-
No ponto de máxima utilidade, a taxa marginal de substituição será sempre igual à razão entre os preços.
-
CERTO
-
A não ser que "Independentemente ... das preferências" seja um recado para não considera-las, entendo que podem haver consumidores com preferências mal comportadas que quebrem a regra...talvez esteja sendo rígido demais...
-
É possível desenhar preferências em que isso não é verdadeiro, Soluções de canto, por exemplo, não equilibram a TMS com a relação de preços.
-
Gabarito: CERTO
Outra questão para complementar o entendimento:
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata
Nos mercados competitivos, a escolha ótima a ser feita por determinado consumidor corresponde à escolha em que a taxa marginal de substituição entre dois bens quaisquer é igual para todos os consumidores. CERTO
-
Nos mercados bem organizados, em geral todos se defrontam com aproximadamente os mesmos preços.
O mercado oferece a todos a mesma taxa de troca para a manteiga e o leite, por exemplo, e todos ajustarão seu consumo dos bens até que sua própria avaliação marginal “interna” dos dois bens se iguale à avaliação “externa” que o mercado faz desses bens.
O interessante dessa afirmação é que ela independe da renda e dos gostos.
Fonte: VARIAN
-
Questão tranquila.
Se os preços são os mesmos para todos os consumidores, a inclinação da restrição orçamentária será a mesma idem, ou seja, px / py. A utilidade para todos os consumidores, dessa forma, terá que tangenciar essa restrição, com a mesma inclinação. A renda não altera a inclinação da R.O.
GABARITO: certo
Bons estudos!
-
RESUMINDO:
SE A CONSTITUIÇÃO EXIGE, EXPLICITAMENTE, LEI COMPLEMENTAR para determinada matéria, apenas a lei complementar poderá regulá-la.