Na análise do campo de forças( ferramenta que avalia o impacto de todas as forças que influenciam a mudança) de Kurt e Lewin, as forças podem ser divididas em forças propulsoras (POSITIVAS) e forças de retenção (NEGATIVAS).
As forças propulsoras são todas as forças que impulsionam e promovem a mudança. As forças de retenção são forças que tornam a mudança mais difícil.
Logo, a única força positiva dentre as alternativas, é a alternativa (A) as necessidades dos clientes. O restante são forças de retenção (dificultam a mudança).
Forças de retenção:
* Acomodação dos funcionários.
*Hábitos e costumes da organização.
*Dificuldades de aprender novas técnicas.
*Miopia, falta de percepção do ambiente e de iniciativa.
*Velhos paradigmas culturais.
*Culturas organizacionais adaptativas
Forças positivas (de apoio e suporte):
Necessidades dos clientes.
*Oportunidades do mercado.
*Novas tecnologias mais sofisticadas.
*Concorrência feroz.
*Novas demandas sociais e culturais.
*Culturas organizacionais adaptativas.
Conforme estudamos na parte teórica, diversos fatores podem ser citados como forças impulsionadoras das mudanças, como por exemplo:
• Natureza da força de trabalho;
• Tecnologia;
• Choques econômicos;
• Competição;
• Tendências sociais (item cobrado nesta questão): são as necessidades dos clientes, que mudam a todo momento. A sociedade e sua cultura estão em constante transformação, e seus desejos e necessidades também, o que demanda ação das organizações na busca de vantagem competitiva, da satisfação desse mercado consumidor e de, consequentemente, lucro. Exemplos importantes são a recente busca por produtos ecologicamente corretos ou por uma alimentação saudável. Imagine o quanto empresas como a Coca-Cola e o McDonald’s tiveram que se adaptar.
• Política internacional;
Assim, nossa respostas é o item a), mas analisemos os demais:
b) Errado, pois os hábitos e costumes da organização normalmente são contrários à mudança, já que o ser humano é naturalmente averso a transformações no seu jeito de trabalhar ou na sua rotina.
c) Errado, já que a dificuldade de aprender novas coisas dificulta a mudança, que é, por essência, um processo de aprendizagem.
d) Errado. Miopia... sem comentários, rsrsrsrs. Já a falta de iniciativa demanda mais esforço dos agentes de mudança para que o membro da organização execute as ações necessárias ao processo.
e) Errado, porque uma cultura conservadora tende a rejeitar transformações nos processos e comportamentos.
Gabarito: A