- ID
- 1484149
- Banca
- IDECAN
- Órgão
- Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Conhecimentos Gerais
- Assuntos
“A presidenta Dilma Rousseff chega hoje (28 de janeiro de 2015) a San Jose, na Costa Rica, para participar da 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). No encontro, os chefes de Estado e de governo do bloco vão celebrar duas vitórias: a decisão dos Estados Unidos de normalizar as relações com Cuba, depois de meio século, e a aproximação com a China, que prometeu duplicar o intercâmbio comercial com a região e investir US$ 250 bilhões na próxima década. Outro tema do encontro é a erradicação da pobreza.”
(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-01/relacao-cuba-eua-e-aproximacao-com-china-sao-temas-da-celac.)
Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram na quarta-feira, 17 de dezembro de 2014, o restabelecimento das relações dos Estados Unidos com Cuba. Sobre o histórico desta tumultuada relação, analise.
I. O estremecimento das relações ocorreu quando o então presidente Fidel Castro anunciou a adesão de Cuba ao marxismo-comunismo, aliando-se à extinta União Soviética.
II. O restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países derrubou o embargo econômico que os EUA mantinha sobre Cuba desde o término da Segunda Guerra Mundial.
III. Ao mesmo tempo em que promoveu um bloqueio econômico e político, a ilha caribenha e os EUA também articularam para sua expulsão na década de 1960 da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)