SóProvas


ID
1486477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Com relação às obras voltadas para o abastecimento público de água, tratamento de esgotos e obras de defesa contra inundação, julgue o item que se segue.

Os reservatórios de distribuição de água no meio urbano funcionam como volante da distribuição, devendo ter capacidade superior a 1/6 do volume consumido nos horários de pico do dia, mantendo uma reserva de água para combate a incêndios e situações de emergência.

Alternativas
Comentários
  • hmm
    quanto a reserva de água está correto,
    mas quanto a capacidade de reservação ser > que 1/6 do volume consumido nos horário de pico, a norma não transcreve essa ressalva...

     

    "O volume de água reservado para uso doméstico deve
    ser, no mínimo, o necessário para 24 h de consumo normal
    no edifício, sem considerar o volume de água para
    combate a incêndio."


    questão errada

  • a norma não indica qual a fração, mas exitem autores acadêmicos que indicam 1/3 de 24h = 8h

  • ERRADO

    Os reservatórios de distribuição de água no meio urbano funcionam como volante da distribuição, devendo ter capacidade superior a 1/6 do volume consumido em 24 horas, mantendo uma reserva de água para combate a incêndios e situações de emergência.

  • Segundo Tsutiya (2001), os reservatórios de distribuição de água são dimensionados para satisfazer às seguintes condições:


    - > Funcionar como volantes de distribuição, atendendo à variação horária do consumo;


    -> Assegurar uma reserva de água para combate a incêndios;


    -> Manter uma reserva para atender a condições de emergência (acidentes, reparo nas instalações, interrupções da adução e outras);

     

    ===============================================================================

     

    -> Para satisfazer à primeira condição (Funcionar como volantes de distribuição, atendendo à variação horária do consumo), os reservatórios, empiricamente, devem ter capacidade superior a 1/6 do volume consumido em 24 horas.

     

    -> O cálculo do volume necessário deve ser feito com o diagrama de massas, quando se conhece a variação de consumo.

     


    CUIDADO COM A PEGADINHA DA QUESTÃO!!!! : O parâmetro não é o volume consumido nos horários de pico, mas do volume consumido em 24 horas!!!!

  • Sobre o cálculo desses volumes para um reservatório, há algumas regras práticas com base na experiência que são cobradas em concursos. As principais regras são:

    • Para um reservatório satisfazer à função de volante de distribuição, buscando-se atender à variação horária de consumo, deve-se ter capacidade superior de um oitavo (1/8) a um sexto (1/6) do volume consumido em 24 horas. Não se esqueça, além desse volume, temos ainda as reservas de incêndio e emergência.

    • Quando não se tem dados para determinação da capacidade do reservatório de distribuição, é usual em estudos de abastecimento que se defina o volume de reservação sendo um terço (1/3) do volume correspondente à demanda do dia de maior consumo

    fonte: Professor Jonas-Estratégia