, metafísico e positivo. Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde à perspectiva do autor acima referido:

Alternativas
Comentários
  • Estágio teológico: fase em que a busca pela explicação das indagações eram encontradas na religião.

    Estágio metafísico: fase em que o homem começa a romper com as ideias da religião como explicação para todos os eventos. Ela inicia-se a partir da filosofia

    Estágio positivo: fase de desenvolvimentos humano e desenvolvimento da ciência.

  • O erro da alternativa E é dizer que o estado teológico era caracterizado por explicações racionalistas.

  • No estágio metafísico, o espírito humano renuncia a busca das causas primárias e dos fins últimos, subordinando os fenômenos a leis naturais experimentalmente demonstradas???????????


ID
1650067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A cerca da corrente teórica da sociologia denominada funcionalismo, julgue o item que se segue.


A formulação do conceito de estática social, por Auguste Comte, exerceu uma das mais importantes influências na posterior disseminação de noções funcionalistas.

Alternativas
Comentários
  • A sociologia para Comte é dividida em estática social e dinâmica social, a estática social estuda o que existe em comum em todas as sociedades, que são a sociabilidade, o núcleo familiar e a divisão do trabalho, que se combinam em uma cooperação de esforços. A estática social estabelece a conexão entre os diferentes aspectos da vida em sociedade, como a política, a economia e a cultura.

    A dinâmica social vai estudar as leis através das quais a sociedade se desenvolve, e essas leis são os três estágios. O progresso social segue essas leis.

    A estática social estuda a ordem e a dinâmica social estuda o progresso da sociedade. O desenvolvimento e o progresso social seguem os três estágios porque as pessoas também seguem os três estágios em seu desenvolvimento, a história da humanidade é o reflexo da natureza humana.

    fonte: só filosofia


ID
1807993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito dos métodos sociológicos de Auguste Comte, Karl Marx e Georg Simmel, julgue o item a seguir.

Para Auguste Comte, em sua obra Discurso sobre o espírito positivo, a sociologia é o ponto de partida das ciências que identifica como as seis ciências fundamentais.


Alternativas
Comentários
  • "A ciência matemática deve, pois, constituir o verdadeiro ponto de partida de toda educação científica racional" Os Pensadores, Comte.

  • Matemática

  • "As primeiras ciências positivas, de acordo com esta escala são a matemática, a física e a química e depois a biologia. Quanto mais simples e analítica a ciência, mais positiva. Mas esse grau de cientificidade combinado com a lei dos três estados tinha como intenção provar a positividade da política e a necessidade da sociologia, quando as ciências deixam de ser analíticas e passam a ser sintéticas. A sociologia é, portanto, a ciência do todo sobre o elemento, e por isso, a mais evoluída, porque seu objeto é o próprio homem".

    Fonte: https://www.infoescola.com/sociologia/lei-dos-tres-estados/


ID
1808005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito dos métodos sociológicos de Auguste Comte, Karl Marx e Georg Simmel, julgue o item a seguir.

Karl Marx denominou sua abordagem de crítica, tendo recorrido ao método dialético.


Alternativas
Comentários
  • O materialismo dialético é uma corrente filosófica que utiliza o conceito de dialética para entender os processos sociais ao longo da história.

    Essa teoria faz parte do marxismo socialista, criada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).

    Além do materialismo, Marx e seu companheiro Engels (1820-1895) desenvolveram diversas teorias juntos com o intuito de compreender as relações sociais.


ID
2046259
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo positivismo foi empregado por:

Alternativas
Comentários
  • Teria duas resposta, Durkheim e Comte

ID
2149621
Banca
UNEMAT
Órgão
CBM-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Dentro das Ciências Sociais, como nas demais Ciências, encontramos várias correntes filosóficas, entre elas, o Positivismo.

Uma das características do Positivismo é:

Alternativas
Comentários
  • O positivismo é pautado na razão, na ciência natural... na sociedade como desenvolvimento natural das coisas... alicerçado em ordem e progresso... na ideia de que a sociedade apenas andará para frente( daí vem a expressão positivismo de + + ). o positivismo nasceu com ideias iluministas e Auguste comte foi seu precursor... ele foi importante para dar um norte na sociologia e sistematiza-la dando-lhe um objeto de estudo e um método.
  • Defendem a observação dos fenômenos criminais, com primazia para a experiência sensitiva humana. A ideia era aplicar, nas ciências humanas, métodos oriundos das ciências naturais (exemplo biologia).


