SóProvas


ID
148789
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em uma hierarquia de modelos de quatro camadas onde a UML (metamodelo − camada M2) é instância de um modelo de mais alto nível de abstração  (metametamodelo − camada M3 p. ex. MOF), pode se afirmar que um diagrama de classes (modelo − camada M1) é uma instância da UML e, portanto, de uma camada de menor nível de abstração em relação àquela. Desta forma, descendo-se na hierarquia, a camada de mais baixo nível (M0) representa:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar essa  questão?
  • Eu entendi assim: M2->M1->M0       UML -> Classe -> Objeto
  • Diagrama de Classes é uma concretização (instância) de UML, que por sua vez é uma concretização (instância) da linguagem MOF. Classe é uma abstração do conceito de Objeto. Assim, Objeto é a concretização (instância) da Classe.
  • A especificação da UML é definida usando uma abordagem de  metamodelagem, isto é, um metamodelo é utilizado para especificar o modelo que compõe a UML.  O OMG padronizou uma arquitetura de quatro camadas que  organiza os diferentes níveis conceituais que compõe um modelo: as instâncias, o  modelo do sistema, a linguagem de modelagem e o metamodelo dessa linguagem. A  Tabela 2.1  resume esta hierarquia definida pelo OMG.   METANÍVEL        DESCRIÇÃO                    ELEMENTOS M3                              MOF                 Classe MOF, Atributo MOF, Associação MOF, etc. M2                      Metamodelo             Classe UML, Associação UML, Atributo UML, etc.Tabela CWM, Coluna CWM, etc.  M1                      Modelos                   Classe “Cliente”, Classe “Conta” Tabela “Empregado”, Tabela “Vendedor” M0                       Instâncias               Cliente “José da Silva”, Cliente “Roberto  Carlos”, Conta “1234”, Conta “5678”,  Empregado “A35”, Vendedor “54321”   No nível mais baixo, chamado de M0, encontram-se as instâncias atuais que  existem no sistema em execução. Por exemplo, o cliente “José da Silva”  e dono da  conta “1234”.  No nível acima, que é a camada M1, encontram-se os modelos. Por exemplo, é nessa camada que é definida a classe “Cliente” e a classe “Conta”. Há  uma relação próxima entre a camada M0 e a camada M1. Os elementos da camada  M0 são instâncias dos elementos da camada M1. Para descrever o modelo do sistema  é usada uma linguagem definida na camada M2, que é a linguagem de modelagem. Por exemplo, neste nível, são definidos os conceitos usados para modelar os elementos da camada M1. No caso da UML, a camada M2 define “Classe”, “Atributo”, “Associação”, etc.. E da mesma maneira que houve um relacionamento próximo entre as camadas M0 e M1, também há entre as camadas M1 e M2. Todo elemento na camada M1 é uma instância de um elemento da camada M2 e todo elemento da camada M2 categoriza elementos da camada M1. O modelo que reside na camada M2 é chamado de metamodelo. Finalmente, a camada M3 define os conceitos que podem ser usados para definir linguagens de modelagem, que é o meta-metamodelo. Neste nível se encontra a linguagem Meta Object Facility (MOF),  que é usada para definir a UML e ela própria (FUENTES; VALLECILLO, 2004; OMG, 2007; FRANKEL, 2003)
  • LETRA D

    Questão ótima.

    Ela informa que existe uma camada M3, depois uma M2, depois uma M1 e por último a M0.

    Analisemos a Hierárquia:
    Diagrama de Objetos é o Detalhamento de uma Classe Instanciada, em um determinado momento. Logo você tem que a classe é a abstração de um objeto, ou seja um nível hierárquico acima.

    A questão está falando que a UML é detalhada, a partir do Diagrama de Classes e essa é detalhado a partir do Diagrama de Objetos.

  • d-

    Objeto é a abstração de mais baixo nivel porque implica instanciação da classe, aproximando-se do sistema em funcionamento