SóProvas


ID
1488184
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Esta questão aborda os principais atributos da personalidade que podem influenciar o comportamento organizacional. Relacione os atributos, listados na COLUNA I, às características listadas na COLUNA II.

COLUNA I
1 Centro de controle
2 Maquiavelismo
3 Auto-estima
4 Automonitoramento
5 Assunção de riscos
6 Personalidade Tipo A

COLUNA II

( ) Característica de pessoas com altas expectativas pessoais de sucesso.
( ) Característica de pessoas que desempenham atividades profissionais ou funções específicas.
( ) Característica de pessoas obcecadas por números, que tentam pensar ou fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo.
( ) Característica de pessoas que acreditam serem donas de seu próprio destino.
( ) Característica de pessoas com capacidade para ajustar seu comportamento a fatores externos situacionais, abarcando comportamentos públicos e privados.
( ) Característica de pessoas pragmáticas, que mantêm distância social e acreditam que os fins justificam os meios.

A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Os atributos de personalidade são vistos como poderosos indicadores do comportamento nas organizações. Além daqueles apresentados pela questão,  há o atributo de Personalidade proativa.

    Fonte: Robbins, Comportamento Organizacional
  • GAB:D
    O  maquiavelico entregou tudo.kkk

  • Segundo Aretusa, a noção da importância da personalidade tipo A foi desenvolvida por dois cardiologistas, Meyer Friedman e Ray Rosenman, em 1974, após notarem algumas características em comum em pacientes enfartados.

    De acordo com a profissional, a principal característica da pessoa com padrão tipo A de comportamento é o senso de urgência, chamada atualmente de “doença da pressa”. 

    Além disso, pessoas de personalidade tipo A se envolvem em múltiplas funções, apresentam impossibilidade prática para terminar alguns empreendimentos, apresentam preocupação física e mental e incapacidade de relaxamento, mesmo em épocas de folga.

    Fonte: http://doutissima.com.br/2015/10/20/descubra-quais-sao-caracteristicas-da-personalidade-tipo-14710010/

  • CENTRO DE CONTROLE: é possível identificar dois tipos de pessoas: o tipo interno congrega pessoas que acreditam controlar o próprio destino; o tipo externo é formado por pessoas que esperam que suas vidas sejam controladas por fatores alheios às suas vontades, ou seja, que tudo o que lhes acontece é obra da sorte ou do acaso.

    MAQUIAVELISMO: constituem indivíduos pragmáticos com grande poder de convencimento, de manipulação e de agressividade competitivas e que mantêm distância emocional quanto ao ambiente ao seu entorno, centrando-se em seus objetivos.

    AUTOESTIMA: Pessoas com elevada autoestima não se deixa abater com facilidade diante de tarefas mais exigentes, geralmente escolhem serviços pouco convencionais e manifestam satisfação com o seu trabalho.

    AUTOMONITORAMENTO: Indivíduos que possui elevada capacidade de auto monitoramento conseguem adaptar seu comportamento conforme os fatores externos, também são mais atenciosos ao comportamento dos outros e se adaptam com mais facilidade às novas situações.

    PERSONALIDADE PROATIVA: age de maneira a obter a mudança desejada, perseverando até que ela ocorra, sendo capazes de enfrentar os obstáculos.

  • Personalidade Tipo A: São movidas pela urgência, agressivas, correm contra o tempo, fazem mais de uma atividade.

    Personalidade tipo B: São tranquilos, não sofrem com a sensação de urgência, são divertidos e não tem necessidade de expor feitos.

    fonte: Minhas anotações

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010),

    Maquiavelismo: traço de um indivíduo que é pragmático, mantém distância emocional e acredita que os fins justificam os meios.

    Autoavaliação básica (autoestima): as pessoas que têm autoavaliação básica positiva gostam de si mesmas e se veem como eficientes, capazes e no controle do meio em que vivem. Aquelas com autoavaliação básica negativa tendem a não gostar de si mesmas, questionam suas capacidades e se veem como impotentes diante do meio.

    Automonitoramento: capacidade do indivíduo em ajustar seu comportamento a fatores situacionais externos.

    Personalidade Tipo A: pessoa agressivamente envolvida em uma luta crônica e incessante pela obtenção crescente de mais coisas em cada vez menos tempo.

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.