ID
2201125
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Não só os intelectuais transformaram política em racionalidade, mas a proclamação das virtudes da racionalidade constituiu uma expressão de seu otimismo e serviu para alimentar o otimismo de todos. Seu credo era: à medida que avançamos na direção de uma compreensão mais verdadeira da realidade, avançamos consequentemente na direção de uma melhor governança da sociedade real e, assim, da realização mais plena do potencial humano. Como modo de construção do saber, a ciência não se limitou a construir-se sobre essa premissa; ela se propôs como método mais seguro de realizar a busca racional.” (WALLERSTEIN, I. “Ciência Social e Sociedade contemporânea. As garantias evanescentes de racionalidade” In: O Fim do Mundo como o concebemos. Ciência Social para o século XXI. Rio de Janeiro: Revan, 2002.)

Na passagem acima, o sociólogo contemporâneo Immanuel Wallerstein faz referências ao otimismo que o fortalecimento da ciências, de um modo geral, bem como o surgimento das Ciências Sociais, de modo mais específico, propiciaram no contexto da consolidação da sociedade capitalista. Nesse sentido, qual, ou quais, das correntes sociológicas que surgiram entre os séculos XIX e XX seria, ou seriam exemplos desse otimismo?

Alternativas
Comentários
  • Achei que marxismo fosse pessimista

  • Positivismo não foi influenciado pelas ciências da natureza.

    LETRA E

  • O marxismo compreende o capitalismo de forma extremamente pessimista. Contudo, é ingenuamente otimista quanto à superação do capitalismo e instauração de uma sociedade sem classes.

  • A questão quer saber sobre o otimismo em relação a como as ciências "propiciaram no contexto da consolidação da sociedade capitalista".

    Marx via no desenvolvimento das ciências um caminho otimista. O capitalismo inclusive teria sido benéfico, ainda que devesse ser superado como um momento de transição para um outro sistema que levasse a cabo a promessa daqueles "progressos"


ID
2234644
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.

Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere. 

Alternativas
Comentários
  • A FÍSICA SOCIAL de Comte

    Qual a importância do seu pensamento? Fonte: http://abordandosociologia.blogspot.com.br/2012/02/auguste-comte-em-abordagem.html

    Segundo Comte, havia um sistema de conhecimentos naturais, tal sistema era composto pelos pensamentos que compunham a Filosofia Positiva. Para Comte, estes conhecimentos fundamentavam tudo o que foi descoberto pelo homem até então. Faziam parte destes conhecimentos cinco ciências, as quais haviam atingido a positividade: As ciências da Matemática, da Astronomia, da Física, da Química e da Biologia. Com estas cinco ciências tudo o que podia ser observado no mundo estava fundamentado, mas para Comte ainda havia uma lacuna que faltava ser preenchida para que a Filosofia Positiva acabasse de ser construída. Tal lacuna refere-se à Física Social (mais tarde chamada de Sociologia), que referia-se às ciências de observação. Seu pensamento foi importante pois seguindo esta linha de raciocínio, Comte deu atenção especial as ciências de observação e assim começou a organizar e fundamentar os pensamentos referentes a organização das sociedades de uma maneira geral, criando assim o que hoje conhecemos como Sociologia.

     

    Os trechos abaixo foram retirados da obra Coleção Os Pensadores de 1978 - Auguste Comte EDITOR: VICTOR CIVITA

    Já agora que o espírito humano fundou a física celeste; a física terrestre, quer mecânica, quer química; a física orgânica, seja vegetal, seja
    animal, resta-lhe, para terminar o sistema das ciências de observação, fundar a física social.

     

    Como resultado dessa discussão, a filosofia positiva se encontra, pois, naturalmente dividida em cinco ciências fundamentais, cuja sucessão é determinada pela subordinação necessária e invariável, fundada, independentemente de toda opinião hipotética, na simples comparação aprofundada dos fenômenos correspondentes: a astronomia, a física, a química, a fisiologia e, enfim, a física social.

     

    A primeira considera os fenômenos mais gerais, mais simples, mas abstratos e mais afastados da humanidade, e que influenciam todos os outros sem serem influenciados por estes. Os fenômenos considerados pela última são, ao contrário, os mais particulares, mais complicados, mais concretos e mais diretamente interessantes para o homem; dependem, mais ou menos, de todos os precedentes, sem exercer sobre eles influência alguma.

  • >Estática social de Comte ; estuda coisas comuns em toda sociedade, como familia, divisão do trabalho..

    >Dinâmica social de Comte : estuda o progresso da sociedade e as leis que a sociedade segue, que seriam as leis dos 3 estágios.

    LETRA A

    APMBB

  • Falou em progresso, falou de Comte, Positivismo de Comte.

    APMBB

  • Falou em progresso, falou de Comte, Positivismo de Comte.

    APMBB


ID
2331895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando os fundamentos teórico-metodológicos das ciências sociais, julgue o item subsequente.

