SóProvas


ID
1485364
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Referente à Resolução COFEN nº 311/2007, que aprovou a reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários

  • RESOLUÇÃO COFEN 311/2007

    Aprova a Reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

    Art. 121 – As infrações serão consideradas leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso.

    § 1º – São consideradas infrações leves as que ofendam a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade ou aquelas que venham a difamar organizações da categoria ou instituições.

    § 2º – São consideradas infrações graves as que provoquem perigo de vida, debilidade temporária de membro, sentido ou função em qualquer pessoa ou as que causem danos patrimoniais ou financeiros.

    § 3º – São consideradas infrações gravíssimas as que provoquem morte, deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido, função ou ainda, dano moral irremediável em qualquer pessoa.


  • A está incorreta pois é infração gravíssima.

  • LETRA A 

     

    a) Os danos morais irremediáveis causados a qualquer pessoa são considerados infração grave.  ERRADO INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA

    ART. 118(...) § 3º – São consideradas infrações gravíssimas as que provoquem morte, deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido, função ou ainda, dano moral irremediável em qualquer pessoa.

      b)   Leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população em geral.

      c)  O Código  teve como  referência em sua  formulação as Normas  Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres  Humanos – a Declaração de Helsinque. CERTO PREÂMBULO

      d)   Um  dos  princípios  fundamentais  do  Código  é  a  participação  do  profissional  de  enfermagem  nas  ações  que  visem  satisfazer as necessidades de saúde da população como integrante da equipe de saúde. CERTO

    PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
    O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.

    O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.
    O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões.
    O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.

  • O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem as infrações podem ser consideradas leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso. São consideradas infrações gravíssimas as que provoquem morte, deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido, função ou ainda, dano moral irremediável em qualquer pessoa. Ou seja, é uma infração gravíssima e não apenas grave como colocado na alternativa A.

    O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. Ou seja, a alternativa B está correta.

    O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975).

    Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975), em Veneza (1983), em Hong Kong (1989) e em Sommerset West (1996) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996). Resposta C está correta.

    Segundo o código o profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde. Resposta D está correta.

    Gabarito do professor: Letra A

    Bibliografia
    www.cofen.gov.br
  •                                                             O COMENTÁRIO DA PROFESSORA ESTÁ ÓTIMO!!!!