Eficiência - usar os recursos da melhor maneira possível/método, meio de se fazer;
Eficácia - fazer a coisa certa, com o melhor impacto possível/resultados e metas;
Efetividade - fazer o que tem que ser feito, alcançar resultados gerando benefícios à sociedade/mudança da realidade (eficiente e eficaz ao mesmo tempo).
A eficiência é a obtenção de resultados através da ênfase nos meios, da resolução dos problemas existentes e da salvaguarda dos recursos disponíveis com o cumprimento das tarefas e obrigações. Significa fazer bem as tarefas, administrar os custos, reduzir as perdas e o desperdício. Significa "fazer certa a coisa". É um conceito que tem um cunho “analógico”, o que significa que pode haver mais, ou menos eficiência.
A eficácia é a obtenção de resultados através da ênfase nos próprios resultados e nos objetivos a serem alcançados, com a exploração máxima do potencial dos processos. Significa a otimização das tarefas com a agilização de recursos para alcançar o resultado esperado. Significa "fazer a coisa certa". É um conceito que tem um cunho “digital”, o que significa que há, ou não há eficácia.
Já a efetividade é a obtenção de resultados através da ênfase na percepção do cliente. Significa que há preenchimento das expectativas do cliente, através de uma ação programada e planejada para satisfazer os seus desejos. É um conceito que tem um cunho “sensitivo”, o que significa que há comprovação, pelo cliente, dos resultados alcançados.
Produtividade é um indicador de eficiência. Há, inclusive, questões que cobram esse conceito mas que, infelizmente, agora não lembro onde estão. Quando voltar a encontrá-las, posto aqui o código.
Um exemplo pra ficar mais simples. Vamos imaginar o programa Fome Zero através de perguntas.
O Fome Zero em termos de eficiência ou produtividade → o Programa consegue adquirir os recursos, isto é, a comida necessária para alimentar a população e os meios para distribuíla por valores abaixo do valor de mercado? O Programa não desperdiça alimentos, isto é, faz uso completo e total de tudo, sem jogar nada fora? O Programa consegue alimentar mais pessoas com menos gasto para o Governo? Pense nos meios
O Fome Zero em termos de eficácia → o Programa está alimentando o número de pessoas que se propôs a alimentar, nas localidades em que planejou, com a frequência com que previu e na quantidade que estipulou? Pense nos objetivos
O Fome Zero em termos de efetividade → os beneficiados pelo Fome Zero estão sendo, de fato, bem alimentados? Estão sendo supridos com as doses diárias de nutrientes para serem pessoas saudáveis? Não estão desenvolvendo doenças ou sofrendo consequências físicas causadas pela desnutrição? Pense nas consequências
É apenas mais eficaz, pois o crescimento de um ano para o outro foi apenas proporcional. Ela NÃO fez mais com menos, ou seja, ela não dispendeu (gastou) menos para produzir mais, ela apenas gastou mais para alfabetizar mais crianças. Assim, atingiu apenas o objetivo de alfabetizar. Se com os mesmos 100.000 ela alfabetizasse mais crianças no ano seguinte, ai sim seria mais eficiente.
Outra questão muito parecida FGV...
Q827282. Uma ONG atendeu, em 2015, 100 refugiados, com um dispêndio total de 100.000 reais. Em 2016, a ONG atendeu 120 refugiados, com um dispêndio total de 120.000 reais.
Pode-se dizer que, de 2015 para 2016, a ONG foi:
a) menos eficiente;
b) mais eficiente;
c) menos eficaz;
d) mais eficaz;
e) mais produtiva.
GABARITO: D