Auguste Comte, considerado um dos fundadores da sociologia, foi um dos primeiros a empregar o termo sociologia, tendo-o utilizado de maneira completamente desvinculada das ciências naturais.

Alternativas
Comentários
  • sim, no curso de filosofia positiva.

  • Ele usou as ciências naturais como referência para dizer que precisavamos de algo que estudasse as humanidades assim como eram estudadas as ciências naturais (física, química...). Dando, a princípio, o nome de "Física Social" a este estudo.

  • O positivismo surge justamente no contexto do cientificismo, em que, teorias como a da Seleção Natural de Charles Darwin estavam surgindo. O positivismo tenta estudar as ciências sociais da mesma forma que eram estudadas as ciências naturais, com a mesma objetividade e na busca de leis que pudessem reger o comportamento humano.
  • Emile Durkheim foi o primeiro a chamar de Sociologia. Auguste Comte chamava de física social.


ID
2709394
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Montesquieu, Saint-Simon, Comte e muitos outros foram os verdadeiros ‘pioneiros’ da sociologia. Contudo, no início do século XX, quatro pensadores europeus foram de especial importância para a disciplina; juntos, são chamados de ‘os sociólogos clássicos’” (Charon e Vigilabt. Saraiva, 2017, p. 16). São eles:

Alternativas
Comentários
  • O problema dessa questão é que a obra de Marx pertence ao século XIX. Isso me gerou confusão na hora de respnder. 

  • E

    K. Marx, Max Weber, E. Durkheim e Georg Simmel.

  • Questão fácil. É só lembrar dos clássicos da sociologia.

    Gab: E


ID
2709448
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os séculos XVIII e XIX foram palco de crises e desordens na organização da sociedade, advindas das transformações trazidas pela industrialização da produção econômica e no aparecimento do trabalho assalariado. A necessidade de buscar soluções a esse clima de mudanças na ordem social fez surgir o positivismo, movimento que influenciou as primeiras formas de pensamento social no Brasil. As principais características do positivismo são:

Alternativas
Comentários
  • Positivismo: Sistema criado por Auguste Comte 1798-1857 que se propõe a ordenar as ciências experimentais, considerando-as o modelo por excelência do conhecimento humano, em detrimento das especulações metafísicas ou teológicas; comtismo.

  • A

    objetividade científica, sociedade regulada por leis semelhantes às da natureza e neutralidade científica.

  • O Positivismo exalta a objetividade científica, baseado nas leis da natureza que passam a ser objeto do conhecimento humano a partir da sistematização das ciências, sendo a sociedade observada também pela sociologia nascente como um objeto que tem suas leis “tais quais a natureza”. Lembrando também que a ciência dessa época tinha o discurso de preocupação com a verdade, com a elucidação de fatos, não demonstrando ou investigando possíveis inclinações, ou ideologias aproximativas dos seus métodos e conclusões, por isso levantavam o discurso de “neutralidade científica” (a ciência não escolhe lados para defender, mas busca a verdade).

  • A teoria da psicologia trabalha com as condições ideais pro ser humano, ou seja, analisa de fato quais as qualidades de vida que o ser humano precisa ter. simplificando: BUSCA QUALIDADE DE VIDA


ID
2822389
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Crítica da sociedade é crítica do conhecimento e vice-versa.

(ADORNO, Theodor W. “Sobre Sujeito e Objeto”. In: Palavras e Sinais − Modelos Críticos 2. Petropólis. Vozes, 1995)


A crítica ao positivismo foi um dos eixos da obra de Theodor Adorno. Dentre seus elementos, destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • A D, a meu ver, está incorreta. Adorno (bem como os demais frankfurtianos) nunca foi contrário às pesquisas empíricas, mas sim ao empirismo, à utilização do dado empírico sem que disso resulte a reflexão teórica. Tanto é que no período de seu exílio nos EUA, nos estudos sobre a personalidade autoritária, ele recorreu amplamente à pesquisa empírica


ID
3071458
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Dois temas são fundamentais na teoria elaborada por Augusto Comte: a lei dos três estados e a classificação das ciências. Sobre ambos, é possível afirmar que representam, respectivamente:

Alternativas

ID
3071461
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O fato novo que orientava a reflexão de um conjunto de intelectuais, entre eles Comte, no início do século XIX, é a indústria. Os observadores da época percebiam que algo de original estava acontecendo em relação ao passado. Podemos afirmar que, para Comte:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a!


ID
3241978
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo.

