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Questões de Diagrama de Objetos


ID
5737
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para os diagramas utilizados na UML 2.0 são feitas as afirmativas abaixo.

I - No Diagrama de Classes é possível modelar o estereótipo das classes, o nível de visibilidade de seus atributos e a navegabilidade das associações entre as classes.

II - O Diagrama de Tempo unifica em um único diagrama os Diagramas de Seqüência e Interação da UML 1.4, sendo utilizado para especificar as restrições de tempo sobre mensagens enviadas e recebidas no decorrer de uma interação.

III - O Diagrama de Atividades permite definir pré e pós-condições associadas a ações do diagrama. As pré-condições definem o estado exigido do sistema quando a ação é invocada e as pós-condições especificam o estado exigido do sistema no término da ação.

IV - Juntos, os diagramas de Objetos e Comunicação descrevem como um sistema de software é instalado e executado no ambiente de processamento identificando as partes físicas do software e o ambiente necessário para execução.

V - Em um diagrama de Caso de Uso a generalização define os relacionamentos de herança entre os casos de uso ou entre os atores, enquanto que as associações indicam quais atores interagirão com os casos de uso do sistema.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • II - O Diagrama de Tempo Diagrama de visão geral da interação unifica em um único diagrama os Diagramas de Seqüência e Interação da UML 1.4, sendo utilizado para especificar as restrições de tempo sobre mensagens enviadas e recebidas no decorrer de uma interação.

    IV - Juntos, os diagramas de Objetos e Comunicação Diagrama de instalação descrevem como um sistema de software é instalado e executado no ambiente de processamento identificando as partes físicas do software e o ambiente necessário para execução.
  • A assertiva V na minha opnião está errada, pois nos Diagramas de Casos de Uso não é a generalização que define o relacionamento de herança e sim a Generalização/Especialização ou somente a Especializalção.


ID
110473
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em UML, ele é uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma notação, exceto que os objetos são escritos com seus nomes sublinhados e todas as instâncias num relacionamento são mostradas. Trata-se do diagrama de

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de objetos é uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma
    notação. A diferença é que o diagrama de objetos mostra os objetos que foram instanciados
    das classes. O diagrama de objetos é como se fosse o perfil do sistema em um certo momento
    de sua execução. A mesma notação do diagrama de classes é utilizada com 2 exceções: os
    objetos são escritos com seus nomes sublinhados e todas as instâncias num relacionamento
    são mostradas. Os diagramas de objetos não são tão importantes como os diagramas de
    classes, mas eles são muito úteis para exemplificar diagramas complexos de classes ajudando
    muito em sua compreensão. Diagramas de objetos também são usados como parte dos
    diagramas de colaboração, onde a colaboração dinâmica entre os objetos do sistema são
    mostrados.
  • Diagrama de objeto é uma instância do diagrama de classe
  • ficar atento à palavra instância


ID
128482
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Cobre um conjunto de instâncias dos itens encontrados nos diagramas de classe, expressa a parte estática de uma interação composta pelos objetos que colaboram entre si, mas sem qualquer uma das mensagens passadas entre eles e, também, congela um momento no tempo. Na UML, trata-se do diagrama de

Alternativas
Comentários
  • resposta letra E
    Diagrama de objetos apresenta objetos e valores de dados. Corresponde a uma instancia do diagrama de classes,mostrando o estado de um sistema em um determinado ponto do tempo.
  • Diagrama de objetos é como se fosse uma fotografia do diagrama de classes em determinado momento, mostrando seus objetos, com seus valores correntes. Vale ressaltar que não mostra as operações (métodos) dos objetos.

     

  • e-

    Mantendo a natural estrutural do diagrama de objetos, ele é uma visao estatica do sistema em dado momento de sua execução

     

  • Diagrama de Objetos (Estrutural) – Instância do diagrama de classes. Também chamado de diagrama de instâncias por mostrar instâncias em vez de classes. Exibem um conjunto de objetos e seus relacionamentos. Retratos estáticos de instâncias dos itens em um diagrama de classes. Abrangem uma visão estática da estrutura ou processo de um sistema. Representa um determinado PONTO NO TEMPO!

  • Dica> Falou instância, pensa em objetos.


ID
148789
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em uma hierarquia de modelos de quatro camadas onde a UML (metamodelo − camada M2) é instância de um modelo de mais alto nível de abstração  (metametamodelo − camada M3 p. ex. MOF), pode se afirmar que um diagrama de classes (modelo − camada M1) é uma instância da UML e, portanto, de uma camada de menor nível de abstração em relação àquela. Desta forma, descendo-se na hierarquia, a camada de mais baixo nível (M0) representa:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar essa  questão?
  • Eu entendi assim: M2->M1->M0       UML -> Classe -> Objeto
  • Diagrama de Classes é uma concretização (instância) de UML, que por sua vez é uma concretização (instância) da linguagem MOF. Classe é uma abstração do conceito de Objeto. Assim, Objeto é a concretização (instância) da Classe.
  • A especificação da UML é definida usando uma abordagem de  metamodelagem, isto é, um metamodelo é utilizado para especificar o modelo que compõe a UML.  O OMG padronizou uma arquitetura de quatro camadas que  organiza os diferentes níveis conceituais que compõe um modelo: as instâncias, o  modelo do sistema, a linguagem de modelagem e o metamodelo dessa linguagem. A  Tabela 2.1  resume esta hierarquia definida pelo OMG.   METANÍVEL        DESCRIÇÃO                    ELEMENTOS M3                              MOF                 Classe MOF, Atributo MOF, Associação MOF, etc. M2                      Metamodelo             Classe UML, Associação UML, Atributo UML, etc.Tabela CWM, Coluna CWM, etc.  M1                      Modelos                   Classe “Cliente”, Classe “Conta” Tabela “Empregado”, Tabela “Vendedor” M0                       Instâncias               Cliente “José da Silva”, Cliente “Roberto  Carlos”, Conta “1234”, Conta “5678”,  Empregado “A35”, Vendedor “54321”   No nível mais baixo, chamado de M0, encontram-se as instâncias atuais que  existem no sistema em execução. Por exemplo, o cliente “José da Silva”  e dono da  conta “1234”.  No nível acima, que é a camada M1, encontram-se os modelos. Por exemplo, é nessa camada que é definida a classe “Cliente” e a classe “Conta”. Há  uma relação próxima entre a camada M0 e a camada M1. Os elementos da camada  M0 são instâncias dos elementos da camada M1. Para descrever o modelo do sistema  é usada uma linguagem definida na camada M2, que é a linguagem de modelagem. Por exemplo, neste nível, são definidos os conceitos usados para modelar os elementos da camada M1. No caso da UML, a camada M2 define “Classe”, “Atributo”, “Associação”, etc.. E da mesma maneira que houve um relacionamento próximo entre as camadas M0 e M1, também há entre as camadas M1 e M2. Todo elemento na camada M1 é uma instância de um elemento da camada M2 e todo elemento da camada M2 categoriza elementos da camada M1. O modelo que reside na camada M2 é chamado de metamodelo. Finalmente, a camada M3 define os conceitos que podem ser usados para definir linguagens de modelagem, que é o meta-metamodelo. Neste nível se encontra a linguagem Meta Object Facility (MOF),  que é usada para definir a UML e ela própria (FUENTES; VALLECILLO, 2004; OMG, 2007; FRANKEL, 2003)
  • LETRA D

