SóProvas



Questões de Teoria Matemática da Administração


ID
221539
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Matemática da Administração, também conhecida como Pesquisa Operacional, surge a partir de algumas causas básicas, entre elas:

I. o desenvolvimento dos computadores.
II. o trabalho de Von Neumann e Morgenstern sobre a Teoria dos Jogos.
III. a demonstração dos Teoremas do Bem-Estar.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O Primeiro Teorema do Bem-estar afirma que a situação de equilíbrio competitivo é óptima no sentido de Pareto. Isto é, que não existe uma situação que seja melhor para todos os indivíduos.

    O Segundo Teorema do Bem-estar afirma que qualquer situação óptima de Pareto pode ser atingida como um equilíbrio competitivo, sendo apenas necessária uma determinada redistribuição inicial de bens.

    Podemos concluir que os "Teoremas do bem estar" não têm nada a ver com "Teoria Matemática da Administração". Sendo assim a única opção que nos resta marcar é a letra A.

     

    Pois todas as outras opções ( b - c -d -e ) trazem a afimação III como verdade, só a letra A que não!Boa sorte!

  • A Teoria Matemática da Administração surgiu a partir de 5 causas:

    O trabalho clássico sobre a teoria dos jogos; estudo do processo decisório, que resaltou a importância mais da decisão do que da ação dela decorrentes na dinâmica organizacional; existência de decisões programáveis - definia as decisões qualitativas ( não-programável e tomada pelo homem ) e as decisões quantitativas ( programáveis e programadas para a máquina ); computador - proporcionou meios para aplicação e desenvolvimento de técnicas matemáticas mais complexas e sofisticadas; utilização da Pesquisa Operacional.

  •  A Teoria Matemática surgiu na teoria administrativa a partir de cinco causas:


    1. O trabalho clássico sobre Teoria dos Jogos de Von Neumann e Morgenstern (1947) e de Wald (1954) e Savage (1954) para a teoria estatística da decisão. A contribuição de H. Raiffa, R. Schalaifer e R. Howard foi fundamental.

    2. O estudo do processo decisório por Herbert Simon, então um autor behaviorista, e o surgimento da Teoria das Decisões ressaltaram a importância mais da decisão do que da ação dela decorrente na dinâmica organizacional. A tomada de decisão passou a ser considerada decisiva no sucesso de todo sistema cooperativo, que é a organização.


    3. A existência de decisões programáveis: Simon definira as decisões qualitativas (não-programáveis e tomadas pelo homem) e as decisões quantitativas (programáveis e programadas para a máquina). Apesar da complexidade do processo decisório e das variáveis envolvidas, certas decisões podem ser quantificadas e representadas por modelos matemáticos e operacionalizadas por computador.

    4. O computador proporcionou meios para aplicação e desenvolvimento de técnicas matemáticas mais complexas e sofisticadas.

    5. A Teoria Matemática surgiu com a utilização da Pesquisa Operacional (PO) no decorrer da Segunda Guerra Mundial. O sucesso do método científico no campo da estratégia militar fez com que a PO fosse utilizada em organizações públicas e privadas a partir de 1945. A Teoria Matemática pretendeu criar uma Ciência da Administração em bases lógicas e matemáticas. Acabou produzindo a chamada Administração de Operações focada na administração
    de manufatura e de serviços.

     

    Fonte: Chiavenato, Teoria Geral da Administração

  • A Teoria Matemática aplicada à solução dos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional (PO). Muito embora a Teoria Matemática não seja propriamente uma escola bem definida, (como a Teoria Clássica ou Teoria das Relações Humanas), mas uma tendência muito ampla que encontramos em vários autores e estudiosos, cujo número de adeptos e defensores tem aumentado gradativamente, que enfatizam o processo decisório e procuram tratá-lo de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa, lógica e determinística. A maior ênfase da Teoria Matemática da Administração esta no processo decisório.

    Origens da Teoria Matemática na Administração

    A Teoria Matemática da Administração teve sua origem com os seguintes eventos:

    O trabalho clássico sobre Teoria dos Jogos de Von Neumann e Morgenstern em (1947): posteriormente, Wald (1954) e Savage (1954) propiciaram enorme desenvolvimento para a teoria estatística da decisão, para o que também contribuíram especialmente os trabalhos de H. Raiffa e R. Schalaifer da Universidade de Harvard e de R. Howard da universidade de Stanford. O estudo do processo decisório: por Herbert Simon e com o surgimento da Teoria das Decisões, os estudiosos da Administração começaram a ressaltar a importância mais da decisão do que da ação dentro da dinâmica organizacional. A tomada de decisão, tão importante para a teoria comportamental, passou a ser considerada um elemento de primeira importância no sucesso de qualquer sistema cooperativo. A existência de decisões programáveis: Herbert Simon já definira as decisões qualitativas (não programáveis e somente passiveis de serem tomadas pelo homem ou programadas para a máquina). Apesar da complexidade do processo decisório e das variáveis envolvidas, algumas decisões podem ser qualificadas e representadas por modelos matemáticos. O desenvolvimento dos computadores: Os computadores possibilitaram a aplicação e o desenvolvimento de técnicas matemáticas nestes tempos. Essa aplicação e desenvolvimento só se tornaram viáveis e possíveis de se executar graças ao computador, capaz de realizar em minutos, hoje em segundos, operações que precisariam de anos se feitos em máquinas de calculadoras convencionais. "Tudo posso naquele que me fortalece".
  • A Teoria da Matemática surgiu a partir de 5 causas:

    1) O trabalho clássico sobre a Teoria dos Jogos

    2) O estudo do processo decisório

    3) A existência de decisões programáveis

    4) O computador

    5) Utilização da Pesquisa Operacional


    TGA, Chiavenato, Página 414 (8ª edição)


ID
736150
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

As organizações produzem produtos/serviços (outputs) para atenderem as necessidades dos clientes. O custo (inputs) representa os insumos retirados da sociedade, aos quais agrega valor para essa mesma sociedade. O quociente entre os outputs e os inputs das atividades de produção representa o (a) _________ dos recursos produtivos.

Alternativas
Comentários
  • Falconi (1992), conceitua o conceito o aumento de produtividade como descrito a seguir: " Aumentar a produtividade é produzir cada vez mais  e/ou melhor com cada vez menos. Pode-se representar  a produtividade como o quociente entre o que a empresa produz (output) e o que ela consome (input)". 

     

    GAB: LETRA B

    FONTE: https://books.google.com.br/books?id=4zSEDwAAQBAJ&pg=PT32&lpg=PT32&dq=O+quociente+entre+os+outputs+e+os+inputs+das+atividades+de+produ%C3%A7%C3%A3o&source=bl&ots=BRhrRVA8im&sig=ACfU3U2A7k7kafIgjGDv4at_yqtIpD2xBA&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwj79veLzP3jAhXkILkGHaPkBvEQ6AEwBnoECAkQAQ#v=onepage&q=O%20quociente%20entre%20os%20outputs%20e%20os%20inputs%20das%20atividades%20de%20produ%C3%A7%C3%A3o&f=false


ID
766303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a processos e certificação ISO 9000:2000 e a noções
de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos, julgue
os itens subsequentes.

O diagrama de Pareto, ferramenta estatística que pode ser utilizada para a apresentação, em um gráfico de barra vertical, dos problemas identificados em um processo, permite classificar tais problemas e priorizá-los em duas categorias: pouco vitais e muito triviais.

Alternativas
Comentários
  • ​Certinho! O diagrama de Pareto é uma ferramenta estatística que auxilia a organização identificar os itens mais importantes de uma série. Gabarito: CERTO.

    Aula 08 – Gestão de Processos Prof. LILIAN LIMA QUINTÃO ​

  • O DIAGRAMA DE PARETO BASEIA-SE NO PRINCÍPIO DE QUE A MAIORIA DAS PERDAS TEM POUCAS CAUSAS, OU, QUE POUCAS CAUSAS SÃO VITAIS, A MAIORIA É TRIVIAL. 80% DAS PERDAS ESTÃO EM 20% DAS CAUSAS.

     

     

    GABARITO CERTO

  • Mas não é: pouco vitais! Seria: "poucos vitais"!!!!!!! aff

  • Tá sabendo legal, Elaine.

     

  • Pareto: pouco vitais 20% e muito triviais 80%

  • A interpretação me confundiu: "pouco vitais" pra mim significa de pouca importância. Mas pelo jeito era pra ser "poucos triviais".... Quando é Cespe vc tem que ter clarividência pra saber o que o examinador quis dizer...

  • "De modo geral, esta técnica parte do princípio de que poucas causas geram a maior parte dos problemas, sendo chamadas de vital few (estranhamente traduzido para português como "pouco vitais"). Trata-se do chamado “princípio 80 / 20” (80% dos problemas são explicados por 20% das causas) que é base para análises de prioridades como a curva ABC".

    Fonte: PDF Estratégia


ID
910612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das abordagens da administração geral e pública, julgue os
itens que se seguem.

De acordo com a abordagem administrativa sistêmica, há, na organização, diversos elementos que atuam em rede, mas que são independentes e individuais, sem qualquer relação entre si.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.
    Segundo o criador da Teoria Geral dos sistemas Ludwig Von Bertalanffy, sistemas são partes interdependentes que operam conjuntamente com determinado objetivo.

  • Os teóricos de sistemas definiram a abordagem sistemica como, “um todo organizado e unido, composto por duas ou mais
    partes interdependentes,componentes ou subsistemas,e delimitado por fronteiras identificáveis do seu
    macro sistema ambiental.”
    Fonte.http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0124963_03_cap_03.pdf
  • O conceito de sistemas proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística e gestáltica de um conjunto de coisas complexas dando-lhes uma configuração e identidade total. A análise sistêmica - ou análise de sistemas - das organizações permi­te revelar o “geral no particular”, indicando as propriedades gerais das organizações de uma maneira global e totalizante, que não são reveladas pelos métodos ordinários de análise científica. Em suma, a Teoria de Sistemas permite reconceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e a integração de assun­tos que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes.
    Os sistemas apresentam características próprias. O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encon­tradas em nenhum dos elementos isolados. É o que chamamos emergente sistêmico:uma propriedade ou característica que existe no sistema como um todo e não existe em seus elementos em particular.

    Administração Gera e Pública, Idalberto Chiavenato, p.95
  • De acordo com a abordagem administrativa sistêmica, há, na organização, diversos elementos que atuam em rede, mas que são independentes e individuais, sem qualquer relação entre si.

    Até "individuais" está correto. O sistema é formado por partes interdependentes, ou seja, embora independentes, elas têm relação entre si.

  • RESUMINDO AS PALAVRAS DE LUDWIG VON BERTALANFFY:

    TODO MUNDO AQUI TEM UM SONHO, CERTO?

    -CERTO

    ENTÃO BORA TRABALHAR, CAMBADA!

  • Todo é mais que a soma das partes ( a parte não funciona só, os sistemas são interligados).

  • estão todos inter-relacionados


ID
986233
Banca
FUNRIO
Órgão
MJSP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A definição de Teoria no estudo das Idéias Fundamentais das Teorias da Administração, refere-se ao:

Alternativas
Comentários
  • (LETRA E) Uma teoria é um conjunto de proposições que ajudam a explicar e resolver problemas de uma realidade prática. As primeiras teorias da administração usavam basicamente a observação como base. Logo, os pesquisadores observavam certos comportamentos, eventos, etc e tentavam determinar quais as variáveis ou motivos que levavam a gerar determinado resultado ou ação. Somente após algum tempo, os pesquisadores começaram a utilizar métodos científicos nos seus trabalhos.

