SóProvas


ID
1486498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

As obras portuárias devem ser entendidas como de natureza multidisciplinar, pois exigem conhecimentos de navegação, geotécnica, estruturas, planejamento, operação, manutenção, entre outros. Assim, cabe aos profissionais habilitados encontrar as soluções que sejam técnica e economicamente viáveis. No que tange a esse assunto, julgue o item subsecutivo.

O cabo de amarração de navios do tipo transversal é próprio para resistir somente às forças longitudinais, por outro lado o cabo lançante é usado para resistir às forças das correntes marítimas, com navios sensivelmente perpendiculares à direção das correntes.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de amarração: Existem três tipos principais de cabos de amarração de navios:

     

    1) Cabos lançantes, com a finalidade principal de resistir às forças das correntes, com os navios sensivelmente alinhados com a direcção das mesmas;

    2) Cabos transversais, destinados principalmente a resistirem às forças transversais do vento;

    3)Springlines”, que têm a finalidade complementar de absorver, tanto as forças longitudinais, como as forças transversais

  • ERRADO

     

    O cabo de amarração de navios do tipo transversal é próprio para resistir somente às forças longitudinais, por outro lado o cabo lançante é usado para resistir às forças das correntes marítimas, com navios sensivelmente perpendiculares à direção das correntes.

     

    Transversais/paralelo

  • Qual a fonte?

  • Cuidado, o comentário do Lord Paulistinha nao procede.

    30 de Junho de 2018 às 14:27

    Tipos de amarração: Existem três tipos principais de cabos de amarração de navios:

     

    1) Cabos lançantes, com a finalidade principal de resistir às forças das correntes, com os navios sensivelmente alinhados com a direcção das mesmas;

    2) Cabos transversais, destinados principalmente a resistirem às forças transversais do vento;

    3) “Springlines”, que têm a finalidade complementar de absorver, tanto as forças longitudinais, como as forças transversais

    1) Os cabos denominados de lançantes, longos e de direção longitudinal à embarcação, frequentemente sao utilizados nas manobras de atracação e desatracação pelos rebocadores. Ou seja, podem resistir a ambos os esforços longitudinais e tranversais.

    2) Os cabos denominados Traveses ou Semitraveses tem cabos de comprimentos intermediários, e sao destinados a transmitir esforços transversais sobre a amarração.

    3) Os cabos denominados de SPRINGS, sao cabos curtos longitudinais, destinados a resistir aos esforços LONGITUDINAIS sobre a amarração.

    E mais um detalhe, nao existe cabos específicos para esforços específicos. Todos os cabos resistem aos esforços de ventos, ondas e correntes.

    Fonte: Engenharia Portuária, Paolo Alfredini, Página 647.