    Questão ótima.

    Ela informa que existe uma camada M3, depois uma M2, depois uma M1 e por último a M0.

    Analisemos a Hierárquia:
    Diagrama de Objetos é o Detalhamento de uma Classe Instanciada, em um determinado momento. Logo você tem que a classe é a abstração de um objeto, ou seja um nível hierárquico acima.

    A questão está falando que a UML é detalhada, a partir do Diagrama de Classes e essa é detalhado a partir do Diagrama de Objetos.

  • d-

    Objeto é a abstração de mais baixo nivel porque implica instanciação da classe, aproximando-se do sistema em funcionamento


ID
162202
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um diagrama de objetos

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    O Diagrama de objetos está associado ao diagrama de classe. O diagrama de objeto é um complemento do Diagrama de Classe, sendo bastante dependente deste. O diagrama de objetos fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um diagrama de classe em um determinado momento da execução de um processo de software.O diagrama de objetos  é o diagrama de classe sendo instanciado.

     

  • A resposta é a letra C só por que o Alexandre de Almeida e o Reginaldo Darolt (autores da fonte do paste/copy) querem.
    Como os examinadores da FCC são seres unicelulares acham que simplesmente trocar o único por diversos faria a questão correta. O guia do usuário diz que esse diagrama exibe um conjunto de objetos e seus relacionamentos. Sendo esse "um" artigo indefinido e não numeral, pois é sabido que um conjunto pode ser formado por elementos unitários e também por subconjuntos.
  • Na FCC aquele que mais sabe do assunto acaba errando. A FCC é bem a cara do Brasil.

ID
174835
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML, a principal diferença entre o diagrama de objetos e o diagrama de classes é que o diagrama de objetos mostra

Alternativas
Comentários
  • A diferença entre ambos é que um diagrama de objetos mostra um número de instâncias  de classes, em vez de uma classe real,e apresenta o nome do objeto sublinhado dentro do retângulo de classe.

  • O diagrama de objetos é uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma notação.
    A diferença é que o diagrama de objetos mostra os objetos que foram instanciados das classes, enquato o diagrama de classes é uma representação da estrutura e relações das classes que servem de modelo para objetos.

    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_objetos

     

  • Gabarito B

  • O diagrama de objetos é um "snapshot" do diagrama de classes em determinado momento.

  • b-

    Diagrama de objetos é visao estatica do sistema em andamento. Sao classes instanciadas


ID
240628
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A modelagem de instâncias de itens contidos em diagramas de classes é feita pelo diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Os diagramas de objeto são utilizados para modelar um instante específico de um diagrama de classe. Um objeto é um exemplo de classe. 

    Diagramas de objetos utilizam a mesma sintaxe que os diagramas de classe. Tipicamente o objeto é mostrado no diagrama como um retângulo. O objeto é identificado por meio do nome do objeto, o sinal de dois pontos (:) e o nome da classe ao qual pertence.
  • d-

    Objetos sao instancias de uma class. Em UML, diagrama de classes ilsutram a relação entre elas (associação, composicao, agregacao, heranca), o nome, visibilidade, atributos e métodos. 

  • Falou instância, já pensa em Diagrama de Objetos.


ID
314683
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML 2.0, os diagramas de objeto, de componente, de atividade e de comunicação são, respectivamente, do tipo (considere E para Estrutural e C para Comportamental):

Alternativas
Comentários
  • Diagramas UML 2.0 13)
         Diagramas Estruturais (6)
              Diagrama de Classes
              Diagrama de Objetos
              Diagrama de Componentes
              Diagrama de Pacotes
              Diagrama de lmplantação
              Diagrama de Estrutura Composta
         Diagramas Comportamentais (3 + 4 (Interação))
              Diagrama de Casos de Uso
              Diagrama de Atividade
              Diagrama de Máquina de Estados (antigo Gráfico de Estados)
              Diagrama de Interação (4)
                   Diagrama de Sequência
                   Diagrama de Comunicação (antigo Colaboração)
                   Diagrama de Interação Geral
                   Diagrama deTempo
  • Lembrando que a partir da especificação UML 2.2 foi incorporado ao rol de diagramas estruturais o diagrama de perfil. Assim, ao invés de 13 diagramas, possuímos 14 diagramas, 7 estruturais e 7 comportamentais.

    http://www.uml-diagrams.org/profile-diagrams.html
  • EStruturais:

    Minemônico: Claudio esta com o objetivo implicito de perssitir no pacífico.

