SóProvas


ID
1477810
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O primeiro... problema que as árvores parecem propor-nos é o de nos conformarmos com a sua mudez. Desejaríamos que falassem, como falam os animais, como falamos nós mesmos. Entretanto, elas e as pedras reservam-se o privilégio do silêncio, num mundo em que todos os seres têm pressa de se desnudar. Fiéis a si mesmas, decididas a guardar um silêncio que não está à mercê dos botânicos, procuram as árvores ignorar tudo de uma composição social que talvez se lhes afigure monstruosamente indiscreta, fundada que está na linguagem articulada, no jogo de transmissão do mais íntimo pelo mais coletivo.

Grave e solitário, o tronco vive num estado de impermeabilidade ao som, a que os humanos só atingem por alguns instantes e através da tragédia clássica. Não logramos comovê-lo, comunicar-lhe nossa intemperança. Então, incapazes de trazê-lo à nossa domesticidade, consideramo-lo um elemento da paisagem, e pintamo-lo. Ele pende, lápis ou óleo, de nossa parede, mas esse artifício não nos ilude, não incorpora a árvore à atmosfera de nossos cuidados. O fumo dos cigarros, subindo até o quadro, parece vagamente aborrecê-la, e certas árvores de Van Gogh, na sua crispação, têm algo de protesto.

De resto, o homem vai renunciando a esse processo de captura da árvore através da arte. Uma revista de vanguarda reúne algumas dessas representações, desde uma tapeçaria persa do século IV, onde aparece a palmeira heráldica, até Chirico, o criador da árvore genealógica do sonho, e dá a tudo isso o título: Decadência da Árvore. Vemos através desse documentário que num Claude Lorrain da Pinacoteca de Munique, Paisagem com Caça, a árvore colossal domina todo o quadro, e a confusão de homens, cães e animal acuado constitui um incidente mínimo, decorativo. Já em Picasso a árvore se torna raríssima, e a aventura humana seduz mais o pintor do que o fundo natural em que ela se desenvolve.

O que será talvez um traço da arte moderna, assinala- do por Apollinaire, ao escrever: "Os pintores, se ainda observam a natureza, já não a imitam, evitando cuidadosamente a reprodução de cenas naturais observadas ou reconstituídas pelo estudo... Se o fim da pintura continua a ser, como sempre foi, o prazer dos olhos, hoje pedimos ao amador que procure tirar dela um prazer diferente do proporcionado pelo espetáculo das coisas naturais". Renunciamos assim às árvores, ou nos permitimos fabricá-las à feição dos nossos sonhos, que elas, polidamente, se permitem ignorar.

(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond de. "A árvore e o homem", em Passeios na Ilha, Rio de Janeiro: José Olympio, 1975, p. 7-8)

Identifica-se um efeito e sua causa, respectivamente, nos segmentos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    Não consegui entender a questão. Alguém fundamenta???

  • Eu também errei:

    b) parece comparativa;
    c) parece "classificativa"
    d) parece meramente "disjuntiva"
    a dúvida seria entre as a) e e):
    a) "consideramo-lo um elemento da paisagem" porque "incapazes de trazê-lo à nossa domesticidade"
    e
    e) "que talvez se lhes afigure monstruosamente indiscreta" porque se considera que "está fundada na linguagem articulada"
  • O conectivo QUE na alternativa A é causal, basta substituí-lo por outros conectivos causais.

     "procuram as árvores ignorar tudo de uma composição social que (visto que, já que, pois, porque, uma vez que) talvez se lhes afigure monstruosamente indiscreta, fundada que está na linguagem articulada"

  • Letra e - ...fundada que está na linguagem articulada (composição social) - CAUSA

                  ... que talvez se lhes afigure monstruosamente indiscreta (composição social) - EFEITO

    ...lhes afigura monstruosamente indiscreta -por que/por causa- da linguagem articulada...

  • mesmo com o conectivo certo não me convenci muito...

  • gente ... fazer concurso não significa que temos que saber de todo o conteúdo, minuciosamente, mas sim, aprender a fazer prova. Nessa questão, em específico, não precisaríamos saber como fazer, mas, tão somente, chegar na resposta. Claramente as 4 primeiras questões não se parecem nenhum pouco com o que pede a questão. Bastaria eliminá-las e chegaríamos à resposta correta. Sem muito esforço.

