SóProvas


ID
1488139
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com a bibliografia do concurso, Weber analisou o funcionamento da sociedade tradicional e da sociedade de massa. Sobre esse assunto julgue as assertivas a seguir, colocando V para as que forem VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) No Estado moderno, uma lei é considerada legítima se foi votada nas condições estabelecidas pelos procedimentos legalmente aceitos pela sociedade em questão. Nesse caso, a lei é válida e reconhecida como obrigatória pelos cidadãos dessa comunidade.
( ) Em uma empresa ou instituição, um regulamento é considerado legítimo se foi elaborado por uma autoridade detentora do direito legal de fazê-lo. Esse é um dos princípios que embasa a burocracia como forma organizacional.
( ) A legitimidade tradicional baseia-se na crença de que a ordem social estabelecida em mitos e tradições é sagrada, e a justificativa da autoridade se faz pelo caráter sagrado e religioso do poder, fruto de hábitos e costumes já consolidados na sociedade em questão.
( ) A autoridade carismática permanece na sociedade industrial, na figura do líder. A legitimidade carismática baseia-se na crença nas qualidades excepcionais de um indivíduo, seja ele um santo, um profeta ou um chefe militar que demonstrou seu heroísmo e sua capacidade única no campo de batalha e no qual a multidão projeta as suas esperanças e anseios.
( ) O fundamento do Estado moderno é a autoridade carismática, pois tem por base as eleições democráticas nas quais a população escolhe seus representantes.

A alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência CORRETA de respostas é:

Alternativas
Comentários
  • O Fundamento do Estado Moderno NÃO é a Autoridade Carismática. O Estado Moderno tem sua característica na impessoalidade, na formalidade e na meritocracia, sua legitimidade decorre de lei e da justiça, Exemplo Estado, Empresas. Enquanto a Autoridade Carismática decorre de traços pessoais, é personalíssimo. Exemplo Profetas, guerreiros, lideres.

    Tanto a Autoridades Carismática quanto a Raciona Legal (estado Moderno) se manifestam atualmente nas sociedades.
  • Por eliminação podemos descobrir que a correta é a letra "E", pois na última alternativa fala-se que a autoridade carismática pode ser escolhida através de eleições, o que não está correto. A autoridade carismática não se encontra na figura do "chefe" e sim na do líder que influência positivamente os demais funcionários, independente de uma posição hierárquica superior.

    Algumas características da Teoria Burocrática de Weber:
    - Leis, normas, padronização;
    - As pessoas agem de acordo com seus interesses;
    - Estrutura sistêmica;
    - Grupos sociais primários: informais;
    - Secundários: formais;
    - Formalidade, impessoalidade e profissionalismo.
    - Maior racionalidade.