Pronunciamento Técnico CPC 00 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação do Relatório Contábil-Financeiro
Objetivo
O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.
O objetivo preconizado pela estrutura conceitual resume quais as decisões que podem ser tomadas com base nas informações produzidas pela contabilidade (demonstrações contábeis). Como já comentado anteriormente, essas informações são para atender os usuários externos, que muitas vezes só tem essas informações para suportar o processo decisório. Ditas informações não atendem anseios específicos, como por exemplo, o governo, os usuários internos ou outra demanda que seja específica e detalhada. É para atender os usuários de uma forma geral.
De acordo com a NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente Auditoria de Demonstrações Contábeis e a Condução da Auditoria:
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
Gabarito: Errado
"..Quero ver, outra vez, seus olhinhos de noite serena.."