OS FUNDAMENTOS DO POSITIVISMO

Augusto Comte usa o termo filosofia na acepção geral que lhe davam os antigos filósofos, particularmente Aristóteles, como definição do sistema geral do conhecimento humano; e o termo positivista designa, segundo ele, o real frente ao quimérico, o útil frente ao inútil, o certo frente ao incerto, o preciso frente ao vago, o relativo frente ao absoluto, o orgânico frente ao inorgânico, e o simpático frente à intolerância. Seu método de trabalho é o histórico genético indutivo, ou seja, observação dos fatos, adivinhando-lhes por indução as leis da coexistência e da sucessão, e deduzindo dessas leis, por via da consequência e correlação, fatos novos que escaparam da observação direta, mas que a experiência verificou (RIBEIRO, 2003).

A respeito do positivismo de Augusto Comte, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3328834
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos percursores da sociologia enquanto campo do conhecimento científico foi Saint-Simon, do qual as ideias serviu de referência para dois grandes pensadores que foram responsáveis pelo surgimento da Sociologia, Auguste Comte e Karl Marx. A respeito deste autor, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Nunca nem ouvi falar sobre Saint Simon mas só sabendo o básico sobre Comte e o Marx eliminei todas as outras alternativas tirando a A pois no enunciado diz que ele influênciou o Auguste e o Karl


ID
3328855
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Positivismo, o Marxismo e a Fenomenologia são considerados os pilares do pensamento e logo da episteme nas Ciências Sociais. A respeito da Fenomenologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fenomenologia  é uma metodologia e corrente filosófica que afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos – tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essência, sua "significação". Edmund Husserl - filósofo, matemático e lógico – é o fundador desse método de investigação filosófica e quem estabeleceu os principais conceitos e métodos que seriam amplamente usados pelos filósofos desta tradição.

  • A questão trata das principais correntes de pensamento nas Ciências Sociais. Sobre o tema, pode-se julgar que:

    A) Fenomenologia difundiu-se principalmente a partir das ideias de Husserl, tendo como elemento principal a atenção ao mundo vivido e pelos sujeitos considerados isoladamente

    A alternativa está CORRETA. Trata-se da Fenomenologia.

    B) Esta corrente de pensamento se desenvolveu no início do século XIX, influenciada pelos avanços técnicos e políticos daquele contexto, sendo suas marcas a busca por padrões e regularidades dos fenômenos

    A alternativa está ERRADA. A assertiva faz referência ao Positivismo.

    C) A sociedade enquanto enfoque de análise desta corrente se preocupou com as questões do fenômeno da cisão crescente entre classes

    A alternativa está ERRADA. Trata-se da perspectiva teórica do Marxismo.

    D) Segundo as premissas fenomenológicas as ações carecem de intencionalidade, cabendo então as pesquisas focarem-se na busca por desvendar as determinações inconscientes dos sujeitos ao agirem

    A alternativa está ERRADA. A perspectiva fenomenológica foca na ação visível e concreta dos sujeitos, não se importando com as motivações ou determinações inconscientes dessas ações.

    Portanto, o gabarito é a alternativa A.


ID
3330244
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Auguste Comte, é considerado dentro do pensamento Sociológico um dos fundadores de tal ciência. Este autor já no início do século XIX afirmou poder cunhar ao campo filosófico dedicado aos estudos da sociedade o termo Sociologia atualmente utilizado.

Assinale a alternativa que represente os preceitos metodológicos defendidos por Comte a respeito dos estudos da Sociologia:

Alternativas

ID
3498844
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.


Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere.

Alternativas
Comentários
  • Há uma pegadinha na questão. Durkheim vê a sociedade constituída de fatos sociais, os quais deveriam ser estudados como "coisas". Porém, a assertiva proposta pela banca casa mais com a ideia precedente ao pensamento de Durkheim: a Física Social de Comte.

  • @brunnofarias foi justamente por isso que errei kkkkkk

ID
3580948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao pensamento positivista, julgue o item a seguir.

Por conceber a sociedade como um organismo constituído de partes integradas, coesas e funcionando harmonicamente, o positivismo foi também denominado organicismo.

Alternativas

ID
3642880
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação ao Positivismo nas Ciências Sociais, é correto associá-lo com 


I. a neutralidade. 
II. a transposição do método das ciências naturais para as ciências humanas. 
III. o foco na interpretação do ator social. 
IV. a crença no método científico. 

Assinale

Alternativas
Comentários
  • SOMENTE I, II E IV CORRETAS

    O foco na interpretação do ator social >> SOMENTE com Weber, em sua sociologia interpretativa


ID
3672922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
GDF
Ano
2006
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do positivismo, julgue o item seguinte.


O mito do progresso preconiza que o progresso não é um fenômeno linear que conduz ao aperfeiçoamento humano.

