SóProvas



Questões de O nascimento da sociologia


ID
298612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito do peso das Ciências Sociais e da Sociologia em suas
relações com as demais áreas do conhecimento humano, julgue
os itens que se seguem.

Nascida como uma espécie de física social, a sociologia desenvolveria seus cânones e modelos por meio de um processo de adaptação metodológica mecânica ao mundo das ciências exatas.

Alternativas
Comentários
  • O item traz uma "origem falsa da sociologia".

    Os pioneiros da sociologia verificou-se na França após a Revolução Francesa em que a sociedade representava apenas soma de indivíduos. Várias teorias foram defendidas por grandes rivais.

    Comte é o criador do termo sociologia e fundador desta ciência. Comte estabeleceu a lei dos três estados e o teorema de que as ciências teóricas formam uma hierarquia.

    Na lei dos três estados aparecem os períodos teológico, metafísico e positivo. O método positivo é proposto por Comte para o estudo dos fenômenos sociais. O desenvolvimento das ideias é o fator preponderante no progresso.

    A sociedade pode também ser construída de forma planejada, tendo por base o conhecimento das leis sociais empregadas de forma racional e em situações concretas.

    (FONTE: p. 2896, vol. letras R-S, PAPE)

  • Errei todas!!!
  • As ciências sociais surgiram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obras de Marx, Durkheim e Weber que as ciências sociais se desenvolveram. O carro-chefe foi a sociologia: neologismo criado pelo francês Comte,seu primeiro professor.

    Durkheim e seus pares se esmeraram na busca de regras de método que elevassem ao status científico o conhecimento sobre a sociedade. Marx, ao contrário, mal visto pelos seus pares, foi encontrar na classe trabalhadora sua identidade. As atrocidades das relações de trabalho da época fizeram com que ele atribuísse a esse grupo social, assim definido em relação ao sistema econômico capitalista, ora a força da transformação da sociedade, ora apenas uma peça do complexo quebra-cabeças da história. No meio-termo entre o academicismo e o militantismo, está a participação de Weber, para quem a ciência e a política são duas vocações distintas. Distintas, mas comensuráveis: ele próprio teórico da burocracia e do processo de modernização, contribuiu para a burocratização e modernização da Alemanha, ocupando cargos políticos.

    Sociologia[editar | editar código-fonte]

    O momento de consolidação do novo currículo do ensino superior europeu durante o movimento intelectual conhecido como positivismo favoreceu a sociologia firmar-se como ciência. Então, a nova disciplina, sociologia, veio renovar as outras ciências humanas e sociais já vigentes. Assim, um discípulo de Durkheim, Marcel Mauss, deu o tom da renovação da antropologia na França. Em um contexto diferente, o polaco Bronislaw Malinowski também contribuiu para a renovação da antropologia através do método funcionalista, que marcou uma ruptura com o viés colonialista dos estudos antropológicos até então desenvolvidos na Inglaterra.


  • Apesar da contribuição do pensador Auguste Comte para tornar o método científico mais abrangente, incluir o estudo do homem no campo das Ciências não ocorreu de maneira pacífica. Até hoje, ainda existe o debate sobre se as Ciências Sociais e Humanas podem mesmo ser consideradas Ciências, uma vez que não apresentam a mesma objetividade das Ciências Naturais. Wilhelm Dilthey (1833-1911) foi um dos estudiosos que defendeu uma autonomia metodológica das Ciências do Homem ouCiências do Espírito, como chamava o filósofo, a partir de uma distinção entre explicar e compreender.

    Para Dilthey, o método científico físico-matemático corresponderia a um conhecimento explicativo, enquanto o método científico histórico estaria vinculado a um conhecimento compreensivo. Assim, as Ciências do Espírito abordariam as manifestações da vida e as objetivações do homem no mundo social e histórico, e o principal modo de acessá-la seria através da compreensão.

    O sociólogo e Acadêmico Simon Schwartzman explica esse conceito da seguinte maneira: "pensemos em um antropólogobuscando relacionar as crenças religiosas de uma sociedade com seu sistema familiar, ou um historiador tratando de entender o que levou um país para a guerra ou a uma revolução social, ou ainda um crítico literário buscando interpretar a obra de um autor em função da cultura de seu tempo, ou um jurista buscando entender as normas do que é permitido ou proibido em determinadas sociedades. Em todos estes casos, o pesquisador busca interpretar ou compreender o que está estudando em função do contexto mais geral da sociedade, da cultura ou do tempo histórico de que está tratando. Seu método é, em outras palavras, "compreensivo" - não basta descrever o objeto de estudo, ou relacioná-lo com outros, é necessário entender o seu sentido".

    Schwartzman afirma que, da mesma maneira que as Ciências Naturais, as Ciências Humanas e Sociais fazem uso deobservações sistemáticasmodelos matemáticosanálises estatísticas e experimentos, ao tratar de fenômenos sociais - instituições, movimentos populacionais, comportamentos, atitudes, preferências, conflitos, tecnologias.

    Porém, de acordo com Schwartzman, apesar de grandes avanços nas Ciências Sociais de tipo empíricoformal equantitativo, as interpretações de tipo histórico e cultural não foram abandonadas. Assim, um profissional precisa saber conviver com os dois lados - ou seja, deve ser familiarizado com o uso da matemática e da estatística, com a obtenção e análise de dados e o trabalho com experimentos, além de ter conhecimentos históricos, a fim de entender processos de grande duração e amplitude e comparar resultados atuais com os do passado.


  • A obra "As regras do método sociológico", de Émile Durkheim, embora adote parcialmente o  critério das ciências naturais, busca desenvolver um método científico que fuja do mecanicismo. O erro da questão consiste em generalizar o processo de adaptação como mecânica.

  • Nascida como uma espécie de física social, a sociologia desenvolveria seus cânones e modelos por meio de um processo de adaptação metodológica mecânica ao mundo das ciências exatas. [ERRADA]

     

    Para responder temos que ir diretamente na teoria de Emile Durkheim, segundo a qual a sociologia é uma ciência sui generis, que explica a sociologia pelos seus próprios elementos (FATO SOCIAL). Não há processo de adaptação metodológica mecânica ao mundo das ciências exatas, mas sim a ANÁLISE DO FATO SOCIAL (que é a menor unidade sociológica de análise).

     

    Fonte: Professor Felipe Asensi.

  • Complementando a resposta de Rafaela (muito bem observada), e também de acordo com os ensinamentos do professor Felipe Asensi, a assertiva da prova ao dizer "nascida como uma espécie de física social" remete à ideia de positivismo, que era contemporânea à sociologia de Durkheim. O positivismo se preocupa com a explicação científica das coisas pela própria ciência, sem buscar a interdisciplinariedade. Ou seja: a sociologia positivista de Durkheim vai explicar a sociologia pela própria sociologia, sem se valer de outras disciplinas. Por isso que quando a assertiva fala em adaptação metodológica mecânica ao mundo das ciências exatas está errado, porque não há essa interdisciplinariedade com as ciências exatas.


ID
298621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito do peso das Ciências Sociais e da Sociologia em suas
relações com as demais áreas do conhecimento humano, julgue
os itens que se seguem.

Os temas da estratificação, da mobilidade e das desigualdades sociais são recorrentes na tradição sociológica, embora também sejam encontrados em quase todas as ciências sociais e humanas.

Alternativas
Comentários
  • A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes.
    São três os principais tipos de estratificação social:

    Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;
    Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);
    Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de advogado do que a profissão de pedreiro.
    A estratificação social é a separação da sociedade em grupos de indivíduos que apresentam características parecidas, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc.

    A estratificação social esteve presente em todas as épocas: desde os primeiros grupos de indivíduos (homens das cavernas) até nossos tempos. Ela apenas mudou de forma, de intensidade, de causas. A Revolução Industrial e a transformação dos sistemas econômicos contribuíram para que as questões sobre a desigualdade social fossem melhor visualizadas, discutidas e percebidas, principalmente depois do advento do capitalismo, tornando-as mais evidentes. Umas das características fundamentais que distingue nossa sociedade das antigas é a possibilidade de mobilidade social. Diferentemente da sociedade medieval na qual quem nascesse servo, morreria servo, e na qual não era possível lutar por direitos e por uma oportunidade de mudar de classe. Na sociedade ocidental contemporânea, por exemplo, isto já é possível, e a mobilidade social se dá especialmente como consequência dos investimentos em educação, dos investimentos de formação e capacitação para o trabalho, que podem vir tanto do Estado quanto da própria iniciativa social.


    http://karlamoraessociologia.blogspot.com.br/2009/03/estratificacao-social-estratificacao.html
  • A segunda parte da assertiva (“embora também sejam encontrados em quase todas as ciências sociais e humanas”) me parece ser, no mínimo, questionável.

    E também não parece adequado o elemento adversativo de conexão (a conjunção “embora”).

    Nesse contexto, embora a primeira parte da afirmação esteja absolutamente correta, a assertiva como um todo me parece errada.


ID
479998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das correntes do pensamento sociológico:
funcionalismo, marxismo e teoria crítica da sociedade, julgue os
itens que se seguem.

A teoria crítica da Escola de Frankfurt dedicou-se, entre outros temas, aos estudos e pesquisas que criticavam a cultura de massa.

Alternativas
Comentários
  • Crítica da cultura de massa como supressão e absorção da negação, como integração dentro para dentro do status quo.

  • Esta teoria crítica apontava, principalmente, como a cultura de massa era utilizada como instrumento de dominação pelas grandes corporações que a difundem.

    Resposta: Certo.


ID
509251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do positivismo, julgue os itens seguintes.

O positivismo valorizou exageradamente o conhecimento religioso, considerando o mito, a ciência e mesmo a filosofia como formas superadas de experiência humana.

Alternativas
Comentários
  • Resposta ERRADO

    O positivismo valorizava a neutralidade e a objetividade na compreensão da realidade. Para Comte o estágio mais avançado seria dominado pela razão técnico-científica, que superaria o Estado Teológico e o Estado Metafísico.


ID
509254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do positivismo, julgue os itens seguintes.

O mito do especialista estabelece que somente as pessoas tecnicamente qualificadas têm competência e conhecimento científico suficientes para atuarem nos mais diversos setores da vida humana.

Alternativas
Comentários
  • *Mito da tecnocracia ou mito do especialista: O positivismo garante a justificação do poder pela técnica e, mais que isso, do poder dos tecnocratas. O saber derivado da ciência passa a ser considerado o único a ter autoridade: portanto, o poder pertence a quem possui o saber. Cria-se assim o mito do especialista, segundo o qual, apenas certas pessoas têm competência em determinados setores específicos.


ID
509257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do positivismo, julgue os itens seguintes.

O mito do cientificismo exprime a idéia de que o único conhecimento que pode gerar explicações perfeitas para a realidade é o conhecimento científico.

Alternativas
Comentários
  • Exprime a ideia de que o único conhecimento que pode gerar explicações perfeitas para a realidade é o conhecimento científico. Nenhum outro conhecimento é válido. É uma crença de que a ciência possui um poder ilimitado sobre as coisas e os homens, dando-lhes o lugar que muitos costumam dar às religiões, isto é, um conjunto doutrinário de verdades atemporais, absolutas e inquestionáveis.


ID
509260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do positivismo, julgue os itens seguintes.

O mito da tecnocracia baseia-se na idéia de que a palavra definitiva nunca deve ser dada aos técnicos e administradores competentes.

Alternativas
Comentários
  • Mito da tecnocracia ou mito do especialista: O positivismo garante a justificação do poder pela técnica e, mais que isso, do poder dos tecnocratas. O saber derivado da ciência passa a ser considerado o único a ter autoridade: portanto, o poder pertence a quem possui o saber. Cria-se assim o mito do especialista, segundo o qual, apenas certas pessoas têm competência em determinados setores específicos.


ID
509263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca do positivismo, julgue os itens seguintes.

O mito do progresso preconiza que o progresso não é um fenômeno linear que conduz ao aperfeiçoamento humano.

Alternativas
Comentários
  • *Mito do progresso: O progresso é inicialmente algo embrionário, cabendo à ação humana transformadora trazer à luz as possibilidades latentes. O progresso é explicado como um fenômeno linear, cuja tendência automática é o aperfeiçoamento humano.

  • GABARITO: Errado

     

     

    Uma das ideias fundamentais, do movimento positivista, seria a ideia do progresso, que pode ser considerada a intuição teórica mais significativa e abrangente do século XIX. A ideia do progresso nasceu no século XVIII com o iluminismo e significava que a humanidade, independentemente de sua vontade ou consciência, estaria sendo “encaminhada”, automaticamente e de forma LINEAR, em direção a um futuro melhor, dirigido pela razão.


