SóProvas


ID
1478026
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma empresa privada sagrou-se vencedora numa licitação para contratação de exploração de serviço de transporte urbano. Celebrado o contrato, viu-se obrigada a contratar mais pessoal para cobrir a demanda das novas atividades. Essa contratação

Alternativas
Comentários
  • Item A- Errado - A empresa privada vencedora do processo licitatório não recebe a titularidade do serviço público.

  • Gabarito E

    L8666/93 - Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

  • Art. 25, par. 2o. Lei 8987/95: "Os contratos celebrados entre a concessionária e os terceiros a que se refere o parágrafo anterior reger-se-ão pelo direito privado, não se estabelecendo qualquer relação jurídica entre os terceiros e o poder concedente."

  • Atentem-se tbm que no item A) sofre controle, sim, pq há investimento público. Na questão diz-se que não sofre gerência dos Princípios Públicos.

  • Letra A - Incorreta. Não há a transferência da titularidade do serviço público, apenas a mera execução. Dá para responder pesquisando a parte de "descentralização administrativa".

    Letra B - Incorreta. Não existe tal autorização, assertiva esdrúxula.
    Letra C - Incorreta. Não precisa realizar concurso público em empresa privada só por que ela está licitando, assertiva esdrúxula também. Letra D - Incorreta. Novamente segue a linha de raciocínio da assertiva "c", outra assertiva esdrúxula. Letra E - Correta. Perfeita! A empresa privada vai continuar sofrendo restrições do direito privado, não é por que está licitando que deverá se submeter a todas as normas de direito público. Questão muito boa da banca FCC, daria para ficar em dúvida apenas entre a assertiva "a" e a assertiva "e", mas isso se o candidato se esquecer das aulas de descentralização administrativa.
  • Se fizéssemos a correção na letra A, obteríamos: 
    Não sofre ingerência dos princípios que regem a Administração pública, porque não obstante não tenha recebido a titularidade do serviço público, sua execução continua submetida ao regime jurídico de direito público.

    Se houver alguma objeção, favor manifestá-la para melhor compreensão da assertiva.
  • O erro da letra "a" se consubstancia na afirmação de que as concessionárias recebem a titularidade do serviço público, o que não é verdade. A outorga somente pode ser concedidas as entidades da Administração Indireta.

  • GABARITO: E

    Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

  • GABARITO LETRA E

     

    LEI Nº 8666/1993 (REGULAMENTA O ART. 37, INCISO XXI, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, INSTITUI NORMAS PARA LICITAÇÕES E CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)

     

    ARTIGO 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

  • A letra A está errada, já que por contrato com empresa privada é passada, tão somente, a execução e não a titularidade...