-
O bem demandado não seria menos insensível ao invés de insensível a alterações no seu preço?
-
Jeffferson, não há nada de errado com a questão. O termo correto é que ele será insensível, porém não totalmente insensível que são os casos de elasticidade igual a zero.
-
Elasticidade esta relacionado diretamente ao termo sensibilidade.
Situações da elasticidade preço da demanda:
1. Elasticidade 1 -> Nessa situação um aumento de preços ou diminuição reduzirá ou aumentará em mesmo percentual a quantidade demandada.
2. Elasticidade menor que 1 -> Nessa situação um aumento de preços reduzirá a quantidade demandada em percentual menor do que o aumento de preços. Essa situação ocorre quando os consumidores continuam comprando o produto ainda que seu preço aumente. É o caso da questão.
3. Elasticidade maior que 1 -> Nessa situação um aumento de preços reduzirá a quantidade demandada em percentual maior do que o aumento de preços.
Fé em DEUS! Vamos chegar lá!
-
Concordo com o Jefferson. Essa questão é passível de recurso. Elasticidade-preço da demanda mede a sensibilidade com que a a quantidade demandada é alterada pela variação do preço do bem. Se o bem demandado for insensível em relação a seu preço, fica a dúvida se ele é totalmente ou parcialmente insensível, se a Elasticidade-preço da demanda = 0, quando será totalmente inelástico, ou maior do que 0 e menor do que 1, quando será inelástico.
-
Redação foi infeliz. Mais correto seria dizer inelástico ao invés de insensível. Insensível é totalmente inelástico: preço varia e demanda permanece constante. Inelástico é quando pra uma variação X% no preço, demanda varia menos que X%.
-
Veja a definição do termo insensível no dicionário: "o que não pode ser sentido ou percebido; imperceptível, insignificante."
O termo insensível passa a noção de que a demanda não reage aos preços. Uma elasticidade preço da demanda de 0,99, por exemplo, é menor que a unidade conforme o comando da questão e, nesse caso, não se pode afirmar que a demanda não reage aos preços. O correto seria afirmar que a demanda reage pouco (ou com menos intensidade) aos preços.
Sendo assim, penso que a questão está errada.
-
Para ser "insensível" o coeficiente deveria ser menor que zero, nao bastando ser menor que a unidade 1.
-
CERTO
Se o módulo da elasticidade-preço da demanda for menor do que 1, a demanda é considerada inelástica - insensível à alteração de preço.
MICROECONOMIA
PROFESSOR CÉSAR FRADE - Ponto dos Concursos
-
Elasticidade > 1 = bem elástico. Isto significa que com a alteração do preço do bem, sua demanda terá uma alteração ainda maior.
Elasticidade < 1 = bem inelástico. Isto significa que com a alteração do peço do bem, sua demanda terá uma alteração menor. Mas não implica que a demanda pelo bem será insensível a alteração dos preços. Significa quando o preço for modificado, a demanda se modificará de forma menos intensa.
Para ser insensível a alteração de preço, a elasticidade = 0. Só neste caso, a demanda seria perfeitamente inelástica. Sendo assim tanto faz cobrar R$ 1,00 ou R$ 1000,00. Se a demanda é perfeitamente inelástica, a mudança no preço não afeta a demanda. Mas se for apenas inelástica, haverá sim uma mudança de demanda, a depender do preço.
Por isso, acredito que a questão está ERRADA, embora a CESPE considere certa. Mas é a CESPE, ou seja, esse tipo de situação não é tão raro.
-
Questão ridícula. Dizer que a elasticidade preço da demanda é menor que 1 não implica dizer que é igual a 0 como tratado na questão. Gabarito vergonhoso.
Inelástico = pouca elasticidade
Totalmente ou infinitamente inelástico = nenhum elasticidade
-
A questão é que é assim que as doutrinas chamam mesmo... muitos livros de Economia chamam demanda inelástica (módulo entre 0 e 1) = insensível.
Não é para interpretar o português ao pé da letra não, se não realmente o gabarito não tem sentido
-
Vimos que elasticidade significa sensibilidade.
Se a Epd for menor que 1, teremos uma demanda inelástica (e, portanto, insensível a alterações no preço).
Resposta: C
-
ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA - EPD:
EPD > 1 (EPD maior que 1) Bem Elástico
EPD < 1 (EPD menor que 1) Bem Inelástico
EPD = 1 Bem de Elasticidade-Preço Unitária
-
Certo
INSENSÍVEL = INELÁSTICO
TOTALMENTE INSENSÍVEL = TOTALMENTE INESLÁSTICO
EPD < 1 inelástica (poucos substitutos, peso é baixo no orçamento, pouco tempo para se adaptar)
-
Essa é o tipo de questão que você sabe a resposta, mas não sabe o que a banca quer.
A gente sabe que EPD<1 representa uma demanda inelástica, também sabemos que elasticidade e sensibilidade são sinônimos, porém na hora de responder não podemos ter a certeza de marcar a resposta, pois a banca pode querer dizer que EPD<1 represente uma variação da Qd menor que a variação de Preço ou se ela quer dizer que independente do preço, a quantidade será a mesma.