SóProvas


ID
1486270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de planejamento, viabilidade, segurança e higiene no trabalho, julgue o item seguinte.

A fase de planejamento, em curto prazo, da construção de um empreendimento refere-se à distribuição das atividades no tempo e volta-se para a remoção de empecilhos à produção por meio da identificação de necessidades de compras de materiais ou da contratação de mão de obra.

Alternativas
Comentários
  • Planejamento nnca foi e nem sera em  curto prazo

  • Quando o canteiro de obras envolver 20 trabalhadores ou mais , o empregador deve fazer um planejamento (PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) que dê conta da prevenção de todos os riscos da obra, desde as fundações até sua entrega.

    Esse PLANEJAMENTO abrange o cumprimento das normas ambientais, à prevenção de danos nas edificações dentro do canteiro de obras que assegurem a segurança e a saúde dos trabalhadores.


    PCMAT - NR18

  • Livro do Aldo Dórea

    A programação de médio prazo consiste no segundo nível de detalhamento do planejamento. Sua função básica é possibilitar a elaboração de um plano de compra de materiais e equipamentos, identificar a necessidade de novos recursos.


    A programação de curto prazo consiste no terceiro nível de detalhamento do planejamento. Ela é a programação em nívet operacional feita para os engenheiros de campo, mestres e encarregados. Seu alcance é semanal ou qulnzenal e sua função é estabelecer diretrizes claras e imediatas. A programação de curto prazo é a "agenda"da obra.


  • Planejamento de longo prazo:  Mais geral, com baixo grau de detalhamento, considerando as grandes definições, tais como emprego de mão de obra própria ou terceirizada, nível de mecanização, organização do canteiro de obra, prazo de entrega, forma de contratação (preço de custo ou empreitada), e relacionamento com o cliente. Plano da obra (2 a 3 anos) dividido em semestres.  Nível utilizado para decisões organizacionais (gerência)

    Planejamento de médio prazo: Serviços a serem executados em 4 a 6 meses. Atenção voltada para remoção de empecilhos à produção, através da identificação com antecedência da necessidade de compra de materiais e contratação de empreiteiros (“lookahead planning”)

    Planejamento de curto prazo: Execução propriamente dita. Horizonte de 4 a 6 semanas (detalhando as atividades a serem executadas;  já há a garantia do fornecimento de materiais e mão de obra, bem como o conhecimento do ritmo normal da obra. Adota-se a idéia de produção protegida contra os efeitos da incerteza (―shielding production‖), ou seja, as atividades programadas têm grande chance de ocorrerem. É comum medir a qualidade desse plano através da medição do Percentual de Planos Concluídos (PPC), com a identificação das causas das falhas. Desta forma o planejamento das próximas atividades poderá ser aprimorado.

  • FIXANDO

    A fase de planejamento, em curto prazo, da construção de um empreendimento refere-se à distribuição das atividades no tempo e volta-se para a remoção de empecilhos à produção por meio da identificação de necessidades de compras de materiais ou da contratação de mão de obra.

    ERRADO

    A fase de planejamento, em MÉDIO prazo, da construção de um empreendimento refere-se à distribuição das atividades no tempo e volta-se para a remoção de empecilhos à produção por meio da identificação de necessidades de compras de materiais ou da contratação de mão de obra.

    CORRETO