-
Gabarito A. As organizações sociais são conseqüências da necessidade que as pessoas têm de relacionar-se e juntar-se com outras pessoas a fim de poder realizar seus objetivos. Dentro da organização social as pessoas ocupam certos papéis. Papel é o nome dado a um conjunto de comportamentos solicitados a uma pessoa. Papel é a expectativa de desempenho por parte do grupo social e a conseqüente intemalização dos valores e normas que o grupo explícita ou implicitamente prescreve para o indivíduo. O papel prescrito para o indivíduo é reforçado pela sua própria motivação em desempenhá-lo eficazmente. Como cada pessoa pertence a vários grupos e organizações, ela desempenha diversos papéis, ocupa muitas posições e suporta grande número de normas e regras diferentes.
-
Mata-se a questão quando se lê "o administrador deve fazer uma escolha".
-
é verdade colega
-
Papéis dos Administradores
Mintzberg (apud STONER, 1999) fez um levantamento sobre os papéis dos Administradores dividindo-os em Papéis Interpessoais, Papéis Informacionais e Papéis Decisórios. Esses papéis são desenvolvidos constantemente no dia-a-dia dos Administradores.
Papéis Interpessoais
São os papéis que os Administradores executam relativos ao relacionamento com as pessoas e construção conjunto dos resultados. São divididos em três papéis: Símbolo, Líder e Ligação.
Símbolo representa a função de estar presente em locais e momentos importantes, basicamente tarefas cerimoniais, comparecer a casamentos, e outros eventos. O Administrador representa a organização, portanto ele é um símbolo desta organização, e ela será conceituada à partir do Administrador.
Líder é o papel que o Administrador representa o tempo todo, pois ele é responsável por seus atos e de todos seus subordinados.
Elemento de Ligação é o papel que o Administrador representa ao possibilitar relacionamentos que auxiliam o desenvolvimento de sua empresa e de outros. Ele faz o intercâmbio entre pessoas que irão gerar novos negócios ou facilitar os negócios existentes.
(CONTINUA...)
-
Papéis Informacionais
As organizações, o mercado, as pessoas vivem em torno da um fluxo intenso e contínuo de informações, para um bom desenvolvimento, as empresas e os Administradores precisam saber receber, tratar e repassar essas informações. Nesse cenário são destacados três papéis: Coletor; Disseminador; e Porta-voz.
O Coletor busca as informações dentro e fora das organizações, procura se informar o máximo possível nas mais variadas fontes de informação. O papel do coletor é possuir o maior volume de informações relativas à organização.
Disseminador é o papel que o Administrador representa ao comunicar as informações à equipe para mantê-la atualizada e em sintonia com a empresa.
O Administrador deve ser um Porta-voz quando se faz necessário comunicar informações para pessoas que se localizam fora da organização. O Administrador deve possuir a sensibilidade para discernir entre o que pode ou não ser comunicado as informações empresariais.
(CONTINUA...)
-
Papéis Decisórios
Com toda a informação disponível, cabe aos Administradores estudarem-na e tomar decisões baseadas nelas. As decisões são de responsabilidade total dos Administradores, por isso é necessário cautela e preparo para tomá-las. Quatro são os papéis decisórios, Empreendedor, Solucionador de Problemas, Alocador de Recursos e Negociador.
Empreendedor é o papel que o Administrador assume ao tentar melhorar seus negócios propondo maneiras inovadores ou novos projetos que alavanquem a organização.
O Administrador é um solucionador de problemas, pois se encontra em um ambiente instável e suscetível a um variado leque de problemas. Ele deve atuar identificando esses problemas e apresentando soluções, portanto um Solucionador de Problemas.
Alocador de recursos, porque o dirigente está inserido em um cenário de necessidades ilimitadas para recursos limitados, assim sendo ele deve encontrar o equilíbrio para alocar a quantidade correta de recursos e sua utilização. Todo Administrador deve ser um bom negociador, pois estará praticando esse papel constantemente em suas atividades. Ele deve negociar tanto com o ambiente interno como com o ambiente externo sempre objetivando os melhores resultados para sua empresa e para a sociedade.
FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/administrador-habilidades-e-caracteristicas/13089/
-
essas explicações muitos extensas não são muito úteis.. pois, geralmente já estamos um pouco cansados quando vamos resolver questões, e precisamos do máximo de simplicidade.
-
''Envolvem eventos em que o administrador deve fazer uma escolha'' nesse trecho já podemos matar a questão.
A) decisórios.
-
a) decisório - momento que o administrador com as informações obtidas, analisa e toma a decisão mais acertada.
-
papéis interpessoais: como o administrador interage -> advêm diretamente do status e da autoridade formal dos gerentes. eles precisam representar (representação) a organização em cerimônias e atos internos e externos, fazer contatos (ligação) e liderar (liderança) pessoas
*Representação/Símbolo (figura de proa-chefe) - papel desempenhado em atos e cerimônias formais.
*Líder - responsável pelo trabalho de outras pessoas. como os administradores trabalham com e por meio de outras pessoas, são responsáveis tanto pelos atos dos subordinados quanto pelos próprios. de fato, o sucesso ou o fracasso dos subordinados é medida direta de seu próprio sucesso ou fracasso. como os dirigentes contam com subordinados e outros recursos, devem realizar mais do que os não dirigentes. isso significa ser responsável pela motivação e atuação dos funcionários, responsável pela assessoria, treinamento e deveres associados.
