SóProvas


ID
1484350
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança,

Alternativas
Comentários
  • ARTIGO 1.º Nos termos da presente Convenção, criança é todo o ser humano menor de 18 anos, salvo se, nos termos da lei que lhe for aplicável, atingir a maioridade mais cedo.

    ARTIGO 12.º 1 – Os Estados Partes garantem à criança com capacidade de discernimento o direito de exprimir livremente a sua opinião sobre as questões que lhe respeitem, sendo devidamente tomadas em consideração as opiniões da criança, de acordo com a sua idade e maturidade. 2 – Para este fim, é assegurada à criança a oportunidade de ser ouvida nos processos judiciais e administrativos que lhe respeitem, seja directamente, seja através de representante ou de organismo adequado, segundo as modalidades previstas pelas regras de processo da legislação nacional.

    Art. 24,  3 – Os Estados Partes tomam todas as medidas eficazes e adequadas com vista a abolir as práticas tradicionais prejudiciais à saúde das crianças

  • Art. 40, item 3, da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança:

    3. Os Estados Partes buscarão promover o estabelecimento de leis, procedimentos, autoridades e instituições específicas para as crianças de quem se alegue ter infringido as leis penais ou que sejam acusadas ou declaradas culpadas de tê-las infringido, e em particular:

    a) o estabelecimento de uma idade mínima antes da qual se presumirá que a criança não tem capacidade para infringir as leis penais;

    b) a adoção sempre que conveniente e desejável, de medidas para tratar dessas crianças sem recorrer a procedimentos judiciais, contando que sejam respeitados plenamente os direitos humanos e as garantias legais.


  • a) ERRADA - Art. 12: 2. Com tal propósito, se proporcionará à criança, em particular, a oportunidade de ser ouvida em todo processo judicial ou administrativo que afete a mesma, quer diretamente quer por intermédio de um representante ou órgão apropriado, em conformidade com as regras processuais da legislação nacional.

    b) ERRADA - art. 24: 3. Os Estados Partes adotarão todas as medidas eficazes e adequadas para abolir práticas tradicionais que sejam prejudicais à saúde da criança.c) ERRADA - art. 1:  Para efeitos da presente Convenção considera-se como criança todo ser humano com menos de dezoito anos de idade, a não ser que, em conformidade com a lei aplicável à criança, a maioridade seja alcançada antes.d) ERRADA - art. 44: 1. Os Estados Partes se comprometem a apresentar ao comitê, por intermédio do Secretário-Geral das Nações Unidas, relatórios sobre as medidas que tenham adotado com vistas a tornar efetivos os direitos reconhecidos na convenção e sobre os progressos alcançados no desempenho desses direitos:

    a) num prazo de dois anos a partir da data em que entrou em vigor para cada Estado Parte a presente convenção;

    b) a partir de então, a cada cinco anos.

    c) CERTA - art. 40:3. Os Estados Partes buscarão promover o estabelecimento de leis, procedimentos, autoridades e instituições específicas para as crianças de quem se alegue ter infringido as leis penais ou que sejam acusadas ou declaradas culpadas de tê-las infringido, e em particular:

    a) o estabelecimento de uma idade mínima antes da qual se presumirá que a criança não tem capacidade para infringir as leis penais;

  • - Letra a ERRADA. A criança tem o direito de expressar sua opinião e esta será levada em consideração. A questão erra quando diz que “será decidido conforme sua opinião”, pois a lei assegura o direito de expressar a opinião, mas não que essa opinião vinculará a decisão.

    Artigo 12

    1. Os Estados Partes assegurarão à criança que estiver capacitada a formular seus próprios juízos o direito de expressar suas opiniões livremente sobre todos os assuntos relacionados com a criança, levando-se devidamente em consideração essas opiniões, em função da idade e maturidade da criança.

    ------------------

    - Letra b ERRADA. Os Estados Partes adotarão todas as medidas eficazes e adequadas para abolir práticas tradicionais que sejam prejudicais à saúde da criança.

    Artigo 24

    3. Os Estados Partes adotarão todas as medidas eficazes e adequadas para abolir práticas tradicionais que sejam prejudicais à saúde da criança.

    -------------------

    - Letra c ERRADA. Para a convenção criança é aquele menor de 18 anos. Já para o ECA criança é aquele até 12 anos de idade incompletos (é criança até o último dia antes de completar 12 anos).

    Artigo 1

    Para efeitos da presente Convenção considera-se como criança todo ser humano com menos de dezoito anos de idade, a não ser que, em conformidade com a lei aplicável à criança, a maioridade seja alcançada antes.