    Classe, Estrutura Composta, Componentes, Objeto, Implantação, Perfil e Pacote.

     


ID
348391
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMARH-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre as características da UML 2.0, pode-se afirmar que:

I. a UML 2.0 é um processo de definição de dados, que trata somente de aspectos estáticos de um sistemas.

II. os diagramas de classe e diagramas de objetos contém aspectos de modelagem estática e dinâmica.

III. o diagrama de atividades é ligado a um classificador, como um caso de uso, a implementação de uma operação ou um pacote

IV. na UML 2.0 pode-se representar tão somente os relacionamentos de Agregação, Composição e Associação.

Está(estão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • d-

    Herança (generalização/especialização) tambem sao representados.


ID
519565
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à linguagem UML (Unified Modeling Language) para elaboração da estrutura de projetos de software, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) Diagrama de Implantação

    B) Diagrama de Atividades

    C) Gabarito

    D) Diagrama de Componentes

    E) Diagrama de Classes


ID
646135
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Atenção: As questões de números 32 a 34 referem-se à UML 2.0.

Considere C = comportamental e E = estrutural. Os diagramas de componentes, objetos, comunicação e estrutura composta são, respectivamente, categorizados como

Alternativas
Comentários
  • UML 2.3 Diagrams Overview
  • Diagramas estruturais
    Diagramas comportamentais
    Diagramas de interação (todos também são diagramas comportamentais)
  • se não errasse não estaria aqui estudando!
  • Diagramas Estruturais: priorizam a descrição estática de estruturas de um sistema, como classes, atributos e operações destas últimas, além de prováveis relacionamentos entre tais construções.

    Diagrama de classes

    Diagrama de objetos

    Diagrama de componentes

    Diagrama de instalação

    Diagrama de pacotes

    Diagrama de estrutura Composta

    Diagrama de Perfil

    Diagramas Comportamentais: detalha o funcionamento (comportamento) de partes de um sistema ou processos de negócio relacionados a tal aplicação.

    Diagrama de Caso de Uso

    Diagrama de Estados

    Diagrama de atividade

    Diagramas de Interação: considerados um subgrupo dos diagramas comportamentais, sendo normalmente utilizados na representação de interações entre objetos de uma aplicação.

    Diagrama de sequência

    Diagrama de Interatividade

    Diagrama de colaboração ou comunicação

    Diagrama de tempo

  • e-

    Cocipe - classe, objeto, componentes, implantação, package, estrutura composta. O que for cocipe, sera comportamento


ID
749461
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes informações sobre diagramas de classes e diagramas de objetos da UML, utilizados na modelagem orientada a objetos.

I. Um diagrama de objetos possui apenas dois compartimentos (nome e atributos).

II. Um diagrama de classes possui três compartimentos (nome, atributos e operações).

III. O formato para o nome de um objeto é nome-objeto: nome-classe.

Sobre as afirmações, está correto o contido em

Alternativas
Comentários
  • Eu estava certo de que o diagrama de objetos tivesse 3: nome, atributos e métodos. Pois é, pesquisei e a questão está certa..
    Depois pensando bem, esse diagrama representa uma "fotografia" de um dado momento do objeto, o seu estado..
  • Letra E.
     
    Diagrama de Objetos - UML
     
    De acordo com Bezerra (pg.128, 2006), diagramas de objetos, assim como diagrama de classes, são estruturas estáticas, podendo ser vistos como instâncias de diagramas de classes.
     
    Uma diagrama de objetos exibe uma “fotografia” do sistema em um certo momento, exibindo as ligações formadas entre objetos conforme estes interagem.
     
    A representação de um objeto é um retângulo composto por dois compartimentos, veja figura abaixo. No primeiro compartimento é exibido o nome do objeto, e no segundo compartimento os atributos e seus valores são exibidos.

    Diagrama de Objetos - UML
     
    O primeiro compartimento é denotado pelo nome do objeto + o tipo do objeto. Exemplo: o objeto d1 é do tipo Department, ou seja, o objeto d1 pertence a classe Department.
     
    É importante ressaltar que a identificação do objeto deve ser sempre sublinhada.
     
    No diagrama de objetos temos também os objetos anônimos. Nesse caso, o nome objeto não é exibido. Como podemos ver na figura acima, ContactInformation é um exemplo de objeto anônimo.
     
    O segundo compartimento é opcional. Sua notação é o nome do atributo seguido do valor do atributo.
     
    Os diagramas de objetos também representam o vinculo entre os objetos.
     
    Os vínculos são representados por um segmento de reta ligando dois objetos. Esse diagrama, ao contrário do diagrama de classes, é raramente utilizado.

    Fonte: http://tiemprosa.com.br/diagrama-de-objetos-blog-ti-samyr-abdo/
  • É válido lembrar de que o Diagrama de Classes possui somente o compartimento Nome como obrigatório, sendo os compartimentos Atributos e Métodos facultativos.

    Da mesma forma o Diagrama de Objetos, que possui apenas o Nome como compartimento obrigatório, o compartimento de Atributos é facultativo.

    Para lembrar da ordem do formato do nome do diagrama de objetos, é só lembrar a forma que nós utilizamos, no caso é Nome + Sobrenome. Com o diagrama de objetos será igual: Nome da Instância : Sobrenome (Nome da Classe a que se refere).
  • Mas acho q tem algo errado. Diagrama de classes não são formados SÓ por compartimentos. Também há os relacionaentos. São as entidades chamadas classes que tem dois ou três compartimentos. Diagrama de Classes é o todo. Alguém concorda ou discorda?
  • Diagrama de objetos: Representa uma “fotografia” do sistema em um certo momento. Exibe as ligações formadas entre objetos conforme estes interagem e os valores dos seus atributos. Percebam que nesse diagrama não são exibidas as operações/comportamentos dos objetos não são exibidos (assim como o compartimento de operações). Essa evidência torna o item  I correto. Assim, a alternativa E é a correta!

    Bons estudos!