    Fonte: http://www.erudito.fea.usp.br/PortalFEA/repositorio/200/documentos/ead610_eca/apresentacoes/cap2/frame.htm  Parte 03
  • Aqui estou mais um dia! em 2009 haha

  • Se você chegou em 2009, parabéns! tu é guerreiro..


ID
1108381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as abordagens da administração, julgue os itens subsequentes.

Ao incorporar, nos modelos de gestão, a noção de sistemas para entender a organização como um conjunto formado por partes interagentes e ao adotar modelos matemáticos a fim de solucionar problemas gerenciais de maneira otimizada, a organização vale-se das contribuições da abordagem sistêmica da administração.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    De acordo com Chiavenato (2000) a TGS surgiu com trabalhos de biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.

    A palavra sistema denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto de coisas ou combinações de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário. (Chiavenato, 2000, p. 545)

    O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função (Oliveira, 2002, p. 35).
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAdzgAL/teoria-sistemica

  • Adotar modelos matemáticos NÃO.

  • ERRADA

    Ao incorporar, nos modelos de gestão, a noçãode sistemas para entender a organização como um conjunto formado por partesinteragentes eaoadotar modelos matemáticos a fim desolucionarproblemas gerenciais de maneira otimizada, a organização vale-sedas contribuições da abordagem sistêmica da administração.

    A Teoria Geral dos Sistemas não buscasolucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias eformulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidadeempírica. Os pressupostos básicos da T.G.S. são:

    -Existe uma nítida tendência para a integraçãonas várias ciências naturais e sociais;

    -Essa integração parece orientar-se rumo auma teoria dos sistemas;

    -Essa teoria de sistemas pode seruma maneira mais abrangente de estudar os campos não físicos doconhecimento científico, especialmente as ciências sociais;

    -Essa teoria de sistemas, ao desenvolverprincípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particularesdas diversas ciências envolvidas, aproxima-nos do objetivo da unidade da ciência;


  • Galera, sei que o item foi considerado errado. Contudo, ele deve ser questionado. 

    Vejam que a questão fala da contribuição da ABORDAGEM sistêmica de Administração. 

    Abordagem é diferente da TEORIA sistêmica, visto que esta faz parte daquela. 

    Quanto à ABORDAGEM sistêmica, temos a teoria sistêmica, a qual, conforme informa a questão, contribuiu para "entender a organização como um conjunto formado por partes interagentes" , bem como a teoria matemática, que, de fato, adota modelos matemáticos a fim de solucionar problemas gerenciais de maneira otimizada.

    A fundamentação trazida pelos colegas para a correção do gabarito da banca examinadora foi a de que o TEORIA do sistema não se propõe à solução de problemas. Ok. Isso está correto, contudo, a questão não diz isso, ela informa que a TEORIA matemática se propõe a isso. 

    Sinceramente, não entendi o erro dessa questão. Cheguei a pensar que o erro estive no seguinte trecho: "solucionar problemas gerenciais" .... porque, segundo Chiavenato, ela pretende "solucionar problemas empresariais"... Mesmo assim, ainda acho pouco provável que seja isso. 

    Se alguém puder contribuir. 

  • Li os comentários e sinceramente, ainda não consegui entender qual foi o erro da questão! Por  favor, alguém pode ser mais claro? Obrigado

  • TEORIA DOS SISTEMA + MODELO MATEMATICO = E

  • Gabarito: ERRADA


    Para por mais lenha na fogueira...segundo o professor Adriel Monteiro (Concurseiros 24h):


    "Considerar o item errado é ir contra os postulados da abordagem sistêmica da administração."

    De acordo com os pressupostos da abordagem sistêmica, deve haver constante interação e interdependência entre as partes integrantes de uma organização. Adicionalmente, essas partes devem ser orientadas para um propósito comum, de modo a estarem com plena capacidade de influenciar e serem influenciadas pelo ambiente externo. Apesar de a Teoria dos Sistemas ser a principal expoente da abordagem sistêmica, outra corrente pode ser destacada: a Teoria Matemática. Essa corrente, também chamada de Pesquisa Operacional (PO) proporciona uma visão da influência das técnicas matemáticas sobre a Administração, principalmente sobre o processo decisório (sistematização de dados, análises de riscos, construção de modelos, etc). Assim, a PO adota o método científico como estrutura para a solução dos problemas, com forte ênfase no julgamento objetivo.


    Fontes:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_matem%C3%A1tica_da_administra%C3%A7%C3%A3o

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/processo-decisorio-consideracoes-sobre-a-origem-da-teoria-matematica-da-administracao/47096/


  • Gabarito: ERRADO

     

    O erro da questão está em misturar os conceitos.

     

    Senão vejamos, as duas teorias, TEORIA MATEMÁTICA e TEORIA DE SISTEMAS, estão inseridas na ABORDAGEM SITÊMICA, porém são conceitos distintos.

     

    ---> TEORIA MATEMÁTICA: não é uma escola como a Teoria Clássica ou Científica, mas uma corrente que enfatiza o processo decisório tratando-o de modo lógico e racional através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica.

     

    ---> TEORIA DE SISTEMAS: é um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (TGS) e fundamenta-se em 3 premissas básicas; os sistemas exitem dentro de sitemas, os sitemas são abertos, as funções do sitema dependem de sua estrutura. Aqui temos o conceito de Propósito ou Objetivo e Globalismo ou Totalidade.

     

    Caso a questão trocasse MODELOS MATEMÁTICOS por MODELOS DE SISTEMAS ficaria correta.

     

  • Errado.

    TEORIA MATEMÁTICA:  Abordagem Quantitativa, Determinística.

    TEORIA DE SISTEMAS: Abordagem TeleológicaProbabilística .

  • A TEORIA DA MATEMÁTICA APLICADA À SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADMINISTRATIVOS É CONHECIDA COMO PESQUISA OPERACIONAL. LOGO, ELA NÃO SOLUCIONA PROBLEMAS GERENCIAIS, E SIM OPERACIONAIS.

     

     

    ''Ao incorporar, nos modelos de gestão, a noção de sistemas para entender a organização como um conjunto formado por partes interagentes e ao adotar modelos matemáticos a fim de solucionar problemas OPERACIONAIS de maneira otimizada, a organização vale-se das contribuições da abordagem sistêmica da administração.'' CORRETO.

     

    1951 - Abordagem Sistêmica  [Teoria de Sistemas ➡ Teoria Matemática da Administração]

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • O erro é desconsiderar a teleologia inerente à TGS.  Basta lembrarmos que para os teóricos da TGS o todo era DIFERENTE do que a simples soma das partes. Ou seja , não há que se falar em modelos matemáticos para solucionar problemas , porquanto a realidade é probabilística , e não simplesmente determinística e mecanicista.  Não existem modelos para prever  os resultados da organização , porque elas são sistemas que interagem com macrosistemas e comportam subsistemas , todos interdependentes e interatuantes  (não tem como modelar matematicamente essas interações).

     

    Nas palavras de CHIAVENATO: 

    3- Teleologia : é o princípio segundo o qual a causa é uma condição necessária, mas nem sempre suficiente para que surja o efeito. Em outros termos, a relação causa-efeito não é uma relação determinística ou mecanicista, mas simplesmente probabilística. O sistema apresenta características próprias que não existem em cada uma de suas partes integrantes. Os sistemas são visualizados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos.

  • Ao incorporar, nos modelos de gestão, a noção de sistemas para entender a organização como um conjunto formado por partes interagentes e ao adotar modelos matemáticos a fim de solucionar problemas operacionais de maneira otimizada, a organização vale-se das contribuições da abordagem sistémica da administração.

  • Só o básico:

    modelos matemáticos? então é determinista.

    e o modelo sistêmico é o que? isso mesmo, PROBABILÍSTICO.

    glee

  • Considerando as abordagens da administração, julgue os itens subsequentes.

    Ao incorporar, nos modelos de gestão, a noção de sistemas para entender a organização como um conjunto formado por partes interagentes e ao adotar modelos matemáticos a fim de solucionar problemas gerenciais de maneira otimizada, a organização vale-se das contribuições da abordagem sistêmica da administração.

    certo seria como um todo organizacional.


ID
1122775
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

______________ é a escolha de uma forma apropriada para transmitir as mensagens. O termo que preenche a lacuna, tornando a assertiva CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C CORRETA

    A fonte – inicia a mensagem codificando uma informação.

    O transmissor – é o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.

    O canal – é o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.

    O receptor – é o modo ou instrumento que decodifica a mensagem.

    O destino – é a pessoa que deve receber a mensagem.

    O ruído – representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.

    A retroação ou feedback – é o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação

  • GAB C

    QUANDO VOCÊ INFORMA UMA MSG A ALGUÉM POR CÓDIGO E NÃO QUER QUE NINGUÉM SAIBA, VAI LÁ E INFORMA POR CÓDIGO, COM ISSO, MATOU A QUESTÃO


ID
1127605
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na Teoria Geral da Administração, há um modelo de gestão que enfatiza a coordenação de procedimentos e processos construídos nas operações internas; prioriza as operações econômicas, a administração de estoques e o controle de custos; ignora o relacionamento entre a organização e o seu ambiente e as diferenças entre as visões dos administradores e dos trabalhadores.

Esse modelo é a

Alternativas
Comentários
  • este gabarito está certo? eu jurava que era administraçao científica.

  • Também creio que esteja errado. Não faz sentido algum. A correta só pode ser a C.

  • Pesquisei em diversas fontes especializadas  em Administração e não localizei essa tal administração sistemática (salvo como sendo parte da abordagem SISTÊMICA)...

  • Olá, pessoal!


    Essa questão não foi alterada pela Banca. Alternativa correta Letra D, conforme publicado no edital de Gabaritos no site da banca.


    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • Encontrei o conceito em uma apostila :(


    Administração Sistemática

    Conceitos-chaves

    Organizações produtivas sistematizadas.

    Coordenação de procedimentos e processos construídos nas operações internas.

    Ênfase em operações econômicas, administração de estoques e controle de custos.

    Contribuições

    Início da administração formal nos EUA.

    Promoção de uma produção eficiente e ininterrupta.

    Limitações

    Ignorava o relacionamento entre a organização e seu ambiente.

    Ignorava diferenças entre as visões dos administradores e dos trabalhadores.


    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0CCwQFjAC&url=http%3A%2F%2Fprofsaravalli.com%2Fsecretariado%2Fmaterial%2FADMIN%2FAdministra%25E7%25E3o.doc&ei=FihVVNqALYqqNp7ggdAD&usg=AFQjCNF1nzXZf-1HuSyajlMnRATcJ-raXA&sig2=HkUsLcCl8e2E6AlodU13_g&bvm=bv.78677474,d.eXY


  • Com essa eu também arregalei os olhos.

  • essa sistemática é mais conhecida como sistêmica!

  • Como tem uma alternativa indicando a Teoria dos sistemas, a administração sistemática faz mais sentido. Ainda assim, confesso que ficou dificil.

  • Administração Sistemática

     

    Conceitos-chaves

    Organizações produtivas sistematizadas.

    Coordenação de procedimentos e processos construídos nas operações internas.

    Ênfase em operações econômicas, administração de estoques e controle de custos.

     

    Contribuições

    Início da administração formal nos EUA.

    Promoção de uma produção eficiente e ininterrupta.

     

    Limitações

    Ignorava o relacionamento entre a organização e seu ambiente.

    Ignorava diferenças entre as visões dos administradores e dos trabalhadores.