Alternativas

ID
3690283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2002
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No contexto de surgimento da Sociologia como uma disciplina científica, muitos fatores concorreram, desde aqueles relacionados às bases materiais da sociedade, até outros, intelectuais. Considerando essa situação, julgue o item.


Augusto Comte é considerado um dos fundadores da Sociologia, ao propor um método positivo para a investigação dos fenômenos sociais.

Alternativas

ID
3759271
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O trabalho de um sociólogo tem como uma de suas atribuições a análise da sociedade. Para isso, são utilizadas tradições teórias e técnicas metodológicas de investigação. Sobre os fundamentos teórico-metodológicos da sociologia, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    Augusto Comte afirma que a harmonia entre as dimensões da ordem e do progresso é a chave para o desenvolvimento da sociedade.

    LEMBRE-SE: o positivismo tinha como "lema" o amor como principio, ordem como base e progresso por fim


ID
3784039
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Sociologia surge em um período em que o fazer científico encontrava-se influenciado por algumas teses desenvolvidas durante o século XIX. Herbert Spencer, Charles Darwin e Auguste Comte, por exemplo, tiveram grande importância para o pensamento sociológico. O primeiro, por aplicar às ciências humanas o evolucionismo, mesmo antes das teses revolucionárias sobre a seleção das espécies do segundo. Com relação a Comte, houve a influência de seu “espírito positivo” na formação dos muitos intelectuais do período.

Sobre as ideias de evolução e progresso e seu impacto no pensamento sociológico, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
3792259
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Seu esquema sociológico era tipicamente positivista, ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender esse progresso, poderia prescrever os remédios para os problemas de ordem social. Era um grande defensor da moderna sociedade capitalista.

Essa descrição está relacionada com o perfil de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra C - Auguste Comte.


ID
3794617
Banca
UENP Concursos
Órgão
UENP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda a questão.


As ciências sociais contemporâneas são herdeiras do pensamento dos séculos XVIII e XIX. Representam o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de vida que estavam em curso nesse período. O rompimento desse tributo é árduo pela existência de contraposições e de complementaridades entre as teorias e os métodos. Em particular, a Sociologia do século XX e do início do novo milênio ainda não produziu uma síntese explicativa e, por isso, transita por diferentes abordagens e vertentes teórico-metodológicas inspiradas em seus pensadores clássicos. 


(Adaptado de: ARAUJO, S. M.; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. L. Sociologia: um olhar crítico. São Paulo: Contexto, 2015. p.29-31.)

Com base no texto e nos conhecimentos sociológicos sobre os métodos de investigação dos autores clássicos da Sociologia, considere as afirmativas a seguir.


I. Para o positivismo de Comte, método e doutrina, ciência e ação se opõem, dada a imprevisibilidade das leis sociais.

II. Em Marx, a análise da vida social fundamenta-se nos indivíduos reais, na historicidade das suas relações e condições de existência.

III. As análises de Durkheim priorizam o social, através da comparação e dos mesmos princípios das ciências naturais.

IV. A Sociologia compreensiva de Weber busca interpretar os sentidos atribuídos pelos indivíduos às ações sociais.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3806008
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Auguste Comte, para explicar a nova sociedade e assegurar a sua estrutura, era necessária a construção de um “conhecimento positivo”, baseado na observação dos fatos, para determinar as suas leis, ou seja, a sua ordenação social, e, para essa ciência positiva — a Sociologia —, era fundamental incorporar as explicações das filosofias teológica e metafísica.

Alternativas
Comentários
  • Para Comte o positivismo é um pensamento próprio científico, assim chamado por ele como "Física social", aonde atribui as LEI DOS TRÊS ESTADOS, que concebe como o estudo da sociedade apenas o positivismo rejeitando a teologia e a metafísica.

    Alternativa: Errada.


ID
3806011
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Auguste Comte, há um processo de evolução das ciências que obedece a um desenvolvimento em que se pode classificá-las de acordo com o grau de complexidade, sendo que a sequência é de uma menor para uma maior complexidade, e assim, começa pela Matemática, que é seguida pelaAstronomia, Física, Química, Biologia, e, por último, como estágio mais avançado, pela Sociologia.

Alternativas
Comentários
  • Saí dai cabeça de ovo

  • Os vírus de computador assim como os da biologia tem comportamentos diferentes a mutações e replicações. COVID-19 mandou um abraço galera.


ID
3847021
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que concerne à Ciência Social, atente para o seguinte postulado teórico-científico:

“O conhecimento da sociedade só pode ser alcançado através da investigação científica e da observação das leis que governam a estabilidade social e a mudança social. O entendimento científico dessas leis pode trazer a mudança. A ciência social pode ser usada para construir um mundo melhor”.
O livro da Sociologia. 1ª ed. São Paulo: Globo Livros, 2015.

