-
"São os sistemas de defensas e amarração (este, formado por cabos e cabeças). Peças tradicionalmente fixadas na lateral do cais de um berço de atracação, as defensas têm a finalidade de absorver o impacto das embarcações na estrutura de concreto do costado, no momento das atracações e desatracações.
[...] As mais comuns são as elásticas, que utilizam peças de borracha (de pneus a cilindros)... Há também defensas de gravidade (absorvem a energia de colisão do navio com a elevação de um peso)..."
Fonte: http://www.atribuna.com.br/hotsites/projeto-conheca-o-porto/noticias/single/noticia/cabos-defensas-e-seguranca/?cHash=0e0a230adcbcbab7358ba418a925319d
-
CORRETO
Elas transformam energia cinética em potencial de deslocamento elástico
-
CORRETA
As defensas podem-se agrupar em três categorias: elásticas, de gravidade e de tipos diversos. As defensas elásticas operam na base da deformação do sistema com absorção de energia elástica. O princípio das defensas de gravidade consiste em usar a energia do choque para fazer subir o baricentro de um terminado peso. E fora dessas categorias, podem-se encontrar tipos que tiram proveito de fenômenos diversos, tais como compressão do ar, flutuação de pontões, etc. (Mason, 1982, p. 129).
Fonte: http://www.ppgec.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/2015/cristiano.pdf
-
As defensas tem a função de absorver a energia cinética proveniente das movimentações das embarcações atracadas e nas operações de atracação e desatracação.
Os principais tipos de defensas são as elásticas e as de gravidade. As defensas elásticas operam na base da deformação do sistema, absorvendo a energia elástica, as defensas de gravidade usam a energia do choque para fazer subir o baricentro de determinado peso e ainda há outros tipos de defensas que tiram proveito de fenômenos diversos como compressão do ar e flutuação de pontões.
No diagrama força-deslocamento das defensas também podemos deduzir o diagrama da energia absorvida, seja em função da força ou em função do deslocamento.
Gabarito: Certo (C).