SóProvas


ID
1486750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da terminologia utilizada e das características do sistema de informações de custos do setor público, julgue o item que se segue.

Caso a forma típica de alocação de recurso para a prestação de serviços públicos corresponda ao orçamento, deverá ser utilizada a fase do empenho da despesa para que a informação de custos seja gerada.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o MCASP:

    Conforme a legislação define, a informação de custos deve subsidiar os gestores tendo como objeto de custo os programas e as unidades da Administração. A forma típica de alocação de recursos para a prestação de serviços públicos, independentemente de contrapartidas, corresponde ao orçamento.

    Desta forma, partindo-se da informação da execução orçamentária são realizados ajustes com objetivo de aproximá-la do regime de competência, conforme o modelo apresentado a seguir:

    Informação inicial: Despesa Orçamentária Executada (despesa liquidada + inscrição de Restos a Pagar Não Processados)”

    A fase de empenho da despesa representa apenas a reserva da dotação orçamentária para futuro pagamento (informação de natureza orçamentária). Portanto, a fase da despesa que mais se aproxima da informação de custo, pela ocorrência do fato gerador e pela obediência ao Princípio da Competência, é a LIQUIDAÇÃO.

    GABARITO: ERRADA

    FONTE: http://www.metodoconcursos.com.br/artigo/comentarios-sobre-a-prova-de-contabilidade-aplicada-ao-setor-publico-para-auditor-da-cgepi

  • Não! Na verdade, o estágio da despesa orçamentária que mais se aproxima da informação de custo é o da liquidação, sendo, portanto, a despesa liquidada o ponto de partida da informação que deve alimentar o sistema de custos.

    Portanto, o item está errado.

    Gabarito: ERRADO

  • Não, deve ser utilizada a fase de LIQUIDAÇÃO.

  • O estágio da despesa orçamentária que mais se aproxima da informação de custo é o da liquidação, sendo, portanto, a despesa liquidada o ponto de partida da informação que deve alimentar o sistema de custos.

    A fase da liquidação se aproxima mais, pois geralmente é nessa fase que ocorre o fato gerador... muitos empenhos são cancelados ao final do exercício por diversos motivos e, portanto, reconhecer como custo pelo empenho não seria uma prática interessante, pois distorceria as informações. Agora quando pegamos a fase da liquidação, significa que o bem foi entregue, o serviço prestado... assim, a informação de custos fica próximo da realidade. Basicamente, é isso...

    Gabarito: Errado

    Fonte: Prof. Gilmar Possati

  • até mesmo na liquidação, se for um fato permutativo, como aquisição de estoques, ainda não incorreu o custo, que certamente ocorrerá no consumo.