     

     

     

     

    A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO - Marcos temporais, a título de exemplo: 

     

    1890 - Administração sistemática

    1900 -  Administração científica

    1910 -  Gestão administrativa

    1920 -  Gestão administrativa

    1930 -  Relações humanas

    1940 -  Burocracia

    1945 -  Administração quantitativa

    1950 -  Comportamento organizacional

    1960 -  Teoria dos sistemas

    1970 -  Teoria da contingência

    1990 -  Gestão da qualidade total

    1990 - Organização inteligente

    2000 - Reengenharia

     

    FONTE: Prof. Adm. Ademir Antonio Saravalli - Administração

  • Só pra constar, Administração Sistêmica não tem nada a ver com a essa Adminstração Sistemática.

  • NUNCA CONFUNDIR ADMINISTRAÇÃO SISTEMÁTICA COM ABORDAGEM SISTÊMICA!

  • Karine,

    Você, eu e mais a torcida do flamengo achando que era ADM científica.... bizarro!!!


ID
1140706
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os conceitos de funções, de gráficos e de equações, descritos a seguir, analise as três afirmações seguintes:

I – Funções: se a cada valor que a variável X pode assumir corresponder um ou mais valores da variável Y, diz-se que Y é função de X e escreve-se Y = F (X) (ler “Y igual á função de X) para indicar dependência funcional.

II – Gráficos: um gráfico é uma representação gráfica de relação entre variáveis. Muitos tipos de gráficos são empregados na estatística, dependendo da natureza dos dados pertinentes à finalidade para o qual cada um deles é destinado.

III – Equações: equações são representações da forma A = B, onde A é chamado o primeiro membro da equação e B o segundo membro da equação. Sempre que se efetuam as mesmas operações em ambos os membros de uma equação, obtêm- se equações equivalentes. Assim pode-se adicionar, subtrair, multiplicar e dividir ambos os membros de uma equação pelo mesmo valor e obter uma equivalência, com a única exceção da divisão por zero, que não é permitida.

Quantas dessas afirmações estão corretas?

Alternativas

ID
1141432
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os conceitos de funções, de gráficos e de equações, descritos a seguir, analise as três afirmações seguintes:

I. Funções: se a cada valor que a variável X pode assumir corresponder um ou mais valores da variável Y, diz-se que Y é função de X e escreve-se Y = F (X) (ler “Y igual á função de X) para indicar dependência funcional.

II. Gráficos: um gráfico é uma representação gráfica de relação entre variáveis. Muitos tipos de gráficos são empregados na estatística, dependendo da natureza dos dados pertinentes à finalidade para o qual cada um deles é destinado.

III. Equações: equações são representações da forma A = B, onde A é chamado o primeiro membro da equação e B o segundo membro da equação. Sempre que se efetuam as mesmas operações em ambos os membros de uma equação, obtêm-se equações equivalentes. Assim pode-se adicionar, subtrair, multiplicar e dividir ambos os membros de uma equação pelo mesmo valor e obter uma equivalência, com a única exceção da divisão por zero, que não é permitida.

Quantas dessas afirmações estão corretas?

Alternativas

ID
1148623
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os conceitos de funções, de gráficos e de equações, descritos a seguir, analise as três afirmações seguintes:

I. Funções: se a cada valor que a variável X pode assumir corresponder um ou mais valores da variável Y, diz-se que Y é função de X e escreve-se Y = F (X) (ler “Y igual á função de X) para indicar dependência funcional.

II. Gráficos: um gráfico é uma representação gráfica de relação entre variáveis. Muitos tipos de gráficos são empregados na estatística, dependendo da natureza dos dados pertinentes à finalidade para o qual cada um deles é destinado.

III. Equações: equações são representações da forma A = B, onde A é chamado o primeiro membro da equação e B o segundo membro da equação. Sempre que se efetuam as mesmas operações em ambos os membros de uma equação, obtêm-se equações equivalentes. Assim pode-se adicionar, subtrair, multiplicar e dividir ambos os membros de uma equação pelo mesmo valor e obter uma equivalência, com a única exceção da divisão por zero, que não é permitida.

Quantas dessas afirmações estão corretas?

Alternativas

ID
1171429
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando empresários realizam contratos com a Administração Pública, é comum que se queixem da defasagem dos reajustes outorgados, os quais geram risco à própria existência da sociedade empresária:

Nesse sentido, como gerente responsável pela administração de contratos estabelecidos com a iniciativa privada, é necessário preservar na sua execução a denominada

Alternativas
Comentários
  • Equação financeira ou equação econômico-financeira do contrato nada mais é que o equilíbrio econômico-financeiro do §6, do art. 65, da Lei n. 8.666-1993, que assim prescreve:


    § 6o Em havendo alteração unilateral do contrato que aumente os encargos do contratado, a Administração deverá restabelecer, por aditamento, o equilíbrio econômico-financeiro inicial.

    O examinador apenas utilizou um termo adotado em Acórdãos Judiciais sobre o tema, como o abaixo transcrito:

    “CONTRATO ADMINISTRATIVO. EQUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DO VÍNCULO. DESVALORIZAÇÃO DO REAL. JANEIRO DE 1999. ALTERAÇÃO DE CLÁUSULA REFERENTE AO PREÇO. APLICAÇÃO DA TEORIA DA IMPREVISÃO E FATO DO PRÍNCIPE.1. A novel cultura acerca do contrato administrativo encarta, como nuclear no regime do vínculo, a proteção do equilíbrio econômico-financeiro do negócio jurídico de direito público, assertiva que se infere do disposto na legislação infralegal específica (arts. 57, § 1º, 58, §§ 1º e 2º, 65, II, d, 88 § 5º e 6º, da Lei 8.666/93.Deveras, a Constituição Federal ao insculpir os princípios intransponíveis do art. 37 que iluminam a atividade da administração à luz da cláusula mater da moralidade, torna clara a necessidade demanter-se esse equilíbrio, ao realçar as” condições efetivas da proposta".
    2. O episódio ocorrido em janeiro de 1999, consubstanciado na súbita desvalorização da moeda nacional (real) frente ao dólar norte-americano, configurou causa excepcional de mutabilidade dos contratos administrativos, com vistas à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro das partes.
    3. Rompimento abrupto da equação econômico-financeira do contrato. Impossibilidade de início da execução com a prevenção de danos maiores. (ad impossiblia memo tenetur). 4. Prevendo a lei a possibilidade de suspensão do cumprimento do contrato pela verificação da exceptio non adimplet contractus imputável à administração, a fortiori, implica admitir sustar-se o "início da execução", quando desde logo verificável a incidência da "imprevisão" ocorrente no interregno em que a administração postergou os trabalhos. Sanção injustamente aplicável ao contratado, removida pelo provimento do recurso.
    5. Recurso Ordinário provido.(STJ – ROMS nº 15154 UF: PE - 1º Turma - Data da decisão: 19/11/2002 - Min. Relator Luiz Fux) (grifei)


ID
1479466
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma escola de crianças alfabetizou, em 2012, 100 crianças, com um dispêndio total de R$100.000,00. Em 2013, 150 crianças foram alfabetizadas, com um dispêndio total de R$150.000,00. Pode-se dizer que, de 2012 para 2013, a escola foi:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

    Eficacia está ligada a resultados, então se a escola conseguiu alfabetizar mais em 2013 então foi mais eficaz.

    eficiência está ligada ao processo, ao método que a escola usou para conseguir o resultado. Na questão ela nem foi mais nem menos eficiente porque em 2012 com R$ 100.000/100 crianças  = 1.000 por criança e em 2013 com R$ 150.000/150 crianças  = 1.000 por criança.

    Espero ter ajudado.

     

  • Eu não diria MAIS EFICAZ, e sim MAIS EFETIVA. Fui por eliminação.

  • Eficiência - Custos

    Eficácia - Resultados

    Efetividade - Impactos

    Logo, não há o que se falar sobre eficiência,pois não ouve redução dos custos,esses continuaram proporcionais.

    Porém, houve alteração dos resultados,com relação a esses houve um aumento. 

    Portanto,alternativa correta Letra C.

  • Eficiência - usar os recursos da melhor maneira possível/método, meio de se fazer;

    Eficácia - fazer a coisa certa, com o melhor impacto possível/resultados e metas;

    Efetividade - fazer o que tem que ser feito, alcançar resultados gerando benefícios à sociedade/mudança da realidade (eficiente e eficaz ao mesmo tempo).

     

    eficiência é a obtenção de resultados através da ênfase nos meios, da resolução dos problemas existentes e da salvaguarda dos recursos disponíveis com o cumprimento das tarefas e obrigações. Significa fazer bem as tarefas, administrar os custos, reduzir as perdas e o desperdício. Significa "fazer certa a coisa". É um conceito que tem um cunho “analógico”, o que significa que pode haver mais, ou menos eficiência.

     

    eficácia é a obtenção de resultados através da ênfase nos próprios resultados e nos objetivos a serem alcançados, com a exploração máxima do potencial dos processos. Significa a otimização das tarefas com a agilização de recursos para alcançar o resultado esperado. Significa "fazer a coisa certa". É um conceito que tem um cunho “digital”, o que significa que há, ou não há eficácia.

     

    Já a efetividade é a obtenção de resultados através da ênfase na percepção do cliente. Significa que há preenchimento das expectativas do cliente, através de uma ação programada e planejada para satisfazer os seus desejos. É um conceito que tem um cunho “sensitivo”, o que significa que há comprovação, pelo cliente, dos resultados alcançados.

     

    Produtividade é um indicador de eficiência. Há, inclusive, questões que cobram esse conceito mas que, infelizmente, agora não lembro onde estão. Quando voltar a encontrá-las, posto aqui o código.

     

    Um exemplo pra ficar mais simples. Vamos imaginar o programa Fome Zero através de perguntas.


    O Fome Zero em termos de eficiência ou produtividade → o Programa consegue adquirir os recursos, isto é, a comida necessária para alimentar a população e os meios para distribuíla por valores abaixo do valor de mercado? O Programa não desperdiça alimentos, isto é, faz uso completo e total de tudo, sem jogar nada fora? O Programa consegue alimentar mais pessoas com menos gasto para o Governo? Pense nos meios

     

    O Fome Zero em termos de eficácia → o Programa está alimentando o número de pessoas que se propôs a alimentar, nas localidades em que planejou, com a frequência com que previu e na quantidade que estipulou? Pense nos objetivos

     

    O Fome Zero em termos de efetividade → os beneficiados pelo Fome Zero estão sendo, de fato, bem alimentados? Estão sendo supridos com as doses diárias de nutrientes para serem pessoas saudáveis? Não estão desenvolvendo doenças ou sofrendo consequências físicas causadas pela desnutrição? Pense nas consequências

  • É apenas mais eficaz, pois o crescimento de um ano para o outro foi apenas proporcional. Ela NÃO fez mais com menos, ou seja, ela não dispendeu (gastou) menos para produzir mais, ela apenas gastou mais para alfabetizar mais crianças. Assim, atingiu apenas o objetivo de alfabetizar. Se com os mesmos 100.000 ela alfabetizasse mais crianças no ano seguinte, ai sim seria mais eficiente.

    Outra questão muito parecida FGV...

    Q827282. Uma ONG atendeu, em 2015, 100 refugiados, com um dispêndio total de 100.000 reais. Em 2016, a ONG atendeu 120 refugiados, com um dispêndio total de 120.000 reais.

    Pode-se dizer que, de 2015 para 2016, a ONG foi:

    a) menos eficiente;

    b) mais eficiente;

    c) menos eficaz;

    d) mais eficaz;

    e) mais produtiva.

