SóProvas


ID
1476454
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“A melhoria contínua e a qualidade são abordagens incrementais para obter excelência em qualidade nos produtos e processos, objetivando fazer acréscimos contínuos de valor.” (Chiavenato, 2003.)

A qualidade e a melhoria contínua seguem um processo composto de etapas. Acerca dessas etapas, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. CHIAVENATO [2009] 28.1 MELHORIA CONTÍNUA = A melhoria contínua teve seu início com autores vinculados com a Teoria Matemática. Ela começou com os primeiros trabalhos de implantação do controle estatístico de qualidade. Nenhum programa de melhoria organizacional decretado de cima para baixo é bem-sucedido. Todos os processos de mudança desenvolvidos com sucesso começaram pequenos. Na maioria dos casos, começaram apenas com uma equipe e de baixo para cima, ou seja, da base para a cúpula. A melhoria contínua é uma técnica de mudança organizacional suave e contínua centrada nas atividades em grupo das pessoas. Visa à qualidade dos produtos e serviços dentro de programas a longo prazo, que privilegiam a melhoria gradual e o passo a passo por meio da intensiva colaboração e participação das pessoas. Trata-se de uma abordagem incrementai e participativa para obter excelência na qualidade dos produtos e serviços a partir das pessoas.
    A filosofia da melhoria contínua deriva do kaIzen (do japonês kai, que significa mudança, e zen, que significa bom). Kaizen é uma palavra que significava um processo de gestão e uma cultura de negócios e que passou a significar aprimoramento contínuo
    e gradual, implementado por meio do envolvimento ativo e comprometido de todos os membros da organização no que ela faz e na maneira como as coisas são feitas. O kaizen é uma filosofia de contínuo melhoramento de todos os empregados da organização,  de maneira que realizem suas tarefas um pouco melhor a cada dia. Fazer sempre melhor. É uma jornada sem fim que se baseia no conceito de começar de um modo ferente a cada dia e que os métodos de trabalho podem ser sempre melhorados.1 Mas, a abordagem kaizen não significa somente fazer melhor as coisas, mas conquistar resultados específicos (como eliminação do desperdício - de tempo, material, esforço e dinheiro - e elevação da qualidade - de produtos, serviços, relacionamentos interpessoais e competências pessoais) para reduzir custos de fabricação, projetos, estoques e distribuição a fim de tomar os clientes mais satisfeitos. Para o kaizen, nada é estático e nem há manutenção do status quo, pois tudo deve ser  visto continuamente. As melhorias não precisam ser grandes, mas devem ser contínuas e constantes. A mudança é endêmica. Na realidade, o kaizen é uma maneira de pensar e agir baseada nos seguintes princípios:

    1. Promover aprimoramentos contínuos.
    2. Enfatizar os clientes.
    3. Reconhecer os problemas abertamente.
    4. Promover a discussão aberta e franca.
    5. Criar e incentivar equipes de trabalho.
    6. Gerenciar projetos por intermédio de equipes multifuncionais.
    7. Incentivar o relacionamento entre as pessoas.
    8. Desenvolver a autodisciplina.
    9. Comunicar e informar a todas as pessoas.
    10. Treinar intensamente e capacitar todas as pessoas.

  • O objetivo é fazer acréscimos de valor continuamente. Ambas seguem um processo composto das seguintes etapas:

    1.Escolha de uma área 'de melhoria, como redução da percentagem de defeitos; redução no tempo de ciclo de produção; redução no tempo de parada de máquinas ou redução do absenteísmo do pessoal.

    2. Definição da equipe de trabalho que tratará da melhoria. A melhoria contínua e a qualidade total põem forte ênfase no trabalho em equipe. São técnicas participativas para mobilizar as pessoas na derrubada de barreiras à qualidade.

    3. Identificação dos benchmarks. Benchmark significa um padrão de excelência que deve ser identificado, conhecido, copiado e ultrapassado. O benchmark pode ser interno (de outro departamento, por exemplo) ou externo (uma empresa concorrente ou excelente). O benchmark serve como guia de referência.

    4. Análise do método atual. A equipe de melhoria analisa o método atual de trabalho para comparar e verificar como ele pode ser melhorado para alcançar ou ultrapassar o benchmark focalizado. Equipamento, materiais, métodos de trabalho, pessoas, habilidades devem ser considerados nessa análise.

    5. Estudo piloto da melhoria. A equipe desenvolve um esquema piloto para solucionar o problema e melhorar a qualidade e testa a sua relação de custo e benefício.

    6. Implementação das melhorias. A equipe propõe a melhoria e cabe à direção assegurar sua implementação. A melhoria fortalece a competitividade da organização e aumenta a motivação das pessoas envolvidas no processo incremental.

  • Alternativa C-

    Um exemplo disso é o Brainstorming, que é uma ferramenta utilizada na gestão da qualidade empresarial que significa "Tempestade de idéias", ou seja, conjunto de ideias de pessoas diferentes, opiniões diferentes. Aquela velha história de que duas ou mais mentes pensam melhor que uma.

    Consiste em um processo de grupo no qual os indivíduos emitem idéias de forma livre, sem críticas, no menor espaço de tempo possível. Busca-se diversidade de opiniões através de um processo de criatividade grupal, com o intuito de coletar informações e sugestões que auxiliem no processo de melhoria contínua da organização.

  • Era da gestão da qualidade total

    Cenário mais competitivo trouxe novas normas internacionais de qualidade, como a ISO 9000, e as diversas leis de proteção ao consumidor. A qualidade passou a ser encarada como um aspecto principal para que os desejos e necessidades dos clientes (internos e externos) sejam atendidos e a empresa atinja os resultados esperados.

    Busca melhoria contínua, foco no cliente, envolvimento dos empregados e benchmarking.

    Centrada na participação de todos os seus membros.

    Etapas:

    1. Escolha de uma área de melhoria -> ex: redução da porcentagem de defeitos
    2. Definição da equipe de trabalho que tratará da melhoria -> técnica participativa
    3. Identificação dos benchmarks
    4. Análise do método atual
    5. Estudo piloto da melhoria
    6. Implementação das melhorias