Para responder essa questão, o candidato deve ter conhecimentos sobre a formação integral e a tipologia de conteúdos. As ideias do autor Antoni Zabala são de fundamental importância para esta questão. Deve-se indicar a alternativa que apresenta em que os pressupostos da avaliação devem pautar-se quando a formação integral é a finalidade principal do ensino.
A) nos conteúdos conceituais que tenham uma função básica seletiva e propedêutica
ERRADO - Os conteúdos conceituais estão relacionados à capacidade intelectual de operar símbolos, imagens, ideias e representações que permitam organizar as realidades. Tanto o ensino como a avaliação devem considerar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Todos os conteúdos devem ser trabalhos, de forma que o indivíduo desenvolva diferentes capacidades.
B) nos conteúdos atitudinais que ofereçam aos mais aptos a oportunidade de desenvolver suas capacidades
ERRADO – Os conteúdos atitudinais englobam valores, normas e atitudes. Tanto o ensino como a avaliação devem considerar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Além disso, o ensino deve adaptar-se às diferenças, não devendo ser igual para todos, e a ação avaliadora deve observar os processos individuais e grupais.
C) nos conteúdos procedimentais que desenvolvam as capacidades necessárias aos futuros profissionais no mercado de trabalho
ERRADO – De acordo com Zabala (1998) conteúdos procedimentais são um conjunto de ações ordenadas e com um fim, ou seja, dirigidas para a realização de um objetivo. São exemplos conteúdos procedimentais, manejar, confeccionar, utilizar, construir, aplicar, coletar, representar, observar, experimentar, testar, elaborar, desenhar, simular, demonstrar, reconstruir, planejar e executar. Todos os conteúdos devem ser trabalhos, de forma que o indivíduo desenvolva diferentes capacidades, não só para o mercado de trabalho. Devem ser considerados os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
D) nos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que garantam a todos os alunos o acesso à universidade
ERRADO – A avaliação deve priorizar, em seus objetivos, o processo de ensino-aprendizagem. Deve haver, portanto, menos ênfase nos resultados obtidos. Os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais devem visar promover o desenvolvimento das diversas capacidades, incluindo as capacidades motoras, de equilíbrio e de autonomia pessoal, de relação interpessoal e de inserção social.
E) nos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que promovem as capacidades motoras, de equilíbrio e de autonomia pessoal, de relação interpessoal e de inserção social
CORRETO – O termo “conteúdos" é frequentemente utilizado para tratar dos conhecimentos específicos dos cursos, disciplinas ou matérias escolares. Contudo, na perspectiva educativa da formação integral, os “conteúdos" abrangem as capacidades cognitivas, motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social, indo além de cursos, disciplinas ou matérias. A educação tem função socializadora e não pode priorizar somente as capacidades cognitivas, enfocando a seleção do conteúdo. Zabala (1998) coloca que devem ser considerados os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que promovam as capacidades motoras, de equilíbrio e de autonomia pessoal, de relação interpessoal e de inserção social, dessa forma, oferecendo a oportunidade de maior desenvolvimento nas diversas capacidades. O ensino deve adaptar-se às diferenças e a ação avaliadora deve observar os processos individuais e grupais.
Fonte: ZABALA, Antoni. A prática educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Portanto, a letra E é a alternativa que responde à questão.
Gabarito do Professor: E.