SóProvas


ID
1477357
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conta é a expressão qualitativa e quantitativa de fatos de mesma natureza, evidenciando a composição, a variação e o estado do patrimônio, bem como de bens, direitos, obrigações e situações nele não compreendidas, mas que, direta ou indiretamente, possam vir a afetá-lo. Na administração pública, as contas são agrupadas segundo suas funções, com vistas a possibilitar as seguintes condições, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o MCASP P IV:

    a)Identificar, classificar e efetuar a escrituração contábil, pelo método das partidas dobradas, dos atos e fatos de gestão, 

    (((((de acordo com os usos e costumes)))))ERRADO.

    Correto seria: "Identificar, classificar e efetuar a escrituração contábil, pelo método das partidas dobradas, dos atos e fatos de gestão, de maneira uniforme e sistematizada;"


    CORRETO - b) Determinar os custos das operações do governo.

    CORRETO - c) Elaborar os Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial, a Demonstração das Variações Patrimoniais, de Fluxo de Caixa, das Mutações do Patrimônio Líquido e do Resultado Econômico.

    CORRETO - d) Controlar contabilmente os atos potenciais oriundos de contratos, convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres.

    CORRETO - e) Acompanhar e controlar a aprovação e a execução do planejamento e do orçamento, evidenciando a receita prevista, lançada, realizada e a realizar, bem como a despesa autorizada, empenhada, realizada, liquidada, paga e as dotações disponíveis.



  • Esse resultado econômico que a letra C fala não foi substituido pela DVP????

  • Demonstração do resultado econômico foi excluido pela Resolução CFC 1.437/13. 

  • A Demonstração do Resultado Econômico será de elaboração facultativa pelos entes da Federação.

    Apesar de ter sido excluída da NBC T 16.6 - Demonstrações Contábeis, a Demonstração do Resultado Econômico consta na NBC T 16.11 - Sistema de Informação de Custos do Setor Público, como demonstrativo para análise de custos no setor público.


    NBC T 16.11 - Sistema de Informação de Custos do Setor Público

    Demonstração do resultado econômico (Incluído pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    25.   As informações de custos descritas nesta Norma podem subsidiar a elaboração de relatórios de custos, inclusive da Demonstração do Resultado Econômico (DRE). (Incluído pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    26.   A DRE evidencia o resultado econômico de ações do setor público. (Incluído pela Resolução CFC n.º 1.437/13)

    27.   A DRE deve ser elaborada considerando sua interligação com o subsistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura:

    (a)  receita econômica dos serviços prestados, dos bens e dos produtos fornecidos;

    (b)  custos e despesas identificados com a execução da ação pública; e

    (c)  resultado econômico apurado. (Incluído pela Resolução CFC n.º 1.437/13).


    Fonte: Manual Completo de Contabilidade Pública, Deusvaldo Carvalho e Marcio Ceccato, p. 716, 2ª ed.