SóProvas


ID
1479568
Banca
FGV
Órgão
AL-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O  partido majoritário na Assembleia  Legislativa  indicará dois  de seus filiados  para  participar  da  Comissão  de  Direitos  Humanos, sedo  que  um  deles  ocupará  a presidência  dessa  Comissão.  O partido escolherá seus dois representantes entre os cinco filiados mais votados na última eleição. A escolha de qual representante será o presidente da Comissão cabe ao partido.

O  número de maneiras diferentes que o partido tem para indicar seus representantes é 

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B 


    Resumindo : terá que escolher dentre 5 representantes apenas 2.
                                                 
            5       *         4           =  20 

    Na primeira escolha eu tenho 5 possibilidades, na segunda eu tenho 4, pois já escolhi 1 = 5*4 = 20.
  • A questão é boa pra fixar o conceito de Arranjos, nos quais a ordem importa. Como um será o Presidente, nesse caso é diferente indicar André e Bernardo ou Bernardo e André. Por isso são 20 maneiras distintas de indicação, e não 10 (que seria o resultado da combinação, caso a ordem não fizesse diferença).
  • Leonardo, mas se fosse para utilizar a fórmula de arranjo, ficara: An,p=n!/(n-p)! ... 5!/(5-2)!=60....

  • Ellen, 5!/(5-2)! = 5!/3! = 5 x 4 x 3!/3! = 5 x 4 = 20, Leonardo está 100% correto.

  • Eu só vejo Combinação Simples (que deu 10)...pois não vejo no enunciado informar que a ordem importa. Mas...fazer o q!
  • A questão diz: "sendo  que  um  deles  ocupará  a  presidência  dessa Comissão". E depois diz: “ A escolha de qual representante será o presidente da Comissão cabe ao partido”. Ou seja, não é pela ordem. Logo, eu usaria combinação e teria resultado 10. 

  • Também não entendo porque é diferente A e B ou B e A. A questão não menciona isso.... para mim é anaálise combinatória simples, que o resultado é 10!

  • A ordem não importa pois a escolha será feita pelo partido, ou seja , qualquer um poderia ser o presidente, Portanto seria uma combinação.

  • (Ap x B) é DIFERENTE  de (A x Bp). Portanto, a ORDEM IMPORTA!!!!!!!!

  • Ellen,
    você está equivocada !
    fazendo a questão por arranjo ,
    se obtem o resultado 20.

  • Quando o conceito supera a decoreba.

  • Pessoal,

    É uma combinação 5 para 2 (C 5,2) (Escolha de dois membros entre cinco para formação da comissão) E uma combinação 2 para 1(C 2,1) (escolha de um membro entre dois para ocupar o cargo de presidência). Ou seja:

    C 5,2 = 10 E C 2,1 = 2

    10 x 2 = 20.

  • A questão está perguntando quantas maneiras distintas de representantes o partido pode indicar. (O número de maneiras diferentes que o partido tem para indicar seus representantes é?)

    Logo, utilizando o principio fundamental da contagem:

    teremos: 5*4 = 20

    Gabarito B !!

    Também da para utilizar a formula de arranjo.

  • Por exemplo, o partido seja composto por:

    -André

    -Bruno

    -Carlos

    -Elen

    -Felipe.

    Agora me diga, se o partido indicar André e Bruno, será diferente de indicar Bruno e André. Sendo assim, há evidência nítidas que demonstram a não importação da ordem quando se trata de indicação de pessoas. Dessa maneira, verifica-se uma combinação. C5,2.

    A particularidade da questão é a ambiguidade quanto a presidência.

    O gabarito oficial pedia a possibilidade de nomear como presidente, ou seja, uma combinação C2,1.

    Portanto, temos:

    (C5,2)(C2,1) = 20.

    Não acertei, porque fui até o C5,2 e parei.

  • Questao que tem q ser lida nas entrelinhas. Se for levar em consideração a primeira parte do enunciado teriamos q usar a formula da combinacao e o resultado seria 10, ja que a escolha do presidente cabe ao partido e nao a ordem do sorteio. Ja lendo a segunda parte do enunciado que pede 'numero de maneiras diferentes', ou seja, se leva em consideração a contagem de A e B e B e A temos q usar arranjo, cujo resultado é 20.

  • usei a fórmula da combinação e deu 20