*Contato/Elementos de ligação - por meio do estabelecido de uma rede de contatos com chefes, subordinados, pares e pessoas de fora da organização.
papéis informacionais: como o administrador intercambia e processa a informação -> monitoração; determinação; porta-voz
papéis decisórios: como o administrador utiliza informações nas suas decisões -> empreendimento; solução de conflitos; alocação de recursos; negociação
-
Habilidades humanas + conceituais : decisorias
Apenas Habilidades humanas : informacional.
ESTUDA Guerreiro ♥️
Fé no pai que sua aprovação sai .
-
Papéis Interpessoais
Símbolo à Representa em solenidades – Acompanha visitantes
Líder à Motiva – influencia – Orienta funcionários (Hab. Humanas)
Elemento de ligação à Redes de contatos – Constrói coalizões e alianças – Contato com exterior
Papéis Informacionais
Monitor à Coleta informações – Leitura de relatórios
Disseminador à Partilha informações com grupo
Porta voz à Comunica à imprensa
Papéis Decisórios
Empreendedor à Identifica oportunidades – Implementa projetos – Novas iniciativas (Hab. Conceituais)
Solucionador de conflitos à Moderador e negociador em crises e conflitos (Hab. Humanas)
Administrador de recursos à Orçamento – Alocar recursos – Programação do trabalho
Negociador à Negocia com sindicatos – Fornecedores – Clientes
-
GABARITO: LETRA A
OS PAPÉIS DO ADMINISTRADOR
Mintzberg identifica dez papéis específicos do administrador divididos em três categorias: INTERPESSOAL, INFORMACIONAL E DECISORIAL. Por papel entende-se conjunto de expectativas da organização a respeito do comportamento de uma pessoa. Cada papel representa atividades que o administrador conduz para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar e que serão estudadas mais adiante.
1. PAPÉIS INTERPESSOAIS: representam as relações com outras pessoas e estão relacionados às habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados.
2. PAPÉIS INFORMACIONAIS: descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de informações. Um administrador no nível institucional passa em média cerca de 75% do seu tempo trocando informações com outras pessoas dentro e fora da organização. Mostram como o administrador intercambia e processa a informação.
3. PAPÉIS DECISÓRIOS: envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha. Esses papéis requerem tanto habilidades humanas como conceituais. Mostram como o administrador utiliza a informação em suas decisões.
INTERPESSOAL – REPRESENTAÇÃO – Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, acompanha visitantes e assina documentos.
INTERPESSOAL – LIDERANÇA – Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados.
INTERPESSOAL – LIGAÇÃO – Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões.
ð INTER – REPRESENTA LIDERANÇA E LIGAÇÃO.
INFORMACIONAIS – MONITORAÇÃO – Manda e recebe ligações, lê revistas e relatórios e mantém contatos pessoais.
INFORMACIONAIS – DISSEMINAÇÃO – Envia informações para membros de outras organizações, envia memorandos e relatórios, telefonemas e contatos.
INFORMACIONAIS – PORTA-VOZ -Transmite informações para pessoas de fora, por meio de conversas, relatórios e memorandos.
ð INFORMO, TRASMITO, DISSEMINO POR PORTA.
DECISORIAL – EMPREENDIMENTO – Inicia projetos, identifica novas ideias, assume riscos, delega responsabilidades de ideia para outros.
DECISORIAL -RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e mudanças.
DECISORIAL – ALOCAÇÃO DE RECURSOS – Decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades.
DECISORIAL – NEGOCIAÇÃO – Representa interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos.
ð DECIDO OS EMPRENDIMENTOS, RESOLVO, ALOCO E NEGOCIO.
MEUS RESUMOS DAS AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO.
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os papeis dos administradores. A alternativa correta deverá nos apresentar uma afirmação correta sobre os papéis dos administradores.
Chiavenato (2014) nos apresenta os papéis do administrador segundo Mintzeberg, divididos em três categorias: interpessoal, informacional e decisorial.
Papéis interpessoais: representam as relações com outras pessoas e estão relacionados às habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados. Compõem-se pelos seguintes:
- Representação: assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, acompanha visitantes e assina documentos legais
- Liderança: dirige e motiva as pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com o subordinados
- Ligação: mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões
Papéis informacionais: descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de informações. Um administrador no nível institucional passa em média cerca de 75% do seu tempo trocando informações com outras pessoas dentro e fora da organização. Mostram como o administrador intercambia e processa a informação. Neste grupo, há os seguintes papeis:
- Monitoração: manda e recebe informação, lê revistas e relatórios e mantém contatos pessoais
- Disseminação: envia informação para es membros de outras organizações, envia memorandos e relatórios, telefonemas e contatos.
- Porta voz: transmite informações para pessoas de fora, por melo de conversas, relatórios e memorando
Papéis decisórios: envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha. Esses papéis requerem tanto habilidades humanas como conceituais. Mostram como o administrador utiliza a informação em suas decisões. Composto por:
- Empreendimento: Inicia projetos, identifica novas ideias, assume riscos, delega responsabilidades de ideias pata outros
- Resolução de conflitos: Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e mudanças
- Alocação de recursos: decide a quem atribuir recursos, programa, orça e estabelece prioridades
- Negociação: representa interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos
Tendo visto o assunto, notamos que o que a questão exigia se relaciona aos papéis decisórios, alternativa "A".
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVANATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
-
Escolha=decisão