    Comte sugeria que só seria possível progredir dentro da ordem. O próprio termo positivismo expressa uma percepção considerada conservadora. Enquanto muitos críticos da sociedade capitalista queriam superá-la. Comte acreditava que o certo seria se submeter à ordem existente. Se as teorias dos outros pensadores eram “negativas”, porque negavam ou combatiam o capitalismo, a teoria comteana procurava afirmar o existente, portanto, era positiva em relação à vida na forma em que estava organizada.

     

    FONTE: http://sociologiadodireitounesp.blogspot.com.br/2011_05_02_archive.html


ID
560506
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ciente de que nossa visão é repleta de prenoções e juízos de valor, a construção de um olhar sociológico principia com o estranhamento, ao se observar a realidade. Tal procedimento confronta o conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico.

Essa reflexão propõe

Alternativas

ID
800281
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. (DIAS, 2004, p. 15).

Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA "E"


    A revolução industrial consolidou o capitalismo, trazendo benefícios como o aumento da competitividade, gerou mais riquezas, possibilitou a evolução técnico-científica. Por outro lado, contudo, foi responsável pelo aumento do desemprego, subemprego, a fome, a exploração do trabalho, a acentuação da relação dialética entre os que detêm o capital e o proletariado, a prostituição, o alcoolismo, enfim, vários tipos de problemas, que Durkheim definiu como patologias sociais.
    Com tantas mudanças socioeconômicas, logicamente, que vários paradigmas foram quebrados e a forma como era entendida a sociedade deveria com esta evoluir. Inclusive foi nesse contexto histórico que a sociologia se firmou como ciência, estruturando-se nos princípios de Marx, Weber e Durkheim, tendo este último, influenciado pelo positivismo de August Comte  e do racionalismo filosófico de Descartes, empreendido esforço metodológico no sentido de “transformar” a Sociologia em ciência.

    Bons estudos!

  • A Revolução Industrial ocorrida na Europa, a partir do século XVIII, não modificou apenas os métodos de trabalhos utilizados até então e os meios de produzir, como também alterou de forma significativa a vida dos homens e suas relações sociais. A partir daquele momento, o modo de produção capitalista tomou um novo impulso, criando um exército de trabalhadores que passou a viver nas cidades, e que, ali, cultivou novas formas de sociabilidade. Foi nesse contexto de mudanças profundas na sociedade, que a Sociologia surgiu como uma ciência cujo objetivo seria entender o sentido dessas transformações sociais e a maneira como os homens reagiam a elas. Tendo isso em vista, as opções “a” e “b” estão incorretas, visto que uma das grandes mudanças ocorridas a partir da Revolução Industrial foi o êxodo de indivíduos oriundos do campo para as cidades, que se transformaram em mão de obra para as fábricas. A opção “c” também está incorreta, porque a divisão do trabalho se intensificou a partir da Revolução Industrial. A opção “d” está incorreta, considerando que as Ciências Sociais surgiram para dar conta das novas relações sociais cujo espaço privilegiado foi a cidade.

    A opção correta, portanto, é a “e”, porque diz respeito ao fato de a Sociologia ter nascido como uma ciência que compreenderia as novas formas que os homens encontraram para viver em sociedade em um contexto de mudança social. 



ID
834682
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Uma das concepções mais populares sobre ciência no Brasil é a apresentada por Antônio Carlos Gil da seguinte forma: “A ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível”. (GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999, p. 20.)

Partindo dessa definição geral, pode-se caracterizar a especificidade da produção sociológica como:

Alternativas

ID
1196227
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ao se estudar qualquer ramo do conhecimento, cabe ao pesquisador conhecer sua gênese, evolução e situação atual das pesquisas. Em relação ao surgimento da sociologia, pode-se afirmar que:

I. A consolidação do sistema capitalista no século XIX propiciou os elementos que serviram de base para o surgimento da sociologia enquanto ciência particular.

II. Com o surgimento da sociologia o ser humano passou a ser concebido a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que o constituem.

III. O campo de estudo da sociologia constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os seres humanos estabelecem entre si na vida em sociedade.

IV. Interessa para a sociologia, não os indivíduos interrelacionados, mas sim, indivíduos isolados, tais como se comportam na escola, na família e no emprego.

Das afirmações acima:

Alternativas
Comentários
  • Para a Sociologia o importante é a Interação da coletividade, portanto, os indivíduos devem está interrelacionados, e não isolados, conforme o convívio em família, escola, e no emprego. 

  • RESPOSTA "C"

     

  • Sociologia estuda o processo de socialização dos indivíduos: comportamento do ser humano em função do meio a que se insere.

    LETRA C

    APMBB

  • avante pm PB

ID
1196263
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o positivismo, como uma das formas de pensamento social, podemos afirmar que:

I. É a primeira corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto, estabelecer conceitos e definir uma metodologia.

II. Derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.

III. Foi um pensamento predominante na Alemanha no século XIX, nascido principalmente de correntes filosóficas da Ilustração.

IV. Nele, a sociedade foi concebida como organismo constitu ído de partes integradas e coisas que funcionam harmoniosamente, segundo um modelo físico ou mecânico.

Estão corretas as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • QUAL ERRO DA III?

     

  • o erro da 

     

     

     

     

     

     

     

     

    mao foi predominante no seculo xix

     

     

     

     

  • desculpa...

    tbem preciso sabe qualo erro da III

     

  • O positivismo é uma corrente de pensamento que surgiu em meados do séculos XIX na FRANÇA. A principal ideia era que o conhecimento CIENTÍFICO era único e verdadeiro.
  • O erro da III : Não foi na Alemanha, foi na França

  • B) I, IIE IV.

    I- Correta, pois a partir do positivismo se originou a sociologia.

    II- Correta, pois admitia somente como verdadeiro aquilo que era comprovado cientificamente, por isso surgiu a necessidade da física social.

    III- Errada, pois surgiu na França, local que na época estava passando por intensas transformações advindas da Revolução Francesa e da Revolução Industrial.

    IV- Correta, pois as partes precisam estar interligadas para que haja o funcionamento dessa sociedade.


ID
1199176
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em “Consumidores e Cidadãos”, Caclini aponta uma certa americanização do planeta, que ocorre muito mais por conta da disseminação de traços estéticos do que pela hegemonia dos capitais e das corporações norte-americanas. Nesse predomínio estético, Canclini aponta um fator que explicita esta ação:

Alternativas

ID
1199185
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No pensamento social de Comte manifesta-se a influência de seu mestre Saint-Simon. A doutrina de Comte baseou-se na lei dos três estados ou etapas de desenvolvimento intelectual da humanidade. Os três estágios são conhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Teológico: os fenômenos sociais e da natureza seriam explicados enquanto resultados das ações divinas. 

    Metafísico: a busca por explicações recorreria a uma reflexão sobre a essência e o significado abstrato das coisas.

    Positivo: as explicações sobre o mundo natural e social seriam fabricadas através da observação dos fenômenos, da elaboração de hipóteses e da formulação de leis universais.


ID
1235491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. O caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas sociologias.

Carlos B. Martins. O que é Sociologia. 13 ed. São Paulo,
Bras iliense, 1986 (texto com adaptações).

De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a seguir.

De acordo com o individualismo metodológico, a explicação sociológica deve ter em conta a racionalidade que atores intencionais desenvolvem em situações de interação.

Alternativas

ID
1235494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia surgiu em um momento de grande expansão do capitalismo. O caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas sociologias.

Carlos B. Martins. O que é Sociologia. 13 ed. São Paulo,
Bras iliense, 1986 (texto com adaptações).

De acordo com as tradições da teoria sociológica, julgue os itens a seguir.

Segundo a corrente do internacionalismo simbólico, a realidade social é a soma de ações individuais construídas por atores em situações sociais que eles interpretam com referência não a uma cultura comum e estável, e sim ao curso do próprio processo de interação, ou seja, em função dos comportamentos de outros atores.

Alternativas

ID
1235584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere a autores associados ao funcionalismo, uma das principais correntes do pensamento sociológico, e suas teorias, julgue os itens subsequentes.

Segundo Auguste Comte, a filosofia positiva detém uma contribuição fundamental no processo evolutivo da sociedade humana, no entanto, deverá ser superada por alguma forma superior para a organização do conhecimento humano.

Alternativas
Comentários
  • Para ele a sociedade humana passa por três estágios, o teológico, metáfisico e o científico.

  • O positivismo é o ápice.


ID
1304530
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que melhor define a Sociologia:

Alternativas
Comentários

ID
1475752
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito do contexto de surgimento da Sociologia, no decorrer das grandes transformações revolucionarias que ocorreram nos séculos XVIII e XIX, assinale a opção que caracteriza corretamente estas transformações.

Alternativas
Comentários
  • Logo após a Revolução Francesa o mundo viu-se em periodo de grandes transformações. A questão faz mensão a Revolução inglesa que modificou os meios de produção, atraindo cada vez mais camponeses a se aglomerarem nas cidades industriais, em sua totalidade em condições insalubres. Esses e outros motivos motivaram vários pensadores a desenvolver uma ciência da sociedade que conseguisse explicar tantas transformações, uma vez que a filosofia já não mais repassava respostas fundamentalmente sufucientes.

  • Ø No contexto de surgimento da Sociologia como uma disciplina científica, muitos fatores concorreram, desde aqueles relacionados às bases materiais da sociedade, até outros, intelectuais.

    Ø As transformações operadas no contexto da Revolução Industrial foram fundamentais para o surgimento da Sociologia.

    Ø A Revolução Industrial foi marcada pela substituição dos utensílios manuais por máquinas e da força humana por energia derivada do vapor e da eletricidade.

    Ø A grande indústria gerou o surgimento de um mercado mundial que acelerou o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de transporte por terra, o que, em contrapartida, influenciou a expansão industrial.


ID
1475767
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O nascimento da Sociologia como ciência autonoma e um processo relacionado à afirmação da sociedade industrial, na Europa oitocentista. As opções a seguir identificam corretamente componentes da Revolução Industrial que constitulram os primeiros objetos de reflexão da nova ciência da sociedade no século XIX, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
1475770
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Tanto o projeto de uma ciência capaz de explicar a sociedade, quanto o termo sociologia para designa-la, remontam a Auguste Comte, que, no seu Curso de Filosofia Positiva (1830-42), apresentou uma concepção evolutiva da história e do desenvolvimento intelectual da humanidade, sintetizados na "lei dos três estados".

Assinale a opção que caracteriza corretamente esta lei, na perspectiva comtiana.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    D/ No estado metafísico, os homens sao submetidos a regimes, como o feudal, em que o papado detém o poder espiritual e uma casta militar guerreira, o temporal.

     

    Na verdade, o correto seria o Estado TEOLÓGICO.

  • A base do pensamento de Comte é o que ficou conhecido como “A Lei dos três Estados” que basicamente entende que tudo no mundo desenvolve-se linearmente de um primeiro estado (estágio), para um segundo e depois um terceiro.

    Ele chama o primeiro estado (estágio) de Teológico, onde os seres humanos que se encontram aqui pautam suas vidas por coisas imaginadas, seres mitológicos, deuses e que suas explicações tem raízes mágico-imaginativas, sendo esses seres responsáveis como causas das coisas. Seriam as sociedades autóctones africanas, americanas, sociedades vistas como simples, um exemplo para ele.

    O segundo estado é chamado de Metafísico, aqui nesse estágio os seres humanos já estariam buscando explicações mais racionais sobre o mundo, deixando de lado um pouco as explicações mágico-imaginativas, é basicamente o que fizeram os filósofos gregos e romanos na Antiguidade. Seriam as sociedades europeias, como a inglesa e a francesa do século XVIII um exemplo.

    O terceiro estado chamado de Positivo, nesse estágio os indivíduos já não buscariam entender mais as coisas a partir de causas abstratas, metafísicas nem ligadas a uma divindade, mas entender como as coisas se dão, funcionam, a partir da ciência moderna, da capacidade de análise e observação dos fenômenos. Um exemplo seriam as sociedades europeias industrializadas do século XIX.

  • De forma simples:

    Teológico: Busca-se o entendimento pelo divido (Deus e entidades);

    Metafísico: Busca-se o entendimento pelos fenômenos (naturais ou não);

    Positivo: Busca-se entendimento pelo processo positivista, ou seja, o senso crítico baseado no método científico.

    A ESTRELA VAI SER NOSSA!

