SóProvas


ID
1484113
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

Acerca do trecho “O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro." (4º§), considere as afirmativas a seguir e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o fato da alternativa "b" estar correta, tendo em vista que quando o sujeito composto é formado por núcleos sinônimos ou quase sinônimos, o verbo pode ficar no plural ou no singular. Portanto, o acréscimo de "e a apreciação" após "conhecimento" não exige a substituição da forma verbal "surge" por "surgem".


    Por Exemplo:

    Descaso e desprezo marcam / marca seu comportamento.


    Fonte:http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint53.php
  • Creio ter entendido após pensar um pouco a respeito. Os termos "apreciação" e "conhecimento" não são considerados quase sinônimos e com razão...

  • não entendi o porquê da alternativa D está errada. Essa Banca sempre tem respostas estranhas perante suas alternativas.

  • “O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro

    B) pois tornará um sujeito composto

    Não é D), pois o verbo concordará com o sujeito "O conhecimento"

  • maicon4 costa a letra "d" está errada pq o verbo "surge" deve concordar com o sujeito. E o conceito de sujeito é:Termo cujo núcleo despreposicionado é responsável pela a ação verbal. Sendo assim, o correto é o verbo "surge" concordar com "conhecimento" que é o termo despreposicionado da frase. Espero ter esclarecido! 

  • "Apreciação" e "conhecimento" não estão contextualizados como quase sinônimos.

    A concordância acontecerá o seguinte entendimento:
    "Quando o sujeito é composto e anteposto ao verbo, a concordância se faz no 

    plural.

    Exemplos:

    Pai e filho conversavam longamente."

    Quando o sujeito composto vem posposto ao verbo, pode-se concordar com um ou com os dois:
    "Exemplos:  Faltaram coragem e competência.
    Faltou coragem e competência."  (http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint53.php)



  • Sujeito composto.

  • Toda vez que quisermos saber se o verbo está concordando em número e pessoa com o sujeito, devemos buscar o verbo da oração. Depois que encontrarmos, procuramos o núcleo do sujeito. Em regra geral, o verbo concorda com o núcleo do sujeito.

     

    "O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro."

    O que é que surge? 

    O conhecimento de nosso próprio rosto ---> Sujeito

    O conhecimento ---> Núcleo do Sujeito.

     

    A alternativa B diz: 

    O acréscimo de “e a apreciação" após “conhecimento" exige a substituição da forma verbal “surge" por “surgem".

    "O conhecimento e a apreciação de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro."

    O que é surge??

    "O conhecimento e a apreciação de nosso próprio rosto ---> Sujeito Composto

    O conhecimento e a apreciação ---> Dois núcleos

     

    Logo o verbo tem que concordar com o sujeito composto.

    "O conhecimento e a apreciação de nosso próprio rosto surgem muito depois do encontro com o rosto do outro."

     

    Gabarito B

     

    Erros: Avisem-me

     

  • Sujeito composto POSPOSTO ao verbo - VERBO FACULTATIVO - Ex: Foram/Foi hoje o atleta e o treinador.

    Sujeito composto ANTEPOSTO ao verbo - VERBO NO PLURAL - Ex: O atleta e o treinador FORAM hoje.



    Gab. B

  • GABARITO B.

    Surge por surgem. Conhecimento e apreciação = Sujeito composto.

  • Alguém poderia me explicar o porquê da C) estar errada?

  • A) A forma nominal do verbo surgir é surgimento

    B) Quando o sujeito composto estiver antes do verbo, esse último ficará no plural. Exemplo: Paola e Pedro gostaram do seu interesse em vender a casa. b) Quando o sujeito vier depois do verbo, esse último ficará no plural ou com o núcleo do sujeito que estiver mais próximo ao verbo.

    C) tempos verbais diferentes altera a semântica

    D) O verbo vai concordar com o núcleo do sujeito que é conhecimento que está no singular.