  • Prezados, vamos analisar os itens dessa questão :

    I. Um diagrama de objetos possui apenas dois compartimentos (nome e atributos).
    Item correto. Na representação UML do diagrama de objetos, ele possui um compartimento com o nome do objeto e outro compartimento com os atributos e seus respectivos valores.
    II. Um diagrama de classes possui três compartimentos (nome, atributos e operações).
    Item correto. O diagrama de classes por sua vez possui em sua representação seu nome , seus atributos e as operações ( métodos ).
    III. O formato para o nome de um objeto é nome-objeto: nome-classe.
    Item correto. A redação aqui foi bem confusa, ficou difícil de entender o que o examinador quis dizer, mas ele afirma que o formado para o nome de um objeto ( primeiro compartimento ) é o nome do objeto e sua classe. Por exemplo , em uma classe CLIENTE que possui 2 objetos instanciados , Pedro e Maria , o diagrama de objetos irá representar o nome desses objetos como Pedro : CLIENTE , Maria : Cliente .

    Portanto a alternativa correta é a letra E

  • e-

    Tudo correto - Os principais compoentes do diagr obj sao: objetos & relacionamentos. NOtacao: nome obj : nome classe


ID
1143463
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre o diagrama de objetos da UML 2.0, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Recorreria. 

    Pelo nome, atributos e operações.


  • Provavelmente está errada. 
    Também pode conter os métodos.  Ex: http://www.sparxsystems.com.au/resources/uml2_tutorial/uml2_objectdiagram.html

  • Gabarito E

  • Pessoal, diagramas de objetos não possuem compartimento para operações/métodos como os Diagramas de Classes. Na notação apenas são representados os atributos (e seus valores), e e o objeto com seu nome (opcionalmente).


ID
1264651
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

“É um diagrama que mostra um conjunto de objetos e seus relacionamentos em um determinado ponto no tempo.”

Essa afirmativa se refere ao seguinte diagrama:

Alternativas
Comentários
  • Os diagramas propostos pela UML são:

     i) diagrama de classes: exibe conjunto de classes, interfaces e colaborações, bem como seus relacionamentos. Esses diagramas são encontrados com maior freqüência em sistemas de modelagem orientados a objeto e abrangem uma visão estática da estrutura do sistema. Os diagramas de classes incluem classes ativas direcionam a perspectiva do processo estático do sistema;

     j) diagrama de objetos: exibe um conjunto de objetos e seus relacionamentos. Representa retratos estáticos de instâncias de itens encontrados em diagramas de classes. São diagramas que abrangem a visão estática da estrutura ou processo de um sistema, como ocorre nos diagramas de classes, mas sob perspectiva de casos reais ou de protótipos;


    o) diagrama de estados: exibem uma máquina de estados, formada por estados, transições, eventos e atividades. Os diagramas de estados abrangem a visão dinâmica de um sistema. São importantes principalmente para a modelagem de comportamentos de uma interface, classe ou colaboração e para dar ênfase a comportamentos de um objeto ordenados por eventos; 


    gabarito A


  • a-

    Diagrama de objetos pe uma visao de como os objetos ficam em um momento da execuçao. Notação: nome vem nates da classe


ID
1561714
Banca
Marinha
Órgão
PMS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Fowler (2005), qual é o diagrama da UML que representa um determinado ponto no tempo?

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de objeto

    É um instantâneo dos objetos em um sistema em um determinado tempo. Como ele mostra instâncias, em vez de classes, é conhecimento também como diagrama de instâncias.

  • "Um diagrama de objetos é um diagrama que mostra um conjunto de objetos e seus relacionamentos em um ponto no tempo."

    "A modelagem de estruturas dos objetos envolve um retrato dos objetos de um sistema em um determinado momento."

     

    Fonte: UML Guia do Usuário, Booch

  • Diagrama de Objeto.

    • Conjunto de objetos e seus relacionamentos em um determinado instante de tempo
    • Composto de objetos e ligações

    Diagrama de máquina de Estado.

    • Mostra todos os estados possíveis em que um objeto particular pode estar como ele muda de um estado para outro


ID
1562269
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Fowler (2005), nas estratégias orientadas a objeto,desenha-se um determinado diagrama para uma única classe para mostrar o comportamento do ciclo de vida de um único objeto. Como se denomina esse diagrama?

Alternativas
Comentários
  • Através de sua simbologia gráfica, ele procura demonstrar o comportamento de um elemento por meio de transições de estado.

  • Diagrama de Gráfico de estados - Exibem uma máquina de estados, formada por: estados, transições, eventos e atividades. Abrangem uma visão dinâmica de um objeto. Modelagem em sistemas reativos.


ID
1562314
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Fowler (2005), o diagrama que representa um determinado ponto no tempo é denominado diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Um diagrama de objeto é exatamente uma foto estática do funcionamento do sistema em um determinado momento.

  • Segundo Grady BOOCH, UML Guia do Usuário:

    "Um diagrama de objetos é um diagrama que mostra um conjunto de objetos e relacionamentos em um ponto no tempo."


ID
1754800
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um Analista deseja utilizar o Diagrama de Objetos da UML para mostrar exemplos de objetos interligados em um determinado ponto do tempo. Nesse tipo de diagrama:

Alternativas
Comentários
  • Dentro do UML, podemos mapear os diversos objetos criados para um sistema a partir de um diagrama de objetos, que é um diagrama que representa a visão completa ou parcial de um sistema com seus objetos em um momento específico. Em termos simples, é como tirarmos a foto de um programa em execução em um dado momento para verificar o comportamento dos objetos naquele momento. O diagrama é semelhante ao modelo de classes, porém permite uma visão mais controlada da situação do sistema em um determinado tempo, já que não trabalha com as definições da classe mas com exemplos em si.


    Cada objeto e suas ligações em um diagrama de objetos é representado por uma InstanceSpecification. Neste instanciamento, no cabeçalho será escrito o nome do objeto: nome da classe do qual deriva sublinhado, enquanto na seção de atributos, os atributos serão associados com os valores que possuem para o objeto em um dado momento, no formato nome do atributo= valor. No diagrama de objetos não são mostradas características como visibilidade, tipo de atributo e etc, nem mostramos os métodos.


