SóProvas


ID
1478689
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da noção de “cultura organizacional” é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. A Cultura Organizacional pode ser modificada sim. O Processo é mais lento, mas é possível.



  • A cultura é muito difícil de ser mudada mas não é impossível, o processo de mudança é bem lento o que não significa que ela não esteja mudando.

  • Culturas adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva a mudança e a inovação constantes.

  •   a) Segundo Schein é um conjunto de padrões de suposições básicas inventadas, descobertas ou desenvolvidas pelos membros de uma empresa, para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Esses padrões funcionam com eficácia suficiente para serem considerados válidos e, em seguida, ensinados aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir esses problemas.

      b) São vários os elementos da cultura organizacional: Valores, crenças, ambiente físico, artefatos, cerimônia, conto popular, estórias, gestos, lendas, linguagem, mito, rito, ritual, saga, símbolo, heróis, tabus e normas. Andreia Ribas (2013)

      c) É o resultado de um processo lento de construções de modos de pensar e agir, e de sedimentação de valores, porém a cultura pode ser modificada sim.

      d) Existem segundo Chiavenato (2014), aspetos formais que envolvem a estrutura organizacional, títulos e descrições de cargos, objetivos e estratégias, tecnologia e práticas operacionais, políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, medidas de produtividade física e financeira. E também existem os aspectos informais que envolvem padrões de influenciação e poder, percepções e atitudes das pessoas, sentimentos, valores e expectativas, padrões de interações informais, normas grupais e relações afetivas.

      e) Levando em consideração que se trata de pressupostos básicos, já estabelecidos, quando entendida, a cultura organizacional auxilia na previsão e explicação do comportamento dos colaboradores da organização.

  • De fato a cultura organizacional é resultado de um processo lento de construção de modos de pensar e agir, e de sedimentação de valores. Contudo, isso não significa que ela não pode ser modificada, pois existem estratégias de mudança organizacional que agem, justamente, sobre a cultura.

     

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • C) Sendo o resultado de um processo lento de construção de modos de pensar e agir, e de sedimentação de valores, não pode ser modificada. (Pode ser modificada, é um processo mais lento, porém possível)


    Para Edgar Schein, (2009) a cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos compartilhados por todos os membros do grupo e que esse inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionam bem o suficiente para serem considerados validos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.

    cultura organizacional está diretamente ligada às pessoas que constituem a organização é por meio dela que se executam os princípios norteadores da empresa, são o conjunto de ações delegadas e estruturadas de maneira estratégica por seus líderes agregada as atitudes dos seus colaboradores que irão traçar linhas dessa cultura

  • A mudança da cultura organizacional não é impossível. Contudo, é lenta. Uma forma de alteração é a proposta por Kurt Lewin. Consoante o pensador, é possível alterar a cultura organizacional pelo viés de três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento. Uma aplicação disso foi a efetuada por Deming no Japão em 1950. Nessa década, a cultura organizacional dos japoneses não primava pela qualidade. Deming passou a mensagem para os chefes executivos do Japão era: melhorar a qualidade diminuirá despesas enquanto aumenta a produtividade e o mercado. Um grande número de indústrias japonesas aplicou suas técnicas e presenciaram um nível de qualidade e de produção nunca vistos. A melhoria da qualidade combinada com o baixo custo criou uma nova demanda internacional para os produtos japoneses.

    Veja questões sobre o processo de mudança da cultura organizacional: Q919690; Q885970 e Q767236.  

  • Comentário:

    ATENÇÃO QUE A BANCA PEDE O ITEM INCORRETO.

    a) Correto. Esse é exatamente o conceito de cultura dado por Schein2009: “A cultura de um grupo pode agora ser definida como padrão de suposições básicas compartilhadas, que foi aprendido por um grupo à medida que solucionava seus problemas de adaptação externa e de integração interna. Este padrão tem funcionado bem o suficiente para ser considerado válido e, por conseguinte, para ser ensinado aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas.” 

    b) Correto. O item deu exemplos de elementos da cultura organizacional.

    c) Errado. Realmente a cultura é um processo lento de construção e solidificação de valores e crenças, mas pode sim ser modificada. Apesar de essa mudança ser trabalhosa, demorada e cara, é possível aos poucos ir mudando elementos da cultura, moldando-a.

    d) Correto. Sim, a cultura organizacional pode ter elementos informais, como por exemplo os aprendizados ocorridos pela experiência do dia-a-dia do trabalho. Esses aprendizados tornam aquele conhecimento adquirido como uma verdade que será replicada na organização.

    e) Correto. A cultura organizacional dá segurança aos membros ao direcionar o que a organização espera dos seus integrantes e o modo como seus integrantes consideram que os problemas devem ser solucionados. Além disso, ao saber os valores e crenças que orientam um grupo, podemos prever como esse grupo irá reagir às demandas da organização.

    Gabarito: C