    GABARITO: D

  • Eu não entendi a resposta. Não deveria ser eficiente pois com o mesmo custo alfabetizou mais crianças. Não?

  • A eficiência foi a mesma, tendo em vista que os custo estão proporcionais.

    Foi mais eficaz pois atingiu maiores resultados.


ID
1518787
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em pesquisa operacional (PO), a teoria que cuida dos pontos de estrangulamento e dos tempos de espera, ou seja, das demoras verificadas em algum ponto do serviço é a Teoria das(os)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    A Teoria da filas é uma técnica de PO. Refere-se à otimização de arranjos em condições de aglomeração e de espera. Trata de estrangulamento dos tempos de espera.


ID
1558999
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Números-índices são frequentemente utilizados para indicar variações relativas em quantidades, preços ou valores de um artigo, durante dado período de tempo. Eles são expressos na forma de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    NÚMEROS ÍNDICES (ou percentuais)

    Números índices “são usados para indicar variações relativas em quantidades, preços ou valores de um artigo (ou artigos) durante certo período de tempo”. Eles sintetizam as modificações nas condições econômicas ocorridas em um espaço de tempo, através de uma razão. Se apenas um item é computado trata-se de um número índice simples. Se, porém, vários itens (produtos) têm suas variações computadas tem-se um número índice composto

    http://www.inf.ufsc.br/~marcelo/Cap5.pdf.

    bons estudos


ID
1716907
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria _____________ é um ramo da matemática aplicada que utiliza o cálculo de probabilidades.

Alternativas
Comentários
  • Isso é Administração?

  • vou aposentar como concurseiro e não terei visto as 99999999999 teorias da ADM.

  • Gabarito C

    A teoria da informação é um ramo da matemática aplicada que utiliza o cálculo da probabilidade. Originou-se em 1920, com os trabalhos de H.Nyquist.

  • Matheus é adm sim. A teoria da informação está relacionada com a abordagem sistêmica.

  • Teoria da Informação está dentro da Abordagem sistêmica na parte da Cibernética / Tecnologia e Administração.

    Teoria da Informação "é o ramo da matemática aplicada que utiliza o cálculo da probabilidade. Visa medir e calcular a quantidade de informação, com base em resultados da física estatística."

  • Foco na missão!!

ID
1716913
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Matemática aplicada à solução dos problemas administrativos é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato, A Teoria Matematica aplicada aos problemas administrativos 'e conhecida como pesquisa operacional (PO).Trata-se de uma corrente que encontramos em varios autores que enfatizam o processo decisorio e procuram trata-lo de modo logico e racional, atraves de uma abordagem quantitativa e deterministica.


ID
1964674
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Como é conhecida a teoria matemática aplicada à solução dos problemas administrativos?

Alternativas
Comentários
  • Teoria Matemática aplicada à solução dos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional (PO). 


ID
1979800
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Qual indicador é a razão entre o que se recebe e o que se dispende?

Alternativas
Comentários
  • Valor é a razão entre o que se recebe (benefícios: práticos + intangíveis) e o que se dispende (custos: monetários + de tempo + de energia + intangíveis).

     

    Valor = benefícios / custos

     

    At.te, CW.

  • Uma curiosidade...

    "Lucratividade é uma variáel que indica qual é o ganho que a organização obtêm numa relação entre o seu lucro líquido e a receita total.
    Uma organização que possui uma lucratividade de 12% isto significa que a cada R$ 100,00 depois de pagos as contas e impostos, sobram R$ 12,00.
     

    rentabilidade é uma relação entre o lucro líquido e o investimento feito.
    É uma varíavel que mostra ao investidor a velocidade de retôrno do capital investido.

    Podemos entender de outra maneira: Investi R$ 22 500.00 numa aplicação por um ano, e tive o retôrno de R$ 2 850,00, qual foi o índice de rentabilidade?
    Rentabilidade = 12,67% a.a (ao ano)"

     

  • TMNC!!!

  • mEUs bagos!

  • Resposta: valor.

    Errei essa. Fiquei na dúvida entre lucratividade e rentabilidade.

     

    Conceitos:

    Valor é a razão entre o que se recebe (benefícios) e o que se dispende (custos). 

     

    Lucratividade mede a relação entre os valores ($) obtidos pelo lucro e o valor total das vendas. É demonstrado em forma de percentual. LUCRATIVIDADE = LUCRO / SAÍDAS GERADAS

     

    Rentabilidade = Lucro Líquido / Entradas. Indica o percentual de remuneração do capital investido.

     

    Competitividade: relação de concorrência que se estabelece entre 2 ou mais organizações no sentido de atender as necessidades de um mesmo cliente. 

     

    Fonte: https://www.google.com/amp/s/slideplayer.com.br/amp/49556/


ID
1994431
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria ____________ aplicada à solução dos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria Matemática desloca ênfase na ação para a ênfase

    na decisão que a antecede. O processo decisório é seu

    fundamento básico.

    Pesquisa Operacional tem o objetivo de capacitar a administração a resolver problemas e tomar decisões.Ou seja, Teoria Matemática esta ligada a Pesquisa Operacional.


ID
2187169
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os três principais métodos de arquivamento que através dos anos foram desenvolvidos em todas as partes do mundo, podendo ser utilizados tanto nas empresas como nos órgãos governamentais são:

Alternativas
Comentários
  • Métodos de arquivamento


    Básicos

    Alfabético

    Geográfico

    Numérico 

    Ideográfico ou por assunto

    Padronizados

    Variadex

    Automático

    Soundex

    Mnemõnico

    Rôneo

    Não é considerado básico ou padronizado

    Alfanumérico - Combina nomes e números. É a combinação dos métodos alfabéticos e numéricos.


    Gabarito: B


ID
2382085
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base na abordagem sistêmica de uma organização, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.


1. Expansionismo.

2. Pensamento Sintético.

3. Teleologia.

4. Cibernética. 


( ) As vendas de guarda-chuva aumentaram porque existem vários canais de venda, inclusive virtuais. O controle do estoque no ponto de venda é feito em tempo real e a reposição dos modelos é feita imediatamente.

( ) As vendas de guarda-chuva fazem parte de todo o sistema de venda de acessórios.

( ) As vendas de guarda-chuva aumentaram porque o índice pluviométrico aumentou, a renda disponível das pessoas aumentou e está na moda usar guarda-chuvas personalizados.

( ) As novas tecnologias de fabricação de guarda-chuva, o fortalecimento das campanhas mercadológicas para incentivar o uso de acessórios, as estratégias logísticas para distribuição de guarda-chuvas e acessórios, o aumento das chuvas e o aumento da renda explicam parte do grande crescimento das vendas de guarda-chuva. 


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • (4) As vendas de guarda-chuva aumentaram porque existem vários canais de venda, inclusive virtuais. O controle do estoque no ponto de venda é feito em tempo real e a reposição dos modelos é feita imediatamente.

    Cibernética: é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja máquina, que permite que conhecimentos e descobertas de uma ciência possam ter condições de aplicação a outras ciências, isto é, oferece sistema de organização, processamento de informações e controles que auxiliam as outras ciências.

    (2) As vendas de guarda-chuva fazem parte de todo o sistema de venda de acessórios.

    Pensamento Sintético: para enteder o pensamento sintético temos que entender o analítico. Pensamento analítico: Serve para explicar as coisas ou compreendê-las melhor. A análise consiste em decompor o todo, em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas. São manifestações do pensamento analítico, o conceito de divisão do trabalho e de especialização do operário. O pensamento sitético é o oposto do analítico, ou seja seja se preocupa com o todo e não apenas com uma determinada parte.

    (3) As vendas de guarda-chuva aumentaram porque o índice pluviométrico aumentou, a renda disponível das pessoas aumentou e está na moda usar guarda-chuvas personalizados.

    Teleologia: É o estudo do comportamento com finalidade de alcançar objetivos que passou a influenciar poderosamente as ciências. Na concepção teleológica, o comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou por aquilo que é seu propósito ou objetivo de produzir. A partir desta concepção, os sistemas passaram a ser visualizados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos e finalidades.


    (1) As novas tecnologias de fabricação de guarda-chuva, o fortalecimento das campanhas mercadológicas para incentivar o uso de acessórios, as estratégias logísticas para distribuição de guarda-chuvas e acessórios, o aumento das chuvas e o aumento da renda explicam parte do grande crescimento das vendas de guarda-chuva.

    Expansionismo: É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior. O expansionismo não nega que cada fenômeno seja constituído de partes, mas sua ênfase reside na focalização do todo do qual o fenômeno faz parte. Ele se preocupa com o globalismo e com a totalidade, o tipo de visão voltada para o todo que denominamos como abordagem sistêmica.


    Fonte: https://www.coladaweb.com/administracao/abordagem-sistemica-da-administracao


    Espero ter contribuido!

  • (4) As vendas de guarda-chuva aumentaram porque existem vários canais de venda, inclusive virtuais. O controle do estoque no ponto de venda é feito em tempo real e a reposição dos modelos é feita imediatamente.

    Cibernética: traz a ideia do ajuste do comportamento do sistema visando alcançar os objetivos para os quais foi criado. É uma autocontrole do sistema em que o feedback é essencial. Na assertiva vemos que o "controle do estoque no ponto de venda é feito em tempo real e a reposição é imediata, ou seja, temos o ajuste / autocontrole do sistema.

    (2) As vendas de guarda-chuva fazem parte de todo o sistema de venda de acessórios.

    Pensamento Sintético: está relacionado com a ideia de Expansionismo em que todo fenômeno faz parte de um fenômeno maior. Todo sistema é subsistema de algum outro. Sendo assim, o Pensamento Sintético é enxergar o todo e não apenas as suas partes separadas. É o que temos na assertiva quando diz que o sistema de vendas de guarda-chuva faz parte de um sistema maior que é o de venda de acessórios

    (3) As vendas de guarda-chuva aumentaram porque o índice pluviométrico aumentou, a renda disponível das pessoas aumentou e está na moda usar guarda-chuvas personalizados.

    Teleologia: busca entender as inter-relações entre as diversas variáveis que produzem um efeito. É a visão de um campo dinâmico de forças que atuam entre si. Em azul vemos as diversas variáveis que atuaram em conjunto e resultaram no aumento das vendas de guarda-chuva.

    (1) As novas tecnologias de fabricação de guarda-chuva, o fortalecimento das campanhas mercadológicas para incentivar o uso de acessórios, as estratégias logísticas para distribuição de guarda-chuvas e acessórios, o aumento das chuvas e o aumento da renda explicam parte do grande crescimento das vendas de guarda-chuva.

    Expansionismo: todo fenômeno faz parte de um fenômeno maior, sendo que o desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo maior que o envolve. Em azul estão os fenômenos maiores que envolvem o sistema de vendas de guarda-chuva.

  • Errei, mas a questão é muito boa...


ID
2458564
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para que se possa realizar inferências sobre a população, é necessário que se trabalhe com amostragem probabilística, são exemplos de amostragem probabilística, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A - Acidental ou conveniência. 

  • Gabarito: Letra "A"

    Técnicas de amostragem probabilística

    A amostragem probabilística é uma técnica de amostragem na qual as amostras são recolhidas em um processo que dá todos os indivíduos da população as mesmas chances de ser selecionado.