    Fonte: http://www.revistabw.com.br/revistabw/diagrama-de-objetos/

  • LETRA D

    Basta pensar que o diagrama de Objetos é um retrato de uma classe instanciada.

  • d-

    O diagrama de objetos deriva do diagrama de classes, com quase a mesma notação. Mostra os objetos que foram instanciados das classes. É o sistema em um certo momento de sua execução. A notação do diagrama de classes é utilizada com nomes sublinhados e relacionamentos mostrados.

  • Diagrama de objeto só atributos.


ID
1827013
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O analista de sistemas João apresentou um diagrama de classes para seu cliente e este não conseguiu entender exatamente como seriam os relacionamentos entre os elementos do sistema. Assim, João resolveu desenvolver outro diagrama da UML para poder apresentar as classes instanciadas de forma a melhorar o entendimento de seu cliente sobre o sistema. O diagrama da UML que João deverá apresentar para demonstrar as classes instanciadas é o Diagrama de:

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de objetos possui a instanciação das classes.

  • LETRA E

    O Diagrama de Objetos representa os Objetos Instanciados de uma Classe, em um determinado momento no tempo. Também representa os seus relacionamentos.

  • e-

    O Diagrama de Objetos é um complemento do Diagrama de Classes, fornecendo uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classes em um determinado momento da execução de um processo.


ID
2034088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A propósito de análise e projeto orientados a objetos, julgue o item subsequente.

O diagrama de objetos representa os objetos que foram instanciados das classes, e as dependências demonstram que objetos de uma classe estão ligados a objetos de outras classes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

     

    O diagrama de objetos representa os objetos que foram instanciados das classes, e as associações demonstram que objetos de uma classe estão ligados a objetos de outras classes.

     

    Associação: É um relacionamento estrutural que descreve um conjunto de ligações, em que as ligações são conexões entre objetos.

    Dependência: Relacionamento semântico entre dois itens, nos quais a alteração de um (o item independente) pode afetar a semântica do outro (o item dependente).

     

    Fonte: http://www.inf.ufpr.br/silvia/ES/UML/Introducaoalunos.pdf

  • essa  é para derrubar vários

     

    menos o filho do examinador

  • ERRADO

    Questão de uma sutileza Desgraçada.

    As ASSOCIAÇÕES demonstram as ligações com outras classes.

  • e-

    o Diagrama de Objetos é uma instância de diagrama de casse, assim como os objetos são instâncias de classes. O Diagrama de Objeto é
    estruturas estáticas. Diagrama de Objetos exibe ligações formadas entre objetos conforme interação entre eles e de acordo com valores de atributos. Os Diagramas de Objetos abrangem a visão estática de projeto ou visão estática de processo PRINCIPAIS COMPONENTES: OBJETOS, RELACIONAMENTOS


ID
2216599
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal de Caruaru - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Linguagens gráficas de modelagem são úteis para descrever e especificar sistemas computacionais porque oferecem notações próprias para representar conceitos e características estruturais e comportamentais do projeto de software.

Assinale a opção que indica o diagrama da UML recomendado para modelar característica comportamental com ênfase nos vínculos entre os vários objetos de um projeto de software.

Alternativas
Comentários
  • Um Diagrama de comunicação (era conhecido como Diagrama de Colaboração até a versão 1.5 da UML) é definido pelo UML (Unified Modeling Language). O Diagrama de Colaboração exibe uma interação, consistindo de um conjunto de objetos e seus relacionamentos, incluindo as mensagens que podem ser trocadas entre eles.

  • d-

    Diagrama de comunicacao (colaboracao) é parecido com o de sequencia. A diferenca é este destaca organizacao estrutural dos objetos, como eles estao vinculados entre e como trocam mensagens, valorizando como os objetos estao vinculados.

  • A unica assertiva que contém um diagrama comportamental é a letra d) todas as demais são diagramas estruturais.

  • Falou comportamento, descarta tudo que for COCIPE (classe, objeto, componente, implantação, package, estrutura composta).


ID
2286721
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Associe os diagramas UML listados abaixo às categorias: Diagramas Estruturais (E) ou Diagramas Comportamentais (C).
( ) Diagrama de Atividades
( ) Diagrama de Objeto
( ) Diagrama de Componente
( ) Diagrama de Casos de Uso
( ) Diagrama de Sequência
( ) Diagrama de Implantação
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Diagramas Estruturais

     

    - De Classe: Este diagrama é fundamental e o mais utilizado na UML e serve de apoio aos outros diagramas. O Diagrama de Classe mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes.

    - De Objeto: O diagrama de objeto esta relacionado com o diagrama de classes e, é praticamente um complemento dele. Fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução do processo do software.

    - De Componentes: Está associado à linguagem de programação e tem por finalidade indicar os componentes do software e seus relacionamentos.

    - De implantação: Determina as necessidades de hardware e características físicas do Sistema.

    - De Pacotes: Representa os subsistemas englobados de forma a determinar partes que o compõem.

    - De Estrutura: Descreve a estrutura interna de um classificador.

     

    Diagramas Comportamentais

     

    - De Caso de Uso (Use Case): Geral e informal para fases de levantamento e análise de Requisitos do Sistema.

    - De Máquina de Estados: Procura acompanhar as mudanças sofridas por um objeto dentro de um processo.

    - De Atividades: Descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade.

    - De Interação: Dividem-se em:

    1) De Sequência: Descreve a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos.

    2) Geral interação: Variação dos diagramas de atividades que fornece visão geral dentro do sistema ou processo do negócio.

    3) De comunicação: Associado ao diagrama de Seqüência, complementando-o e concentrando-se em como os objetos estão vinculados.

    4) De tempo: Descreve a mudança de estado ou condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante o tempo.