  • Augusto Comte, fundador da física social, sociologia, com aspirações da ciência, tentou atribuir leis que explicassem a história da humanidade .

    Teleológica é aquela onde o individuo é imaturo, está na infância e, para explicar seu mundo, usa de crenças extraterrenas, sobrenaturais, famosos mitos

    LETRA A

    APMBB


ID
1475776
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

"A sua hipótese fundamental [do positivismo] e de que a sociedade humana é regulada por leis naturais, ou por leis que têm todas as características das leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da ação humana, tal como a lei da gravidade ou do movimento da Terra em torno do Sol. (...) Desse modo, a pressuposição fundamental do positivismo é de que essas leis, que regulam o funcionamento da vida social, econômica e política, são do mesmo tipo que as leis naturais e, portanto, o que reina na sociedade é uma harmonia semelhante à da natureza, uma espécie de harmonia natural."

(LOWI, Michel. Ideologias e Ciencia Social. Sao Paulo: Ed. Cortez, 2006, p. 38.)

Com base nas considerações do autor a respeito do positivismo, assinale V para a conclusão verdadeira e F para a falsa.

( ) Para o positivismo os métodos e procedimentos para conhecer a sociedade são os mesmo que são utilizados para conhecer a natureza.
( ) Para o positivismo a sociedade é regida por leis naturais e a ciência que estuda essas leis naturais da sociedade e do mesmo tipo que a que estuda as leis da Biologia ou da astronomia.
( ) Para o positivismo as ciências da natureza sâo ciências objetivas e explicativas, enquanto as ciências sociais são subjetivas e compreensivas.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Ø O Positivismo, primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, derivou do cientificismo, ou seja, da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana de conhecer a realidade e traduzi-la na forma de leis naturais.

    Ø É a primeira corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto, estabelecer conceitos e definir uma metodologia.

    Ø O pensamento positivista foi inspirado no método de investigação das ciências naturais e postulava que se identificassem, nas relações sociais, as mesmas relações e princípios que os cientistas naturais utilizavam para explicar a vida natural.

    Ø O positivismo é declinado em duas regras elementares: observar os fatos sem emitir qualquer juízo de valor e enunciar leis.

    Ø Uma abordagem positivista na sociologia defende a ideia de que o conhecimento objetivo pode ser produzido por meio da observação, da comparação e da experimentação.

    Ø Derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.

    Ø Em sua acepção mais ampla, o termo positivismo serve para designar toda teoria filosófica ou científica que reivindica para si o puro e simples conhecimento dos fatos ou que pretende apoiar-se em certezas do tipo experimental. Positivismo e comtismo não podem, assim, ser confundidos, ainda que as duas doutrinas estejam evidentemente ligadas.


ID
1537726
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo “darwinismo social” está relacionado ao pensamento:

Alternativas
Comentários
  • Darwinismo social- algumas sociedades e civilizaçoes eram dotadas de valores que as colocavam a frente das demais. Eurocentrismo, Hitler se apossou disso.

    Darwinismo social está relacionado para com a ORDEM E PROGRESSO do POSITIVISMO.

    LETRA C


ID
1596724
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

É CORRETO afirmar que a Sociologia

Alternativas
Comentários
  • Homem-Sociedade! perfeita conceituação!

  • Questão muito mal elaborada. O objeto acaba por se confundir com parte da Psicologia Social.

  • Resposta: B

    É bom lembrar que se tratando de Sociologia, ela sempre vai buscar explicar os comportamentos humanos em sociedade, em comunhão, etc.

  • Ø Com o surgimento da sociologia o ser humano passou a ser concebido a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que o constituem.

    Ø O campo de estudo da sociologia constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os seres humanos estabelecem entre si na vida em sociedade.

    GABARITO: B!


ID
1620973
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Mas as possibilidades radicalizadoras da transformação da intimidade são bastante reais. Alguns têm declarado que a intimidade pode ser opressiva, e isso pode realmente ocorrer se ela for encarada como uma exigência de relação emocional constante. No entanto, se considerada como uma negociação transacional de vínculos pessoais, estabelecida por iguais, ela surge sob uma luz completamente diferente (GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade. São Paulo: Ed. Unesp, 1994,p. 11)


Anthony Giddens faz uma análise sobre a “evolução” da intimidade nas sociedades modernas. Diante disto, a alternativa que mais se aproxima da argumentação de Giddens em relação ao tema da intimidade é:

Alternativas
Comentários
  • Para Giddens, a sexualidade plástica é a consequência da eficiência dos contracetivos, da independência económica e social das mulheres que também libertou os homens das restrições inerentes às expectativas tradicionais dos géneros. Posto isto, a sexualidade plástica molda-se consoante as necessidades e os desejos eróticos individuais. Pode igualmente servir como marcador da identidade individual e/ou como o meio através do qual se podem elaborar exigências sexuais radicais: obviamente, as consequências da maior flexibilização do sexo resultam na ênfase no prazer, e na dissociação do sexo à reprodução.

    A asserção-chave de Giddens sobre a sexualidade plástica consiste na defesa desta como sendo uma sexualidade autónoma. É uma potencialidade emancipatória, quer dizer, uma potencialidade que é igualmente representativa no desenvolvimento paralelo da “relação pura”. Isto resulta na conceptualização do protótipo pós-moderno de uma nova forma de intimidade. É “pura” uma vez que é sujeita primariamente às necessidades dos indivíduos envolvidos, e é definida por estas necessidades, durando o tempo metafórico da chama acesa; não é uma exclusividade de casados e heterossexuais, dado que os gays disfrutam do mesmo fenómeno. A correlação entre a sexualidade plástica e a relação pura é, argumenta Giddens, em parte causal. Através de tais relações puras, os desníveis no plano do género podem ser neutralizados, uma vez que a ênfase é colocada na paridade erótica e na igualdade do envolvimento. O lugar da sexualidade plástica em tal relação é central, uma vez que sublinha a importância dos direitos eróticos e dos elos íntimos entre expressões eróticas e identidade individual.


ID
1623847
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na visão positivista da sociologia de Augusto Comte, a produção de conhecimento sobre a sociedade baseava-se em evidências empíricas tiradas a partir da:

Alternativas
Comentários
  • Eliminam-se as alternativas com "Racionalismo", "Hermenêutica" e "Fenomenologia", pois se tratam de ideias e não de empiria.

  • Empirismo baseia-se na experiemntação,observação e comparação.

  • O Positivismo buscava entender e estudar a sociedade de acordo com os métodos usados na ciências naturais. Dessa forma, para Comte, seria necessário primeiro observar, depois comparar e por fim experimentar.

  • Ø O positivismo é declinado em duas regras elementares: observar os fatos sem emitir qualquer juízo de valor e enunciar leis.

    Ø Uma abordagem positivista na sociologia defende a ideia de que o conhecimento objetivo pode ser produzido por meio da observação, da comparação e da experimentação.

    GABARITO: A!


ID
1623850
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Comte, os esforços humanos para entender o mundo passam através da lei dos três estágios. Estágio teológico, metafísico e positivo. Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde à perspectiva do autor acima referido:

Alternativas
Comentários
  • Estágio teológico: fase em que a busca pela explicação das indagações eram encontradas na religião.

    Estágio metafísico: fase em que o homem começa a romper com as ideias da religião como explicação para todos os eventos. Ela inicia-se a partir da filosofia

    Estágio positivo: fase de desenvolvimentos humano e desenvolvimento da ciência.

  • O erro da alternativa E é dizer que o estado teológico era caracterizado por explicações racionalistas.

  • No estágio metafísico, o espírito humano renuncia a busca das causas primárias e dos fins últimos, subordinando os fenômenos a leis naturais experimentalmente demonstradas???????????


ID
1623934
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a produção que consolida a antropologia no quadro das ciências, entre meados do século XIX e início do século XX, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1650067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A cerca da corrente teórica da sociologia denominada funcionalismo, julgue o item que se segue.


A formulação do conceito de estática social, por Auguste Comte, exerceu uma das mais importantes influências na posterior disseminação de noções funcionalistas.

Alternativas
Comentários
  • A sociologia para Comte é dividida em estática social e dinâmica social, a estática social estuda o que existe em comum em todas as sociedades, que são a sociabilidade, o núcleo familiar e a divisão do trabalho, que se combinam em uma cooperação de esforços. A estática social estabelece a conexão entre os diferentes aspectos da vida em sociedade, como a política, a economia e a cultura.

    A dinâmica social vai estudar as leis através das quais a sociedade se desenvolve, e essas leis são os três estágios. O progresso social segue essas leis.

    A estática social estuda a ordem e a dinâmica social estuda o progresso da sociedade. O desenvolvimento e o progresso social seguem os três estágios porque as pessoas também seguem os três estágios em seu desenvolvimento, a história da humanidade é o reflexo da natureza humana.

    fonte: só filosofia


ID
1682065
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando as análises de Max Weber acerca do papel da ciência, presentes na obra Ciência e Política: duas vocações, é correto afirmar que, segundo o autor:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Contribuição da Ciência, segundo Weber:

    a) acumulo de conhecimento por meio da técnica e da previsão;

    b) nos oferece métodos de pensamento;

    c) contribui para a clareza.

     

     

  • A ciência é, atualmente, uma vocação alicerçada na ESPECIALIZAÇÃO.

    Saber isso já elimina as assertivas A, B e C.

  • Weber entende que a ciência enquanto vocação encontra-se embasada na especialização e esta se apresenta como uma forma de tomada de consciência do indivíduo enquanto tal, bem como meio de promover o conhecimento das relações objetivas. Certo que, com o avanço da modernidade a ciência tem se dirigido cada vez mais para a especialização, e se tornado sempre mais dividida em áreas, dessa forma, não cabe mais falar que a ciência enquanto tal deva possuir um traço de totalidade. (fonte: material MEGE).

  • No Edital da DPE SP 2019 não há Max Weber.

  • D- a ciência fornece métodos de pensamento, isto e, os instrumentos e uma disciplina

  • Na obra Ciência e política: duas vocações, Max Weber define o Estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de um território, reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física.

    A ciência fornece métodos de pensamento, isto é, os instrumentos e uma disciplina.

    Por consequência, o ESTADO moderno é BUROCRATICO. O Estado moderno é um agrupamento de dominação que apresenta caráter institucional e procurou (com êxito) monopolizar, nos limites de um território, a violência física legítima como instrumento de domínio e que, tendo esse objetivo, reuniu nas mãos dos dirigentes os meios materiais de gestão. Equivale isso a dizer que o Estado moderno expropriou todos os funcionários que, segundo o princípio dos “Estados” dispunham outrora, por direito próprio, de meios de gestão, substituindo-se a tais funcionários, inclusive no topo da hierarquia”.

    fonte: questões FCC sobre o tema


ID
1755184
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

É correto dizer que o processo básico da Sociologia é a

Alternativas
Comentários
  • Letra d

  • Interação social, visto que ela, diferente da psicologia, estuda grupos de pessoas... uma sociedade.


ID
1807993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito dos métodos sociológicos de Auguste Comte, Karl Marx e Georg Simmel, julgue o item a seguir.

Para Auguste Comte, em sua obra Discurso sobre o espírito positivo, a sociologia é o ponto de partida das ciências que identifica como as seis ciências fundamentais.


Alternativas
Comentários
  • "A ciência matemática deve, pois, constituir o verdadeiro ponto de partida de toda educação científica racional" Os Pensadores, Comte.

  • Matemática

  • "As primeiras ciências positivas, de acordo com esta escala são a matemática, a física e a química e depois a biologia. Quanto mais simples e analítica a ciência, mais positiva. Mas esse grau de cientificidade combinado com a lei dos três estados tinha como intenção provar a positividade da política e a necessidade da sociologia, quando as ciências deixam de ser analíticas e passam a ser sintéticas. A sociologia é, portanto, a ciência do todo sobre o elemento, e por isso, a mais evoluída, porque seu objeto é o próprio homem".

    Fonte: https://www.infoescola.com/sociologia/lei-dos-tres-estados/


ID
1808005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito dos métodos sociológicos de Auguste Comte, Karl Marx e Georg Simmel, julgue o item a seguir.

Karl Marx denominou sua abordagem de crítica, tendo recorrido ao método dialético.


Alternativas
Comentários
  • O materialismo dialético é uma corrente filosófica que utiliza o conceito de dialética para entender os processos sociais ao longo da história.

    Essa teoria faz parte do marxismo socialista, criada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).