    Amostra aleatória simples. A amostragem aleatória simples é o método de amostragem básico assumido em cálculos e estatísticas. Para reunir uma amostra aleatória, é atribuído um número a cada unidade da população-alvo. Um conjunto de números aleatórios é gerado e as unidades que apresentares esses números serão incluídas na amostra. Por exemplo, digamos que você tenha uma população de 1000 pesoas e você gostaria de escolher uma amostra aleatória simples de 50 pessoas. Primeiro, cada pessoa é numerada de 1 até 1000. Então, você gera uma lista de 50 números aleatórios (normalmente com algum software) e os números desta lista serão os únicos que você incluirá na amostra.

    Amostra sistemática. Na amostragem sistemática, os elementos da população são colocados em uma lista e cada xº elemento da lista é escolhido (sistematicamente) por inclusão na amostra. Por exemplo,se a população do estudo contém 2000 estudantes do ensino fundamental e o pesquisador quer uma amostra de 100 estudantes. Os estudantes poderiam ser colocados em uma lista e cada 20º estudante seria selecionado para inclusão na amostra. A fim de evitar o viés humano neste método, o pesquisador deve selecionar o primeiro elemento aleatoriamente. 

    Amostra Estratificada. É um modelo de amostragem no qual o pesquisador dividiu toda a população-alvo em diferentes subgrupos, ou estratos, e então aleatoriamente seleciona os sujeitos finais proporcionalmente de diferentes estratos. Esse tipo de amostragem é usado quando o pesquisador quer realçar subgrupos específicos com a população. Por exemplo, para obter uma amostra estratificada de estudantes universitários, o pesquisador primeiro organizaria primeiro a população por semestre de graduação e então selecionar determinado número de representantes de calouros, pessoas que estão no meio do curso e formandos, por exemplo. Isso garante que o pesquisador tem quantidades adequadas de indivíduos de cada classe na amostra final.

    Amostra por aglomerados. A amostragem por aglomerados deve ser utilizada quando é impossível ou impraticável compilar uma lista exaustiva dos elementos que compõem a população-alvo. Contudo, geralmente os elementos da população já estão agrupados em subpopulações e listas dessas subpopulações podem já existir ou ser criadas. Por exemplo, digamos que a população-alvo em um estudo seja membros de igrejas nos EUA. Não há uma lista de todos os membros de igrejas no país. O pesquisador poderia, nesse caso, criar uma lista de igrejas nos EUA, escolher uma amostra de igrejas e então obter listas de membros dessas igrejas.

    Fonte:


ID
2458945
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O foco na resolução de problemas de tomada de decisão e aplicação em programas de qualidade total e a construção de modelos capazes de simular situações reais na empresa são marcas principais de uma das abordagens ou teorias da Administração denominada

Alternativas
Comentários
  • Os modelos matemáticos são modelos que possibilitam a simulação situações reais futuras. A Administração utiliza esses modelos para resolução de problemas relacionados com a tomada de decisão. Esses conceitos surgiram na Teoria Matemática que por sua vez está dentro da abordagem sistêmica.

     

     

    Fonte: Teoria Geral da Administração, Chiavenato, vol 2, 2002.

     

     

    ad astra et ultra.

  • Palavra chave: Qualidade total ( T.Matemática, onde surgiu o primeiro movimento pela qualidade).

  • Os modelos matemáticos são modelos que possibilitam a simulação situações reais futuras. A Administração utiliza esses modelos para resolução de problemas relacionados com a tomada de decisão. Esses conceitos surgiram na Teoria Matemática que por sua vez está dentro da abordagem sistêmica.

     

     

    Fonte: Teoria Geral da Administração, Chiavenato, vol 2, 2002.

    (Ctrl c Ctrl V do Bruno)

  • teoria matemática não é uma teoria administrativa e sim um desdobramento da teoria sistêmica.


ID
2473675
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CRM-MS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

João acabou de adquirir uma gráfica, entretanto, foi surpreendido por uma dificuldade. A sua principal impressora está com problemas e atrapalhando o funcionamento da empresa. A impressora está apresentando um tempo médio de 40 horas entre as falhas, e o tempo médio para o conserto é de 7 horas. Sendo assim, assinale a alternativa em que o grau de disponibilidade da impressora é expresso de forma correta:

Alternativas
Comentários
  • 47-100

    40-x

  • Tempo funcionando = 40

    Tempo em manutenção = 7

    Tempo total = 47

    Tempo disponível = 40/47 = 0,85

  • Raaaapazz... filtrei para fazer o conteúdo de Teoria Sistêmica e veio de brinde cálculo? ... tô na dúvida de quando eu filtrar em lingua portuguesa virá estatística ou matemática financeira?...


ID
2486389
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do processo decisório sob a ótica da teoria matemática, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Processo Decisório

    A Teoria Matemática desloca . A tomada da ênfase na ação para a ênfase na decisão que a antecede.

    O processo decisório é o seu fundamento básico. A tomada de decisão é o ponto focal da Teoria da Matemática e a decisão é estudada sob duas perspectivas:

    1.      Perspectivas do processo: Concentra-se nas etapas da tomada de decisões no qual seu objetivo é selecionar as melhor alternativas de decisão. Focaliza o processo decisório em três etapas simples:

    ·         Definição do problema;

    ·         Quais as alternativas possíveis de solução do problema;

    ·         Qual é a melhor alternativa de solução (escolha);

    A perspectiva do processo escolhe dentre as possíveis alternativas de solução daquela que produz melhor eficiência.

    2.      Perspectiva do problema: Está orientada para a resolução de problemas, sua ênfase está na solução final do problema, no qual essa perspectiva é criticada por não indicar as alternativas e pela sua deficiência quando as situações demandam vários modelos de implementação.

    Portanto alternativa correta é a A.

  • Segundo a Teoria da Matemática,

    A) a ênfase na ação é deslocada para a ênfase na decisão que a antecede. OK

    B) a tomada de decisão existe nas perspectivas do problema e da decisão(do processo)

    C) a tomada de decisão existe nas perspectivas da causa e do efeito.(idem a B)

    D) a tomada de decisão é o ponto focal da abordagem qualitativa (quantitativa).

    E) a ênfase na decisão é deslocada para a ação que a antecede(vide a A).


  • Processo Decisório na Teoria da Matemática:

    Desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão que antecede a ação.

    É estudada sob duas perspectivas:

    Perspectiva do PROCESSO - ênfase na busca dos meios alternativos.

    Perspectiva do PROBLEMA - ênfase na resolução do problema.


ID
2599609
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria matemática, consolidada no período pós Primeira Guerra Mundial, trouxe importantes contribuições para o embasamento das decisões nas organizações. Em contraponto às teorias de base social, o conjunto de conhecimentos gerados pelos pesquisadores nessa teoria enfocavam o uso da matemática e de raciocínios quantitativos para estruturar as decisões e buscar soluções otimizadas para diversos problemas organizacionais. Embora seu campo de aplicação seja mais frequente em âmbito industrial, duas teorias em especial são largamente utilizadas em organizações de serviço público: a teoria das filas e a teoria dos jogos. Assinale em qual das alternativas abaixo essas teorias têm, NESSA ORDEM, seu uso adequadamente exemplificado em organizações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa letra b. Teoria das filas tem a ver com tempo de espera, posicionamento, ou seja, cálculos para melhorar esses quesitos. A teoria dos jogos retrata a melhor tomada de decisão, num ambiente de conflitos, em que se deve utilizar o melhor caminho possivel. Portanto, a unica letra que fala sobre estratégias, é a letra b, que define precisamente a forma de" ganhar" um jogo.

    LEU ESTRATÉGIA, ENTÃO É TEORIA DOS JOGOS!


ID
2668123
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Pesquisa Operacional (PO) focaliza a análise de operações de um sistema, e não apenas de um problema particular. Para tanto, ela se utiliza da(s)

Alternativas
Comentários
  • A Pesquisa Operacional (PO) focaliza a análise de operações de um sistema, e não apenas de um problema particular. Para tanto, ela se utiliza da(s) probabilidade, da matemática e da estatística.

    Pesquisa operacional é o uso de modelos matemáticos, estatística e algoritmos para ajudar a tomada de decisões. É mais frequente o seu uso para análise de sistemas complexos reais, tipicamente com o objetivo de melhorar ou otimizar a performance. É uma forma de matemática aplicada.


ID
2850355
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conforme Chiavenato (2014), a Teoria Matemática aplicada à solução dos problemas administrativos, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Teoria Matemática da Administração


    INTRODUÇÃO


    A Teoria Matemática aplicada aos problemas administrativos é mais conhecida como Pesquisa Operacional. A Teoria Matemática põe ênfase no processo decisório e procura tratá-lo de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa. A Teoria Matemática trouxe enorme contribuição à Administração permitindo novas técnicas de planejamento e controle no emprego de recursos materiais, financeiros, humanos e, sobretudo, um formidável suporte na tomada de decisões, no sentido de aperfeiçoar a execução de trabalhos e diminuir os riscos envolvidos nos planos que afetam o futuro a curto ou longo prazo. A Teoria Matemática presta-se a aplicações de projetos e trabalhos baseando-se na total qualificação dos problemas administrativos, abordando-os do ponto de vista estatístico ou matemático, oferecendo técnicas de aplicação ao nível operacional situado na esfera de execução.


  • LETRA A: Teoria dos jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno.

    LETRA B: A teoria das filas é um ramo da probabilidade que estuda a formação de filas, através de análises matemáticas precisas e propriedades mensuráveis das filas. Ela provê modelos para demonstrar previamente o comportamento de um sistema que ofereça serviços cuja demanda cresce aleatoriamente, tornando possível dimensioná-lo de forma a satisfazer os clientes e ser viável economicamente para o provedor do serviço, evitando desperdícios e gargalos.

    LETRA C: Programação dinâmica é um método para a construção de algoritmos para a resolução de problemas computacionais, em especial os de otimização combinatória.[1]Ela é aplicável a problemas nos quais a solução ótima pode ser computada a partir da solução ótima previamente calculada e memorizada - de forma a evitar recálculo - de outros subproblemas que, sobrepostos, compõem o problema original.

    LETRA D: Programação Linear são problemas de optimização nos quais a função objetivo e as restrições são todas lineares. Programação Linear é uma importante área da optimização por várias razões

  • teoria matemática também pode ser chamada de pesquisa operacional


ID
3068764
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as influências recebidas pela Administração, duas profundas e marcantes influências são a tendência à exatidão e ao determinismo matemático; e a tendência à análise e à divisão do trabalho, que têm origem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Oxe

    Oxe oxe oxe

  • Gab. E - na física tradicional de Isaac Newton e em René Descartes.

  • Algo errado não está certo

  • O período cartesiano e newtoniano da Administração. Foi a criação das bases teóricas da Administração iniciada por Taylor e Fayol envolvendo principalmente a Administração científica, a Teoria Clássica e a Neoclássica. A influência predominante foi a física tradicional de Isaac Newton e a metodologia cientifica de René Descartes. 

    Fonte:

    PÁGINA 560 CHIAVENATO.

  • Divisão do trabalho (fui direto em Taylor). Quando me deparo, alternativa é ISAAC NEWTON E RENÉ DESCARTES! #SIGNIFICABORAESTUDAR #RUMOAAPROVACAO


ID
3068782
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De Chiavenato (2004), temos que o movimento pela qualidade começou no Japão com a aplicação de critérios estatísticos no chão da fábrica, tomando uma dimensão fora do comum e envolvendo toda a organização e suas interfaces com fornecedores e clientes.


Esse movimento, que surgiu como base fundamental para a excelência e a competitividade das organizações, ocorreu graças à Teoria:

Alternativas
Comentários
  • Eu nunca tinha ouvido falar dessa teoria, mas vamos lá...