     

    Fonte: http://www.infoescola.com/engenharia-de-software/uml/

  • e-

    Diaqgrama de servicos- apresenta uma figura que é o sistema, formatando as etapas no desenvolvimento. É o fluxograma padrao

    diagrama de colaboracao- semelhante ao diagrama de sequencia, mas preocupacao com a organziacao estrutural dos objetos e as mensagnes que trocam entre si. Seu destaque é como os objetos estao vinculados.

    Diagrama de atividades- preocupa-se com algoritmo do UMO, determinando fluxo de controle, podendo usar pseucodigo ou linguagem C ou Pascal. Nesse diagrama é possivel identificar 3 estados obrigatorios: inicial, final & ação.

    diagrama de estados (statechart)- descreve o comportamento de um sistema atraves de todos seus estados possiveis assimcomo um sistema muda como resultado da interacao destes eventos.

    diagrama de sequencia- ordem de eventos e condicoes a serem satosfeitas. Assemelha-se a uma arvore de decisao e é baseado no diagrama de casos de uso.;

    diagrama de classes- classes que formam o sistema e suas associacoes. Esse diagrama contém a abstracao das classes com seus atraibutos e metodos.

    diagramaas de caso de uso- visao geral externa do sistema e suas funcoes sem preocupacao com implementacao. É abastrato e flexivel, sendo usado no Levantamento de requisitos.


ID
2333299
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Quanto aos diagramas do UML 2.0, relacione a fase da coluna da esquerda com a sua respectiva descrição na coluna da direita:
(A) Caso de Uso
(B) Diagrama de Atividade
(C) Diagrama de Objetos
(D) Diagrama de Sequência

(E)variação do Diagrama de Classes.
(F) representa as mensagens passadas entre objetos.
(G)representa os fluxos conduzidos por processamentos.
(H) descreve a funcionalidade proposta para um novo sistema.

Alternativas
Comentários
  • Caso de Uso - descreve as funcionalidades propostas para um novo sistema.

    Diagrama de Atividade - representa os fluxos conduzidos por processamentos.

    Diagrama de Objetos - variação do Diagrama de Classes. (achei essa descrição forçada, na verdade modela as instâncias das classes, exibe como os objetos estão em um certo momento)

    Diagrama de Sequência - representa as mensagens passadas entre objetos.

  • d-

    O que caracteriza cada fdiagrama:

     

    Caso de Uso - atores e casos de uso, requisitos.

     

    Diagrama de Atividade - fluxo

     

    Diagrama de Objetos - instancia do de classes

     

    Diagrama de Sequência - ordem das mensagens

     

    (E)variação do Diagrama de Classes.

    (F) representa as mensagens passadas entre objetos.

    (G)representa os fluxos conduzidos por processamentos.

    (H) descreve a funcionalidade proposta para um novo sistema.


ID
2402920
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Como é conhecido em UML o tipo diagrama que descreve a estrutura estática de um sistema em um determinado momento?

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de objetos

    Tem como objetivo fornecer uma "visão" dos valores armazenados pelos objetos das classes definidas no diagrama de classes em um determinado momento da execução de um determinado processo do sistema. Assim, embora o diagrama de classes seja estático, pode-se criar diagramas de objetos, em que as possíveis situações pelas quais os objetivos das classes passarão possam ser simuladas.

     

    UML 2 – Guia Prático - 2ª Edição -  Gilleanes T. A. Guedes

     

    https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&id=W4oBsv7lifMC&q=private#v=snippet&q=private&f=false

  •  a)Diagrama de estados -> é comportamental

     b)Diagrama de objetos -> é estático

     c)Diagrama de entidades -> não existe

     d)Diagrama de sequencia -> é comportamental

  • Diagramas estáticos ou estruturais: Mostram a estrutura estática do sistema e suas partes em diferentes níveis de abstração e como elas se relacionam. Não usam conceitos relacionados ao tempo. São eles: diagramas de: classes, objetos, componentes, pacotes, estruturas compostas, de perfis e de implantação.

    Diagramas dinâmicos ou comportamentais: Mostram a natureza dinâmica dos do objetos do sistema que podem ser descritas como uma série de mudanças no sistema com o passar do tempo. São eles: diagramas de: atividades, de Casos de uso, de estados e de interação (sequencia, comunicação, de tempo e de interação geral).

  • Ambos os diagramas de objetos e classes representam a estrutura estática do sistema, porém o diagrama de objetos é uma variação do diagrama de classes e é utilizado para mostrar os objetos instanciados das classes em determinado momento.

  • b-

    Diagrama de Objetos é um complemento do Diagrama de Classes, dependente deste. O Diagrama de Objetos fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classes em um determinado momento da execução de um processo.


ID
2439550
Banca
FEPESE
Órgão
JUCESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No contexto de Conceitos da UML, qual diagrama UML 2 modela os artefatos de software e também os dispositivos ou hardware que o(s) contém/contêm?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está B.

     

    Mas não vejo como uma conceituação correta do diagrama de Objetos.

     

    Está mais para diagrama de Implantação.

     

    Atualizado 23/06/17

     

    Gabarito alterado para D.

