SóProvas


ID
1484107
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

Em “[...] que virou mania geral." (1º§), o verbo estabelece uma relação com seu complemento que possibilita que a classificação de tal verbo seja __________________________. Além disso, o sujeito demonstrado no trecho em destaque pode ser classificado como __________________. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • gabarito c

    verbo viru 3ºpessoa do singular, sujeito simples

  • "...autorretrato feito com celular que virou mania geral"

    Virar: VTD

    Sujeito Simples: autorretrato feito com celular

    Núcleo do Sujeito: autorretrato

  • Só consegui resolver com a ajuda dos comentários. A banca ao invés de usar: "...autorretrato feito com celular que virou mania geral", usou: “[...] que virou mania geral."

    Que péssimo. Para dar certo temos que acrescentar o que a banca suprimiu. Quem não entender este raciocínio perde a questão.

  • A sacanagem é delimitar a frase e pedir o sujeito onde não tem. husahsu acertei por causa do transitivo direto. " o sujeito demonstrado no trecho em destaque"  Limitar é limitar, pow.

  • autorretrato feito com celular [ que virou mania geral ]

    Se desmontar as orações as colocando de uma maneira mais direta, fica mais fácil responder:

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    autorretrato feito com celular[SUJ. SIMPLES] virou[VTD] mania[OBJ. DIRETO]

    logo, gab letra C)

  • Resposta: Letra C.

    A questão é relativamente simples, mas exige atenção especial!

    O verbo virar indica ação e apresenta complemento, logo é verbo transitivo direto; e mania geral é seu objeto direto. O sujeito da oração é o pronome relativo que, responsável por substituir a expressão autorretrato feito com celular. Uma vez que é termo único, corresponde a sujeito simples.

    A expressão autorretrato feito com celular sequer faz parte da oração adjetiva; logo, na oração subordinada adjetiva restritiva em análise, não exerce qualquer função sintática. Os elementos constitutivos da oração devem ser encontrados na própria oração, não se devendo extrapolar seus limites. Essa expressão exerce função sintática de aposto na oração principal, mas não na oração subordinada, da qual não participa.

    Espero ter contribuído...

    Abraços!

  • Acredito eu que o verbo "virar", nesse caso, seja verbo de ligação, exigindo o predicativo do sujeito e não objeto direto. Virar nesse caso tem sentido de tornar-se, ser. Fui na menos errada e acabei acertando.