Tomando como referência esse postulado teórico-científico, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas

ID
3870034
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Conceição - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Uma das grandes correntes do pensamento social no século XIX foi o positivismo. Inseridos nesta corrente, ganham destaque alguns dos principais teóricos, como Augusto Comte e Émile Durkheim. Sobre a concepção de conhecimento científico presente no positivismo do século XIX, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
3902554
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociologia nasce no contexto da consolidação da ciência enquanto forma de pensamento dominante. Com o desenvolvimento do capitalismo e a progressiva urbanização, alguns pensadores começaram a refletir sobre os problemas da sociedade em transformação, como a fome, o saneamento básico, as longas e fatigantes jornadas de trabalho etc. A partir desse momento, emerge a sociologia, como uma ciência com objeto e método específicos, e surgem os primeiros sociólogos. Um destes sociólogos foi Auguste Comte, que fundamentou a sociologia a partir do método positivista. O positivismo de Comte defende

Alternativas
Comentários
  • A principal ideia do positivismo era a de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro. O principal idealizador do movimento positivista foi o pensador francês Auguste Comte (1798-1857), ganhando destaque internacional entre metade do século XIX e começo do XX.

    Augusto Comte é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. ... O Positivismo de Auguste Comte defendia a existência da razão e da Ciência como sendo fundamentais para a vida humana e pregava uma atitude voltada para o conhecimento positivo, concreto e objetivo da realidade.

  • Resposta: Letra C - a unidade metodológica entre ciências naturais e ciências sociais.


ID
3963955
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As ciências sociais estiveram, sobretudo em seu nascedouro, profundamente marcadas pelo positivismo. No concernente à pesquisa social, sob os parâmetros desta corrente de pensamento, uma ideia ganha centralidade quando se busca o entendimento ou construção da realidade social. Assinale a opção que apresenta essa ideia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    Assim como a natureza, a sociedade humana reger-se-ia por leis invariáveis e independentes – leis naturais – que interferem na vida social, econômica, política e cultural de seus membros. O conhecimento dessas leis proporcionaria, pois, o desvendamento da realidade social.

  • Assim como o estudo das ciências naturais demandava um método científico e proporcionava resultados objetivos e informações concretas, o estudo das relações humanas lograria êxito em proporcionar resultados semelhantes. Enfim, Augusto Comte acreditava na aplicação de medidas exatas em um área fluida e imprevisível como a sociedade.


ID
4127149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A principal característica do pensamento de Augusto Comte é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B, visto na teoria dos 3 estados, em que cada um vem posterior ao outro.
  • A teoria dos três estados, desenvolvida por august comte, apresenta um progresso linear na evolução do conhecimento humano.

  • Augusto Comte é dono da frase "ordem e progresso" presente na bandeira brasileira. progresso


ID
4127152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Positivismo, primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, derivou do cientificismo, ou seja, da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana de conhecer a realidade e traduzi-la na forma de leis naturais. O pensamento positivista

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra A???

  • Também fiquei em dúvida na letra A.

  • Na minha concepção, a letra A erra ao afirmar que as leis naturais aplicavam-se indistintamente tanto aos fenômenos naturais quanto as questões humanas, pois, de acordo com o pensamento positivista o mundo físico difere do mundo social. No caso em tela as leis naturais devem estar se referindo às leis da física, biologia e etc.


ID
4141969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao pensamento positivista, julgue o item a seguir.


O positivismo foi a primeira corrente sistematizada de pensamento sociológico, definindo objeto de estudo, conceitos e metodologia de investigação.

Alternativas
Comentários
    • O Positivismo, primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, derivou do cientificismo, ou seja, da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana de conhecer a realidade e traduzi-la na forma de leis naturais.
    • O positivismo foi a primeira corrente sistematizada de pensamento sociológico, definindo objeto de estudo, conceitos e metodologia de investigação.
    • O pensamento positivista foi inspirado no método de investigação das ciências naturais e postulava que se identificassem, nas relações sociais, as mesmas relações e princípios que os cientistas naturais utilizavam para explicar a vida natural.
    • Por conceber a sociedade como um organismo constituído de partes integradas, coesas e funcionando harmonicamente, o positivismo foi também denominado organicismo.

ID
4141972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao pensamento positivista, julgue o item a seguir.


O positivismo derivou seus princípios do cientificismo, que relativizava o poder da razão humana em conhecer a realidade.

Alternativas
Comentários
  • O Positivismo, primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, derivou do cientificismo, ou seja, da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana de conhecer a realidade e traduzi-la na forma de leis naturais.

