SóProvas


ID
1488148
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As assertivas a seguir dizem respeito ao Modelo da Racionalidade Limitada, também conhecido como Modelo Carnegie. Julgue-as, colocando V para as que forem VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) Um tomador de decisões pode ter acesso a todas as possibilidades de ação, contemplando todas as opções, tendo em vista a possibilidade física de ter acesso a todas as informações e processá-las.
( ) Um tomador de decisões não pode ter acesso a todas as possibilidades de ação, contemplando todas as opções, tendo em vista o alto custo envolvido nesse processo.
( ) Os gerentes e os administradores buscam todas as soluções possíveis para um problema específico, não se limitando apenas a soluções satisfatórias e aceitáveis.
( ) O processo decisório é feito de acordo com critérios específicos que limitam o processo de escolha e o número de alternativas possíveis.
( ) Entre as diversas alternativas propostas, em uma situação de tomada de decisões, quando uma delas é selecionada de acordo com o critério escolhido, essa alternativa é considerada satisfatória e aceitável, mas não se trata da melhor escolha possível, uma vez que essa é uma ficção.

A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar esses gabaritos? 


    (Gab C)

  • A racionalidade limitada de Simon, ele afirma que mesmo com todas as informações possíveis ainda assim temos limitações, tais como: excesso de informações (mais informações do que conseguimos absolver); percepção seletiva (  pré julgamento) etc. Ou seja, como sempre haverá limitação busca-se uma decisão aceitável e não a melhor, já que está é impossível.

  • O Modelo Carnegie

    A definição sobre modelo da racionalidade limitada (Modelo Carnegie) foi apresentada por Herbert Simon. Onde o mesmo afirmava que as pessoas tomam decisões a procura de alto satisfação tendo seus níveis de aspiração em um ponto suficiente para se chegar a um conforto imediato, não necessariamente para alcançar um resultado ótimo. Vários experimentos já mostraram que essa racionalidade limitada não é a exceção; está muito presente no comportamento e precisa ser levada a sério.”
    O encarregado por tomar decisões não busca os modelos mais racionais, completos ou perfeitos, ao contrário, aceita soluções que tragam satisfação e, muitas vezes usando critérios minimamente aceitáveis de desempenho e, ao encontrar uma solução, toma a decisão e a implementa. Ao tomar uma decisão, o tomador de decisão é imprevisível, pois há muitas variáveis contidas no processo. Os indivíduos são múltiplos, ambíguos e flexíveis, com várias preferências e critérios que levam em conta na hora de tomar a decisão. Além disso, o mesmo indivíduo em situações diferentes pode tomar decisões diferentes, pois esta também depende do contexto, do humor, de jogo de influência e poder.
    O modelo Carnegie tem sua estrutura e princípios bem definidos, tais como: os membros do sistema têm direitos e deveres delimitados por regras e regulamentos; existe uma hierarquia definida por meio de regras explícitas e as prerrogativas de cada cargo e função são definidas legalmente e regulam o exercício da autoridade e seus limites; o recrutamento é feito por meio de regras previamente estabelecidas.

  • GABARITO C

     

    O modelo da racionalidade limitada é um dos modelos básicos de tomada de decisão.

     

    "O modelo da racionalidade limitada: trata-se do modelo de tomada de decisão do homem administrativo, iniciado por Herbert Simon e aprofundado no Modelo Carnegie, por isso pode ser mencionado com esses nomes. Aqui, há o reconhecimento de que não é possível identificar todas as informações, assim como proceder com sua assimilação, compreensão e análise para busca de um resultado melhor de todos. A organização não age como um único ente de racionalidade ótima, mas sim como uma coalizão de forças de decisores que pressiona para diferentes caminhos.

    Na racionalidade limitada, considera-se que não há uma única decisão que seja a melhor de todas, mas sim um conjunto de decisões diferentes que satisfazem diferentes critérios. Por isso, este modelo estabelece que as pessoas buscam decisões satisfatórias, e não ótimas. Em resumo: a capacidade da racionalidade humana é limitada! "

     

    Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Carlos Xavier

  • GAB: C.

    Modelo da Racionalidade Limitada – Modelo de Carnegie

     

    Esse modelo foi desenvolvido por Herbert Simon, Prêmio Nobel de Economia, e acadêmico da Universidade de Carnegie (por isso o nome). O autor propõe que o tomador de decisões não pode ter acesso a todas as possibilidades de ação, contemplando todas as opções, tendo em vista a impossibilidade física de ter acesso a todas as informações e processá-las, além do alto custo envolvido no processo. É um modelo que reconhece o ser humano como um ser limitado e incapaz de considerar todos os aspectos que envolvem a tomada de decisão.

    Prof. Bernardo Conrado - Ponto dos Concursos

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • (F) Um tomador de decisões pode ter acesso a todas as possibilidades de ação, contemplando todas as opções, tendo em vista a possibilidade física de ter acesso a todas as informações e processá-las

    (F) Os gerentes e os administradores buscam todas as soluções possíveis para um problema específico, não se limitando apenas a soluções satisfatórias e aceitáveis. 

    Tipos de Tomada de Decisões

    Programadas/estruturadas: certeza, dados concretos, 100% informações(todas), decisões repetitivas e rotineiras, nível operacional, faz parte do acervo da organização.

    Não programadas/não estruturadas: incerteza(complexidade), dados abstratos, limitação de informações, decisões novas.

    Modelos de Tomadas de Decisões

    Tradicional/ Clássico/ Racional: nível operacional, ambiente interno, decisões programadas, decisões lógicas, ótimas, maximizadoras, informações completas.

    Administrativo/ Comportamental/ Racionalidade Limitada (Hebert Simon) / Carnegie: nível estratégico, ambiente externo(complexidade), decisões não programadas, decisões satisfatórias, informações imperfeitas, incompletas.