  • Eles corrigiram para diagrama de implementação que é. A alternativa coreta mesmo. Quando especifica componentes de hardware estamos falando do diagrama de implantação
  • Martin Fowler utiliza a conceituação de "Diagrama de Instalação" que consiste em:

    "Os diagramas de instalação mostram o layout físico de um sistema, revelando quais as partes do software que serão executadas em quais partes do hardware". Mesmo conceito com nomenclatura diferente. Item D - Diagrama de Implantação

  • a) Diagrama de estados (Comportamental): Demonstra o comportamento de um elemento através de um conjunto de transição de estados;


    b) Diagrama de objetos (Estrutural): Representa uma "fotografia" do sistema em um certo momento. Exibe as ligações formadas entre objetos conforme estes interagem e os valores dos atributos;


    d) Diagrama de implantação ou instalação (Estrutural): Enfoca a questão da organização da arquitetura física sobre o qual o software irá ser implantado e executado. São indicados para representar nós físicos responsáveis por executar a mesma tarefa lógica, além de mostrar informações sobre os protocolos utilizados, nos caminhos de comunicação, entre os nós do sistema;


    e) Diagrama de componentes(Estrutural): Identifica os componentes que fazem parte de um sistema, um subsistema ou mesmo os componentes ou classes internas de um componente individual;

     

    Fonte: Minhas anotações

  • d-

    O Diagrama de Implantação é a configuração e a arquitetura do sistema dos componentes. Booch, Rumbaugh e Jacobson (2006) afirmam que este diagrama exibe a organização dos nodes de processamento em tempo de execução e os componentes nele


ID
2524969
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML é composta por diversos diagramas, dentre eles, o diagrama de sequência,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta: d)

    Vamos aos comentários...

    a) Essa é a descrição do diagrama de atividades.

    b) Um dia grama de sequencia não mostra as linhas de vida na horizontal e nem se ler o diagrama de cima para baixo

    c) Quando um objeto é destruido em um diagrama de sequencia, a menssagem enviada para ele é uma seta pontilhada com o esteriótipo <> e não [exclude].

    d) Correta

    e) Pelo contrário. Neste diagrama o intuito é observar as mensagens trocadas por vários objetos num cenário de caso de uso.

  • Diagramas de Seqüência

    Um diagrama de seqüência é um diagrama UML que ilustra a seqüência das mensagens entre objetos em uma interação. Um diagrama de seqüência consiste em um grupo de objetos representados por linhas de vida e as mensagens que eles trocam durante a interação.

    Um diagrama de seqüência mostra a seqüência de mensagens transmitidas entre objetos. Diagramas de seqüência também mostram as estruturas de controle entre objetos. Por exemplo, linhas de vida em um diagrama de seqüência para um cenário financeiro podem representar um cliente, um funcionário ou um gerente do banco. A comunicação entre o cliente, o funcionário e o gerente é representada por mensagens transmitidas entre eles. O diagrama de seqüência mostra os objetos e as mensagens entre os objetos.

    Fonte: https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/pt-br/SSCLKU_7.5.5/com.ibm.xtools.sequence.doc/topics/cseqd_v.html

  • d-

    tipos de mensagensdo diagrama de sequencia:

    -simples - mesg é irrelevante ou nao-definida

    - sincrona - o emissor deve esperar a resposta

    -assincorna - emissor continua trabalhando enquanto espera resposta

    -retorno/resposta - resposta {a msg ass[inrona. pode ser omitida

     


ID
2528539
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na elicitação de requisitos de usuários, o projetista estabelece comunicação estreita com seu cliente para entender o domínio do problema e criar o conjunto de documentos com os modelos gráficos e textuais visando capturar os requisitos e compreender o problema. Usando a notação da UML e as ferramentas da Análise e Projeto Estruturado, assinale a alternativa que apresenta os artefatos apropriados de ambas que facilitam a comunicação projetista-cliente.

Alternativas
Comentários
  • b-

    Na fase de requisitos, é necessário evitar linguagem tecnica e criar um entendimento em comum do sistema. O diagrama de casos de uso tambem pode ser usado para os requisitos, facilitam a visualização, mas não são descritos detalhadamente, sendo que o uso deste diagrama somente não é suficiente para a compreensão da situação


ID
2939887
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na UML 2.0 existem os diagramas estruturais e os diagramas comportamentais. É um exemplo de diagrama estrutural o diagrama de:

Alternativas
Comentários
  • Caso de uso: diagrama comportamental

    Atividade: diagrama comportamental

    Objetos: diagrama estrutural

    Tempo: diagrama de Interação

    Comunicação: diagrama de Interação

    Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/UML#/media/File:UML_diagrams_overview_pt.svg

  • Os Diagramas da UML estão divididos em Estruturais e Comportamentais.

    Diagramas Estruturais

    - De Classe: Mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes.

    - De Objeto: O diagrama de objeto esta relacionado com o diagrama de classes e, é praticamente um complemento dele. Fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução do processo do software.

    - De Componentes: Está associado à linguagem de programação e tem por finalidade indicar os componentes do software e seus relacionamentos.

    - De implantação: Determina as necessidades de hardware e características físicas do Sistema.

    - De Pacotes: Representa os subsistemas englobados de forma a determinar partes que o compõem.

    - De Estrutura: Descreve a estrutura interna de um classificador.

    Diagramas Comportamentais

    - De Caso de Uso (Use Case): Geral e informal para fases de levantamento e análise de Requisitos do Sistema.

    - De Máquina de Estados: Procura acompanhar as mudanças sofridas por um objeto dentro de um processo.

    - De Atividades: Descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade.

    - De Interação: Dividem-se em:

    1. De Sequência: Descreve a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos.

    2. Geral interação: Fornece visão geral dentro do sistema ou processo do negócio.

    3. De comunicação: Organização estrutural dos objetos.

    4. De tempo: Descreve a mudança de estado ou condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante o tempo.

  • Objetos – Os objetos são instâncias de classes, ou seja, objetos concretos e seus atributos são alterados continuamente durante a execução de um sistema orientado a objetos, o diagrama de objetos é um diagrama estrutural e serve para modelar um determinado instante na vida desse objeto.

    UML - guia do usuário

  • Memorize os comportamentais que são menos e a teoria deles grita mostrando que são comportamentais, o resto é estrutural.


ID
2995006
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um programador necessita fazer a representação de um diagrama de objetos da UML 2.0, sendo que as sintaxes do nome de objeto e do valor de atributo nesse tipo de diagrama são:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Uma nomenclatura que vale para a nomeação de Objetos nos diagramas DE OBJETO, DE COMUNICAÇÃO E DE SEQUÊNCIA:

    : -> Indica = Instância Anônima : Classe Anônima

    :Cliente -> Indica = Instância Anônima : Classe Cliente

    novoCli: -> Indica = Instância novoCli : Classe Anônima

    novoCli:Cliente -> Indica = Instância novoCli : Classe Cliente

    novoCli:Cliente::Cliente -> Indica = Instância novoCli : Classe Cliente :: no Pck Cliente

  • !???????