    A Teoria Matemática aplicada a soluções dos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional (PO), sendo uma corrente que localiza e que enfatiza o processo decisório e o trata de modo lógico e racional através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica.

    A maior aplicação da Teoria Matemática está na Administração das Operações em organizações da manufatura e de serviços que envolvem atividades relacionadas com produtos e serviços, processo e tecnologia, localização industrial, gerenciamento da qualidade, planejamento e controle de operações. Os temas mais tratados pelas Administrações das Operações são as operações, serviços, qualidade, estratégia de operações e tecnologia.

    Fonte: http://admemfoco2010.blogspot.com/2010/11/teoria-matematica-da-administracao.html

    gab. B

  • Pois é...

    foi a primeira alternativa que eu exclui.

  • Gab. B

    A Teoria Matemática procura construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa. A criação de modelos matemáticos focaliza a resolução de problemas de tomada de decisão. O modelo é a representação de algo ou o padrão de algo a ser feito. É por meio do modelo que se faz representações da realidade. Na Teoria Matemática, o modelo é usado como simulação de situações futuras e avaliação da probabilidade de sua ocorrência. O modelo delimita a área de ação de maneira a proporcionar o alcance de uma situação futura com razoável esperança de ocorrência.

    Fonte:Administração Geral e Pública - Chiavenato - 2009 pág 93

  • Fica difícil acertar a questão quando a gente exclui a alternativa correta

  • "serto"...vida que segue.

  • A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre as teorias administrativas. Neste caso, marquemos a opção que contém a teoria destacada no enunciado.

    A - incorretaA Teoria Clássica ou da Gestão Administrativa surge na França a partir dos trabalho de Henri Fayol. Essa escola administrativa era composta principalmente por executivos da época que tinham como preocupação o aumento da eficiência das suas organizações.

    B - correta. Consoante a lição de Chiavenato (2014, p.447), "Graças à Teoria Matemática surgiu o movimento pela qualidade como base fundamental para a excelência e a competitividade das organizações. Esse movimento começou no Japão com a aplicação de critérios estatísticos no chão da fábrica, tomando uma dimensão fora do comum e envolvendo toda a organização e suas interfaces com fornecedores e clientes. Desdobramentos importantes desse movimento estão acontecendo no mundo todo, como o Prêmio Deming de Qualidade, o Baldrige Award, o Prêmio Nacional de Qualidade do Brasil e a ISO."

    C - incorreta. A Teoria Estruturalista encara a organização como um sistema deliberadamente construído e em constante relação de intercâmbio com o ambiente em que a organização está inserida.

    D - incorreta. Desenvolvida por Max Weber, a Teoria da Burocracia tem a preocupação de descrever, explicar e analisar as organizações. Busca organizar de forma estável e duradoura a cooperação entre os indivíduos, cada um deles especializado em uma função, realizando atividades rotineiras e repetitivas.

    E - incorreta. Elton Mayo é o responsável por dar origem ao que conhecemos como Teoria das Relações Humanas. Essa teoria surge a partir de estudos de Mayo e seus associados que objetivavam analisar as relação das condições ambientais e o aumento da produtividade eficiência dos operários de uma fábrica de componentes telefônicos sediada em Howthrone.

    Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes: 

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

    MOREIRA. Elisabete de Abreu e Lima. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
3180001
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as assertivas e classifique como verdadeira ou falsa.


( ) A aquisição de conhecimentos e de tecnologias externos não pode assumir a forma de patentes, invenções não patenteadas, licenças, divulgação de conhecimentos, marcas registradas, designs e padrões.

( ) A aquisição de conhecimentos externos pode incluir os serviços computacionais e outros serviços científicos e técnicos para as atividades de inovação de produto e de processo.

( ) As atividades de inovação também compreendem a aquisição de bens de capital, tanto os que apresentam um desempenho tecnológico melhor quanto os que não apresentam melhor desempenho mas são requeridos para a implementação de produtos e de processos novos ou melhorados.


Assinale a opção que representa a sequência correta

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Aquisição de máquinas, equipamentos e outros bens de capital

    I- A aquisição de conhecimentos e de tecnologias externos pode assumir a forma de patentes, invenções não patenteadas, licenças, divulgação de conhecimentos, marcas registradas, designs e padrões.

    II- A aquisição de conhecimentos externos pode também incluir os serviços computacionais e outros serviços científicos e técnicos para as atividades de inovação de produto e de processo.

    III- As atividades de inovação também compreendem a aquisição de bens de capital, tanto os que apresentam um desempenho tecnológico melhor quanto os que não apresentam melhor desempenho mas são requeridos para a implementação de produtos e de processos novos ou melhorados. 

    fonte: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf


ID
3189922
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A visão de futuro definida no Plano de Desenvolvimento Institucional de determinada instituição é a seguinte: uma universidade com inserção internacional e sustentabilidade em suas ações, com uso disseminado de tecnologias de informação e de comunicação nas práticas acadêmicas, com flexibilidade curricular na formação e mobilidade interna e externa, mantendo a oferta de cursos em áreas estratégicas e a qualidade da formação com novas modalidades e educação continuada. Além disso, pretende ser referência em produção de conhecimentos em áreas de fronteira e estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico, buscando a inovação, com estreita interação com a sociedade, poderes públicos, setor produtivo e movimentos sociais, induzindo políticas públicas e compartilhando conhecimentos. Ao estabelecer uma relação entre os ambientes externos e a visão de futuro dessa universidade, alguns dos elementos que compõem essa visão e estão relacionados diretamente ao ambiente tecnológico são: 

Alternativas

ID
3205807
Banca
FEPESE
Órgão
CIASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alterativa correta sobre o Gráfico de Gantt.

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um . Os intervalos de representando o início e fim de cada fase.

    Esse gráfico é utilizado como uma ferramenta de controle de produção. Nele podem ser visualizadas as tarefas de cada membro de uma equipe, bem como o tempo utilizado para cumpri-la. Assim, pode-se analisar o empenho de cada membro no grupo, desde que estejam associados, à tarefa, como um recurso necessário ao desempenho dela

    o grafico com as linhas na horizontal são as tarefas.

    o grafico com as linhas na vertical são o tempo (em porcentagem, dias, horas/tempo para conclusão, ou grau para conclusão).

  • O diagrama de Gantt representa-se sob a forma de um gráfico de barras onde cada coluna corresponde a uma unidade de tempo e cada linha a uma operação/tarefa a realizar.

    Define-se uma barra horizontal para cada uma das tarefas e o comprimento de cada barra corresponde à sua duração. A posição da barra no gráfico é função das ligações entre as diferentes tarefas.


ID
3226102
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um indicador de desempenho é uma relação matemática entre duas ou mais medidas dos resultados de um processo, resultado este que pode se referir à qualidade ou à produtividade do processo acompanhado. Referente à definição e coleta dos indicadores organizacionais para nortear a análise crítica e tomada de decisão, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gaba: Letra C

  • Fui cego na D....pqp!


ID
3238318
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de tomar decisões, para resolver problemas e aproveitar oportunidades, é composto das seguintes fases: 1. Identificação do problema ou oportunidade; 2. Diagnóstico; 3. Geração de alternativas; 4. Escolha de uma alternativa; 5. Avaliação da decisão. Existem diversas técnicas para ajudar os gerentes em sua tarefa de tomar decisões. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a técnica que pode ser empregada em cada uma das fases 1; 3 e 5.

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de ishikawa tbm conhecido como diagrama causa efeito ou espinha de peixe

    serve para identificar as causas de um problema

  • Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe – identifica as causas que gera um ou mais resultados-

    Gab. C

  • > Diagrama de Ishikawa: também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial

    > Paradigma de Rubinstein: o Paradigma de Rubinstein, ou MDPO, é um recurso que permite organizar, em um diagrama, as relações de causa e efeito existentes em um problema. Para tanto, é necessário definir os efeitos, listar as variáveis e identificar os parâmetros, para, então, formular soluções.

    > Ponderação de critérios: A Ponderação de critérios será avaliada através de alternativas que sempre será feita por meios de critérios implícitos ou explícitos. É um indicador de importância, que permite ponderar as alternativas e coloca-las em ordem. Esses critérios referem se a propriedades, condições ou atributos das alternativas, definindo sua qualidade ou utilidade para o tomador de decisões. Os critérios de ponderação vão levar de forma racional ao usuário informações para que ele opte pela melhor alternativa para si.


ID
3255034
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A visão básica da organização como um processamento com entrada, saída e retroalimentação, que procura estar em equilíbrio dinâmico com o ambiente é característica da

Alternativas
Comentários
  • Os principais conceitos da teoria dos sistemas:

    > Entrada: relacionado com todos o que o recebe do ambiente externo;

    > Saída: é o que o sistema produz;

    > Feedback: é o retorno sobre o que foi produzido;

    > Caixa-preta: é o "interior" não é facilmente acessível.

    gab. B

  • Para resolvermos à questão, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. A Abordagem Humanística de Administração ou a Teoria das Relações Humanas foi desenvolvida nos Estados Unidos em oposição à Teoria Clássica de Henri Fayol. A Teoria das Relações Humanas tem como seu maior expoente Elton Mayo (1880 – 1949). Para essa teoria, as relações humanas e os aspectos emocionais são influenciadores do processo produtivo e possuem uma relação direta com a eficiência do trabalhador, com a autonomia e o controle sobre os cargos.

    B) CERTO.  A Teoria Geral dos Sistemas ou Teoria dos Sistemas ou Abordagem Sistêmica é uma escola explicativa da Administração que descreve o homem enquanto “Homem Funcional". As organizações são autorreferentes, possuem um raciocínio expansionista, teleológico e um pensamento sintético. Para essa abordagem, os sistemas existem dentro de outros sistemas, os quais são abertos e as funções de um sistema dependem de sua estrutura. Sendo assim, essa alternativa é o gabarito da questão em análise, pois esses sistemas se retroalimentam como forma de se manter um equilíbrio dinâmico.

    C) ERRADO. A Teoria da Administração Científica de Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915) buscava determinar cientificamente os melhores métodos de se realizar qualquer tarefa e para selecionar, treinar e motivar os empregados das organizações. Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo mais produtivo. Segundo essa abordagem, a pessoa é influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.

    D) ERRADO. Para a Abordagem Contingencial ou Teoria da Contingência não há nada absoluto nas organizações. Tudo é relativo, tudo depende. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Segundo essa Teoria, o homem é visto enquanto “Homem Complexo", existe uma análise ambiental e uma abordagem de sistema aberto, com foco na tecnologia e no desempenho de papéis dos líderes.

    E) ERRADO. A Ecologia Organizacional é difícil relacionar a alguma escola da administração específica, porém, podemos dizer que tem relação com a Teoria dos Sistemas, uma vez que vê a organização como um ambiente aberta às interações externas.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Pela teoria dos Sistemas, os sistemas são caracterizados por parâmetros que são constantes arbitrárias que caracterizem, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional do sistema ou componente:

    a) Entrada/Insumo/Input - força ou impulso de arranque que fornece material, energia ou informação para operação do sistema;

    b) Saída/Produto/Resultado/Output - Consequência para a qual se reuniram elementos e relações do sistema, congruentes/coerentes com o objetivo do sistema;

    c) Processamento, processador ou transformador - Mecanismos de conversão das entradas em saídas, produção de um resultado;

    d) Retroação, Retroalimentação, Retroinformação (FeedBack) ou alimentação de retorno - função de sistema que compara a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido, tendo por objetivo controle ou monitoramento;

    e) Ambiente - É o meio que envolve externamente o sistema. O sistema deve adaptar-se ao ambiente por meio de uma constante interação.

