-
Faz referencia a história da mitologia grega é a de um excêntrico escultor que, de tão exigente com as mulheres, chegou a esculpir em mármore seu "modelo feminino ideal". Tal era a perfeição da estátua que ele chegou a tratá-la como se fosse real, cobrindo-a de galanteios constantes. Comovida, a deusa Afrodite atende aos desejos do desesperado escultor — Pigmaleão — e torna a sua escultura uma mulher real.
Pigmaleão traduz um elemento fascinante do comportamento humano: a capacidade de determinar seus próprios rumos, concretizando planos e previsões particulares ou coletivas. No ambiente de negócios, a definição dos rumos de uma organização, através da elaboração da sua missão e da visão, pode contribuir significativamente para um posicionamento de vanguarda, bem como para geração de valor competitivo.
Encontramos no exemplo de Henry Ford, visionou o carro como um bem popular capaz de atingir classes até então inacessíveis na primeira década do século XX. A visão criativa de negócio desse líder foi traduzida em ação concreta e inovação: na criação do modelo de produção em série e na estratégia comercial diferenciada de distribuição do modelo T a um baixo preço, num mercado em expansão.
O efeito pigmaleão nas organizações é possível. Mas isso não será resultado de ação milagrosa de deuses. Os gestores devem procurar potencializar o poder criativo, a inovação, o engajamento e a ação contínua de seus profissionais traduzida em negócios. Querer fugir disso é criar um grande mito, porém sem nenhum significado.
fonte: http://www.informazione4.com.br/cms/opencms/desafio21/artigos/variedades/artigosprincipais/0014.html
Gab. A
-
Efeito Pigmaleão (também chamado efeito Rosenthal), é nome dado em psicologia
ao efeito de nossas expectativas e percepção da realidade na maneira
como nos relacionamos com a mesma, como se realinhássemos a realidade de
acordo com as nossas expectativas em relação a ela.
O poeta romano Ovídio, que viveu no início da era cristã, escreveu sobre o escultor Pigmalião, que se apaixonou pela própria estátua e foi premiado pela deusa Vênus, que deu vida a ela. O polemista e dramaturgo irlandês George Bernard Shaw, escreveu sobre esse tema na peça Pigmalião, posteriormente adaptada para o musical My Fair Lady, história de uma florista que se transforma em lady porque alguém a viu como tal, fazendo aflorar a lady que já existia dentro dela.
O efeito Pigmalião foi assim nomeado por Robert Rosenthal e Lenore Jacobson, destacados psicólogos americanos,
que realizaram um importante estudo sobre como as expectativas dos
professores afetam o desempenho dos alunos. Segundo os autores,
professores que têm uma visão positiva dos alunos tendem a estimular o
lado bom desses alunos e estes devem obter melhores resultados;
inversamente, professores que não têm apreço por seus alunos adotam
posturas que acabam por comprometer negativamente o desempenho dos
educandos.
-
Parece prova para professor de Administração - Área: Gestaõ de Pessoas.
Nunca ouvi falar disso em provas de concurso. Isso que o cargo é de nível técnico, hein?
-
Vale ressaltar que sabendo que a III estava errada e a IV correta, você mata a questão sem saber o que é efeito Pigmaleão, apesar de ser bem interessante!! Sempre bom aprender algo novo! Fiz faculdade de Administração na UFJF e não me lembro de sequer ter escutado sobre isso.
-
O ultimo concurso para esse cargo o primeiro lugar errou apenas 2 questões. Fora que assuntos específicos como administração tem peso 3. Então eles vão colocar questões para derrubar candidatos mesmo, infelizmente. Tenho estudado essa banca e as vezes fico até desmotivada, mas é isso, seguir estudando e ser resiliente!