SóProvas


ID
1488142
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As afirmativas a seguir dizem respeito às vantagens normalmente enunciadas no que se refere à consolidação das estruturas burocráticas na sociedade moderna. Julgue-as colocando V para as que forem VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) A consolidação de metodologias de análises “políticas”, visando ao aprimoramento dos processos de produção.
( ) O predomínio da lógica científica sobre a lógica “mágica”, “mística” ou “intuitiva”.
( ) A profissionalização das relações de trabalho, visando a garantir a igualdade de todos diante das regras, reduzindo favoritismos e clientelismos típicos das corporações de ofício.
( ) A formalização das competências relacionais, permitindo evitar as perdas e os desperdícios próprios da tradição oral das comunidades artesanais e das sociedades baseadas no costume e na tradição.
( ) A estrutura burocrática impessoal, dado o seu alto grau de formalização, é um modelo mais difícil de ser transposto para outras sociedades e incorporado por culturas diferentes em países distintos.

A alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência CORRETA de respostas é:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    - A consolidação de metodologias de análise "racionais", visando ao aprimoramento dos processos de produção.

    - A formalização das competências "técnicas", permitindo evitar as perdas e desperdícios próprios da tradição oral das comunidades artesanais e sociedades baseadas no costume e na tradição.

    - Isomorfismo: a estrutura burocrática impessoal, dado o seu alto grau de formalização, é um modelo mais fácil de ser transposto para outras sociedades e incorporado por culturas diferentes, em países distintos o que permite a expansão dos negócios, facilita a comunicação e permite o comércio global.


  • GABARITO A - F, V, V, F, F.

    (FALSA) A consolidação de metodologias de análises “políticas”, visando ao aprimoramento dos processos de produção. ** Weber, pauta-se no racionalismo.
    (VERDADEIRA) O predomínio da lógica científica sobre a lógica “mágica”, “mística” ou “intuitiva”. 
    (VERDADEIRA) A profissionalização das relações de trabalho, visando a garantir a igualdade de todos diante das regras, reduzindo favoritismos e clientelismos típicos das corporações de ofício. 
    (FALSA) A formalização das competências relacionais, permitindo evitar as perdas e os desperdícios próprios da tradição oral das comunidades artesanais e das sociedades baseadas no costume e na tradição.  | *O enfoque são as competências TÉCNICAS
    (FALSA) A estrutura burocrática impessoal, dado o seu alto grau de formalização, é um modelo mais difícil de ser transposto para outras sociedades e incorporado por culturas diferentes em países distintos. ** É mais FÁCIL!!