    Homeostase ou Estado Firme ocorre quanto se atinge um estado de equilíbrio ou quando satisfaz a unidirecionalidade ou constância de direção, apesar das mudanças do ambiente.


ID
3265828
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo de estudos que se dedica a explorar as escolas e as correntes teóricas da Administração.

Associe as colunas, relacionando corretamente a Teoria da Administração à sua respectiva descrição.

Teorias
1- Clássica
2- Comportamental
3- Sistemas

Descrições
( ) É a corrente baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.
( ) É a corrente que percebe as organizações em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente.
( ) É a corrente que trata a administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações.

A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • Questão A

    2- Comportamental:  É a corrente que percebe as organizações em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente.

    3- Sistemas: É a corrente que trata a administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações.

    1- Clássica: É a corrente baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.

  • @LuizaBarboza você confundiu os conceitos

    2- Comportamental: É a corrente baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.

    3- Sistemas:  É a corrente que percebe as organizações em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente. 

    1- Clássica:  É a corrente que trata a administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações

    GAB - A

  • Letra A

     (2- Comportamental ) É a corrente baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.

    (3- Sistemas ) É a corrente que percebe as organizações em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente.

    (1- Clássica ) É a corrente que trata a administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações.

  • 2- Comportamental: Assim como a humanística tem ênfase nas PESSOAS, mas também no MEIO AMBIENTE, tem como autores principais Herbert Simon, Maslow, Frederick Herzberg, Douglas McGregor.

    3- Sistemas:  Tem como precursor Ludwing Von Bertalanffy, e essa integração é característica do conceito de sistemas, que é o conjunto de elementos interdependentes e integrantes que formam um todo organizado.

    1- Clássica:  Ligada aos conceitos de Fayol como precursor, tem uma visão de cima para baixo e ênfase na ESTRUTURA da organização, ou seja, agir sobre todo o funcionamento da organização.

  • GAB [A].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !!

    #ESTABILIDADESIM !!!

    #FORATRAINEE !!!


ID
3287404
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as principais escolas da administração.

Alternativas
Comentários
  • são 4 : Escola clássica, Escola do comportamento, Pensamento Sistêmico e escola contingencial ou situacional.


ID
3299476
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O gráfico de barras horizontais é muito útil para a conferência, consolidação e apresentação do que foi produzido em determinado período, e algumas orientações devem ser observadas para sua construção.


São algumas dessas orientações, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gaba: Letra C


ID
3309508
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É fato que as organizações não podem concluir com sucesso a maior parte das suas atividades sem dados e sem a capacidade de gerenciá-los. A grande maioria de seus processos depende do gerenciamento de dados, necessitando de organização para serem úteis e terem significados. O banco de dados oferece a capacidade de partilhar dados e recursos de informação, oferecendo vantagens para a gestão empresarial.

São vantagens oferecidas por um banco de dados EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


ID
3397054
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de organização, julgue o item.

A amplitude administrativa estreita diminui o tempo de supervisão e aumenta a atenção individual ao subordinado, mas provoca o aumento do custo administrativo.

Alternativas
Comentários
  • ☑ GABARITO: CERTO

    ↪A amplitude administrativa estreita provoca custo administrativo maior, porque existem mais administradores para cuidar de um número menor de pessoas. Cada administrador tem poucos subordinados a supervisionar e, portanto, mais tempo e energia para os deveres gerenciais e para o trabalho não administrativo. Com a supervisão mais estreita, as pessoas recebem maior atenção individual e suporte do chefe, mas tem menos autonomia e menos oportunidade para auto direção. A amplitude estreita tende a produzir estruturas organizacionais altas e alongadas, com mais níveis hierárquicos, comunicações mais lentas e mais dificuldade de coordenação entre os diferentes grupos.

    ↪Ao contrário, a amplitude de controle larga permite custos administrativos menores, porque existem menos administradores para cuidar de um número maior de pessoas. Como os subordinados são mais numerosos, a tarefa administrativa é mais difícil, pois o administrador deve dispersar seus esforços entre maior número de subordina-dos. Isso significa que outros meios devem ser encontrados para garantir a coordenação, a comunicação e outros trabalhos que a organização atribui aos administradores. As pessoas são encorajadas a desenvolver mais habilidades e maior iniciativa, pois tem maior oportunidade para exercitar seu próprio julgamento na tomada de decisões a respeito de seu trabalho. Essa é a maior fonte de satisfação das pessoas. Uma maior amplitude de controle tende a produzir estruturas organizacionais mais baixas e achatadas, nas quais o número de níveis hierárquicos é menor, proporcionando comunicação direta entre as pessoas situadas nos níveis mais baixos e mais altos da organização. Na base inferior, as pessoas que necessitam de apoio direto e intensivo de seu chefe certamente não o receberão.

    CASA DO CONCURSEIRO.

  • Obrigado Rita!

  • GABARITO: CERTO

    AMPLITUDE ESTREITA

    Custo administrativo maior

    Poucos subordinados

    Mais tempo e Energia para os deveres gerenciais

    Maior atenção individual

    Menos Autonomia e oportunidade para autodireção

    Estruturas altas e alongadas

    Comunicação lenta

    AMPLITUDE LARGA

    Custos menores

    Tarefa administrativa mais difícil

    Pessoas encorajadas a desenvolver mais habilidades

    Estruturas mais baixas e achatadas.

    FONTE: Idalberto Chiavenato

  • Amplitude administrativa ou amplitude de controle representa o número de subordinados para cada chefe. Assim, uma amplitude larga significa uma grande quantidade de subordinados, enquanto uma amplitude administrativa estreita significa uma pequena quantidade de subordinados por chefe.

    Quando tempos uma amplitude estreita, temos poucos subordinados, logo os chefes gastam menos tempo em atividades de supervisão, bem como consegue dar maior atenção individual ao subordinado. Por outro lado, uma amplitude estreita conduz uma maior necessidade de níveis hierárquicos (mais chefes), o que onera o custo da estrutura organizacional.

    O enunciado está perfeito!

    Gabarito: Certo

  • Segundo Chiavenato (2020), amplitude administrativa ou amplitude de comando ou de controle significa o número de subordinados que o administrador pode supervisionar. Portanto, uma amplitude administrativa estreita significa uma pequena quantidade de supervisionados. Isso diminui o tempo de atenção dedicada à supervisão, porém, provoca um aumento dos custos administrativos, pois caracteriza uma estrutura verticalizada.

    Por outro lado, uma amplitude administrativa larga significa uma grande quantidade de supervisionados. Isso aumenta o tempo de atenção dedicada à supervisão, porém, provoca uma diminuição dos custos administrativos, pois caracteriza uma estrutura horizontalizada. Em face do exposto, podemos depreender que a alternativa em análise está correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTE:
    CHIAVENATO, Idalberto.Teoria Geral da Administração. 10ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
  • Correto

    Resumo:

    AMPLITUDE ADMINISTRATIVA/AMPLITUDE DE CONTROLE

    Estreita (poucos subordinados)

    Quando os funcionários são incompetentes, irresponsáveis, não treinados e não motivados

    Quando o trabalho é complexo ou difícil

    Estrutura será verticalizada

    Larga (muitos subordinados)

    É a tendência

    Quando os funcionários são competentes, responsáveis, treinados e motivados

    Quando o trabalho é fácil, simples ou repetitivo

    Estrutura será horizontalizada, achatada ou plana

    Quantidade de chefes que existirão na empresa

    Amplitude de controle estreita

    Muitos chefes

    Trabalho do chefe será menos difícil

    Amplitude de controle larga

    Poucos chefes

    Trabalho do chefe será mais difícil

    Fonte: PDF Curso Estratégia

  • CERTO

  • O custo não deveria ser menor?

  • Amplitude estreita = custo maior

  • Gab: CERTO

    Amplitude Administrativa Estreita = Vertical = Maior custo administrativo.

    Amplitude Administrativa Larga = Horizontal = Menor custo administrativo.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
3414337
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando o indivíduo comporta-se em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto, ele representa o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Homem Complexo= teoria da contingência

    Homem Funcional = teoria sistêmica

    Homem Econômico = teoria clássica

    Homem Social = Teoria das Relações Humanas

    Homem Administrativo = Teoria Behaviorista

    Homem Organizacional = Teoria Estruturalista

    Fonte: Colega aqui do qc, não lembro o nome.

  • A questão em análise aborda conceitos relacionados às concepções de homem no decorrer da evolução das teorias da Administração. Para melhor entendermos essa evolução, faz-se necessário um breve resumo:

    As abordagens das teorias da administração dividem-se em Prescritivas e Normativas ou em Explicativas e Descritivas. A primeira abordagem está presente nas Teorias: Clássica, das Relações Humanas e Neoclássica. A segunda abordagem está presenta nas Teorias: Burocrática, Estruturalista, Comportamental, dos Sistemas e da Contingência.

    Teoria Clássica – concepção de homem enquanto “Homo Economicus"; ser isolado que reage como indivíduo; Taylorismo.

    Teoria das Relações Humanas – concepção de homem enquanto “Homo Social"; ser social que reage como membro de grupo.

    Teoria Neoclássica – concepção de homem enquanto “Homem Organizacional ou Administrativo"; ser racional e social voltado para o alcance de objetivos individuais e organizacionais.

    Teoria Burocrática – concepção de homem enquanto “Homem Organizacional"; ser isolado que reage como ocupante de cargo e de posição.

    Teoria Estruturalista – concepção de homem enquanto “Homem Organizacional"; ser social que vive dentro de uma organização.

    Teoria Comportamental – concepção de homem enquanto “Homem Administrativo"; ser racional tomador de decisões quanto à participação nas organizações.

    Teoria dos Sistemas – concepção de homem enquanto “Homem Funcional"; ser social com enfoque no ambiente (sistema aberto) e no desempenho de papéis.

    Teoria da Contingência – concepção de homem enquanto “Homem Complexo"; abordagem de sistema aberto, com foco na tecnologia e no desempenho de papéis.

    Em face do exposto, pode-se concluir que a questão em análise apresenta características do “Homem Funcional", da escola de Ludwig Von Bertalanff, da Teoria dos Sistemas, onde o homem está voltado para o ambiente e as organizações possuem um enfoque de autorregulação. Sendo assim, podemos afirmar que o gabarito da questão é a letra “A".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “A".

  • Tipos de Homens

    Homem Econômico - homens são usados para trabalharem feito máquinas, sem a menor preocupação com a saúde física e mental.

    Teoria da Administração Científica

    Homem Social - Teoria das Relações Humanas, motivações dos homens são sociais e simbólicas, busca satisfação social.

    Homem Organizacional - Teoria Estruturalista, como parte das empresas e ocupante de vários papeis nas várias organizações em que participa. Suas motivações são sociais e econômicas. Homem desempenha diferentes papéis em diferentes organizações. 

    Homem Funcional - Teoria Geral dos Sistemas, indivíduo que se comporta como executante de um determinado papel, relacionando-se com os demais indivíduos, como um sistema aberto, administrando suas expectativas e ajustando-se a novos papeis que lhe são atribuídos

    Homem Administrativo - Teoria Comportamental, homem incansável processador de informações e tomador de decisões. As pessoas são motivadas pelo processo decisório e buscam soluções que venham trazer satisfação para os envolvidos. 

