Alternativas
A partir dos seis meses de idade, a criança apresenta necessidades nutricionais que já não são mais atendidas somente com o leite materno, portanto ele deve ser suspenso para a introdução dos alimentos complementares.
Quando a criança completar seis meses de idade, os alimentos complementares (papa salgada e de fruta) devem ser oferecidos três vezes ao dia, pois contribuem com o fornecimento de energia, de proteína e de micronutrientes, além de preparar a criança para a formação dos hábitos alimentares saudáveis no futuro.
No início da alimentação complementar, os alimentos oferecidos à criança devem ser preparados exclusivamente para ela. Recomenda-se que os alimentos sejam bem cozidos e liquidificados ou passados na peneira, a fim de facilitar a ingestão alimentar.
Aconselha-se que, no primeiro ano de vida, a criança experimente todos os alimentos consumidos pela família, como, por exemplo, iogurtes industrializados, queijinhos petit suisse , macarrão instantâneo, salgadinhos, refrigerantes, doces (sorvetes, biscoitos recheados, entre outros)
No primeiro ano de vida, recomenda-se que o mel seja utilizado em substituição ao açúcar para adoçar os alimentos.