  • Eu chutei e acertei mas não entendi a questão.

  • A questão quer saber em qual alternativa está um efeito e uma causa, RESPECTIVAMENTE.

    a) incapazes de trazê-lo à nossa domesticidade // consideramo-lo um elemento da paisagem (2o parágrafo) - Causa e efeito, respectivamente.

    Então, incapazes de trazê-lo à nossa domesticidade, (por isso) consideramo-lo um elemento da paisagem

    b) a aventura humana seduz mais o pintor // do que o fundo natural em que ela se desenvolve - Oração Subordinada Adverbial Comparativa

    Já em Picasso a árvore se torna raríssima, e a aventura humana seduz mais o pintor do que o fundo natural em que ela se desenvolve. (Comparativa)

    c) decididas a guardar um silêncio que não está à mercê dos botânicos // procuram as árvores ignorar tudo (1o parágrafo) - Causa e efeito, respectivamente

    decididas a guardar um silêncio que não está à mercê dos botânicos, (por isso) procuram as árvores ignorar tudo.

    d) Renunciamos assim às árvores // ou nos permitimos fabricá-las (4o parágrafo) - Oração Coordenada Alternativa

    Renunciamos assim às árvores, ou nos permitimos fabricá-las à feição dos nossos sonhos (Alternativa)

    e) que talvez se lhes afigure monstruosamente indiscreta // fundada que está na linguagem articulada (1o parágrafo) - Efeito e causa, respectivamente (CORRETA)

    uma composição social que talvez se lhes afigure monstruosamente indiscreta, fundada que está na linguagem articulada.

    Parafraseando:

    A composição social se afigura monstruosamente indiscreta às árvores (efeito), porque está fundada na linguagem articulada (causa).

    Reordenando:

    A composição social está fundada na linguagem articulada, por isso se afigura monstruosamente indiscreta às árvores.


    Bom, foi assim que entendi essa questão.

  • questão ambigua 

  • Pelo fato de estar fundada na linguagem articulada (causa), se afigura indiscreta (efeito).

    Como a questão pede respectivamente - primeiro efeito, segundo causa. Letra E. 

  • O que pode causar estranhamento neste gabarito é a palavra "talvez". Pois torna "afigurar monstruosamente indiscreta" um POSSÍVEL efeito dentro do significado da informação presente no texto. O que temos de pensar é que CASO haja esse efeito, a causa foi "a fundamentação na linguagem articulada".
  • Questão de Causa e efeito...so Deus na causa...kkk :(
  • A) incapazes de trazê-lo à nossa domesticidade // consideramo-lo um elemento da paisagem (2o parágrafo). IDEIA DE CONCLUSÃO. A questão suprimiu a conjunção então para confundir o candidato.

    B) a aventura humana seduz mais o pintor // do que o fundo natural em que ela se desenvolve (3o parágrafo). IDEIA de COMPARAÇÃO.

    C) decididas a guardar um silêncio que não está à mercê dos botânicos // procuram as árvores ignorar tudo (1o parágrafo). É UMA ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA (que = a qual) RESTRITIVA, logo, dá ideia de restrição.

    D) Renunciamos assim às árvores // ou nos permitimos fabricá-las (4o parágrafo). IDEIA DE ALTERNÂNCIA, oração alternativa.

    E) que talvez se lhes afigure monstruosamente indiscreta // fundada que está na linguagem articulada (1o parágrafo). IDEIA DE CAUSA E EFEITO, pois aqui temos uma oração subordinada substantiva CAUSAL, basta substituir o primeiro QUE por JÁ QUE, VISTO QUE, UMA VEZ QUE.

  • Questão confusa, porque pede EFEITO e CAUSA nesta ordem. Era só prestar atenção. Gab. E

  • Cristiano Lima, não seria uma Oração Subordinada Consecutiva, pois o "que" equivale a "de forma/modo que" ? Já que o enunciado fala em Efeito e Causa.
    ... Ou alguém mais que puder me explicar.

    Obrigada!
  • Esse professor de português em algumas questões ele ajuda, já em outras pelo amor de deus. Ele risca as alternativas e não explica nada sobre o erro, trata o assunto de forma muito básica.

  • Concordo TRT TRT! Não ajuda quase nada explicar só a alternativa do gabarito?! 