    Além do materialismo, Marx e seu companheiro Engels (1820-1895) desenvolveram diversas teorias juntos com o intuito de compreender as relações sociais.


ID
2046259
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo positivismo foi empregado por:

Alternativas
Comentários
  • Teria duas resposta, Durkheim e Comte

ID
2149621
Banca
UNEMAT
Órgão
CBM-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Dentro das Ciências Sociais, como nas demais Ciências, encontramos várias correntes filosóficas, entre elas, o Positivismo.

Uma das características do Positivismo é:

Alternativas
Comentários
  • O positivismo é pautado na razão, na ciência natural... na sociedade como desenvolvimento natural das coisas... alicerçado em ordem e progresso... na ideia de que a sociedade apenas andará para frente( daí vem a expressão positivismo de + + ). o positivismo nasceu com ideias iluministas e Auguste comte foi seu precursor... ele foi importante para dar um norte na sociologia e sistematiza-la dando-lhe um objeto de estudo e um método.
  • Defendem a observação dos fenômenos criminais, com primazia para a experiência sensitiva humana. A ideia era aplicar, nas ciências humanas, métodos oriundos das ciências naturais (exemplo biologia).


ID
2156212
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O ensino da Sociologia no nível médio deve estar centrado nas dimensões que definem a perspectiva da análise sociológica frente aos fenômenos sociais e históricos, tendo como suporte a apresentação das doutrinas ou teorias gerais que marcam o campo disciplinar da Sociologia. Com base na proposta curricular, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O primeiro aspecto assenta-se na proposição do necessário distanciamento cognitivo da percepção do senso comum. Isto implica desenvolver uma atitude de “estranheza” frente às práticas da vida cotidiana trazendo, como consequência, a “desnaturalização” das concepções rotineiras de realidades sociais, permitindo que os estudantes possam desenvolver uma nova visão, de natureza sociológica, reconhecendo em nossas ideias comuns sobre a vida social, a marca do viés próprio a cada cultura e as condições do tempo histórico em que se situam.

II. O segundo aspecto é composto de conceitos, teorias e mesmo das doutrinas que alimentam a identidade substantiva da Sociologia vista como disciplina científica. É neste celeiro teórico, especialmente o das teorias dos autores clássicos, que iremos buscar as ferramentas que auxiliam na formação de uma atitude de distanciamento cognitivo em relação ao mundo em que estamos imersos.

III. Há uma grande e significativa diferença entre o que as pessoas, grupos ou governos definem como problema social e o que os sociólogos chamam de problema sociológico.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • questão bem elaborada letra 'A'

  • deveria ter mais questões como essa sobre este assunto


ID
2156218
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

É indiscutível que o conhecimento científico estimula a atitude crítica e, por isso mesmo, em boa medida, contribui para o exercício da cidadania nas sociedades contemporâneas. Sobre esse posicionamento que consta da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resp D

    A proposta de CBC não deve ser entendida como uma estrita programação para o professor desenvolver em sala de aula.


ID
2201125
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Não só os intelectuais transformaram política em racionalidade, mas a proclamação das virtudes da racionalidade constituiu uma expressão de seu otimismo e serviu para alimentar o otimismo de todos. Seu credo era: à medida que avançamos na direção de uma compreensão mais verdadeira da realidade, avançamos consequentemente na direção de uma melhor governança da sociedade real e, assim, da realização mais plena do potencial humano. Como modo de construção do saber, a ciência não se limitou a construir-se sobre essa premissa; ela se propôs como método mais seguro de realizar a busca racional.” (WALLERSTEIN, I. “Ciência Social e Sociedade contemporânea. As garantias evanescentes de racionalidade” In: O Fim do Mundo como o concebemos. Ciência Social para o século XXI. Rio de Janeiro: Revan, 2002.)

Na passagem acima, o sociólogo contemporâneo Immanuel Wallerstein faz referências ao otimismo que o fortalecimento da ciências, de um modo geral, bem como o surgimento das Ciências Sociais, de modo mais específico, propiciaram no contexto da consolidação da sociedade capitalista. Nesse sentido, qual, ou quais, das correntes sociológicas que surgiram entre os séculos XIX e XX seria, ou seriam exemplos desse otimismo?

Alternativas
Comentários
  • Achei que marxismo fosse pessimista

  • Positivismo não foi influenciado pelas ciências da natureza.

    LETRA E

  • O marxismo compreende o capitalismo de forma extremamente pessimista. Contudo, é ingenuamente otimista quanto à superação do capitalismo e instauração de uma sociedade sem classes.

  • A questão quer saber sobre o otimismo em relação a como as ciências "propiciaram no contexto da consolidação da sociedade capitalista".

    Marx via no desenvolvimento das ciências um caminho otimista. O capitalismo inclusive teria sido benéfico, ainda que devesse ser superado como um momento de transição para um outro sistema que levasse a cabo a promessa daqueles "progressos"


ID
2201140
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem, entre suas diferentes missões, o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano. Tais ciências procuram fazê-lo de modo sistematizado, diferentemente do Senso Comum, embora o antropólogo estadunidense Clifford Geertz apontá-lo também como um conhecimento importante, justamente porque é comum à sociedade como um todo. Diante das suas diferenças, ou mesmo aproximações, aponte a alternativa correta sobre o conhecimento científico e o senso comum.

Alternativas
Comentários
  • Acho que essa alternativa está equivocada, ao meu ver, é a letra D!

  • há a possibilidade do científico se popularizar ao ponto de se tornar senso comum, pois o que é comum a um povo, mesmo sendo científico, não deixa de ser um senso comum.

  • Pierre Bourdieu chamava a atenção para o senso comum ordinário e o senso comum acadêmico.


ID
2216716
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Georg Simmel, a sociedade não é algo estático e acabado, ao contrário, ela está em movimento intenso por meio do conflito e do consenso. Pode-se destacar na sociologia de Simmel:

Alternativas

ID
2216728
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Boaventura de Souza Santos, com base no paradigma “todo conhecimento é local e total”, resgata o papel do senso comum na ciência moderna. Sobre essa questão:

Alternativas
Comentários
  • a) todo o conhecimento científico-natural é científico-social;

    Não há mais sentido a concepção mecanicista que faz distinções entre ciências naturais e ciências sociais, ainda mais que os avanços recentes da física e da biologia rechaçam tal dualismo.

    b) todo conhecimento é local e total;

    No paradigma emergente, o conhecimento é total e, sendo total, é também local, pois é útil aos indivíduos de determinada comunidade. Sendo local, também é total, porque reconstitui os projetos de conhecimento locais, ou seja, incentiva a emigrarem para outros lugares cognitivos. O conhecimento do paradigma emergente, portanto, ao ser total, não é determinístico e, ao ser local, não é descritivista.

    c) todo conhecimento é autoconhecimento;

    Não se pode mais tolerar a distinção entre sujeito e objeto feita pela ciência moderna. Desse modo, podemos afirmar que todo o conhecimento, ou seja, todo o ato de conhecer o objeto é autoconhecimento, isto é, forma de o cientista conhecer.

    d) todo conhecimento científico visa a se constituir em senso comum

    A ciência moderna faz do cientista um ignorante especializado e do cidadão comum um ignorante generalizado. O paradigma emergente, ao contrário, entende que nenhum conhecimento é desprezível, e estimula a interação entre os mesmos. Destarte, não despreza o senso comum, pois entende que, apesar de, sozinho, ser conservador, sua interação com o conhecimento científico é extremamente enriquecedora, e cria uma nova racionalidade, a qual é feita de racionalidades.

    Fonte:  RESENHA CRÍTICA DA OBRA: “Um Discurso Sobre as Ciências”, de Boaventura de Sousa Santos- Monique Bertotti


ID
2234629
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Sociologia é um corpo organizado de conceitos e metodologias científicas que se ocupa de

Alternativas
Comentários
  • letra B

     

  • estudar os fenômenos sociais e identificar regularidades e normas nas formas de comportamento.

  • Com exceção da A, que se refere à História, todas as outras alternativas estão corretas, conforme a corrente sociológica ou o autor em questão (interacionismo - C, estruturalismo - E, Bourdieu - D). A alternativa B, por conter uma definição mais genéria, não restrita a uma corrente, creio que por isso, foi considerada correta. Questão difícil, que exige muita interpretação .


ID
2234638
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A invenção de uma outra forma de organização social na Utopia de Thomas More e a análise das condições necessárias para a conservação do poder em o Príncipe de Maquiavel evidenciam a emergência de um novo pensamento social, marcado

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

  • O gabarito dá a resposta C, mas alguém sabe explicar o por quê?

    Agradeço, desde já.

  • Acredito que a ideia seja tornar a manutenção do poder por parte do "príncipe" dissociada da ideia de uma figura divina, e sim um governante, que faz o que precisa para se manter no poder.


ID
2234641
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O desenvolvimento de uma ciência da sociedade está relacionado à descoberta das relações entre homem, natureza e sociedade. Os filósofos iluministas contribuem para esse processo na medida em que

Alternativas

ID
2234644
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.

Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere. 

Alternativas
Comentários
  • A FÍSICA SOCIAL de Comte

    Qual a importância do seu pensamento? Fonte: http://abordandosociologia.blogspot.com.br/2012/02/auguste-comte-em-abordagem.html

    Segundo Comte, havia um sistema de conhecimentos naturais, tal sistema era composto pelos pensamentos que compunham a Filosofia Positiva. Para Comte, estes conhecimentos fundamentavam tudo o que foi descoberto pelo homem até então. Faziam parte destes conhecimentos cinco ciências, as quais haviam atingido a positividade: As ciências da Matemática, da Astronomia, da Física, da Química e da Biologia. Com estas cinco ciências tudo o que podia ser observado no mundo estava fundamentado, mas para Comte ainda havia uma lacuna que faltava ser preenchida para que a Filosofia Positiva acabasse de ser construída. Tal lacuna refere-se à Física Social (mais tarde chamada de Sociologia), que referia-se às ciências de observação. Seu pensamento foi importante pois seguindo esta linha de raciocínio, Comte deu atenção especial as ciências de observação e assim começou a organizar e fundamentar os pensamentos referentes a organização das sociedades de uma maneira geral, criando assim o que hoje conhecemos como Sociologia.

     

    Os trechos abaixo foram retirados da obra Coleção Os Pensadores de 1978 - Auguste Comte EDITOR: VICTOR CIVITA

    Já agora que o espírito humano fundou a física celeste; a física terrestre, quer mecânica, quer química; a física orgânica, seja vegetal, seja
    animal, resta-lhe, para terminar o sistema das ciências de observação, fundar a física social.

     

    Como resultado dessa discussão, a filosofia positiva se encontra, pois, naturalmente dividida em cinco ciências fundamentais, cuja sucessão é determinada pela subordinação necessária e invariável, fundada, independentemente de toda opinião hipotética, na simples comparação aprofundada dos fenômenos correspondentes: a astronomia, a física, a química, a fisiologia e, enfim, a física social.

     

    A primeira considera os fenômenos mais gerais, mais simples, mas abstratos e mais afastados da humanidade, e que influenciam todos os outros sem serem influenciados por estes. Os fenômenos considerados pela última são, ao contrário, os mais particulares, mais complicados, mais concretos e mais diretamente interessantes para o homem; dependem, mais ou menos, de todos os precedentes, sem exercer sobre eles influência alguma.

  • >Estática social de Comte ; estuda coisas comuns em toda sociedade, como familia, divisão do trabalho..

    >Dinâmica social de Comte : estuda o progresso da sociedade e as leis que a sociedade segue, que seriam as leis dos 3 estágios.

    LETRA A

    APMBB

  • Falou em progresso, falou de Comte, Positivismo de Comte.

    APMBB

  • Falou em progresso, falou de Comte, Positivismo de Comte.

    APMBB


ID
2234650
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O termo “darwinismo social” foi cunhado em 1879, em um contexto em que filósofos e cientistas se interrogavam a respeito do impacto político, social e ético da aplicação das teorias evolucionistas de

Darwin sobre as sociedades humanas.

As opções a seguir retratam corretamente princípios do darwinismo social, à exceção de uma. Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: D.

    O naturista britânico Charles Darwin não associa a sua teoria da evolução às Ciências Humanas.

  • Apesar do termo Neodarwinismo possuir o nome do teórico, Darwin nunca relacionou a evolução aos seres humanos.

