Gabarito: A
Dica: Nesse tipo de questão, procure primeiro, sempre, sobre política monetária.
Porque a política monetária sempre será eficaz com cambio flutuante independente da mobilidade de capitais...
e sempre será ineficaz com câmbio fixo independente da mobilidade de capitais...
Assim fica mais fácil achar alguma resposta sem aprofundar na análise, ou mesmo descartar uma ou outra alternativa de maneira mais fácil.
Grande abraço.
a) Perfeito! Política monetária não combina com câmbio fixo! A expansão monetária faria com que houvesse maior renda interna, o que geraria aumento da demanda por importações, pressionando a taxa de câmbio. Para manter a taxa de câmbio fixo, o Banco Central precisa voltar atrás na sua expansão monetária, vendendo moeda estrangeira para atender a esta maior demanda por importações. Ou seja, a LM volta à posição original
b) A renda sim, mas a taxa de juros não! Note que a expansão fiscal (IS para IS*) precisa ser compensada (para manter o câmbio fixo) por uma contração monetária (LM para LM*). Isso faz com que a taxa de juros suba de r para r*.
c) Errado! Aqui, a política seria potente, elevando a renda permanentemente. A desvalorização cambial (BP para a direita) faz com que haja aumento das exportações líquidas (desloca a IS para a direita). Para manter o câmbio fixo, o Banco Central precisa elevar sua oferta de moeda comprando moeda estrangeira (LM para a direita). No fim, houve aumento da renda com a economia saindo de A para C.
d) É o oposto! A Curva BP sem mobilidade de capitais é vertical. Ou seja, o produto é constante para cada nível de taxa de juros.
e) Temporariamente sim! Ocorre que o Banco Central precisa voltar atrás na política monetária para segurar a taxa de câmbio. Por isso, não há elevação permanente do investimento e da renda.
Resposta: A