  • Se vc se baseia no cientificismo, a última coisa que deve relativizar é a razão.


ID
4141975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao pensamento positivista, julgue o item a seguir.


Apesar de reconhecer as diferentes origens dos princípios reguladores do mundo físico e do mundo social, Augusto Comte acreditava poder aproximá-los, em virtude de sua essência comum.

Alternativas
Comentários
  • UMA DAS SUAS TEORIAS;

    Augusto Comte acreditava que a sociedade passasse por fases ou estados e que, nesse sentido, atravessaria de um estado mais atrasado ou primitivo para um mais avançado, como se houvesse uma linha de progresso entre o início e o final


ID
4141978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao pensamento positivista, julgue o item a seguir.


A filosofia social positivista busca inspiração no método de investigação das ciências da natureza para compor seu próprio método de estudo.

Alternativas
Comentários
  • O pensamento positivista foi inspirado no método de investigação das ciências naturais e postulava que se identificassem, nas relações sociais, as mesmas relações e princípios que os cientistas naturais utilizavam para explicar a vida natural.


ID
4141981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao pensamento positivista, julgue o item a seguir.


Por conceber a sociedade como um organismo constituído de partes integradas, coesas e funcionando harmonicamente, o positivismo foi também denominado organicismo.

Alternativas

ID
4200667
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A doutrina de Auguste Comte (1798-1857), que buscava leis universais para os fenômenos sociais, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B - Positivismo.


ID
4204012
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Corrente de pensamento criada por Auguste Comte, filósofo francês, considerado um dos fundadores da Sociologia. Essa corrente defende o princípio de que a ciência é o caminho para o progresso da humanidade. Defende a aplicação dos métodos científicos na análise dos fenômenos sociais. Exerceu significativa influência no Brasil, que expressa em sua bandeira republicana o lema dessa corrente, “ordem e progresso”. A qual corrente sociológica o fragmento de texto se refere?

Alternativas

ID
4206712
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O pai da Sociologia, o francês Auguste Comte, defendia a existência da razão e da Ciência como sendo fundamentais para a vida humana e pregava uma atitude voltada para o conhecimento concreto e objetivo da realidade. Comte sustentou um posicionamento científico para o pensamento filosófico, apontando para a necessidade absoluta do uso da Razão como ponto de partida para toda e qualquer área do conhecimento. (O PAI, 2019).

Tendo como base o texto apresentado e os conhecimentos sobre Sociologia, é correto afirmar que a escola defendida por Comte era

Alternativas
Comentários
  • ·        Denominou a sociologia como Física Social.

    ·        Sociologia como uma ciência da observação e análise dos fenômenos sociais.

    ·        Utilizou o POSITIVISMO para tentar entender as transformações sociais.

    ·        Defendia a existência da razão e da ciência como sendo fundamentais para a vida humana.

    ·        Necessidade absoluta do uso da razão como ponto de partida de qualquer área do conhecimento.


ID
4206730
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O pensamento positivista de Augusto Comte tornou-se fundamental no debate político brasileiro no século XIX, pois o regime republicano foi instalado sob sua base teórica. A doutrina acabou moldando-se ao país, sendo aceita por um grupo reduzido de estudiosos, entretanto se a valorização da educação na Europa era destinada aos pobres, no Brasil a classe beneficiada foi a elite.

Dentre as numerosas influências do positivismo no Brasil, pode se destacar

Alternativas
Comentários
  • Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.

    A corrente positivista influenciou muito o Brasil, Augusto Comte com essa frase tenta repassar : ''cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social''

    LETRA A

    APMBB

  • Principais influências do POSITIVISMO NO BRASIL séc XIX: Proclamação da Republica, branqueamento social, aderido por algumas escolas militares a questão da "HIERARQUIA" pregada por Comte e há uma SECULARIZAÇÃO "passagem de um governo religioso para um regime leigo".


ID
4210639
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Sociologia surgiu no século XIX como uma necessidade de compreensão dos problemas sociais que estavam surgindo, entre eles destacaram-se a Revolução Industrial, as profundas alterações nas condições de vida do trabalhador braçal, os deslocamentos populacionais do campo para as cidades e a grande concentração urbana.


Auguste Comte buscou tentar entender as transformações sociais e suas consequências emergentes, utilizando-se, para isso, de um método denominado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    A) Física social

    É a descrição quantitativa de ações/ fenômenos sociais

    B) Positivismo.

    Método de estudo científico da sociedade

    C) Coerção.

    Força maior que obriga os indivíduos a pensar ou agir de um modo

    D) Mais-valia.

