Resposta: A
O Gráfico de Controle é uma das 7 Ferramentas da Qualidade. Esses gráficos nada mais são do que gráficos de tendência, que mostram como um determinado indicador varia no tempo, com limites de controle. O objetivo desses limites de controle é dar noção à equipe sobre a variabilidade natural do processo, ou seja, o quanto ele deve variar normalmente.
Em outras palavras, o Gráfico de Controle é capaz de nos mostrar se o processo está estável (com tudo acontecendo como sempre acontece) ou se há alguma coisa de anormal com ele (causas especiais). Essas “anormalidades” são muito úteis em melhoria de processos, pois elas nos avisam exatamente o período que devemos estudar o processo para aprender mais sobre ele. Imagine só: em um mês, você vê a sua empresa faturando anormalmente muito! Com certeza vai querer entender o que aconteceu nesse mês para repetir para os próximos, não é mesmo? O gráfico de controle te ajuda nisso!
Fonte: https://www.fm2s.com.br/portfolio/planilha-de-grafico-de-controle/
Gráficos de Controle
Para distinguir as variações do processo comuns e especiais, e detectar as especiais, foi desenvolvida uma ferramenta: Cartas ou Gráficos de Controle.
As funções destes gráficos são:
“Mostrar evidências de que um processo esteja operando em estado de controle estatístico e dar sinais de presença de causas especiais de variação para que medidas corretivas apropriadas sejam aplicadas”.
“Manter o estado de controle estatístico estendendo a função dos limites de controle como base de decisões”.
“Apresentar informações para que sejam tomadas ações gerenciais de melhoria dos processos”.
Tipos de gráficos de controle
Existem dois tipos básicos de gráficos de Controle:
Gráficos por variáveis:
Gráficos e R (média e amplitude)
Gráficos e S (média e desvio padrão)
Gráficos e R (mediana e amplitude)
Gráficos para ou Valores Individuais (X ou I) e Amplitude Móvel (MR)
Gráficos por atributos:
Gráfico p (proporções não conforme)
Gráfico np (unidades não conforme)
Gráfico c (número de não conformidade por unidade)
Gráfico u (taxa de não conformidade por unidade)