a) Visão tradicional: esta abordagem dizia que todo conflito era ruim e que, portanto, deveria ser evitado. O conflito era visto como uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e de confiança entre as pessoas e um fracasso dos
administradores em atender às necessidades e às aspirações de seus funcionários. A visão tradicional era consistente com as atitudes de grupo que prevaleciam nas décadas de 30 e 40.
b) Visão das relações humanas: esta abordagem argumenta que o conflito é uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do
grupo. A visão das relações humanas dominou a teoria sobre conflitos do final dos anos 40 até a metade da década de 70.
c) Visão interacionista: esta abordagem, que é a mais recente, propõe não apenas que o conflito pode ser uma força positiva, como defende abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo. A principal
contribuição desta abordagem, portanto, é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo. Fica evidente que é inapropriado dizer que todos os conflitos são bons ou ruins.
O que torna um conflito bom ou ruim é a sua natureza.
VISÃO TRADICIONAL
- Sempre vai ser negativo
-Ocorre por falha do gerente
- Deve ser evitado
VISÃO INTERACIONISTA
- É necessário
- Deve ser incentivado
- Permite o estímulo e a critividade
VISÃO HUMANISTICA
- É algo natural/normal
- Pode ter tantos efeitos positivos como negativos
- São gerenciáveis ou não
FONTE - Giovanna Carranza, Gestão de Pessoas, EVP
O conceito de conflito pode ser alocado em três tipos de visões:
- Visão tradicional: todo conflito é visto como ruim, logo deve ser evitado. Frase: o conflito é disfuncional
- Visão das relações humanas: o conflito é um processo natural, e não necessariamente ruim, e que é inevitável em qualquer grupo/equipe, mas que pode ter um lado positivo. Frase: o conflito existe e pode ser benéfico.
- Visão interacionista: o conflito é visto como uma força positiva para os relacionamentos. O conflito é necessário para o desempenho eficaz de um grupo. Frase: o conflito é funcional
Agora vamos associar essas visões à coluna II.
(2) O conflito é uma ocorrência natural nos grupos e nas organizações.
(1) Parte do princípio de que todo conflito é ruim, danoso e deve ser evitado.
(3) Encoraja o conflito, no sentido de que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível às mudanças.
(1) O conflito é visto como uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e de confiança entre as pessoas.
(3) Propõe encorajar os líderes de grupos a manterem constantemente um nível mínimo de conflito.
(2) Seus seguidores racionalizam a existência do conflito, afirmando, inclusive, que há ocasiões em que ele pode ser benéfico para o desempenho do grupo.
FONTES:
CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso nas organizações. Manole. 3ed. 2014
ROBBINS, S.; JUDGE, T.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. Pearson. 2010.
RIBAS, A; SALIM, C. Gestão de Pessoas para concursos. Alumnus.2015
A sequência correta de respostas, de cima para baixo, é 2, 1, 3, 1, 3, 2.
GABARITO DA MONITORA: LETRA A