    Desproporcionalidade entre o salário do trabalhador e o lucro do funcionário

  • O positivismo é uma corrente teórica inspirada no ideal de progresso contínuo da humanidade. O pensamento positivista postula a existência de uma marcha contínua e progressiva e que a humanidade tende a progredir constantemente. O progresso, que é uma constatação histórica, deve ser sempre reforçado, de acordo com o que Auguste Comte, criador do positivismo, chamou de Ciências Positivas. As Ciências Positivas teriam a sua mais forte expressão na Sociologia, ciência da qual Comte é considerado o fundador.

ID
4921756
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Marque a alternativa que não corresponde a uma característica do positivismo.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa errada é a letra C.

    A correção ficaria assim: A lei dos três estados consiste nas etapas de evolução do ser humano teológico, metafísico e positivo.

  • CFO - 2022

  • positivismo é uma corrente teórica inspirada no ideal de progresso contínuo da humanidade.


ID
4992049
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O método de uma ciência consiste no conjunto de regras que o pesquisador deve seguir para realizar, de maneira correta suas pesquisas. Acerca do método positivista, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4994314
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Dentro das Ciências Sociais, como nas demais Ciências, encontramos várias correntes filosóficas, entre elas, o Positivismo.


Uma das características do Positivismo é:

Alternativas
Comentários
  • Resp D

    Aliar a ciência ao desenvolvimento de melhorias para a sociedade, sempre garantindo a ordem, pois a organização social é fundamental para que tenhamos a paz, evitando, assim, distúrbios e abalos no sistema.

  • Comte desenvolveu teorias importantes para a Sociologia, como por exemplo a teoria do Positivismo. O Positivismo tinha por fundamento a busca de uma sociedade científica, para, assim, atingir o progresso social. Para isso, Comte desenvolveu a Teoria dos Três Estados, sendo o primeiro estado o Teológico, o segundo estado o Metafísico e o terceiro estado o Positivista.

    Para acrescentar...

    No estado teológico os acontecimentos sociais seriam explicados pela vontade divina. Ou seja, ocorreu uma transformação social em uma dada sociedade e a explicação era a vontade divina.

    Ao evoluir e atingir o estado metafísico, a sociedade não explicaria as ocorrências sociais, necessariamente, a partir da vontade de deus, mas por fenômenos abstratos e que requeriam a reflexão social.

    Já no estado mais avançado, o positivista, também entendido como estado científico, as explicações se dariam por meio da ciência, ou seja, a explicação racional do fenômeno social.

    O Positivismo tinha o lema: “O Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim”. Esse lema trazia a ideia do altruísmo, onde precisamos buscar o bem do próximo sem buscar nada em troca.

    LETRA D


ID
5042626
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Analise o seguinte texto:
O modo como o conhecimento científico estava estruturado na época de Auguste Comte não abarcava os fatos sociais. O estudo do homem na sua relação com a sociedade ainda estava fora do teor de cientificidade almejado. Dentre as principais categorias de fenômenos naturais, que já tinham sido elevados, segundo Comte, ao estado positivista, encontramos os fenômenos astronômicos, os da física terrestre, os da química e os fisiológicos, restava uma lacuna quanto aos fenômenos sociais. De modo que se tornava necessário preencher tal lacuna para que a filosofia positiva pudesse ser edificada em sua total amplitude.
BRANDÃO, Ana Rute Pinto. A postura do positivismo com relação às Ciências Humanas.
Theoria – Revista Eletrônica de Filosofia, v. 3, n. 6, pp. 80-105, 2011.

Nesse contexto, a Sociologia se estabelece como uma ciência da observação e da análise dos fenômenos sociais, que Augusto Comte denominou de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Nos primeiros escritos, Comte já planejava um esboço da Sociologia, a qual nomeou de “Física Social”, em referência à semelhante organização por leis entre as ciências da natureza e a ciência da sociedade.

    Fonte: BrasilEscola

  • O pensamento positivista de Comte era pautado em uma adaptação das ciências exatas sobre a sociedade. Em seu esforço em busca das leis sociais, o autor utilizou-se do termo "Física Social" para evidenciar que a sociedade poderia ser também estudada como a natureza, através da busca de leis físicas que dessem um padrão e um método de estudo sobre os fenômenos sociais.



    Gabarito do Professor: Letra B.
  • O pensamento positivista de Comte era pautado em uma adaptação das ciências exatas sobre a sociedade. Em seu esforço em busca das leis sociais, o autor utilizou-se do termo "Física Social" para evidenciar que a sociedade poderia ser também estudada como a natureza, através da busca de leis físicas que dessem um padrão e um método de estudo sobre os fenômenos sociais. Gabarito do Professor: Letra B.