SóProvas


ID
1490185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sabões são sais de sódio de ácidos carboxílicos de cadeia longa, tais como o palmitato de sódio e o estearato de sódio, produzidos pela reação de óleos e gorduras com soda cáustica, processo este denominado saponificação. Com referência a esse assunto, julgue o item subsequente.

As moléculas de sabão formam uma dispersão coloidal que contém agregados esféricos que se aglomeram de modo a formarem uma micela, a qual é solúvel em água e remove sujidades.

Alternativas
Comentários
  • (...) Assim, a parte apolar dessas moléculas presentes nos sabões e detergentes interage com a gordura, enquanto a extremidade polar interage com a água, agrupando-se na forma de pequenos glóbulos, denominados de micelas, em que as partes hidrofílicas ficam voltadas para a parte de fora da micela em contado com as moléculas de água, e a gordura fica na parte interna (...)

     

    Desse modo, as sujeiras gordurosas são aprisionadas no centro das micelas e podem ser removidas. Outro ponto é que os detergentes e os sabões têm a capacidade de diminuírem a tensão superficial da água, porque diminuem as interações entre as suas moléculas, facilitando, assim, que ela penetre em vários materiais para remover a sujeira.

     

    fonte: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-dos-saboes-detergentes.htm

  • o sabão tem a parte hidrofílica (polar, entra em contato com a água e se dissolve nela) e a parte hidrofóbica (apolar, liga-se na gordura). As micelas é esse conjunto! como a parte hidrofílica esta em contato com a água, a questão colocou a micela como sendo polar, solúvel em agua, o q é verdade, mas se pedisse pra especificar, saberiamos q tb há a parte apolar.

    Assim, forma-se um complexo (micela) e qdo a gnt enxagua a parte hidrofílica vai embora na água levando a hidrofóbica junto com a gordura!