    Gabarito: Letra D


ID
2234656
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação às condições para o surgimento da Sociologia como campo de conhecimento, no século XIX, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A percepção de uma ordem e de uma lógica na história humana desvinculadas do caráter causal dos fenômenos sociais.
( ) A percepção da história humana como produto imanente da ação dos fenômenos sociais.
( ) A percepção dos fatos da história humana como pertencentes a um processo dotado de uma ordenação específica.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A sociologia como ciência surge com o positivismo, que parte da premissa de que a sociedade e seus fenômenos também podem ser entendidos sob critérios semelhantes aos da ciências naturais.

ID
2234671
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A sociologia nasceu como reflexão crítica sobre uma sociedade lacerada e contraditória, industrial e capitalista, dividida entre a ciência e o dinheiro, entre o organicismo e o individualismo. Todavia, a sociologia que se pode chamar de clássica se definiu pelo seu otimismo: ela considerou como necessária e possível a complementaridade da ordem social e da liberdade pessoal através da interiorização de normas sociais que, por sua vez, repousam sobre uma concepção ao mesmo tempo universalista e individualista do ser humano. O conceito central desta sociologia é o de instituição.”
(Adaptado de TOURAIN, A. Sociologia. Milão: Jaca Book, 1998, p. 25.)
Para Alain Tourain, a sociologia clássica conceituou instituição, em termos de organização social, como

Alternativas
Comentários
  • "interiorização das próprias normas" ou do grupo a que o indivíduo pertence? Não achei a referência, mas ficou estranho isso


ID
2234710
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com o objetivo de fornecer instrumentos para que os alunos possam aprender a exercitar a própria “imaginação sociológica”, o professor elabora o programa de sua disciplina e define as competências específicas que devem ser apropriadas em relação aos três campos assinalados nos PCNs-Ensino Médio.

Relacione os três campos com as competências e habilidades específicas listadas a seguir.

1. Representação e comunicação.
2. Investigação e compreensão.
3. Contextualização sociocultural.

( ) Ler e analisar as situações socioculturais mediante categorias próprias dos paradigmas teóricos das Ciências Sociais;
( ) desenvolver uma visão crítica da sociedade contemporânea e compreender as diversidades culturais e sociais;
( ) participar da construção da própria identidade social e política, atuando para que haja maior conscientização quanto à reciprocidade de direitos e deveres.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Representação e comunicação: 

    • Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum.

    • Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

    Investigação e compreensão:

    • Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “horizonte de expectativas”, nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.

    • Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do “marketing” enquanto estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.

    Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.

    Contextualização sócio-cultural:

    • Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.

    Construir a identidade social e política, de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e também entre os diferentes grupos.


ID
2331895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando os fundamentos teórico-metodológicos das ciências sociais, julgue o item subsequente.

Auguste Comte, considerado um dos fundadores da sociologia, foi um dos primeiros a empregar o termo sociologia, tendo-o utilizado de maneira completamente desvinculada das ciências naturais.

Alternativas
Comentários
  • sim, no curso de filosofia positiva.

  • Ele usou as ciências naturais como referência para dizer que precisavamos de algo que estudasse as humanidades assim como eram estudadas as ciências naturais (física, química...). Dando, a princípio, o nome de "Física Social" a este estudo.

  • O positivismo surge justamente no contexto do cientificismo, em que, teorias como a da Seleção Natural de Charles Darwin estavam surgindo. O positivismo tenta estudar as ciências sociais da mesma forma que eram estudadas as ciências naturais, com a mesma objetividade e na busca de leis que pudessem reger o comportamento humano.
  • Emile Durkheim foi o primeiro a chamar de Sociologia. Auguste Comte chamava de física social.


ID
2331910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca das principais correntes do pensamento sociológico, julgue o item a seguir.

O conceito de causa constitui um dos aspectos fundamentais do funcionalismo, ainda que seja incapaz de esgotar sua caracterização.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Gabarito da prova: https://www.qconcursos.com/arquivos/prova/arquivo_gabarito/52936/cespe-2017-sedf-professor-de-educacao-basica-sociologia-gabarito.pdf


ID
2331934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito das temáticas e dos autores que têm ganhado projeção nos estudos sociológicos na passagem do século XX ao século XXI.

Lélia Gonzalez e Lilia Katri Moritz Schwarcz investigam, sob perspectivas distintas e complementares, a questão da raça e da diferença, enfrentando o difícil diálogo com as suas bases biológicas, para expor seus ditames culturais.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Gabarito: https://www.qconcursos.com/arquivos/prova/arquivo_gabarito/52936/cespe-2017-sedf-professor-de-educacao-basica-sociologia-gabarito.pdf

  • Gab.: C

     

    Lélia Gonzalez e Lilia Katri fazem essas análises a partir do diálogo com as obras de Lévi-Strauss, Marchall Sahlins e Thomas Mann, entre outros. E por fim analisa a questão da noção do tempo em outras culturas além da ocidental.

    (http://www.profwilliam.com/2010/10/questoes-de-fronteira-por-lilia-katri.html)


ID
2332003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca de estratégias didáticas no ensino de sociologia, julgue o próximo item.

A organização de projetos interdisciplinares potencializa o alcance didático-pedagógico, uma vez que o aluno é estimulado a mobilizar diferentes conhecimentos antes vistos como estanques em cada uma das disciplinas do currículo.

Alternativas

ID
2340958
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Conforme Zygmunt Bauman e Tim May (2010), aprender a pensar sociologicamente é uma atividade que se distingue também por sua relação com o senso comum. Ressaltam que é importante para a identidade da Sociologia estabelecer uma fronteira entre conhecimento sociológico formal e senso comum. Julgue os itens abaixo, considerando a análise que os autores fazem acerca da fronteira entre conhecimento sociológico formal e senso comum.

I) A Sociologia empenha-se em se subordinar às regras rigorosas do discurso responsável.

II) O tamanho do campo no qual o material do pensamento sociológico é extraído deve abranger uma multiplicidade de mundos, possibilitando a ligação entre biografia individual e amplos processos sociais.

III) A Sociologia e o senso comum se diferem quanto ao sentido que cada um atribui à vida humana em termos de como entendem e explicam eventos e circunstâncias. Pensar sociologicamente é dar sentido à condição humana por meio de uma análise das numerosas teias de interdependência humana – aquelas mais árduas realidades a que nos referimos para explicar nossos motivos e os efeitos de suas ativações.

IV) Embora a Sociologia repouse em constante e íntima conversação com o senso comum, ela procura ultrapassar suas limitações abrindo possibilidades que poderiam facilmente ser ignoradas. Coloca questões que transformam o evidente em enigma e podem desfamiliarizar o familiar. Ou seja, por colocar em questão aquilo que é considerado inquestionável, tido como dado, se abrirá uma tensão entre o seu caráter inquisitivo e a familiaridade, própria do senso comum.

Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.

Alternativas

ID
2340982
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Conforme analisa Simone Meucci (2007), no Brasil, a publicação de um conjunto significativo de obras introdutórias ao conhecimento sociológico ocorreu na década de 1930. A composição repentina de um conjunto notável de livros didáticos da disciplina, para esta autora, esteve vinculada a uma série de iniciativas dedicadas à institucionalização da sociologia nos anos de 1930.

Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a estas iniciativas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    Letras "a" e "b": Com efeito, a composição desse conjunto de livros didáticos de sociologia relaciona-se ao processo de institucionalização das ciências sociais no Brasil, fenômeno que resultou na introdução da cadeira de sociologia nos cursos secundários e nas escolas normais de Pernambuco (1928), Rio de Janeiro (1928) e São Paulo (1933) e na criação dos cursos de ciências sociais da Escola Livre de Sociologia e Política (1933), na Universidade de São Paulo (1933) e na Universidade do Distrito Federal (1935).

     

    As letras "c" e "d" estão em sua tese.


ID
2340985
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Anita Handfas e Rosana Teixeira (2007) levantam a hipótese de que a Sociologia corre o risco de perder sua natureza científica no ensino médio por influência, nas práticas pedagógicas docentes, de algumas concepções que afirmam que o desenvolvimento dos processos educacionais são impulsionados fundamentalmente pela experiência imediata ou pela prática cotidiana de seus agentes. Na avaliação dos autores, essas concepções se baseiam nas seguintes perspectivas:

I) Na promoção de uma distinção entre conhecimento tácito e conhecimento escolar.

II) Na “epistemologia da prática”, que se fundamentaria principalmente no conjunto de saberes que o professor tende a mobilizar em sua prática pedagógica cotidiana, em especial os saberes de sua própria experiência.

III) Na celebração do ‘fim da teoria’ – movimento que prioriza a eficiência e a construção de um terreno consensual que toma por base a experiência imediata ou o conceito corrente de prática reflexiva.

IV) Na crítica de que a escola é hoje tributária de uma perspectiva teoricista e elitista do ensino, na medida em que nega os vínculos entre a elaboração teórica e a prática social.

Assinale a alternativa que apresenta apenas sentenças CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    "Sem pretender aprofundar essa questão que mereceria uma análise mais apurada, é preciso deixar claro que não estamos nos contrapondo à idéia de articulação dos conteúdos da Sociologia com o cotidiano dos alunos. Ao contrário, nosso entendimento é o de que essa articulação deve ocorrer não somente com a Sociologia, mas com todas as disciplinas. A esse respeito podemos afirmar inclusive, que de um modo geral a escola é hoje tributária de uma perspectiva teoricista e elitista do ensino, na medida em que nega os vínculos entre a elaboração teórica e a prática social."

  • A prática de ensino como rito de passagem e o ensino de Sociologia nas escolas de nível médio

    Anita Handfas, Rosana da Câmara Teixeira

    Acessar o artigo: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3392


ID
2569273
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o processo de socialização, podemos afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (E)

    O processo de socialização é contínuo e não se encerra. A socialização é a assimilação de hábitos características do seu grupo social. Em resumo, o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.

    O erro da alternativa (B) é dizer que "quando se encerra a fase escolar".

    Bons estudos!

  • Não existe exceções, até mesmo nos grupos sociais mais fechados a socialização serve para perpetuar determinada visão de mundo, com a difusão dos costumes, valores e cultura de determinado segmento social. Lembre-se de que a socialização é o primeiro processo fundamental ao qual todo ser humano é submetido desde o nascimento é a socialização. Esse conceito, central para a Sociologia, é tratado de diversas maneiras por diferentes autores, de modo que não há uma única concepção do que seja a socialização. 

    LETRA E


ID
2696833
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo o sociólogo Herbert Blumer, tendo como referência o filósofo Georg Hebert Mead, o estudo das relações entre indivíduos e grupos deve se basear em três premissas:

I. O significado atribuído por um indivíduo às coisas interfere no modo como ele interpreta os fatos e age perante outros indivíduos;
II. Tais significados são construídos nos processos em que o indivíduo interage com outros indivíduos e a sociedade;
III. Ao longo do tempo é possível que esses significados se modifiquem.

Essas são três premissas da teoria da comunicação, surgida no seio da Escola Sociológica de Chicago, conhecida como teoria

Alternativas
Comentários
  • Em Teorias da Comunicação (Hohfeldt, Martino e França), na pág. 119:

     

    Nos anos 30, H. Blumer, um dos membros da Escola de Chicago, a partir das ideias de G. H. Mead, inaugura o termo "interacionismo simbólico", dando início a outro campo de pesquisas na área, com pressupostos teóricos próprios.


ID
2709394
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Montesquieu, Saint-Simon, Comte e muitos outros foram os verdadeiros ‘pioneiros’ da sociologia. Contudo, no início do século XX, quatro pensadores europeus foram de especial importância para a disciplina; juntos, são chamados de ‘os sociólogos clássicos’” (Charon e Vigilabt. Saraiva, 2017, p. 16). São eles:

Alternativas
Comentários
  • O problema dessa questão é que a obra de Marx pertence ao século XIX. Isso me gerou confusão na hora de respnder. 

  • E

    K. Marx, Max Weber, E. Durkheim e Georg Simmel.

  • Questão fácil. É só lembrar dos clássicos da sociologia.

    Gab: E


ID
2709397
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quando a ação se torna mais organizada e menos espontânea, acidental e diferente, e se passa a saber o que os outros farão e o que esperam que façamos em relação a eles, em que não precisamos começar de novo, não tendo de estudar a maneira de atuar uns com os outros sempre que nos reunimos, quando necessariamente mudamos como indivíduos e mudamos na presença um do outro, quando ingressamos em uma relação governada por um conjunto de regras, das quais a maioria não foi nem escrita nem explicitamente formulada, quando todos nós sabemos o que esperar uns dos outros e de nós mesmos, é quando estamos envolvidos naquilo que sociólogos chamam de:

Alternativas
Comentários
  • Em ciências sociaisinteração social refere-se a todas as ações recíprocas entre dois ou mais indivíduos durante as quais há compartilhamento de informações.


