-
Ordenação é um conjunto de técnicas de disposição de documentos em caixas ou outros locais de acondicionamento, de acordo com as características em que eles são mais pesquisados.
Desta forma, podem ser ordenados os documentos por meio dos seguintes métodos:
- Alfabético
- Geográfico;
- Cronológico;
- Ideográfico (por assuntos).
A ordenação é complementar à classificação de documentos e não funciona de ordem isolada, como é vista nos órgãos públicos em geral. Na prática, ela facilita o usuário a localizar o documento com mais rapidez e determina critérios de recuperação dos documentos, de acordo com a realidade do setor.
-
Ordenação como um instrumento de preservação? Não mesmo. Essa questão deveria ser anulada.
Gab A (ERRADO)
-
Acondicionamento.
-
Com todo o respeito, colega Julia Blakeney, não entendi onde você viu instrumento de preservação nessa questão. Acho que você deve ter confundido e a questão está perfeitamente correta. ;)
A resposta é ordenação e o elemento convencionado para a ordenação citado pelo examinador é justamente os métodos citados pela colega Grazi TRT (alfabético, cronológico, etc.)
Espero ter ajudado ;)
-
O sentido de recuperação no enunciado é de que o arquivista ao ordenar os documentos terá uma melhor recuperação quando for procurá-los novamente.
Recuperação = facilidade de achar.
-
a) ordenação GABARITO - disposição dos documentos dentro de pastas e de pastas dentro do arquivo.
b) proveniência - arquivos devem ser organizados pelas mesmas fontes geradoras.
c) coleção - separação por séries.
d) armazenamento - guarda do arquivo.
e) acondicionamento - método de proteção do arquivo.
-
ordenação é a operação intelectual que reúne os documentos que tratam do mesmo assunto em uma única unidade de arquivamento/série.
Resposta: A