SóProvas


ID
1477822
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O primeiro... problema que as árvores parecem propor-nos é o de nos conformarmos com a sua mudez. Desejaríamos que falassem, como falam os animais, como falamos nós mesmos. Entretanto, elas e as pedras reservam-se o privilégio do silêncio, num mundo em que todos os seres têm pressa de se desnudar. Fiéis a si mesmas, decididas a guardar um silêncio que não está à mercê dos botânicos, procuram as árvores ignorar tudo de uma composição social que talvez se lhes afigure monstruosamente indiscreta, fundada que está na linguagem articulada, no jogo de transmissão do mais íntimo pelo mais coletivo.

Grave e solitário, o tronco vive num estado de impermeabilidade ao som, a que os humanos só atingem por alguns instantes e através da tragédia clássica. Não logramos comovê-lo, comunicar-lhe nossa intemperança. Então, incapazes de trazê-lo à nossa domesticidade, consideramo-lo um elemento da paisagem, e pintamo-lo. Ele pende, lápis ou óleo, de nossa parede, mas esse artifício não nos ilude, não incorpora a árvore à atmosfera de nossos cuidados. O fumo dos cigarros, subindo até o quadro, parece vagamente aborrecê-la, e certas árvores de Van Gogh, na sua crispação, têm algo de protesto.

De resto, o homem vai renunciando a esse processo de captura da árvore através da arte. Uma revista de vanguarda reúne algumas dessas representações, desde uma tapeçaria persa do século IV, onde aparece a palmeira heráldica, até Chirico, o criador da árvore genealógica do sonho, e dá a tudo isso o título: Decadência da Árvore. Vemos através desse documentário que num Claude Lorrain da Pinacoteca de Munique, Paisagem com Caça, a árvore colossal domina todo o quadro, e a confusão de homens, cães e animal acuado constitui um incidente mínimo, decorativo. Já em Picasso a árvore se torna raríssima, e a aventura humana seduz mais o pintor do que o fundo natural em que ela se desenvolve.

O que será talvez um traço da arte moderna, assinala- do por Apollinaire, ao escrever: "Os pintores, se ainda observam a natureza, já não a imitam, evitando cuidadosamente a reprodução de cenas naturais observadas ou reconstituídas pelo estudo... Se o fim da pintura continua a ser, como sempre foi, o prazer dos olhos, hoje pedimos ao amador que procure tirar dela um prazer diferente do proporcionado pelo espetáculo das coisas naturais". Renunciamos assim às árvores, ou nos permitimos fabricá-las à feição dos nossos sonhos, que elas, polidamente, se permitem ignorar.

(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond de. "A árvore e o homem", em Passeios na Ilha, Rio de Janeiro: José Olympio, 1975, p. 7-8)

Mantendo-se o sentido, o trecho sublinhado em Não logramos comovê-lo, comunicar-lhe nossa intemperança pode ser substituído por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Sinônimo de Intemperança: demasia, descomedimento, destemperança, excesso, glutonaria, imoderação,incontinência.

  • como alguém estuda para uma questão como essa ?

  • Matheus Salles, não dá pra ler um dicionário inteiro né....hahaha Talvez lendo notícias e/ou artigos diariamente, aí vc vai conhecendo palavras novas. Acho que essa é a melhor forma, além de ter outros benefícios. Apesar de achar importante, não arranjo tempo para fazer isso. Essas questões que precisa saber o significado de uma palavra "obscura" são bem difíceis pra mim =/

  • Concordo com a Tayse e Matheus. É o tipo de questão que pede o conhecimento prévio da palavra. Nem pelo texto dá para descobrir o significado. 

  • sinonimo de intemperança: excesso, descomedimento, demasia, destemperança, glutonaria, imoderação, incontinência.

  • Bora estudar o dicionário também pessoal, pra enfrentar a FCC....rsrs

  • é complicado mesmo.

