SóProvas


ID
1486489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às obras voltadas para o abastecimento público de água, tratamento de esgotos e obras de defesa contra inundação, julgue o item que se segue.

A redução da concentração do pesticida atrazaina a valores que atendam aos padrões de potabilidade nacionais e internacionais pode ser obtida com a utilização de pré-oxidação com ozônio, ou com ozônio/piróxido de um hidrogênio, seguida de filtração lenta com leito intermediário de carvão ativado granular.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

     

    A CESPE gosta de inventar para dificultar, então coloca nomes errados. Primeiro que o nome do pesticida é Atrazina, e piróxido de um hidrogênio não existe, é peróxido de hidrogênio, também conhecido como água oxigenada, é o H2O2.

    Poderia ter um maneira mais inteligente de dificultar a prova.

     

    Em relação à questão:

     

    A pré-oxidação contribuiu para a redução de atrazina no efluente do filtro lento de camada única de areia para valores do afluente ozonizado inferiores a 7 µg/L, com dosagem de ozônio superior a 2 mg/L.  O efluente do filtro lento de camada intermediária de carvão ativado granular reduziu o conteúdo de atrazina a valores inferiores a 0,1 µg/L para as condições de ozonização estudadas e atendeu o limite estabelecido pela USEPA (U.S. Environmental Protection Agency) de 0,1µg/L para atrazina.

     

    fonte:

    www.bvsde.paho.org/bvsaidis/mexico26/i-007.pdf

  • certo

    Várias pesquisas vêm sendo realizadas para melhorar a eficiência de remoção de cor, como a utilização de carvão ativado em camada intermediária do filtro lento ou com a aplicação de ozônio na água bruta.

    Segundo Greaves et al (1988), os estudos desenvolvidos com filtração lenta, precedida de pré-oxidação com ozônio, demonstraram que essa tecnologia constitui uma boa opção para a remoção de cor. O ozônio oxida os compostos de peso molecular alto, transformando-os em composto de menor peso molecular, que são mais facilmente biodegradáveis. Segundo Rook (1974) apud Yordanov et al (1996), a ozonização seguida de filtração lenta pode remover grande parte dos materiais orgânicos assimiláveis, prevenindo o recrescimento de microrganismos no sistema de distribuição e também reduzindo os produtos potencialmente formadores de trialometanos.

    Vários pesquisadores, segundo Langlais et al (1999), estudaram o uso do carvão ativado na filtração lenta. Todos confirmam que o carvão proporciona aumento de remoção de cor, sabor e odor no filtro lento, reduzindo também os subprodutos da desinfecção. A camada de carvão ativado granular deve estar sob uma camada de areia, que protege o carvão de uma carga excessiva de matéria orgânica particulada; a camada superior de areia funciona como filtro lento natural e o carvão como adsorvedor, segundo Coelho (2002).

  • kkk Adriano

     

    isso deve acontecer no momento da digitação, a questão é feita por um profissional da área num papel manuscrito aí quando o digitados vai escrever e não entende a letra, leigo no assunto, escreve o que ele entende

     

  • Samuel,

     uma banca tão renomada como CESPE deveria ter mais qualidade e supervisão antes das aplicações das provas.