    ECA, Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

    -------------------

    - letra d ERRADA. Os estado partes se comprometem a apresentar relatórios sobre as medidas, mas na convenção não há punição pelo fato de não apresentar.

    Artigo 44

    1. Os Estados Partes se comprometem a apresentar ao comitê, por intermédio do Secretário-Geral das Nações Unidas, relatórios sobre as medidas que tenham adotado com vistas a tornar efetivos os direitos reconhecidos na convenção e sobre os progressos alcançados no desempenho desses direitos:

    a) num prazo de dois anos a partir da data em que entrou em vigor para cada Estado Parte a presente convenção;

    b) a partir de então, a cada cinco anos.

    ---------------------

    - letra e CORRETA.

    Artigo 40

    3. Os Estados Partes buscarão promover o estabelecimento de leis, procedimentos, autoridades e instituições específicas para as crianças de quem se alegue ter infringido as leis penais ou que sejam acusadas ou declaradas culpadas de tê-las infringido, e em particular:

    a) o estabelecimento de uma idade mínima antes da qual se presumirá que a criança não tem capacidade para infringir as leis penais;

  • Vamos analisar as alternativas:

    - letra A: errada. O art. 3º da Convenção determina que todas as ações relativas a crianças devem considerar, primordialmente, o interesse maior da criança - que, não necessariamente, coincide com a opinião dela. No art. 12 da mesma Convenção, é assegurado à criança o direito de ser ouvida em todo processo judicial ou administrativo que a afete, mas isso também não significa que os assuntos serão decididos de acordo com a sua opinião.

    - letra B: errada. Pelo contrário, o art. 24. 3 prevê que "Os Estados Partes adotarão todas as medidas eficazes e adequadas para abolir práticas tradicionais que sejam prejudicais à saúde da criança".

    - letra C: errada. Para os fins da Convenção, "considera-se como criança todo ser humano com menos de dezoito anos de idade, a não ser que, em conformidade com a lei aplicável à criança, a maioridade seja alcançada antes" (art. 1º).

    - letra D: errada. Ainda que o envio de relatórios ao Comitê para os Direitos da Criança esteja previsto no art. 44, não há previsão deste tipo de sanção ao Estado inadimplente.

    - afirmativa E: correta. O art. 40.3, "a" prevê que os Estados signatários devem estabelecer "uma idade mínima antes da qual se presumirá que a criança não tem capacidade para infringir as leis penais".

    Gabarito: A resposta é a letra E.




  • Gabarito: E

  • A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança,

    A) O art. 3º da Convenção determina que todas as ações relativas a crianças devem considerar, primordialmente, o interesse maior da criança - que, não necessariamente, coincide com a opinião dela. No art. 12 da mesma Convenção, é assegurado à criança o direito de ser ouvida em todo processo judicial ou administrativo que a afete, mas isso também não significa que os assuntos serão decididos de acordo com a sua opinião.

    .

    B) Pelo contrário, o art. 24. 3 prevê que "Os Estados Partes adotarão todas as medidas eficazes e adequadas para abolir práticas tradicionais que sejam prejudicais à saúde da criança".

    .

    C) Para os fins da Convenção, "considera-se como criança todo ser humano com menos de dezoito anos de idade, a não ser que, em conformidade com a lei aplicável à criança, a maioridade seja alcançada antes" (art. 1º).

    .

    D) Ainda que o envio de relatórios ao Comitê para os Direitos da Criança esteja previsto no art. 44, não há previsão deste tipo de sanção ao Estado inadimplente.

    .

    E) O art. 40.3, "a" prevê que os Estados signatários devem estabelecer "uma idade mínima antes da qual se presumirá que a criança não tem capacidade para infringir as leis penais".

    Gabarito: letra E.

  • A) ERRADO. O art. 3º da Convenção determina que todas as ações relativas a crianças devem considerar, primordialmente, o interesse maior da criança que, não necessariamente, coincide com a opinião dela.

    B) ERRADO. O art. 24. 3 prevê que "Os Estados Partes adotarão todas as medidas eficazes e adequadas para abolir práticas tradicionais que sejam prejudicais à saúde da criança".

    C) ERRADO. Para os fins da Convenção, "considera-se como criança todo ser humano com menos de dezoito anos de idade, a não ser que, em conformidade com a lei aplicável à criança, a maioridade seja alcançada antes" (art. 1º).

    D) ERRADO. Ainda que o envio de relatórios ao Comitê para os Direitos da Criança esteja previsto no art. 44, não há previsão deste tipo de sanção ao Estado inadimplente.

    E) CERTO. O art. 40.3, "a" prevê que os Estados signatários devem estabelecer "uma idade mínima antes da qual se presumirá que a criança não tem capacidade para infringir as leis penais".