  •  o professor não está ajudando em nada!! PFV seu prof. mude a didática.

  • Os comentários dos colegas são muito mais elucidativos que os do professor...Pelo amor de Deus! Olha essa explicação - ´´se você for ao contexto, vai reparar que não existe relação de causa e efeito.´´ 

  • Os comentário do professor estão certos... o cara fez a parte dele....

  • A consequência vem primeiro do que a causa ?

  • Quando a consequência vem primeiro que a causa, estamos diante de uma oração subordinada consecutiva. Deve-se ficar atento ao enunciado da questão, pois pede que identifique, respectivamente, relação de consequência e causa. Já quando se trata de uma oração subordinada causal, a causa vem primeiro, e depois a consequência,  e não é o caso dessa questão.

  • consequência=efeito

  • Muita gente deve ter marcado a alternativa "a". Essa alternativa apresenta relação de causa e efeito, respectivamente. Porém, o que se pede é primeiro o efeito e depois a causa. Na alternativa "e", temos que a falta de discrição é resultado (efeito) da linguagem articulada (causa).

     

    Gabarito E

     

    Boa sorte e bons estudos!

  • Tem momentos que temos que ter muita paciência com os comentários dos professores.

    O comentário agora é um claro exemplo.

    Mandou olhar o contexto da questão. Mesmo?

    Sinceramente? Acho que ler os comentários dos colegas é mais produtivo.

     

  • Gabarito E.

    A pergunta pede "efeito e causa" não "causa e efeito".  >> é o primeiro ponto que devemos prestar atenção.

    No gabarito E realmente: o fato de (a árvore) apresentar uma linguagem articulada, fez com que talvez se lhes afigure monstruosamente indiscreta.

    Usei: o Fato de....Faz/Fez com que.... ( mas tem que prestar atenção para ver se realmente gera um sentido de causa e efeito - neste caso efeito e causa).

    Acertei, mas demorei um pouco até achar o sentido correto.

    Bons estudos!

  • Tá todo mundo explicando porque viu o gabarito.

    Não é a árvore que está fundada numa linguagem articulada! Elas reservam-se ao silêncio!

    É a composição social (que talvez se afigure às árvores monstruosamente indiscreta) que está fundada na linguagem articulada.

    Assim:

    A composição social é fundada na linguagem articulada --> a composição social é monstruosamente indiscreta (para as silenciosas árvores).

    Entendeu?

    Na verdade, a seleção de trechos está horrível. Mais uma vez a FCC viajando na interpretação poética. Teve uma outra do Paulo Leminski que também foi de doer.

  • ou a prova realmente tava muito dificil ou venderam o gabarito e colocaram questoes super had pra ninguem passar,sempre aqui em manaus é isso.

  • GABARITO: Letra E

     

    Quando pedirem pra identificar uma CAUSA e um EFEITO, basta jogar no macete: "O FATO DE... FEZ COM QUE..."

     

    O FATO DE estar fundada na linguagem articulada FEZ COM QUE  lhes afigure monstruosamente indiscreta.

     

     

    Fé em Deus e bons Estudos!

  • Finalmente acertei uma questão de nível decente.

  • Na maioria das questões sobre causa e consequência não é necessário ler o texto. Mas em algumas, como essa é OBRIGATÓRIO usar o texto e extrair dele o contexto.

  • Muitas questões eles invertem, fiquem atentos

  • Identifica-se um efeito e sua causa, respectivamente, nos segmentos:

    A

    incapazes de trazê-lo à nossa domesticidade // consideramo-lo um elemento da paisagem (2o parágrafo)

    CAUSA E EFEITO

    B

    a aventura humana seduz mais o pintor // do que o fundo natural em que ela se desenvolve (3o parágrafo)

    comparação- superioridade

    C

    decididas a guardar um silêncio que não está à mercê dos botânicos // procuram as árvores ignorar tudo (1o parágrafo)

    CAUSA E EFEITO

    D

    Renunciamos assim às árvores // ou nos permitimos fabricá-las (4o parágrafo)

    ALTERNATIVO

    E

    que talvez se lhes afigure monstruosamente indiscreta // fundada que está na linguagem articulada (1o parágrafo)]

    EFEITO E CAUSA

    GAB: E

  • EU SOU GROOT