  • Ex: carro1: Carro


ID
3250240
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação aos tipos de modelos de projeto utilizados pela Linguagem de Modelagem Unificada (UML), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Itens estruturais: são os substantivos utilizados em modelos da UML. São as partes mais estáticas do modelo, representando elementos conceituais ou físicos.

    Itens comportamentais: são as partes dinâmicas dos modelos de UML. São os verbos de um modelo, representando comportamentos no tempo e no espaço.

    Alternativa: D

  • D) Correta - Os modelos estruturais descrevem a estrutura estática do sistema, usando as classes de objetos e seus relacionamentos.( Diagrama de Classe realmente pertencem a parte estrutural ou estática da UML).

    E) Errada - Os modelos estruturais descrevem a estrutura dinâmica (Estática) do sistema e mostram as interações entre os objetos do sistema.

  • Diagramas comportamentais ou dinâmicos

ID
3263188
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML é uma linguagem utilizada principalmente por analistas de sistemas na fase de projeto de um software. Três dos diagramas considerados Diagrama de Estruturas da UML 2.2 são:

Alternativas
Comentários
  • Caso você tenha dúvidas, vou tentar ser sucinto colorindo os dois grupos, segue a legenda:

    Verde: Diagramas estruturais

    Vermelho: Diagramas comportamentais

    A) diagrama de colaboração | diagrama de tempo | diagrama de estado.

    B) diagrama de caso de uso | diagrama de impacto | diagrama de estado.

    C) diagrama de classes | diagrama de objetos | diagrama de implantação.

    D) diagrama de classes | diagrama de componentes | diagrama de casos de uso.

    E) diagrama de casos de uso | diagrama de componentes | diagrama de sequência.

    Obs: deixei sublinhado o tal diagrama de impacto pois este eu não conheço e acredito que não exista em nenhuma versão da UML (rsrsrs).

    Como vocês podem ver...

    GABARITO: C


ID
3310840
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Qual diagrama UML apresenta os dados armazenados em um objeto e seus relacionamentos, como uma fotografia dos dados em determinado momento?

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de objetos: é um diagrama que mostra um conjunto de objetos e seus relacionamentos em um determinado ponto no tempo. 

    Alternativa : D


ID
4846129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere à UML 2, julgue os próximos itens.


O diagrama de objetos fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos das classes, que são definidas no diagrama de classe, em determinado momento do sistema, e seus objetos apresentam métodos que armazenam valores contidos nesses objetos em determinada situação.

Alternativas
Comentários
  • Quem armazena os valores contidos em objetos são seus atributos. Métodos podem receber e retornar valores.

  • Por partes:

    "O diagrama de objetos fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos das classes, que são definidas no diagrama de classe, em determinado momento do sistema" => Até aqui certo (Fonte: UML2: Uma abordagem prática. pág. 183)

    "e seus objetos apresentam métodos que armazenam valores contidos nesses objetos em determinada situação."=> Errado

    Os objetos não apresentam métodos, somente atributos, e estes armazenam os valores contidos nos objetos em uma determinada situação.

    (Fonte: UML2: Uma abordagem prática. pág. 183)

  • Segundo o professor Fernando Pedrosa, o diagrama de objetos não mostra as operações (métodos).

  • O Diagrama de Objetos (ou Diagrama de Instâncias) é uma variação do Diagrama de Classes. Contudo, aqui não se trata da estrutura geral, mas de cada instância específica do sistema. Portanto, no diagrama de objetos não há Pessoa, há “João”. Não há Carro, há “Pálio”

    Costuma-se dizer que o diagrama de objetos representa uma fotografia estática do sistema em um dado momento de execução, portanto esses diagramas não refletem o sistema genericamente, mas de forma específica – em um determinado instante. Como ele mostra instâncias, em vez de classes, ele é frequentemente chamado Diagrama de Instâncias. 

    ERRADO, POIS OS VALORES SAO CONTIDOS NOS ATRIBUTOS OU PROPRIEDADES DO OBJETO E NAO EM SEUS METODOS" e seus objetos apresentam métodos que armazenam valores contidos nesses objetos"

  • ✅Gabarito(Errado)

    Segue uma outra questão definida aqui no QC para embasamento:

    Correta:

    Um Analista deseja utilizar o Diagrama de Objetos da UML para mostrar exemplos de objetos interligados em um determinado ponto do tempo. Nesse tipo de diagrama não são mostrados os métodos associados aos atributos. 

    Fonte: Q584931


ID
4906750
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que contém somente diagramas previstos na notação UML:

Alternativas
Comentários
  • ===Letra A===

    Diagrama de classes, diagrama de objetos, diagrama de atividade. (CERTO)

    ===Letra B===

    Diagrama de componentes, diagrama de replicação, diagrama de sequência. (ERRADO)

    ===Letra C===

    Diagrama de objetos, diagrama de participação, diagrama de caso de uso. (ERRADO)

    ===Letra D===

    Diagrama de caso de uso, diagrama de classes, diagrama de replicação. (ERRADO)

    ===Letra E===

    Diagrama de atividade, diagrama de isolamento, diagrama de objetos. (ERRADO)

    =====================Diagramas da UML=======================

    Diagramas Estruturais

    - Diagrama de classes

    - Diagrama de componentes

    - Diagrama de objetos

    - Diagrama de implantação

    - Diagrama de Pacotes

    - Diagrama de Artefatos 

    Diagramas Comportamentais

    - Diagrama de caso de uso

    - Diagrama de interação (Diagrama de Sequencia e Diagrama de Comunicação)

    - Diagrama de sequência: 

    - Diagrama de comunicação

    - Diagrama de atividades

    - Máquina de estados

    - Diagrama de estados

    Alternativa: A