SóProvas


ID
14761
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No planejamento de recursos humanos a relação entre o número de horas perdidas e o número de horas planejadas para o processo produtivo denomina-se índice de

Alternativas
Comentários
  • índice de absenteísmo (ausências no trabalho): mede a diminuição da carga total de horas de trabalho
  • Engraçado essas questões, o item c) produtividade, pode induzir o candidato ao erro, pois a falta ao trabalho dos empregados (absenteísmo) influi diretamente na produtivaidade da empresa.
  • QUESTÃO CAPCIOSA QUE REQUER INTERPRETAÇÃO HOLISTICA DO CANDIDATO. 1 - ABSENTEÍSMODuração do tempo de trabalho não-utilizado pelos funcionários.Ex. atrasos, faltas, ausências, etc.ÍNDICE DE ABSENTEÍSMO =(Nº DE PESSOAS/HORAS AUSENTE) / (Nº TOT DE PESSOAS/HORA TOT TRABALHO)
  • Concordo com o colega Big. Deve-se prestar atenção mesmo nesse tipo de questão pois tende a levar-nos ao erro. Tb me confundi com produtividade.Aqui vão alguns esclarecimentos sobre o Absenteísmo:O termo absenteísmo é usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja porfalta ou atraso, devido a algum motivo interveniente.Ter funcionários nem sempre significa tê-los trabalhando durante todos os momentos do horário de trabalho. Asausências dos empregados ao trabalho provocam distorções quando se refere ao volume e disponibilidade ou atraso detrabalho. Essas ausências são as faltas ou atrasos ao trabalho. O absenteísmo é a principal conseqüência. O oposto doabsenteísmo é a presença. Está relacionada com o tempo em que o funcionário está no trabalho.O absenteísmo ou ausentismo é a freqüência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho,seja ela por falta ou algum motivo de atraso.Bons estudos!
  • Para quem ficou em dúvida com relação a produtividade:

    A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados.

    A produção é definida como os bens produzidos(quantidade de produtos produzidos). Os fatores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por factores utilizados maior é a produtividade (índice de produtividade).

    A produtividade é muitas vezes medida por trabalhador mas em muitas situações onde os custos com pessoas são uma percentagem reduzida dos custos totais têm que se ter em conta os outros fatores necessários para produzir os resultados pretendidos.

    O grau de produtividade de um agente econômico (pessoa, empresa, país, etc.) é, regra geral, um dos melhores indicadores para a medição do nível de eficiência e eficácia do mesmo.

    No ambiente agronômico ou agrícola, produtividade é definida como a quantidade de produção por unidade de área. Exemplo kg/ha = kilogramas por hectare.

    Em economia, produtividade é a capacidade dos fatores de produção para criar produto.

    É comum utilizar a expressão "produtividade", associada à produtividade do trabalho, ou seja a quantidade de produto que se obtêm, utilizando uma unidade de fator trabalho.

    Bons estudos!!


     

  • Aos não assinantes:

    GABARITO: B

  • Questão tranquila.

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    Absenteísmo é quando o colaborador falta do trabalho ou se atrasa, seja por problemas pessoais, do trabalho ou por motivos de saúde. Todo o tipo de ausência (exceto as férias) é considerado absenteísmo, voluntário ou involuntário como: advertência ou suspensão do funcionário, faltas legais como licença maternidade, afastamentos pelo INSS e atestados médicos, assim como os motivos particulares e não justificados.

    Logo, o índice ou taxa de absenteísmo é o indicador que avalia se esse número é alto ou baixo e serve também para identificar possíveis problemas que acontecem dentro da empresa, que possivelmente, não seriam diagnosticados caso não houvesse uma forma de medir por meio das faltas.

    FONTE: https://blog.solides.com.br/aprenda-a-calcular-o-absenteismo/