SóProvas


ID
1487896
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a realização de exames no recém-nato nos quais seja necessário pequena quantidade de sangue coletado no papel de filtro ou tiras reagentes é indicada a punção:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 33 Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento.Brasília-DF.2012

     

     

    O teste do pezinho, feito na criança logo após o seu nascimento, conforme estabelece o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) (BRASIL, 2004b), permite a detecção da fenilcetonúria e do hipotireoidismo congênito (fase 1 do programa) e de hemoglobinopatias (fase 2), doenças que podem ser tratadas, prevenindo o retardo mental (que as duas primeiras enfermidades podem ocasionar) e as infecções e outras complicações que frequentemente podem ocasionar a morte de crianças com hemoglobinopatias.

     

    O teste deverá ser feito a partir do 3º dia de vida da criança, quando já ocorreu uma ingestão adequada de proteínas e é possível analisar com mais segurança o metabolismo da fenilalanina, evitando-se resultados falsos negativos para fenilcetonúria.

    Além disso, a dosagem de hormônio estimulante da tireoide (TSH) nas primeiras 24 horas de vida pode acarretar um aumento de falsos positivos para hipotireoidismo congênito. Assim, a coleta para o exame deve ser realizada entre o 3º e o 7º dia de vida da criança. Embora não seja o ideal, aceita-se que seja feita a coleta até o 30º dia de vida do bebê.