    Homem Complexo - Teoria da Contingência. cada indivíduo é um mundo à parte, uma realidade distinta das demais. Nada é absoluto, tudo é relativo. Ao mesmo tempo plural e singular. 

  • LETRA A.

    ·        homo economicus da teoria clássica.

    ·        homo social da teoria RELAÇÕES HUMANAS .

    ·        homem funcional da abordagem sistêmica.

    ·        homem organizacional da abordagem BUROCRÁTICA/ ESTRUTURALISTA /NEOCLÁSSICA.

    ·        homem administrativo da abordagem COMPORTAMENTAL/NEOCLÁSSICA.

    ·        Homem complexo da abordagem Contingencial ·    

        

  • Escola clássica ----> homo economicus

    TRH ---> Homem social

    Neoclássica ---> homem organizacional e administrativo

    burocrática ---> homem organizacional

    estruturalista ---> homem organizacional

    comportamental ---> homem administrativo

    sistêmica ---> homem funcional

    contingência ---> homem complexo

  • GAB  [A] AOS NÃO ASSINANTES !!!

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

  • homem funcional > abordagem sistêmica

    homo economicus > abordagem clássica

    homo social > abordagem humanística

    homem organizacional> abordagem estruturalista

    homem administrativo> abordagem comportamental

    Ciavenatto

  • homem funcional da abordagem sistêmica.

  • funcional - sistêmica.

    economicus -clássica.

    social - relações humanas

    organizacional - estruturalista

    administrativo - comportamental.

  • GAB A

    TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

    1. Autor: Bertalanffy;
    2. Ênfase: Ambiente;
    3. Concepção do Homem: Homem Funcional;
    4. Conceito de homem funcional: é aquele que se comporta em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto.
    5. Características: As organizações influenciam e sofrem influência do ambiente; Interdependência das partes; Homeostasia; Entropia; Sinergia; Resiliência.

    ESQUEMA QUE RELACIONA AS ABORDAGENS E A CONCEPÇÃO DO HOMEM:

    1. Administração Científica → Homem Econômico;
    2. Teoria Clássica → Homem Econômico;
    3. Teoria das Relações Humanas → Homem Social;
    4. Teoria Neoclássica → Homem Organizacional e Administrativo;
    5. Teoria da Burocracia → Homem Organizacional;
    6. Teoria Estruturalista → Homem Organizacional;
    7. Teoria Comportamental → Homem Administrativo;
    8. Teoria dos Sistemas → Homem Funcional;
    9. Teoria da Contingência → Homem Complexo.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS

  • >> Homem Social - Teoria das Relações Humanas;

    >> Homem Organizacional - Teoria Estruturalista;

    >> Homem Funcional - Teoria Geral dos Sistemas;

    >> Homem Administrativo - Teoria Comportamental;

    >> Homem Complexo - Teoria da Contingência


ID
4841071
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dos itens abaixo apresentados, assinale o único relacionado à Teoria Matemática.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria Matemática aplicada à solução dos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional (PO). A denominação PO consagrada universalmente é genérica e vaga. A Teoria Matemática não é propriamente uma escola – tal como a Teoria Clássica ou Teoria das Relações Humanas – mas uma corrente que localizamos em vários autores que enfatizam o processo decisório e o tratam de modo lógico e racional através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica.

    A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão que a antecede. O processo decisório é o seu fundamento básico. Constitui o campo de estudo da Teoria da Decisão que é aqui considerada um desdobramento da Teoria Matemática. A tomada de decisão é o ponto focal da abordagem quantitativa, isto é, da Teoria Matemática. A tomada de decisão é estudada sob duas perspectivas: a do processo e a do problema.

    Chiavenato. Administração geral e pública. 3. ed.


ID
5104039
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As teorias de motivação podem ser divididas em teorias de processo e teorias de conteúdo. As teorias de processo procuram explicar o modo com que o comportamento é motivado – o como. Já as teorias de conteúdo se concentram nas razões que levam o indivíduo a ficar motivado – o quê. O ponto chave de uma das teorias é a hierarquia das necessidades dos indivíduos que devem ser satisfeitas em uma ordem, isto é, seria necessário suprir as necessidades fisiológicas e de segurança (as mais básicas) antes da existência de um trabalho de atendimento das necessidades de estima e autorrealização. Essa teoria é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Pirâmide de Maslow, ou hierarquia das necessidades de Maslow, é uma teoria que organiza as necessidades humanas conforme sua prioridade, das mais básicas às mais complexas. Criada pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow na década de 1950, a pirâmide é muito usada no marketing para entender o comportamento do consumidor.

    Maslow acreditava que os seres humanos vivem para satisfazer suas necessidades, com o objetivo de conquistar a plena autorrealização. De acordo com o autor, os indivíduos só passam para a próxima necessidade depois de satisfazer completamente a anterior, subindo gradualmente a pirâmide conforme realizam seus objetivos.

    Níveis:

    1. Necessidades Fisiológicas
    2. Necessidades de Segurança
    3. Necessidades de Amor e Relacionamentos
    4. Necessidades de Estima
    5. Necessidades de Realização Pessoal

    Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/piramide-de-maslow/

    gab. B

  • Complementando...

    Teoria dos dois fatores -

    Foi desenvolvida por Frederick Herzberg, Os fatores higiênicos Ou fatores extrínsecos, relacionados com remuneração e condições de trabalho - quando não atingidos causam INSATISFAÇÃO quando atingidos causam NÃO INSATISFAÇÃO

    Fatores Motivacionais Ou fatores extrínsecos, relacionados com conteúdo do cargo e natureza das tarefas. Quando atingidas geram SATISFAÇÃO quando não atingidas geram NÃO SATISFAÇÃO

    Teoria X e Y -

    MC Gregor

    X - Antigo e negativo, baseado na desconfiança das pessoas

    Y - Moderno e positivo,baseia-se na confiança

    Teoria da Equidade -

    É a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos, demonstrando harmonia e equilíbrio

    Teoria do Reforço -

    O comportamento humano é condicionado por determinadas experiencias positivas ou negativa; o papel do gestor é incentivar condutas desejáveis e desestimular as não desejáveis. Os estímulos positivos se inclinariam a fortalecer o comportamento. Já os estímulos negativos tenderiam a desestimular o comportamento indesejado. Essa teoria divide-se em quatro posturas: reforços positivos, reforços negativos, punição e extinção.

  • A PIRÂMIDE DE MASLOW

  • O enunciado está "redondinho" :

    "hierarquia das necessidades dos indivíduos que devem ser satisfeitas em uma ordem, isto é, seria necessário suprir as necessidades fisiológicas e de segurança (as mais básicas) antes da existência de um trabalho de atendimento das necessidades de estima e autorrealização"

    -Exatamente o que diz Maslow!

  • Gabarito: B

    O ponto chave de uma das teorias é a hierarquia das necessidades dos indivíduos que devem ser satisfeitas em uma ordem, isto é, seria necessário suprir as necessidades fisiológicas e de segurança (as mais básicas) antes da existência de um trabalho de atendimento das necessidades de estima e autorrealização.

    Bons estudos!

    ==============

    Materiais Gratuitos: portalp7.com/materiais

    Mapas Mentais: portalp7.com/mapas

    Organize-se: portalp7.com/planilha

    Bizu: portalp7.com/bizu

  • Fisiológicas - Segurança - Social - Estima - Auto-realização.

    ----------------------------------->


ID
5321650
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com o advento da Era da Informação, ocorreu uma transformação nos aspectos econômicos. Com base nessa afirmação, relacione as colunas a respeito das diferenças entre os aspectos da velha e da nova economia e assinale, em seguida, a alternativa com a sequência correta.

1 – Aspectos da nova economia
2 – Aspectos da velha economia

( ) O progresso tecnológico é caracterizado pela digitalização.
( ) Os mercados se mantêm estáveis e as empresas atuam nacionalmente.
( ) O progresso tecnológico é caracterizado pela mecanização e automação.
( ) Os mercados mudam dinamicamente e as empresas atuam globalmente necessitando organizar-se como redes integradas.

Alternativas
Comentários
  • automação ou automatização?

ID
5321698
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão que a antecede, existindo dois extremos no processo decisorial, as decisões programadas e as não programadas. Com base nessas informações, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica da decisão programada.

Alternativas
Comentários
  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre as decisões programadas e as não programadas. A opção a ser marcada é a que não corresponde a uma característica das decisões programadas.

    Antes de apontar a alternativa que atende ao que o enunciado solicita, vejamos melhor em que consiste as decisões programadas e não programadas.

    Dos tipos de decisões

    Em termos gerais, há um consenso dentro da literatura especializadas quanto aos tipos de decisões, estruturados segundo as especificidades de cada problema a ser enfrentado. Vamos aos tipos de decisão.

    • Decisões programadas (estruturadas): são as decisões inerentes àqueles problemas já conhecidos, de certa forma, recorrentes. Já que a mesma situação surge repetidamente, as decisões para aquele tipo são sempre muito parecidas. Por assim dizer, existe um banco de decisões preparado para as situações problemáticas.

    • Decisões não programadas (não estruturadas): são decisões destinadas a situações inéditas na organização, e por isso, não são bem compreendidas, carecendo, assim, de estruturação. Dado o caráter singular, é preciso que agir de forma diversa das decisões programadas, demandando maior capacidade de análise do gestor. A decisão não programada possui um caráter inovador.

    Certo, agora vamos às alternativas em busca daquela que não apresente uma característica da decisão programada.

    A - incorreta. Certeza é uma marca das decisões programadas.

    B - correta. Inovação é marca das decisões não programadas. Como que decisões programadas serão inovadoras se são para problemas já conhecidos e repetitivos? Pois é. Não tem como.

    C - incorreta Dados adequados, sem medo de errar são típicos das decisões programadas.

    D - incorreta. Dados repetitivos = decisões programadas.

    Tendo analisado as alternativas, concluímos que a opção "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

  • Decisões programadas são decisões rotineiras. Ou seja, são decisões sobre assuntos que já foram analisados antes. Tudo o que é rotineiro parte de repetição, que não abrange a inovação :)


ID
5429083
Banca
SELECON
Órgão
Câmara de Cuiabá - MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Jorge tem uma vasta cognição social e uma inteligência emocional pouco desenvolvida, por isso a instituição procura afastá-lo de atividades que exigem intervenções:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A instituição procura afastá-lo de atividades que exigem intervenções: COMPORTAMENTAIS.

  • GAB D

    1957 – Teoria Comportamental: Essa Teoria veio como uma crítica aos princípios da teoria clássica e à teoria das relações humanas. Dentre suas principais características nós temos a ênfase nas pessoas, a preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho e o estudo sobre a motivação humana (teoria de Maslow).

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para respondermos essa questão, precisamos inicialmente comparar as exigências de cada alternativa com a inteligência emocional pouco desenvolvida de Jorge.

    A) INCORRETA. A competência técnica necessita de conhecimento especializado em uma área. Dessa forma, a inteligência emocional pouco desenvolvida de Jorge não afetará a intervenção técnica.

    B) INCORRETA. A intervenção burocrática não necessita de habilidades emocionais, ou seja, Jorge estará em plenas condições para exercer essa intervenção.

    C) INCORRETA. A intervenção matemática não possui ligação com fatores emocionais e fatores sociais. Dessa forma, Jorge está em plenas condições de realizar intervenções nessa área.

    D) CORRETA. De fato a inteligência emocional (IE) é fator preponderante para perceber e externar emoções, de forma a assimilar, compreender e raciocinar sobre e si mesmo e os demais a sua volta.


    Gabarito do Professor: Letra D.