ID
2709424
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No livro Tratado de Sociologia Geral, o sociólogo italiano Vilfredo Pareto diz que, para um comportamento ser lógico, é preciso que a relação meios-fim na realidade objetiva corresponda à relação meios-fim na consciência do ator, sendo que “Uma vez que chamaremos de ‘ações lógicas’ as operações que estão logicamente associadas a seus objetivos, não só em relação ao sujeito que as efetua mas também com relação àqueles que possuem um conhecimento mais amplo, isto é, ações que têm, subjetiva e objetivamente, o sentido acima explicado. As outras ações serão ditas não-lógicas, o que não significa que elas sejam ilógicas” (apud Aron, R. 2008, p. 591-592). Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2709427
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Talcott Parsons, “a Sociologia é uma ciência que se relaciona claramente com a observação e a análise do comportamento social humano, isto é, a interação da pluralidade de seres humanos, com as formas assumidas por suas relações e a variedade das condições e determinantes destas formas, assim como as mudanças nelas ocorridas. Já a Psicologia relaciona-se tradicionalmente com o comportamento do indivíduo, ainda que uma grande parte do comportamento individual se verifique em relação com outros indivíduos”.

(Cardoso e Ianni. Homem e sociedade: leituras básicas de sociologia geral, 1984, p. 48).


Assim, a Sociologia se funda como ciência:

Alternativas
Comentários
  • Resposta CERTA A


ID
2709448
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os séculos XVIII e XIX foram palco de crises e desordens na organização da sociedade, advindas das transformações trazidas pela industrialização da produção econômica e no aparecimento do trabalho assalariado. A necessidade de buscar soluções a esse clima de mudanças na ordem social fez surgir o positivismo, movimento que influenciou as primeiras formas de pensamento social no Brasil. As principais características do positivismo são:

Alternativas
Comentários
  • Positivismo: Sistema criado por Auguste Comte 1798-1857 que se propõe a ordenar as ciências experimentais, considerando-as o modelo por excelência do conhecimento humano, em detrimento das especulações metafísicas ou teológicas; comtismo.

  • A

    objetividade científica, sociedade regulada por leis semelhantes às da natureza e neutralidade científica.

  • O Positivismo exalta a objetividade científica, baseado nas leis da natureza que passam a ser objeto do conhecimento humano a partir da sistematização das ciências, sendo a sociedade observada também pela sociologia nascente como um objeto que tem suas leis “tais quais a natureza”. Lembrando também que a ciência dessa época tinha o discurso de preocupação com a verdade, com a elucidação de fatos, não demonstrando ou investigando possíveis inclinações, ou ideologias aproximativas dos seus métodos e conclusões, por isso levantavam o discurso de “neutralidade científica” (a ciência não escolhe lados para defender, mas busca a verdade).

  • A teoria da psicologia trabalha com as condições ideais pro ser humano, ou seja, analisa de fato quais as qualidades de vida que o ser humano precisa ter. simplificando: BUSCA QUALIDADE DE VIDA


ID
2717665
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Claude Lévi-Strauss afirma que

Alternativas

ID
2724313
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O desenvolvimento da Sociologia durante o século XX como a “ciência da sociedade” resultou em uma diversificação substancial das perspectivas e fundamentações teórico-metodológicas da disciplina em diversos países e segundo as mais variadas críticas subsequentes. Considere as perspectivas sociológicas que emergiram e seus principais elaboradores:


Sociólogos

1. Herbert Blumer (1900-1987)

2. Irving Goffman (1922-1982)

3. Harold Garfinkel (1917-2011)

4. Theodor W. Adorno (1903-1969)

5. Anthony Giddens (1938-)

6. Peter Berger (1929-)


Perspectiva teórica e metodológica

I. Construtivismo

II. Teoria crítica

III. Teoria da estruturação

IV. Interacionismo simbólico

V. Dramaturgia social

VI. Etnometodologia


A correta associação está em:

Alternativas
Comentários
  • 1. Herbert Blumer (1900-1987) - IV. Interacionismo simbólico

    2. Irving Goffman (1922-1982) - V. Dramaturgia social

    3. Harold Garfinkel (1917-2011) - VI. Etnometodologia

    4. Theodor W. Adorno (1903-1969) - II. Teoria crítica

    5. Anthony Giddens (1938-) - III. Teoria da estruturação

    6. Peter Berger (1929-) - I. Construtivismo


ID
2724325
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Dentre as técnicas de pesquisa mais utilizadas estão as entrevistas e os questionários. Em relação ao uso de questionários e entrevistas em pesquisa social, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2724346
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação à fenomenologia social de Alfred Schütz (1899-1959), é correto afirmar:

Alternativas

ID
2724397
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As relações entre princípio de categorização e proposição estão em correspondência correta em:

Alternativas

ID
2726086
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um fenômeno importante que vem ocorrendo nas últimas quatro décadas é o baixo crescimento populacional na Europa, principalmente em alguns países como Alemanha e Áustria, onde houve uma brusca queda na taxa de natalidade. Esse fenômeno é especialmente preocupante pelo fato de a maioria desses países já ter chegado a um índice inferior ao “nível de renovação da população”, estimado em 2,1 filhos por mulher. A diminuição da natalidade europeia tem várias causas, algumas de caráter demográfico, outras de caráter cultural e socioeconômico.

OLIVEIRA, P S. Introdução à sociologia. São Paulo: Ática, 2004 (adaptado).

As tendências populacionais nesses países estão relacionadas a uma transformação

Alternativas
Comentários
  • PENSAMENTO EUROEU ATUALMENTE

    (X) Curtir a vida.

    ( ) Ter filhos.

  • Vários são os fatores que explicam a queda da natalidade não somente na Europa, mas como em outras localidades. O principal de longe é a mudança no pensamento social, pois o custo de vida para manter um filho aumentou( estima-se que você gaste desde a formação até a conclusão no ensino de médio cerca de 1 milhão de reais). Isso implica diretamente no fato de que: as pessoas não querem mais terem filhos, dando prioridades à outras questões, como por exemplo, a sua qualificação no mercado de trabalho, viagens, etc.

    Letra A

  • A mulher no mercado de trabalho tbm contribui para declinio da fecundidade,aliado a métodos contraceptivos

  • Geografia da População é um dos temas mais recorrentes em provas e deve ser estudado com bastante atenção. A questão propõe uma abordagem transdisciplinar entre a Geografia e a Sociologia, explorando a relação entre natalidade e mudanças sociais. O texto de apoio aborda o fenômeno da queda do crescimento populacional em países europeus. O enunciado busca a opção que contenha uma causa adequada para a transformação descrita. 
    Análise das alternativas:

    A) As razões para a queda da natalidade podem ser muitas, mas, no caso descrito no texto, a razão é  sociológica e relaciona-se com valores diferenciados de vida entre gerações mais jovens e as anteriores. Atualmente, jovens europeus em geral desejam estudar mais e se estabelecer profissionalmente antes de formar uma família. Mesmo depois de casados, muitos ainda questionam a necessidade de ter filhos devido aos altos custos e quando o fazem são em quantidade menor e mais tarde que seus pais e avós.  
    B) Mulheres de países desenvolvidos participam ativamente do mercado de trabalho e adiam para idades mais avançadas a decisão de ter ou não filhos. A natalidade entre jovens europeias é bem baixa. 
    C) O número de casamentos na Europa não guarda relação direta com a decisão de ter filhos como em sociedades mais tradicionais. 

    D) A queda da natalidade leva necessariamente ao envelhecimento da população através da redução da participação de jovens na composição etária total. 

    E) Mortalidade infantil alta é indicador de baixa qualidade de vida da população em geral o que não é o caso da esmagadora maioria da Europa.
     


    Gabarito do professor: A
  • Outras possíveis respostas: aumento de mulheres no local de trabalho, alto custo de vida e expansão do conhecimento a respeito de métodos contraceptivos

  • Letra A

    Devemos ter em mente que a taxa de fecundidade tem reduzido muito, isso porque a mulher saiu de dentro de casa e começou a trabalhar fora, começando assim uma jornada dupla tanto no trabalho quanto em casa, isso fez com que elas quisessem ter menos filhos, fazendo assim com que a taxa de fecundidade diminuísse e tivéssemos um país de idosos no futuro.

    Ou seja, a alternativa correta é a letra A, pois a transformação que houve foi a inserção da mulher no mercado de trabalho.

  • Com a liberdade inerente à mulher, conferida por meio de árduas lutas e movimentos sociais, as mulheres têm acesso também ao mercado de trabalho e de métodos contraceptivos eficazes, os quais impedem a fecundação e proporcionam à mulher galgar jornadas de trabalho e ascenção profissional iguais àquelas que os homens também podem. Diminuindo a taxa de natalidade e aumentando a participação da mulher na sociedade contemporânea.


ID
2728255
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Texto I


“A Sociologia já passou por um longo percurso no EM, até o estágio atual que ocupa. Na versão da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1996, a função do ensino era fazer manifestar nos alunos a postura crítica. Em alguns outros documentos, a Sociologia fora entendida como matéria responsável pela busca da criticidade dos discentes, para fins de transformação da realidade. Tal ‘transformação da realidade’ perpassou a mentalidade de sociólogos que, por motivos diversos, outorgaram para si próprios a tarefa de corroborar para que seus alunos assimilassem um posicionamento político oposicionista à realidade apresentada.”

(Albuquerque, s/d.)


Texto II

“Analisar a realidade social é uma tarefa árdua, mas necessária nas escolas, pois desconstrói noções prematuras e simplórias. Caso contrário, os alunos poderão sair da escola com seus preconceitos ainda mais reforçados, com baixa autoestima, naturalizando ainda mais a situação social em que vivem sem perspectiva para melhorar socialmente sua vida, sua comunidade e seu país.”
(Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n85/07v31n85.pdf.)

Tendo em vista a análise dos textos e a realidade brasileira acerca da sociologia na escola, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2728267
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O desenvolvimento da sociologia no Brasil é dividido em quatro períodos pela maioria dos estudiosos do assunto. O sociólogo e filósofo Nildo Viana, em seu livro Introdução à Sociologia (2006), estabelece os quatro períodos da seguinte maneira:
1) Do final do século XIX até a década de 1930: a fase de elaboração.
2) De 1930 até 1945: o início da institucionalização.
3) O período da consolidação: a partir de 1945.
4) O pleno desenvolvimento da ciência, com aprofundamento dos temas: aproximadamente entre os fins dos anos 1950 e início dos anos 1960.
(Disponível em: http://ricardorose.blogspot.com.br/2011/12/o-desenvolvimento-da-sociologia-no.html.)

Sobre esses períodos e suas respectivas características e acontecimentos, assinale a afirmativa a correta.

Alternativas
Comentários
  • A

    O período da institucionalização da sociologia corresponde à fase em que se realizou uma série de estudos de comunidade, que hoje podem ser consideradas as primeiras pesquisas sociológicas do Brasil.

    O correto é: O período da institucionalização da sociologia corresponde à fase do aparecimento da “sociologia científica” que, baseada no paradigma estrutural-funcionalista, procurava dar ao ensino e à pesquisa sociológica o mesmo nível dos países europeus e dos Estados Unidos.

    B

    A consolidação representa uma fase em que o Brasil e a América Latina como um todo não tinham produção original na área de sociologia. Em que o pensamento sociológico era produzido por intelectuais e políticos.

    O correto é: A consolidação corresponde à fase em que se realizou uma série de estudos de comunidade, que hoje podem ser consideradas as primeiras pesquisas sociológicas do Brasil.

    D

    A fase de elaboração corresponde à fase do aparecimento da “sociologia científica” que, baseada no paradigma estrutural-funcionalista, procurava dar ao ensino e à pesquisa sociológica o mesmo nível dos países europeus e dos Estados Unidos.

    O correto é: A fase de elaboração representa uma fase em que o Brasil e a América Latina como um todo não tinham produção original na área de sociologia. Em que o pensamento sociológico era produzido por intelectuais e políticos.

    __________________________________________________________________________________________

    A alternativa correta é a letra C:

    O pleno desenvolvimento da sociologia se dá em um ambiente de desenvolvimento da industrialização no país e em meio a um grande processo de migração interna, do campo para a cidade e das regiões rurais para as industrializadas.


ID
2770078
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que expressa a concepção da sociologia no século XIX em relação às ciências naturais.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA C : O progresso é inevitável, embora seja gradual, lento e pode ter sua velocidade alterada por reformas de longo alcance.