  • Sabendo o significado ou pelo menos o sentido das demais alternartivas não tem como errar a questão. Eu acertei a questão por considerar as demais alternativas sem nexo por justamente conhecer o sentido/significado delas.

    Gabarito: B


  • Sobre a letra D:


    Significado de Intempérie.


    s.f. Quaisquer condições climáticas que estejam mais intensas; vento forte, chuva torrencial etc. 
    Péssimo ou mau tempo; tempestade.


    Figurado. Condições adversas; circunstancia infeliz; momento desfavorável; desgraça; infortúnios: é preciso enfrentar as intempéries da vida.
    (Etm. do latim: intemperies.ei)


  • Significado de Descomedimento

    s.m. Ação ou efeito de descomedir ou descomedir-se.
    Que demonstra desconsideração; ausência de respeito; falta de consideração; desrespeito.
    Que se expressa de maneira exagerada; que age exageradamente; falta de controle; imoderação ou imprudência.
    (Etm. descomedir(-se) + mento)

  • Quero ver adivinhar isso no meio da prova!

    Linguajar tem que estar afiado.   'Sorte'

  • Intemperança: Falta de moderação, não ter controle sobre seus atos e ações.

    Sinônimos: demasia   excedente   excesso   excrescência   exorbitância   exorbitanda   intemperança  pletora   resto   sobejo   superfluidade   descomedimento   abuso   desmando   despropósito   imoderação  imodéstia   incontinência   insolência   destemperança   desordem   glutoneria   gula   intempérie   encharcar  exagero   extremo   profusão   requinte   rompante   mais...  
    Antônimos: frugalidade   regra   reserva   compostura   temperança   sobriedade   moderação   abstemia  procedimento   comedimento   parcimônia   prudência 

  • É a típica questão que dá uma pitada na "sorte" de alguns. Quem teve contato com a palavra há pouco tempo a ponto de lembrá-la, com certeza se deu bem!!!

  • Ainda falam do cespe,, esta banca e terrival

  • Ler, ler e ler, ler tudo o que estiver pela frente. E, no momento da prova, buscar lá no fundo da alma uma inspiração. Acertei a questão com a alma, não tem outra explicação. kkkkkkkkkkkk

  • Quem está estudando Ética de obrigação de saber, seu antônimo é um dos princípios norteadores hahaha, mas foi complicado lembrar

  • Intemperança: Falta de moderação, não ter controle sobre seus atos e ações.

    Descomedimento: Falta de comedimento, ou seja, falta de compostura.

    Intempérie: 1 qualquer extremo das condições climáticas (vento forte, temporal, seca, calor tórrido, nevasca etc.) 
                        1.1 mau tempo, tempestade 
                        2 Derivação: sentido figurado.
                        acontecimento infeliz; desgraça, catástrofe, infortúnio

    Infortúnio: Infelicidade, desgraça.

  • QUE PROVA FOI ESSA!!! Jesus! me fez chorar!!

  • Custava indicar a linha no texto? Essas bancas querem complicar com coisa besta --'

  • as teclas de atalho Ctrl + f no navegador pesquisa a palavra desejada. 

    gabarito b    

    Descomedimento: Falta de comedimento, ou seja, falta de compostura.

    s.f. Ausência de temperança; sem moderação; em que há descomedimento; imoderação.
    Que come ou bebe sem moderação; glutonaria ou gula.

  • não acredito que dessa prova de 20 questões de português acertei só 11...

  • Esse comando está disponível na hora da prova? Se sim, indica como aí, sabichão :)

  • Esse tipo de questão não ajuda a selecionar melhor os candidatos.

  • Estou achando essa prova de portugês muito dificíl. É uma prova bizarra, com um texto chato e poético. Acertei essa questão por já conhecer a palavra, pois ela faz parte do curso que eu aplicava em formação de equipes na empresa que trabalhava.

    Provavelmente essa foi a questão que decidiu a classificação.