  • Questão muito mal formulada. O próprio enunciado não deixa claro o que se quer com a questão. O que significa "a concepção da sociologia no século XIX em relação às ciências naturais."? Cadê as Ciências Naturais nas alternativas? Lei da evolução? Tem que ler Lilian Schwarcz que desmistifica essa visão.


ID
2770081
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O clima intelectual do século XIX tentava estabelecer as possibilidades e os limites da ciência no desenvolvimento do processo histórico. A este respeito, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A


ID
2770084
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale o fator que compõe o quadro em que se desenvolveu a sociologia na Europa do século XIX.

Alternativas
Comentários
  • Questão deveria ser anulada, pois a alternativa C também está correta.

  • Desculpe, Marcio Jesus, mas a alternativa C NÃO é correta, pois o século XIX conheceu um aumento da população que alcançou o seu primeiro bilhão, ainda que as condições sanitárias e urbanas ainda estivessem precárias. 

  • C Também está correta. Ainda que a taxa de natalidade tenha aumentado e, consequentemente a população também, a taxa de mortalidade também disparou, resultando em uma vertiginosa queda na expectativa de vida do cidadão comum. Toda a obra marxista é construída nesse cenário social, denunciando-o. Questão mal formulada.


ID
2770087
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociologia surge como ciência na segunda metade do século XIX, apoiada numa concepção de saber científico nomeada positivismo. É característica dessa concepção:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

  • Valeu amigo!!!

  • O gabarito é a alternativa E.

    A crença de que o conhecimento das leis que regem a ocorrência dos fenômenos permitiria prever os comportamentos sociais e geri-los cientificamente.

    Positivismo:

    Ø O principal idealizador do positivismo foi Augusto Comte (1798-1857).

    Ø Os princípios do positivismo se baseavam no pressuposto de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro.

    Ø Segundo o positivismo, as superstições, religiões e demais ensinos teológicos devem ser ignorados.

    Ø Para o positivismo, a ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente.

    Ø São características do positivismo: neutralidade; transposição do método das ciências naturais para as ciências humanas; crença no método científico.

    Ø O positivismo é, portanto, uma filosofia determinista que professa, de um lado, o experimentalismo sistemático e, de outro, considera anticientífico todo estudo das causas finais.

    Ø Para o positivismo, pela observação e pela experimentação se irá descobrir as soluções permanentes que ligam os fatos, cuja importância é básica na reforma econômica, política e social da sociedade.

    Ø Assim como a natureza, a sociedade humana reger-se-ia por leis invariáveis e independentes – leis naturais – que interferem na vida social, econômica, política e cultural de seus membros. O conhecimento dessas leis proporcionaria, pois, o desvendamento da realidade social.


ID
2770090
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O contexto do surgimento da sociologia no século XIX envolveu diversos fatores, dentre os quais destaca-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra A


ID
2775331
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação às características da Perspectiva Funcionalista da Sociologia, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Estuda sistemas sociais como um todo, a forma como funcionam, como mudam e as consequências sociais que produzem.

( ) Os efeitos sobre o funcionamento e os valores do sistema só podem ser do tipo disfuncionais, ou seja, que interferem no sistema.

( ) Tem sido criticada por não priorizar o conflito e a mudança social e por supor que todos os aspectos dos sistemas sociais estão ligados às necessidades do sistema.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • (V) Estuda sistemas sociais como um todo, a forma como funcionam, como mudam e as consequências sociais que produzem.

    Correção: "[...]O funcionalismo postula que a sociedade evolui como organismos.Essa abordagem analisa tanto a estrutura social quanto as funções sociais. O funcionalismo aborda a sociedade como um todo em termos da função de seus elementos constituintes; ou seja, as normas, os costumes, as tradições e as instituições."

    Fonte: Wikipedia.

    (F) Os efeitos sobre o funcionamento e os valores do sistema só podem ser do tipo disfuncionais, ou seja, que interferem no sistema.  

    Correção: "[...] Uma distinção, primeiramente feita por Robert King Merton, é feita entre funções evidentes e funções latentes e também entre funções com efeitos positivos (funcionais ou positivamente funcionais) e negativos (disfuncionais). Assim, descrever uma instituição como "funcional" ou "disfuncional" para os homens equivale a declará-la, respectivamente, "recompensadora" ou "punitiva".[...]"

    Fonte: Wikipédia

    (V) Tem sido criticada por não priorizar o conflito e a mudança social e por supor que todos os aspectos dos sistemas sociais estão ligados às necessidades do sistema.

    Correção: "[...]A grande critica sobre esta visão reside no fato de, como num organismo vivo, haver a tendência em identificar partes deste como mais importantes (órgãos vitais), justificando assim a existência e manutenção ou extinção daqueles considerados como menos importantes. Seriam as partes descartáveis da sociedade.[...]

    Fonte: Wikipédia

    > Meu comentário: Que o Henry Cavill me perdoe por usar Wikipédia como fonte e vocês também, mas foi aquela que melhor casou com a correção.

  • cuidado colega

    rascunho

    é mensagens ainda não editadas por completo

    caixa de saída

    mensagens ainda não enviadas

    mensagens enviadas

    as que já encontra na caixa de entrada do destinatário..


ID
2784580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, no que se refere ao mito e suas relações com a história.


Embora muitos mitos elaborem explicações sobre a origem do universo, sobre a origem de determinado grupo social e sobre fenômenos históricos relevantes (como os contatos interétnicos), eles não podem ser tomados como fontes para o conhecimento historiográfico, por se distanciarem da realidade empírica.

Alternativas
Comentários
  • Embora muitos mitos elaborem explicações sobre a origem do universo, sobre a origem de determinado grupo social e sobre fenômenos históricos relevantes (como os contatos interétnicos), eles não podem ser tomados como fontes para o conhecimento historiográfico, por se distanciarem da realidade empírica.


ID
2822389
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Crítica da sociedade é crítica do conhecimento e vice-versa.

(ADORNO, Theodor W. “Sobre Sujeito e Objeto”. In: Palavras e Sinais − Modelos Críticos 2. Petropólis. Vozes, 1995)


A crítica ao positivismo foi um dos eixos da obra de Theodor Adorno. Dentre seus elementos, destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • A D, a meu ver, está incorreta. Adorno (bem como os demais frankfurtianos) nunca foi contrário às pesquisas empíricas, mas sim ao empirismo, à utilização do dado empírico sem que disso resulte a reflexão teórica. Tanto é que no período de seu exílio nos EUA, nos estudos sobre a personalidade autoritária, ele recorreu amplamente à pesquisa empírica


ID
2998144
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As relações humanas têm sido estudadas como uma ciência – a ciência do comportamento humano, em seu relacionamento intra e interpessoal. O estudo das Relações Humanas vale-se de outras ciências que estudam o homem em seu relacionamento. Assinale a alternativa que indica essas ciências.

Alternativas
Comentários
  • C) Psicopedagogia, Psicologia, Sociologia.

  • Galera, alguém tem sugestão de material sobre esse tema?


ID
3058672
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociologia nasceu em um ambiente capitalista e continua produzindo suas análises e categorias em um estágio avançado de capitalismo. Talvez por isso, Pierre Bourdieu tenha afirmado que é papel da sociologia compreender a cultura vigente, pois a mesma é central no processo de dominação. De qualquer forma, emprestar sentido a tudo o que nos atinge é papel da sociologia contemporânea e, em especial, emprestar sentido a tudo o que atinge a relação sociedade e educação é papel da sociologia da educação. Sobre a reflexão sociológica e o objeto da mesma no tempo presente, anote a única considerada INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Bourdieu define a Sociologia como uma espécia de psico análise coletiva, pois ela precisa se debruçar sobre temas do presente e o sociólogo, que tenta se afastar do objeto de sua pesquisa para produzir o conhecimento necessário, observar as características relevantes e por à prova as teorias conhecidas, precisa voltar à mesma sociedade e lidar com seu trabalho. É bastante diferente do trabalho dos historiadores, por exemplo, que falam de sociedade que, em parte, não existem mais. O sociólogo interage com a sociedade que ele estuda e, em muitos casos, sofre com as análises daí produzida ou por elas é também afetado.
    Quando este autor afirma que conhecer a cultura vigente é conhecer os processos de dominação, o que ele afirma é que, através da sociologia, temos a oportunidade de retirar o véu que dá sentido às relações e assim observar, de forma crua, o que conduz ao quê. Neste sentido, não é apenas pequenos temas, pequenas manifestações da sociedade, da vida do homem comum que serve de objeto ao sociólogo, mas todo o ambiente no qual está inserido. Da microssociologia à macro; das relações familiares às relações de cidadania; da rua ao Estado, tudo é campo para o sociólogo desde que esteja na sociedade.

    Gabarito do professor: letra D.

  • d) A sociologia contemporânea tem se ocupado de uma única tarefa, uma vez que considera temas que apenas o homem comum problematiza em seu dia-dia. Ao concentrar-se sobre os temas comuns, tem sido negligente com temas de especialidades e com temas de entendimento maior.

  • Resposta: Letra D

    Fiz por eliminação, as outras são bem óbvias!

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3058678
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A maturidade da ciência social brasileira não nasceu do acaso, mas sim resultado de um lento processo de reflexões e interpretações de categorias sociológicas oriundas da Europa e que, gradativamente, através de um processo de crescente autonomia foi se desprendendo da lógica europeizante para pensar o Brasil pelo Brasil. Sobre a sociologia brasileira, anote o único enunciado considerado INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • O pensamento pioneiro social brasileiro é normalmente encontrado nos autores apontados como "Intérpretes do Brasil". Caio Prado Jr, Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre são nomes que ofereceram os primeiros esforços na compreensão da peculiaridade brasileira. Euclides da Cunha é um caso a parte, pois esteve presente na Guerra de Canudos como repórter especial. Tal experiência lhe permitiu conhecer  in loco, ou seja, pessoalmente, um Brasil até então desconhecido nas principais cidades, mesmo do nordeste. O mundo sertanejo se mostrou com toda sua peculiaridade em um dos eventos mais vexatórios do Exército Brasileiro. Foi por essa observação que escreveu Os Sertões, um dos primeiro grandes livros a tentar compreender o brasileiro em sua especificidade. Freyre e Holanda, como afirma e letra C, escreveram seus principais trabalhos nos anos 1930, no momento de transição para o que viria a ser conhecida como a entrada do Brasil na modernidade. Outro autor importante na formação da sociologia brasileira é Raymundo Faoro que explicou como o patrimonialismo, fundado nas relações tradicionais brasileiras, se projeta sobre a gestão nacional impedindo o pleno desenvolvimento moderno das administrações impessoais.
    A afirmação que se mostra incorreta sobre a evolução e maturação da sociologia brasileira é a letra D.

    Gabarito do professor: letra D.
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3071458
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Dois temas são fundamentais na teoria elaborada por Augusto Comte: a lei dos três estados e a classificação das ciências. Sobre ambos, é possível afirmar que representam, respectivamente:

Alternativas

ID
3071461
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O fato novo que orientava a reflexão de um conjunto de intelectuais, entre eles Comte, no início do século XIX, é a indústria. Os observadores da época percebiam que algo de original estava acontecendo em relação ao passado. Podemos afirmar que, para Comte:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a!


ID
3090409
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sociologia e sociedade industrial mantêm relações sumamente estranhas. Por um lado, a Sociologia nasceu na sociedade industrial; apareceu e adquiriu importância como consequência da industrialização. Mas, por outro lado, a ‘sociedade industrial’ é a filha mimada da Sociologia, seu próprio conceito pode ser considerado um produto da moderna ciência social. A mútua paternidade é causa de uma relação de parentesco paradoxal e desconhecida inclusive entre os antropólogos. Precisamente por isso parece aconselhável analisar mais detidamente as relações da Sociologia com a sociedade industrial, mitos muito pouco discutidos.


(DAHRENDORF, Ralf. Sociologia e sociedade industrial. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade – Leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1994, p. 118-125) 


A respeito da Sociologia como disciplina científica, a que faz referência o trecho acima, é correto afirmar: 

Alternativas

ID
3241951
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociologia é uma forma de conhecimento originada no século XIX. Como toda forma de conhecimento, ela reflete as preocupações e as necessidades dos homens de seu tempo. “O saber sociológico” nasce ligado a fatores históricos e sociais. O surgimento da sociologia está ligado a um duplo processo que envolve fatores históricos e epistemológicos (SELL, 2014).

A respeito da definição do surgimento da sociologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra: D

    Na visão dos fundadores da sociologia, os fenômenos que caracterizam a modernidade, seja no aspecto econômico, político ou cultural, não podiam mais ser explicados a partir de uma visão filosófica do mundo. Sustentavam, portanto, que era preciso buscar explicações a partir do método experimental e da observação da realidade empírica


ID
3241978
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo.

OS FUNDAMENTOS DO POSITIVISMO

Augusto Comte usa o termo filosofia na acepção geral que lhe davam os antigos filósofos, particularmente Aristóteles, como definição do sistema geral do conhecimento humano; e o termo positivista designa, segundo ele, o real frente ao quimérico, o útil frente ao inútil, o certo frente ao incerto, o preciso frente ao vago, o relativo frente ao absoluto, o orgânico frente ao inorgânico, e o simpático frente à intolerância. Seu método de trabalho é o histórico genético indutivo, ou seja, observação dos fatos, adivinhando-lhes por indução as leis da coexistência e da sucessão, e deduzindo dessas leis, por via da consequência e correlação, fatos novos que escaparam da observação direta, mas que a experiência verificou (RIBEIRO, 2003).

A respeito do positivismo de Augusto Comte, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3241984
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Octaviano Ianni formou-se em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, em 1954. Integrou o corpo de assistentes da Faculdade, na cadeira de Sociologia I, da qual Florestan Fernandes era o titular. Foi um pensador devotado à compreensão das diferenças sociais, das injustiças a elas associadas e dos meios de superá-las. Leia atentamente o trecho abaixo.

[...] os principais emblemas que inspiram e polarizam a análise sociológica nos dias de hoje: _____, sob o qual nasce a sociologia no século XIX, fruto das revoluções industriais, político-sociais e culturais que abalaram o mundo moderno ocidental; _____, que adquire proeminência na passagem do século XIX para o século XX, quando a Sociologia volta-se para o ator social, a identidade e o cidadão; _____, como totalidade complexa e realidade social nova que desafia o ensino e a pesquisa desde o final do século passado, envolvendo configurações e dinâmica próprios, com importantes implicações metodológicas, empíricas e epistemológicas para as ciências sociais (IANNI, 1997).

A respeito das ideias deste sociólogo, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas

ID
3328834
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos percursores da sociologia enquanto campo do conhecimento científico foi Saint-Simon, do qual as ideias serviu de referência para dois grandes pensadores que foram responsáveis pelo surgimento da Sociologia, Auguste Comte e Karl Marx. A respeito deste autor, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Nunca nem ouvi falar sobre Saint Simon mas só sabendo o básico sobre Comte e o Marx eliminei todas as outras alternativas tirando a A pois no enunciado diz que ele influênciou o Auguste e o Karl


ID
3328843
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito da “Escola Americana” de sociologia os trabalhos desenvolvidos na Universidade de Chicago tiveram grande repercussão dentro das ciências sociais. A respeito da “Escola de Chicago” [...].


Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3328855
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Positivismo, o Marxismo e a Fenomenologia são considerados os pilares do pensamento e logo da episteme nas Ciências Sociais. A respeito da Fenomenologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fenomenologia  é uma metodologia e corrente filosófica que afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos – tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essência, sua "significação". Edmund Husserl - filósofo, matemático e lógico – é o fundador desse método de investigação filosófica e quem estabeleceu os principais conceitos e métodos que seriam amplamente usados pelos filósofos desta tradição.

  • A questão trata das principais correntes de pensamento nas Ciências Sociais. Sobre o tema, pode-se julgar que:

    A) Fenomenologia difundiu-se principalmente a partir das ideias de Husserl, tendo como elemento principal a atenção ao mundo vivido e pelos sujeitos considerados isoladamente

    A alternativa está CORRETA. Trata-se da Fenomenologia.

    B) Esta corrente de pensamento se desenvolveu no início do século XIX, influenciada pelos avanços técnicos e políticos daquele contexto, sendo suas marcas a busca por padrões e regularidades dos fenômenos

    A alternativa está ERRADA. A assertiva faz referência ao Positivismo.

    C) A sociedade enquanto enfoque de análise desta corrente se preocupou com as questões do fenômeno da cisão crescente entre classes

    A alternativa está ERRADA. Trata-se da perspectiva teórica do Marxismo.

    D) Segundo as premissas fenomenológicas as ações carecem de intencionalidade, cabendo então as pesquisas focarem-se na busca por desvendar as determinações inconscientes dos sujeitos ao agirem

    A alternativa está ERRADA. A perspectiva fenomenológica foca na ação visível e concreta dos sujeitos, não se importando com as motivações ou determinações inconscientes dessas ações.

    Portanto, o gabarito é a alternativa A.


ID
3328861
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. “Os conhecimentos de Antropologia e Sociologia contribuem igualmente para a construção da identidade social e, sem negar os conflitos, a convivência pacífica. Dá-se especial destaque ao ________________________ proposto pelas correntes antropológicas surgidas após a Segunda Guerra Mundial, que advogam o direito de todos os povos e culturas construírem sua organização própria, respeitando da mesma forma os direitos alheios” (BRASIL, 2006, p. 12).

Alternativas
Comentários
  • Sobre o relativismo cultural, ler mais em: https://cafecomsociologia.com/o-que-e-relativismo-cultural/

  • Não. Fundação Pública de Direito Público é criada por lei; equiparada a uma autarquia (por isso dispensa registro civil).

    A Fundação Público de Direito Privado que é autorizada por lei e necessita de registro.

  • Relativismo cultural é um ponto de vista, muito assimilado na área da Antropologia, que percebe diversas culturas livres de etnocentrismo. Ou seja, o observador imbuído dessa visão procura evitar julgar as outras pessoas por meio de sua própria visão de mundo e de suas experiências.

    FONTE: https://abstracta.pro.br/relativismo-cultural/#:~:text=Relativismo%20cultural%20%C3%A9%20um%20ponto,mundo%20e%20de%20suas%20experi%C3%AAncias.

    :^]

  • VALEU TIAGO!!! MUITAS PESSOAS ESTUDAM POR ESSES COMENTÁRIOS...


ID
3328864
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A primeira constatação é que as ciências sociais brasileiras privilegiam a teoria em detrimento da pesquisa, promovendo um conhecimento antes erudito do que técnico” (CANO, 2012). Considerando os apontamentos do autor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Por favor, gostaria que alguém explicasse essa questão...

  • Eu não sei qual foi o referencial que o elaborador da questão encontrou para atribuir a "alternativa A" como correta...

    O postulado denunciado pelo autor é transposto à realidade escolar, configurando em grande parte dos casos cursos de História do Pensamento Sociológico do que Sociologia propriamente.

  • A frase citada no enunciado da questão pertence a Ignacio Cano e pode ser encontrada no artigo “Nas trincheiras do método: o ensino da metodologia das ciências sociais no Brasil”.

    Nesse artigo, Cano reflete sobre o ensino tradicional das ciências sociais no Brasil. O autor parte do diagnóstico de que há uma ênfase excessiva nos autores e estudos clássicos e na erudição em detrimento da pesquisa empírica.

    Diante disso, podemos julgar as alternativas.

    A) O postulado denunciado pelo autor é transposto à realidade escolar, configurando em grande parte dos casos cursos de História do Pensamento Sociológico do que Sociologia propriamente.

    A alternativa está CORRETA. A formação universitária em Ciências Sociais enfatiza as teorias, a compreensão do pensamento dos autores clássicos e a releitura de obras clássicas. A preocupação com a prática de pesquisas sociológicas é relegada para segundo plano. Isso é transposto ao ensino de Ciências Sociais no Ensino Médio, por exemplo. Nessa fase do processo educacional, aos alunos é apresentado um curso que foca mais a História do Pensamento Sociológico do que um curso que ensina a pensar sociologicamente e a pesquisar cientificamente aspectos da vida social.

    B) Este posicionamento remete a uma erudição que valora igualmente o fazer e o pensar.

    A alternativa está INCORRETA. O posicionamento de Cano entende que fazer e pensar apresentam valorações diferentes. Para o autor, aprender a pesquisar empiricamente é o objetivo do ensino de métodos nas Ciências Sociais e não formar eruditos. Desse modo, percebe-se que Cano valora positivamente o fazer face ao pensar.

    C) Tal afirmação se faz verdadeira apenas para o contexto universitário, sendo na escola básica o contrário que se manifesta de modo geral.

    A alternativa está INCORRETA. Como explicado na alternativa A, a ênfase nos estudos teóricos na formação universitária se reflete na educação básica. Aos alunos da educação básica são apresentados conceitos e teorias, mas pouco é ensinado sobre como mobilizar esse referencial teórico para conhecer a realidade social.

    D) A citação do autor em nada remete a própria formação social brasileira, uma vez que nesta há simetria entre os ofícios do fazer e do pensar.

    A alternativa está INCORRETA. A citação de Cano remete justamente a formação das Ciências Sociais no Brasil. Na origem do pensamento social brasileiro, muita ênfase se conferiu ao ensaísmo e pouco se avançou em termos de pesquisa empírica. Ainda que com menos força, essa marca do processo de formação do campo das Ciências Sociais permanece até hoje: há uma assimetria entre o fazer e o pensar, no qual esse último ainda se destaca. 

    Portanto, o gabarito é a letra A.


ID
3328867
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente, as lacunas. “De fato, a tradição de estudar um _________________ através da coleta de ______________________ de seus membros, solicitados com este propósito, fez um grande sucesso nas ciências sociais polonesas durante décadas. Por outro lado, este trabalho [O Camponês Polonês na Europa e na América (Thomas Znaniecki) ] teve grande importância no surgimento da ___________________ como um ferramenta de pesquisa social, analisando o percurso biográfico de um indivíduo através de sua própria visão”. (CANO, 2012)

Alternativas
Comentários
  • B) De fato, a tradição de estudar um grupo social através da coleta de relatos autobiográficos dos seus membros, solicitados com este propósito, fez um grande sucesso nas ciências sociais polonesas durante décadas. Por outro lado, este trabalho teve grande importância no surgimento da história de vida como uma ferramenta de pesquisa social, analisando o percurso biográfico de um indivíduo através de sua própria visão”. (CANO, 2012)


ID
3328885
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Em síntese, a sociologia brasileira está amplamente marcada pela obra de Florestan Fernandes, de tal maneira que está presente na formação dessa sociologia em dois modos particularmente notáveis” (IANNI, 1996). Considerando os apontamento feitos por Otávio IANNI no artigo intitulado “A sociologia de Florestan Fernandes”, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • C) Florestan Fernandes teve como marco de sua obra e reflexões o abandono dos clássicos sociológicos, defendendo que estes se dedicaram a pensar realidades burguesas, sendo a sociologia uma ferramenta de superação deveria buscar novos referenciais


ID
3330241
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia atentamente a passagem a seguir:

“Para nós, mais calejados, o paradoxo é menor, uma vez que sabemos que, de modo constitutivo, a sociedade em que vivemos – e, salvo se negamos sua existência como fazem alguns sociólogos, a sociedade constitui o objeto da Sociologia – é essencialmente contraditória em si mesma. Assim, já não surpreende tanto que a ciência que se ocupa com fenômenos sociais ou fatos sociais , faits sociaux, também não apresente uma continuidade em si mesma”. (Adorno, 53, 2008)

Com base no que é abordado na citação acima é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê da E estar correta.

  • Gostaria de explicações sobre a alternativa correta


ID
3330244
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Auguste Comte, é considerado dentro do pensamento Sociológico um dos fundadores de tal ciência. Este autor já no início do século XIX afirmou poder cunhar ao campo filosófico dedicado aos estudos da sociedade o termo Sociologia atualmente utilizado.

Assinale a alternativa que represente os preceitos metodológicos defendidos por Comte a respeito dos estudos da Sociologia:

Alternativas

ID
3330262
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A chamada “Escola de Frankfurt” marcou o pensamento ocidental por suas contribuições teóricas e reflexões críticas à sociedade moderna. Assinale a alternativa correta a respeito desta:

Alternativas

ID
3330274
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O processo de implementação de um campo disciplinar científico em disciplina escolar está intimamente relacionado ao direcionamento ideológico e percalços de suas instituições reguladoras, no caso o Estado.

Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Resposta A: Durante o período militar os sociólogos podiam ministrar aulas de Estudos Sociais

  • Acredito que o erro da Alternativa A esteja no verbo "podiam". Na Ditadura Militar, o verbo que imperava era "deve", era o autoritarismo. Ou seja, não havia escolha: tinha que dar aula de Estudos Sociais.